Sofia Bola

Membro
  • #Conteúdo

    18
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Sofia Bola

  1. Boas :)

    Acabei por abrir o lago e deixar a natureza fazer o seu trabalho.. Para salvar os alevins estava a tirar qualidade de vida aos adultos, que já são demais para um lago tão pequeno.
    Deixei alguns em caixas de arrumação e outros com a mudança das plantas foram parar ao lago das tartarugas! Posso dizer que são os que se estão a safar melhor, estão maiores que os restantes, as fezes das tartarugas eu tiro a maioria com uma rede e assim mantenho o lago limpo sem precisar de mudar a àgua toda!

    Para o ano quero ver se aumento pelo menos duas fiadas ao lago, está muito baixo e aquece muito no Verão, sem contar que 500l para 16 peixes é pouco..

    Tenho uma bomba mas partiu-se e eu não sei como a arranjar, se é só "juntar as peças" ou se preciso de mais alguma coisa, mas quando puder faço um tópico sobre isso!

  2. Boas :)

    Concordo com o tmaster, esses lagos para tartarugas só têm um defeito: torna-se difícil para as tartarugas irem para a parte seca por causa das bordas serem muito escorregadias.. Se calhar enquanto jovem não é muito difícil, mas com a idade a tartaruga começa a crescer e a ficar mais pesada (Principalmente essa da foto que é uma Trachemys scripta elegans, as trachemys desenvolvem-se muito rápido e ficam grandes), uns troncos seria uma boa solução.
    Um amigo meu, curiosamente de Gondomar lol tem um lago desses e optou pelos troncos (fica aqui o blogue dele: http://plastrao.blogspot.pt/2013/07/foto-de-familia.html)

    Quanto às plantas, as Trachemys não são muito viradas para as plantas, preferem "carninha" :P

    As plantas que tenho no meu lago são jacintos, salvinia e papiros. As plantas flutuantes são o tipo de plantas de "meter no lago e já está" ! lol
    Eu tiro é parte da salvinia para dentro de casa no Inverno pois o Inverno estraga-as muito, assim sei que para o ano tenho em stock!

    Espero que não me levem a mal (não ganho comissão! lol) mas sobre tartarugas há este fórum: http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/
    Tal como lá aconselhamos os membros a exporem aqui as dúvidas sobre peixes, penso não ter mal aconselhar a irem lá dar uma espreitadela ;)
    Cada espécie é diferente, deve ter cuidados diferentes, não pode ir com qualquer idade para um lago (minimo 2 ou 3 anos, dependendo da especie claro) etc etc...
    Acho que acima de tudo devemos fazer o melhor possível para dar uma melhor qualidade de vida aos nossos animais!

    Melhores cumprimentos

  3. Vc diz predação da parte das tartarugas de matar os peixes? não sabe de alguma raça que eu não corra esse risco e que sejam pequeninas?

    As tartarugas melhores para manter com peixes e em lago são as Pseudemys. Mas atenção, que podem fácilmente chegar aos 30cm (só carapaça) e só podem ir para o exterior a partir dos 3 anos de idade, no minimo com dois, mas tem de estar muito bem alimentadas para suportar a hibernação e com boas condições no lago.

  4. Acho que os kinguios não tomam conta dos filhos (posso estar enganado) portanto os alevinos não precisam dos pais. Portanto o que eu fazia era: Tirar os ovos do lago para um aquário, usar a mesma água, filtro esponja e talvez um antifungos.

    É verdade, os Kinguios não tomam conta dos filhos, aliás, assim que puseram os ovos e "acalmaram" começaram todos a comer!!

     

    Sobre o antifungos, uso antes ou depois de eclodirem, como se usa e qual compro? Obrigada!

  5. Boa noite, obrigada a todos pelas respostas :)

    Acabei por dividir o lago ao meio (posto fotos amanhã), não está bonito mas foi o mais prático que arranjei...
    Afinal não me puseram ovos só nas plantas, literalmente espalharam pelo lago todo!! Tenho as pedras carregadas com ovos....
    Mas pronto, estão ovos de um lado e peixes do outro.

    Já comprei comida para eles, "Mikrovit vegetable da Tropical", acham que é boa?

  6. Boa tarde a todos,

    Tenho neste momento 16 Kinguios (e desde há umas horas alguns ovos!).
    Os mais velhos que são 5 tenho há cerca de 7 anos e criaram (sem eu saber) há dois anos atrás. (Na altura andava com muito trabalho e descuidei-me com o lago, o fundo ficou mais escuro e só vi os alevins quando já tinham cerca de 3cm).
    Hoje vi os 11 "mais novos" muito agitados e pensei que fosse por eu ter feito uma tpa, para ver se os acalmava coloquei na àgua jacintos-de-água que tenho no lago das minhas tartarugas.. Foi só tempo de almoçar e já estavam as raizes cheias de ovos..

    Preciso de ajuda para saber como "salvar" os ovos, onde colocar as plantas (num local mais escuro ou com mais claridade) e o principal a ser feito antes de os ovos eclodirem! Tenho de os retirar do lago pois são uns a pôr ovos e outros a comê-los :confused4:

    Obrigada

  7. Entretanto corri as lojas de animais mais próximas, uns nunca tinham ouvido falar desta praga, outros conheciam a praga mas não tinham medicação para ela, ate que a ultima loja onde fui um funcionário aconselhou-me "Sera Omnipur" e "Sera Ectopur"..

     

    O meu lago é de 500l e o "omnipur" é para 1000l, por isso ele disse para espalhar metade do frasco pelo lago todo, passado umas horas misturar 20 colheres de chá de "ectopur" com água e espalhar também pelo lago e repetir passado uma semana...

     

    Tenho um pequeno motor que não está a funcionar muito bem pois a cadela que me tirava os peixes também mexeu no motor e desmontou com aquilo tudo... Mas mesmo assim o rapaz disse para o tentar montar e ligá-lo durante o tratamento..

  8. Desce controladamente a temperatura do recipiente onde esta o pimpão para os 15 graus se conseguires. Baixando a temperatura baixa ometabolismo e eles fica mais lento. Depois envolve calmamente a cabeça do rapaz com um pano limpo (de forma a que ele nao te veja) e pede ajuda a alguém que segure nele junto à cabeça e junto ao rabo. Retira metade do peixe para fora de agua e com a pinça retira o parasita

     

    Tentei fazer isso mas o parasita ou está muito agarrado ou já criou "raizes", não entendo...

    Já mudei de pinça, já fiz com o peixe dentro e fora de água, com e sem ajuda..

    O peixe agora nem se mexe quando toco naquilo, só se sente se lhe tocar com a pinça no corpo dele...

    Vou esperar e amanha tento outra vez para não estar a massacrar o animal...

  9. Facil...lernea ...procura no google por fotos.

     

    Arranca com uma pinça e desinfecta com betadine

     

    Eu já tinha visto imagens, mas devo ter escrito mal e só me aparecia o bichinho em forma de carraça (penso ser a primeira fase da larnaea)...

    Não me pus a mexer naquilo com medo de fazer asneiras e matar o peixe :unsure:

     

    Obrigada pela ajuda ::D:

  10. Boa tarde a todos,

    Tenho um lago de 500l com 5 pimpões de 20cm+- e 11 alevins com 7cm.

    Em Agosto do ano passado um amigo foi a pesca e trouxe-me 3 pimpões, 1 morreu passado uns dias, outro uma das minhas cadelas infelizmente tirou-o da água e ele acabou por morrer (a cadela já não tem acesso ao lago!..) e o que restou ainda se encontra no lago..

    Até esses peixes virem cá para casa esteve sempre tudo bem, os outros adultos já os comprei há +- 5 ou 6 anos e sempre foram "saudáveis" (tendo em conta que não percebo nada do assunto e nunca lhes dei grandes cuidados para além de comida todos os dias e fiz umas duas vezes no inicio um tratamento para fungos). Inclusive no ano passado fizeram criação, como não reparei e não estava nada á espera só vi os "peixinhos" quando eles tinham uns 3cm..

    O problema é que um dos meus peixes adultos apanhou um parasita (penso que seja um parasita) perto da barbatana dorsal, no inico parecia algo próprio do peixe, até que começou a ganhar "serralhas" em duas pontinhas, essas pontas ficaram verdes e a ficar branco e gelatinoso no inicio..

    (Já era para ter feito este post há uns dias, mas aparentemente alguém desligou o computador enquanto estava a publicar e o post não foi publicado..)

    Este fim de semana fui a uma loja de animais mas não conseguiram identificar o que era e indicaram-me "Sera Backtopur", um comprimido em 50l durante 30m e depois voltar a juntar o peixe infectado com os outros... Mas o "bixo" continua lá....
    Parece um insecto ou algo do género, como se a parte gelatinosa fosse um casulo e depois tivesse duas tenases de fora...

    Abaixo seguem fotos dos outros peixes e do infectado, a qualidade não é a melhor, mas tentei rabiscar mais ou menos como é numa das fotos...

    Muito obrigada a todos!
    a href="http://s165.photobucket.com/albums/u47/anasofiagracabola/?action=view&current=IMG_4525.jpg" target="_blank">"<ahttp://i165.photobucket.com/albums/u47/anasofiagracabola/IMG_4525.jpg" border="0" alt="IMG_4525">





    "Photobucket"





    "IMG_4506"


    "IMG_4516"


    "IMG_4524"


    "IMG_4529"





    "IMG_4532-1"



    Não sei se é importante, mas o peixe infectado tinha o mesmo tipo de "padrão" deste peixe avermelhado que está ao lado, mas á pouco tempo apanhou estas manchas pretas... Antes de ter as machas e o parasita a minha cadela também o tinha tirado da água para brincar, terá sido por isso ou estará relacionado com o parasita?