Olá pessoal.
Sei que é uma dúvida corriqueira... mas por isso mesmo estou há meses pesquisando um projeto legal de SUMP que se adeque à minha necessidade.
São muitas opiniões e várias delas se diferem entre si. Então resolvi fazer minha própria pergunta e discutí-la diretamente com os amigos aqui presentes ao invés de tentar descobrir, baseado em minha opinião (já que não é especializada) em relação a esse monte de informação que encontrei.
O que já li (obviamento não tudo hehe)...
http://vitoriareef.com.br/portal/index.php...0&Itemid=31
http://www.tropicalfishkeeping.com/saltwat...ng-sumps-15943/
http://www.wetwebmedia.com/sumpdesfaq.htm
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=38384
http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic...=78&start=0
Bom, tentarei ser o mais objetivo possível...
Consegui um aqua por doação, com uma bela Papagaia de uns 6 cm
http://img806.imageshack.us/img806/3493/04092010129.jpg
Ele tem as seguintes medidas:
- Display: 70x42x30 cm (+-70 Litros)
- Sump: 50x34x15 cm (+-18 Litros)
Bem parecido com isso, só que com o SUMP menor do que o tanque (em LxA):
Pelo que sei, ele foi marinho e por isso era cheio dos apetrechos e tals, quando foi adaptado pra doce, o que sobrou e que ficou comigo foi:
- 2x Sarlo Better 650 L/h
- 1x Sarlo Better 250 L/h
- 1x filtro externo Marineland Penguin 160
- 1x aquecedor Master 40W
- 1x termômetro de mercúrio
- 1x termômetro digital de vidro (que não funciona hehe)
- Placas de fundo + torre completa
- Algumas mangueiras, curvas e canos pequenos de +-1”
- 300g Ceramica Boyu
- 3kg de Carvão ativado
- 2kg de Cascalho de rio (para o filtro, fora o do display)
- Bastante Perlon
Como estava sem um filtro decente (peguei o externo depois), inicialmente, resolvi improvisar com garrafa pet (com direito a Jibóia hehe), que demorou pra filtrar toda a água mas funcionou legal
http://img692.imageshack.us/img692/9717/30082010119.jpg
http://img543.imageshack.us/i/04092010131.jpg/
Mas infelizmente ocorreu um imprevisto (calma, a Elis tá bem hehe)
http://img693.imageshack.us/img693/8607/18092010157.jpg
http://img821.imageshack.us/img821/3183/18092010150.jpg
http://img822.imageshack.us/img822/1494/18092010154.jpg
Por isso, o aquário está nas mãos de um técnico, sendo reformado.
Então já aproveitei pra fazer as tampas do tanque e já fechei com ele que vou levar o projeto do SUMP para que ele providencie a montagem.
E é por isso preciso do de vocês pois até agora não me decidi sobre o projeto mais eficaz, apeveitando ao máximo o material que tenho, que não exija muita manutenção e que atenda adequadamente as necessidades de filtragem e de boas condições para o habitat.
Um dos que considerei simples e de fácil adatpação pra mim, seria algo mais próximo destes aqui... o que acham?
Então a pergunta é simples:
O que sugerem para que eu monte as divisões de forma a tornar eficaz o overflow e a filtragem?
Obs.: Ele não será plantado.
Outras questões que gostaria de aproveitar para levantar:
- Vale a pena utilizar as placas de fundo? Acho que isso ainda vai me dar dor de cabeça com manutenção hehe
- Conto apenas com a queda natural da água na parte de trás do display ou posso “forçar” a retirada de água com uma das bombas submersas? Obviamente, controlando o overflow.
- Preciso prever uma proteção, caso o(s) peixe(s) caiam lá pra trás e um refúgio, para plantas (como a Jibóia). O que sugerem? Vale a pena?
- O barulho da queda da água do filtro externo nos irrita profundamente a noite, principalmente quando o nível de agua do SUMP está baixo. Existe alguma forma simples de reduzir o impacto da água por causa da altura? Pensei em adicionar umas “calhas” sob medida, pra ficarem abaixo do filtro, onde está a queda... mas to com medo que isso me atrapalhe na manutenção, se for fixa, que me engesse caso mude o projeto e também que no fim não resolva tanto assim o problema.
- Nos testes que fiz, como SUMP fica atrás do aquário transparente, a aparência do aquário não ficou das melhores. Nas pesquisas encontrei um Aqua com SUMP adaptado atrás do aquário, com o fundo tampado por dentro. Será que ele pintou? Que tipo de tinta eu poderia usar? Só achei pra comprar aqueles painéis que se cola por fora. Alguma sugestão de como fazer isso?
Desde já, agradeço a ajuda de vocês.
[]s a todos e a seus animais
--
Evandro Temperini