barony

Membro
  • #Conteúdo

    13
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre barony

  • Aniversário 01/12/1980

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://mundodabioquimica.blogspot.com/

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Viana do Castelo (Viana do Castelo)
  • Localização
    Viana do Castelo

barony's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos, gostava de vos pedir a opinião sobre um problema que penso ter no meu aqua. Há uns tempos atrás morreram 2 guppys, que começaram a ficar magros subitamente. Um terceiro guppy começou a não comer e a estar sempre à tona. Nessa altura um amigo meu disse-me que seriam parasitas, e deu-me um frasco que tinha em casa de eSHa Hexamita. Fiz o tratamento e aparentemente o problema ficou resolvido. No entanto, passado uma semana reparei que havia um guppy com as fezes brancas, e repeti o tratamento, pois li na net que é vulgar quando se tem parasitas no aqua repetir o tratamento passado 1-2 semanas. Entretanto, passadas mais cerca de 2 semanas reparei que tinha uma espada a ficar mais magra e sempre no fundo do aqua. Repeti o tratamento mas o problema mantém-se. Além disso, tenho também uma guppy que está a fazer fezes brancas. Será que me podem ajudar, por favor? O que devo fazer? Informações importantes: os parâmetros da água estão todos bem (pH, nitritos, nitratos, dureza); tenho camarões red cherry no aqua (penso que é um fator limitante para alguns tratamentos, certo?); faço TPA de cerca de 30% semanalmente; os peixes não apresentam nenhum sinal exterior diferente (manchas, escamas levantadas, etc.). Falaram-me do Bactopur... acham que é melhor que o Hexamita da eSHa? Se sim, posso usá-lo tendo red cherries no aqua? Muito obrigado pela ajuda, João
  2. Quero agradecer a todos pelas várias respostas. Já deu para aprender mais coisas importantes sobre o meu aqua... Atualização do meu problema: fiz a TPA sugerida e aparentemente o problema foi resolvido. Não morre nenhum peixe e já não estão à tona. Quanto ao pH, neste momento está a 6,97, e a temperatura tem estado estável entre os 25,5-26ºC. Vou então investir num sistema de filtragem melhor, para evitar problemas futuros. Obrigado pela excelente ajuda!
  3. Não sei porque é que é essa "esperteza" toda... Posso não perceber muito de aquários (e não tenho problema nenhum em assumir isso) mas se calhar a química dou-te 10-0. Se quiseres discutir pH, pOH, soluções tampão, concentração de H3O+ no equilíbrio, etc, é só dizer... Pode ser que os papéis se invertam ("ok, não continuo para não ser bruto")... A minha resposta ao teu post foi porque não percebi o teu sarcasmo. Este fórum serve também para ajudar quem está agora a começar (como eu), e a prova disso foram as rápidas e úteis respostas que recebi. Se calhar cometi erros básicos, mas se o fiz foi porque não sabia, e a tua ironia perante o meu problema não é, de certeza, a melhor maneira de eu corrigir os meus erros. Da minha parte agradeço o tempo que dispensaste com o meu post, mas se não queres ajudar peço-te para pelo menos não vires atrapalhar! Peço desculpa aos restantes utilizadores do fórum pelo desabafo, mas a paciência tem limites.
  4. ???????????????????????????????????????????????
  5. Mais uma vez obrigado pela excelente ajuda CyberJ.
  6. Olá CyberJ e Alvarenga, obrigado pelas respostas. Vou então ter mais cuidado com isso dos testes e vou comprar uns para poder eu controlar os valores em casa. No filtro tenho uma esponja preta, que foi o que veio com o aqua. Quanto à agitação, não tenho porque na loja disseram que não era necessário, uma vez que tenho plantas naturais. Será melhor comprar uma bomba? Vou também comprar um acelerador biológico. Um abraço!
  7. Olá Alvarenga,. obrigado pela resposta. Pois... se calhar precipitei-me com a colocação dos peixes, mas a minha filha (e eu!) estava ansiosa por começar a colocar os peixes no aquário que lhe demos nos anos. Os peixes que eu tenho são: - 2 corydora - 2 limpa-vidros - 2 néon negros - 3 néon rosa - 3 guppys - 4 espadas Vou seguir o teu conselho e vou fazer umas TPA nos próximos dias. Obrigado!
  8. Olá mad&mor, obrigado pela resposta. O adubo que eu adicionei é o ferropol, da JBL (na altura que comprei o aquário venderam-me também um balde com substrato que trazia esse fertilizante...). Quanto aos valores da qualidade da água, eu levei uma amostra depois da TPA à loja e eles é que fizeram os testes e disseram que estava tudo bem. Um abraço!
  9. Olá D&G, muito obrigado pela resposta. O meu aqua tem 80 cm, e o filtro é a que veio com o próprio aqua. Quanto à alimentação, dou-lhes flocos da sera 2 x ao dia, e 1x por semana uma pastilha de fundo. Na mudança de água deixei a água repousar durante a noite. Não uso nada para a colónia de bactérias (apenas adicionei no início, quando montei o aqua, o conteudo das carteirinhas que vinha com o aqua...). Achas que devo usar alguma coisa mais? Na TPA usei o Sera aquatan. Quanto aos peixes, não notei nada de especial, a não ser os néons a nadar perto da superfície e com uma taxa de respiração acelerada. Quanto à compra dos peixes, é a minha filha (7 anos) que os escolhe, pelo que não costumo estar a apreciar muito dealhadamente os peixes, mas pelo que costumo observar parece-me tudo normal... Há alguma sugestão para o meu problema? Já agora, em relação ao meu primeiro post, quando se adiciona o condicionador ou o adubo nas TPA convém diluí-lo antes, ou posso adicionar diretamente no aqua com os peixes? Obrigado pela ajuda!
  10. Olá a todos, tenho o meu primeiro aquário montado desde o dia 30/09. Passado duas semanas comecei a colocar peixes. Infelizmente entretanto já me morreram alguns peixes, e gostava de saber se é normal ou não. Primeiro morreu um espada, sem razão aparente. Ontem morreu um néon negro, que no dia anterior estava a nadar sempre junto à superfície. Hoje tinha uma guppy morta e tenho um néon rosa e outro negro a nadarem à superfície (acho que também não vão durar muito)... Alguém sabe o que poderá estar a acontecer? Há 4 dias fiz a minha primeira TPA e depois disso analisei a água e o pH e os nitratos e nitritos estavam bem... A única coisa que fiz entretanto foi adicionar pela primeira vez adubo líquido. Respeitei a proporção, mas adicionei o adubo diretamente à água, com os peixes lá dentro. Será que foi por causa disso? Se calhar devia diluir um pouco o adubo antes de deitá-lo no aqua? Obrigado pela ajuda, João
  11. Olá Eliezer, obrigado pela resposta e pela ajuda. Sendo assim, acho que vou arriscar...
  12. Olá a todos, recentemente comprei um aquário, que está a funcionar desde o dia 30 de Setembro. No fundo coloquei uma pequena quantidade de areão, depois substrato e finalmente cubri com areão novamente. Já tenho algumas plantas desde essa altura. Na altura adquiri na loja o areão, que penso que são eles que vão buscar, pois era vendido ao kg. Adquiri também um tronco, que já está na água. Na loja disseram-me para lavar muito bem o tronco e fervê-lo, e foi o que eu fiz. No entanto, em relação ao areão não me disseram nada, pelo que não o lavei nem fervi (como não tenho nenhuma experiência com aquários não pensei mais nisso...). Tenho lido várias vezes aqui no fórum que o areão deve ser fervido. Uma vez que se está a aproximar a altura de colocar os primeiros peixes, gostava de saber se acham que é muito grave não ter lavado nem fervido o areão... Além disso, reparei também que nos últimos dias tem surgido nalgumas partes do tronco uma espécie de nuvem esbranquiçada, como se fosse uma teia de aranha. É normal isto acontecer? Conto com a ajuda dos profissionais aqui do fórum para me ajudarem, pois gostava de saber se sempre posso colocar nos próximos dias os meus primeiros peixinhos, que é um passo sempre marcante para um aspirante a aquariófilo. eheheheh Obrigado!