VitorMC

Membro
  • #Conteúdo

    14
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por VitorMC

  1. Obrigado pelas sugestões :D. Decidi optar pelo fundo preto e fica bem, também alterei a posição das pedras mais para a esquerda e ficou realmente melhor. Para a semana coloco novas fotos de melhor qualidade!

  2. Boas pessoal, ando na aquariofilia já à 5 anos, mas ultimamente tenho-me desleixado um bocado, e com a morte do meu escalar de 5 anos :P concluí que era altura de recomeçar...

     

     

    Setup:

    Aquário 60 x 30 x 30 cm; 54 litros brutos

    Filtragem: Filtro Externo Cascata 300L/h

    Aquecimento: 1 Termóstato 75W.

    Iluminação: 2x.24W T5 (6500K + 8000K)

    Substrato fértil: Tropica Aquacare

    CO2: DIY versão gelatina =)

    Areão de granulometria média (acho eu)

    Pedras: Apanhadas na minha quinta =D e fervidas antes de colocar no aqua

     

    Flora:Utricularia graminifolia

    Pogostemon elferi

    Riccia fluitans

    Rotala sp. green

     

    Fauna:

    Por agora nenhuma

     

    O objectivo era criar um design simples ainda que bonito, para além disso estava com vontade de adicionar alguns elementos mais verticais que o normal, daí a posição das pedras. Quanto à flora, ando fascinado com o que tenho visto da utricularia, vamos ver se a consigo crescer, se não, provavelmente mudo para cuba ou eleocharis. A riccia também não deve ser vitalícia, se a utricularia crescer bem é para substituir a riccia. Como tinha montes de riccia cá em casa decidi aproveita-la, mas foi um trabalhão para conseguir prender ao fundo e a rede começõu a ganhar volume o que não era o objectivo, para além disso, para a prender, acabaram por ficar umas ondulações no areão um bocado estranhas mas que ainda vou tentar corrigir sem desprender a riccia. Quanto ao fundo vamos ver como cresce a rotala sp green pois o objectivo é formar 2 ou 3 arbustos densos e não cobrir todo o fundo. A elferi, neste momento é a protagonista estando no local de destaque =)

     

    Durante a montagem:

    building.jpg

     

    O resultado final:

    final-1.jpg

     

     

    Data de montagem: 30/01/2010

     

    As fotos estão horríveis porque não tenho a minha máquina fotográfica decente comigo, e então tive que utilizar uma compacta pré-histórica que estava aqui em casa... Prometo actualizar com melhor qualidade ;)

    Também ainda não coloquei o fundo, não sei que cor escolher, azul, preto ou branco.

     

    Agora é convosco, gostava muito de ouvir opiniões e sugestões acerca da montagem. E também quanto à fauna que ainda não me dicidi...

     

    Cumprimentos

  3. Boas a todos,

     

    Quero agradecer as vossas dicas para a eleocharis, porque graças a elas a eleocharis ja está a prosperar na forma emersa, criei uma mini estufa para manter a humidade do ar, e mantenho o solo sempre húmido.

     

    Já agora eduardojaco, a sua estufa está o máximo, e a eleocharis está linda!

     

    Cumprimentos,

  4. Boas, :shock:

     

    Parece que dei a entender que já tenho os peixes no aqua, mas ainda não os coloquei, daí ter vindo pedir a opinião do ppl aqui do fórum...

     

    Que espécies me aconselham para reproduzir neste aqua?

     

    PS: Gostaria de manter os escalares como uma escolha, e por isso as espécies devem viver bem num pH de 6.5 a 7.0.

     

    Cumprimentos,

  5. Boas :( ,

     

    Adquiri recentemente algumas mudas de eleocharis parvula (minima), e quando já estavam com o dobro do tamanho, os meus escalares decidiram arrancá-las todas do substrato, por eu me ter esquecido de lhes dar de comer 1 das 3 vezes em que lhes dou de comer por dia :shock: ...

     

    Tentando salvar o que restava da eleocharis minima, voltei a enterrar as melhores mudas, mas as que estavam em pior estado coloquei-as num vaso, para tentar fazer cultivo emerso.

     

    As minhas questões são:

     

    Como fazer o cultivo emerso apropriado desta planta?

     

    A eleocharis cresce mais depressa na forma emersa ou imersa?

     

     

    Cumprimentos,

  6. Boas,

     

    Gostava de saber se é possível manter num aqua de 60x30x40, 2 escalares, 2 colisas cobalto (casal) e 2 kribensis (casal).

     

    Seria possível reproduzir colisas ou kribensis neste aqua?

    Tenho um pequeno aqua de 20 litros onde poderia colocar os alevins...

     

    Cumprimentos,

  7. Bom dia a todos,

     

    Gostaria de saber se alguém tem experiência com a Hemianthus callitrichoides 'Cuba' , pois queria fazer um tapete desta planta num aquario de 60 litros, mas não sei como plantar, que tipo de iluminação é necessária, ou outras dificuldades sobre esta planta.

     

    Cumprimentos