tcds

Membro
  • Tópicos

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por tcds

  1. Olá Victor77, Antes de mais, obrigado! Combinado, quando eu arrancar efectivamente com o novo projecto irei postar aqui no fórum a sua evolução, com fotografias. Por enquanto ainda só tenho o móvel. Vamos ver se em breve consigo dedicar-me a este novo aquário...
  2. Ainda não... as fotos ficam prometidas assim que começar a receber o material e a fazer a montagem. Neste momento ainda só encomendei o móvel que me irão entregar no final de Fevereiro. Depois de receber o móvel, se estiver tudo nos conformes, espero encomendar o resto do material. Seja como for, quando começar, irei tirar fotos para partilhar aqui no fórum.
  3. Kcholas, obrigado pelas informações e pela disponibilidade. Inicialmente pensei em montar uma calha de LEDs DIY mas creio que, devido à falta de tempo, não será a minha opção para este projecto. Se mudar de ideias, fico aqui com o seu contacto... Viva J.soares, Quanto ao aquário, ainda não comecei a pensar concretamente naquilo que lá vou colocar (no que respeita a corais e peixes) mas queria preparar o aquário para os corais duros (SPS) que, segundo as minhas leituras, apercebi-me que são os mais exigentes a nível de luz, movimentação e qualidade da água. Tenho visto várias fotos de aquários, umas aqui no fórum e outras por aí, na net, e julgo que os corais duros ficam espectaculares num aquário de água salgada (não abdicando dos corais moles, anémonas, ..., que me darão o movimento que gostaria de ter no aquário). Inicialmente começarei com corais menos exigentes (LPS) mas certamente farei as coisas para dentro de cerca de 6 meses, com o aquário já estabilizado, começar com os corais duros (SPS). Quanto ao escumador e à iluminação, fica então essa informação. Irei analisar essas alternativas. Obg.
  4. Ok, obrigado. Pois, foi com o Sr. Baltasar que falei. Foi ele que me deu as especificações e os preços das calhas. O seu aquário tem corais duros?
  5. caze.silva, obrigado. Quando estiver para comprar a iluminação poderei aproveitar a sua disponibilidade. É representante/dono da AquaLED ou é cliente?
  6. Já agora, no que respeita ao escumador, o jc.gomes começou com um interno (dentro da sump) mas, com o tempo, acabou por adquirir um externo porque o primeiro estava cheio de coralina e já não dava "conta do recado" devido ao excesso de carga no aquário. Eu ainda estou a tempo de optar por um escumador externo... São mais eficazes? Recomendam? Obrigado.
  7. Viva, Quanto à sump, está calculada para receber toda a água que "cairá" do aquário devido a uma paragem da bomba e estou a pensar não fazer divisórias. O facto de não ter divisórias dá-me maior margem de manobra para encaixar o equipamento todo lá dentro. Quanto à luz, estou ainda em dúvida... As calhas da AquaLED têm, cada uma, 12 LEDs de 5W cada com lentes de 45º. Assim, as 6 calhas que estava a pensar colocar dariam um total de 360W. Na tua calha, os LEDs têm lentes? Vou ainda querer ver bem estas calhas, se possível montadas num aquário, para ver a quantidade de luz que chega ao fundo. E sobre as AquaBeam da TMC, também de LEDs, a tua opinião é a mesma? Obg.
  8. Também já tinha visto essa thread do fórum por acaso. Muito interessante! Julgo que posso ir ao encontro dessa tua sugestão e manter à mesma a coluna seca externa. É uma questão de eu falar com a vidreira para saber se a coluna seca exterior tem resistência (principalmente no que respeita ao silicone) para suportar o peso de uma coluna a todo o comprido do aquário (210 cm) cheia de água - isto porque vou fazer uma "coluna seca" mas não irei querer uma cascata de água lá dentro por causa do barulho... estou a pensar colocar um tubo até ao nível que pretendo manter a água e aí colocar um durso. Obg.
  9. Viva jc.gomes, Obrigado pelo comentário. Interessante que eu já tinha lido esse teu artigo nas minhas pesquisas na net... Quando me referi a automatizar a 100%, referi-me inclusivé a arranjar uma forma automática de colocar o sal na água. De resto já tenho o processo todo automatizado com excepção da colocação do sal. Contudo, julgo não haver nenhuma solução desse género (do tipo de ter uma máquina com um sensor que medisse a quantidade de sal da água e fosse adicionando sal até atingir a concentração que se pretende - embora isto não seja assim tão fácil porque teriamos também o tempo que o sal demoraria a dissolver-se e isso seria complicado para uma máquina interpretar). Vou ver melhor os links que me enviaste. Obg. Cmps
  10. Quanto à sump, vou então remover as divisórias e colocar a sump como estava inicialmente - até prefiro assim porque não estou limitado a uma arrumação do equipamento predefinida... quando estiver a arrumar o equipamento dentro da sump posso mudar a disposição para uma optimização do espaço. Quanto à bomba para ajudar a misturar o sal na sump: sim, estou a pensar colocar uma bomba sem grande potência para fazer mexer a água na sump e assim apressar a dissolução do sal. Uma vez que o equipamento está praticamente definido, tenho que começar a voltar-me para a questão da rocha e, depois, para os peixes e corais - mas isso ainda levará algum tempo pelo que não me quero preocupar já. Por agora, estou a informar-me sobre as rochas que deverei colocar no aquário aquando a sua montagem. Propuseram-me a utilização de uma rocha artificial produzida pela TMC. Dizem que é uma rocha que praticamente não se destingue da rocha natural (é praticamente igual) e que tem a vantagem de ser muito porosa que facilita o processo de maturação do aquário. É uma solução que custa cerca de 1/3 da solução tradicional com rocha viva. Confesso que me custa um pouco, num aquário em que tudo está a ser pensado ao pormenor e com um investimento elevado em equipamento, ponderar colocar rochas artificiais lá dentro. Mas dizem que essas rochas depois de ganharem vida ficam "tapadas" tal como as rochas vivas... Já ouviram falar dessas rochas? Que me dizem sobre isso? Obg.
  11. Viva Fernando, Antes de mais, trata-me por tu... Tenho isso tudo pensado... mas estou receptivo a sugestões para melhorar aquilo que idealizei. Obrigado! Quanto ao escumador, julgo que irei para o Bubble King 300. Espero que "dê conta" do lixo todo no meu aquário. Sim, tenho um reservatório ao lado da SUMP onde vou armazenar cerca de 115 L de água de osmose inversa (que terá boias de nível para que se mantenha sempre cheio). Irei usar a água deste reservatório para repor a água que evapora no aquário (utilizando boias de nível na SUMP). Ao lado desse reservatório tinha projectado um outro reservatório (que acabei por retirar do projecto), de igual capacidade, que era onde eu ía fazer a mistura do sal com a água de osmose antes de fazer a TPA. Contudo, disseram-me que não era necessário esse preciosismo todo porque, uma vez que a TPA é de cerca de 10% da água total, posso colocar a água de osmose inversa que está no reservatório directamente para dentro da sump e, na própria sump, colocar o sal. Dizem que baixa ligeiramente a concentração de sal na água mas que é uma coisa que é gradual e que é por um período de tempo relativamente curto (porque nessa altura colocarei sal na sump... será o tempo de o sal se dissolver - e por isso, não é prejudicial para os peixes/corais). O meu objectivo inicial era fazer isto tudo automaticamente: TPAs 100% automáticas. Contudo, não arranjei uma máquina "doseadora de sal" para me colocar exactamente o sal necessário antes de colocar a água nova na SUMP. Dado isso, uma vez que esta parte teria mesmo que ser manual e que, fazer a mistura da água de osmose com o sal na SUMP não era problemático, acabei por abdicar desse reservatório e fiquei apenas com o da água de osmose. Conheces alguma forma que me permita automatizar este processo? Vou também utilizar esse reservatório de água de osmose para fazer TPAs no meu outro aquário (plantado com Discus) que está mesmo ao lado. Já agora, quanto à SUMP, recomendam uma SUMP com ou sem divisórias? Em aquários de água doce costumo ver divisórias com as matérias filtrantes e tal... mas nos de água salgada vejo algumas SUMPs sem divisória nenhuma... também já pensei em fazer um pequeno refúgio na sump... estou com as ideias ainda um pouco confusas no que respeita à SUMP. Já agora, podes ver o projecto do meu aquário:
  12. Viva Fernando! Obrigado pela explicação! Partindo então do principio que os Bubble King são os melhores, estou indeciso entre estes dois modelos: - Bubble King Deluxe 300 internal: http://www.aquacave.com/bubble-king-deluxe-300-br-internal-protein-skimmer-2620.html - Bubble King Deluxe 400 internal: http://www.aquacave.com/bubble-king-deluxe-400-br-internal-protein-skimmer-2622.html Os preços de ambos são bastante diferentes... de forma que se o Deluxe 300 chegar, a poupança é considerável. Mas como dizem que, escumador, quanto mais melhor... valerá a pena o 400 (benefício/preço)? Ao todo, com a SUMP, o meu aquário terá 1.100 Litros.
  13. Olá Fernando, Quanto ao meu aquário de água doce, está espectacular. Não cometeste nenhuma calinada. Está um plantado "à maneira". Sofreu já bastantes alterações desde o início mas acredito que isso seja o normal... a pessoa vai aprendendo, experimentando coisas novas e melhorando constantemente. Quanto ao novo aquário, de água salgada, não referi mas vou utilizar água de osmose inversa e vou montar um sistema de Balling. Para isso, irei comprar um doseador de líquidos (talvez o da GHL de 3 bombas - http://www.aquaristic.net/GHL-Dosing-pump-Dosing-pump-station-with-integrated-controller.html) para me colocar os 3 componentes diariamente para a SUMP. Quanto aos escumadores, para que eu os possa comparar, sabes dizer-me em quê que esses escumadores são melhores que os da TMC? Que características é que tornam um escumador melhor do que o outro? Será apenas a bomba que vem com ele que debita mais ou menos caudal/hora? Como posso compará-los? Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
  14. Olá a todos! Desde já agradeço toda a ajuda prestada. Fernando Freire: sim, este é o meu primeiro aquário de água salgada pelo que ainda percebo MUITO pouco sobre a questão. Tu ajudaste-me a montar o meu aquário de água doce quando estavas na Naturline e agora já estou a ponderar montar um de água salgada. Muito obrigado pela ajuda! Ando a ler, ler e ler e agradeço o facto de teres referido que o escumador da TMC era para esquecer. Eu já tinha essa ideia porque não vejo o pessoal a usá-lo com muita frequência mas assim está, de vez, afastado da minha escolha. Quanto às bombas da VorTech, acho que vou colocar 1xMP60 + 1xMP40, em lados opostos do aquário e com isto creio que terei a movimentação necessária para este aquário. Quanto ao escumador, vou então procurar os modelos das marcas Deltec, Bubble King e ATB e tentar escolher o mais adequado para este aquário. Quanto à iluminação, andei a ver as AquaBeam (da TMC) mas estou mais inclinado para 6 calhas de 150 cm da AquaLED (http://www.aqualed-light.com/) - cada calha tem 12 projectores LED de 5W cada. Alguém conhece/tem estas calhas? O vendedor diz que têm potência suficiente para vencer os 70 cm de altura que o meu aquário vai ter e, a nível de cores, tem calhas nas várias cores que necessitarei. Este sistema vem com um módulo digital que permite fazer o fotoperíodo completo, simular nuvens e temporais (coisas que são muito giras mas depois, na prática, não se utilizam muito... sei que têm algum impacto na reprodução dos peixes mas julgo que esse não irá ser o meu hobby).
  15. Boa tarde, Estou a planear montar um aquário de água salgada com cerca de 1.000 L (incluindo a capacidade da SUMP). Aquário: 210 x 60 x 70 cm SUMP: 50 x 50 x 55 cm Estou em dúvida sobre o escumador que deverei utilizar. Nas lojas recomendam-me o da TMC (V2Skim 1500) mas receio que não seja suficiente para este aquário. Tenho visto que, em aquários grandes, utilizam outros, como por exemplo o Tunze 9440. Alguém me pode dar alguma recomendação sobre o escumador recomendado para este aquário? Já agora, quanto ao resto do equipamento, estou a pensar colocar um filtro de areia na SUMP e 2 bombas VorTech MP60 para fazer a movimentação da água no aquário (para colocar uma de cada lado do aquário). Tenho ouvido falar bem destas bombas da VorTech... Desde já, obrigado pela ajuda.
  16. Boas, Comecei na aquariofilia há pouco tempo (cerca de 6 meses) mas rapidamente me entusiasmei e já vou montar o meu segundo aquário, com 900 litros (brutos), ao lado do meu actual aquário que tem 410 litros (brutos). Já agora, para quem quiser ver o meu actual aquário (410L), segue o link: Não é nenhum aquário "pro" mas foi o layout e decoração que consegui para primeiro aquário. Ora bem... falando do novo projecto: O novo aquário vai ter as dimensões 200 x 60 x 75 cm (C x L x A). Gostaria de perguntar aos entendidos na matéria se me recomendam optar por uma sump ou, em alternativa, por um filtro externo? Quais os pros e contras de cada solução? Pretendo fazer um aquário plantado (um pouco menos plantado do que o meu actual), com um tronco bastante grande e populá-lo com discus e mais uns companheiros pacíficos para eles. Estou mais inclinado para a aquisição do termofiltro eheim 2180 (que, nas especificações, dizem ser para aquários até 1200 litros) do que propriamente para montar uma sump. Este filtro é parecido com o que eu tenho no aquário actual (que é o eheim pro 3 2178) e eu estou muito satisfeito com ele. Dura bastante tempo sem manutenção e, quando lhe faço a limpeza mensal, limpo a esponja azul (pré-filtro), troco a esponja branca e pouco mais. Raramente é necessário fazer mais do que isso. Digamos que a limpeza mensal do filtro leva pouco mais de 10 minutos. Julgo que a sump me ocupará mais tempo na limpeza... A vantagem que vejo na sump é poder fazer uma sump grande de forma a colocar mais matéria filtrante do que o eheim 2180 permite (cuja capacidade é de 16 litros). Mas será isso necessário/benéfico?? Por outro lado, uma vez que o aquário vai ter um plantado que exige CO2, estou preocupado com a perda de CO2 que a sump vai provocar. Numa loja que consultei recomendaram-me o Marineland Tidepool 2 + Silent Overflow Skimmer: Marineland Tidepool 2: - http://pics.hoobly.c...EMSBIRLYZ18.jpg Silent Overflow Skimmer - http://www.jeepnuts....es/overflow.jpg - http://i903.photobuc...ofma-petpsk.jpg O que me dizem de tudo isto? Qual a vossa opinião? Quanto ao aquário (vidro), estava a pensar no seguinte esquema: Coloquei 2 entradas e 3 saídas de água porque o eheim 2180 puxa água através de 2 tubos e o retorno é feito através de 1 tubo. Para além disso, estou a pensar colocar o filtro UV, o reactor do CO2 e o filtro de fosfatos num circuito à parte pelo que precisarei de mais uma entrada e uma saída de água do aquário. Outra solução é fazer apenas 1 furo para saída de água (com uns 60 mm) e depois, com acessórios em PVC, ligar lá os 3 tubos: - 2 que irão para o eheim 2180 (isto se optar pelo filtro e não pela sump); - 1 que irá para a bomba do circuito com o UV, CO2 e filtro de fosfatos. Os furos superiores (que dizem "Entrada Água Nova" e "Esgoto") irei utilizá-los para, juntamente com um programador de rega, fazer mudanças de água diárias automaticamente. Antecipadamente, muito obrigado pela ajuda!