Carissimos, 
  
Muito obrigado a todos pelas vossas contribuições, em especial ao RicSilva como é compreensivel. 
  
Só para concluir, e referindo-me ao tamponamento, verifiquei que mesmo após a remoção da pedra calcária e a adição de liquido ácido da SERA o PH não baixou significativamente. Contudo visto que este PH é o ideal para um aqua comunitário "ao contrário do que todos os lojistas me têm aconselhado", vou tentar mantê-lo, no entanto tenho receio que com as TPAs o PH desça demasiado, uma vez que uso água engarrafada em que o PH é de 6,4. 
  
Mais uma vez obrigado a todos. 
  
Mudando radicalmente de assunto e aproveitando o post, estive a investigar que tipo de background poderia adoptar para o vidro de fundo do meu aqua e optei por usar papel kraft (saco de compras da GG.. hehe). 
Amarrotei, ficou com o aspecto pretendido, enrogado e com os relevos que fazem lembrar a rocha e coloquei no vidro de trás. 
A minha questão é, a cor original deste papel kraft não é demasido clara para o fundo? De qualquer forma gosto bastante do efeito da luz sobre o mesmo,dando um aspecto de rocha acastanhada de rio. 
Mas como tenho reparado que normalmente o fundo quere-se escuro, normalmente preto, não sei se pintando de preto o papel não perca o efeito do relevo da zonas mais claras e mais escuras. 
  
O que acham? 
  
Obrigado.