din

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por din

  1. din

    Voltei a ter!!

    Caro Julius! Estou... estou... sem palavras...
  2. din

    Voltei a ter!!

    Olá Julius! É verdade, duas semanas a ciclar pacientemente o aquário... não faço a mínima ideia de quais eram os parâmetros da água quando os coloquei, para já não tenho meios para determinar esses valores. Segui o metedo empírico com base no conhecimento já adquirido. Quanto ao ciclo do azoto, bem o processo a sério se não me engano começou agora e é claro que estou a ter todas as preocupações com o novo biótopo... Cumprimentos
  3. din

    Voltei a ter!!

    Boas de Novo! Aqui deixo fotos do aquário e dos seus novos inquilinos. Quanto ao "limpa vidros" já descobri qual o seu nome...."ancistrus temminkii" da família dos LORICARIDEOS. Boas águas! O aquário... mesmo despido de peixes, olho mais para ele do que para a TV... Um dos Loricarideo albino com a corydora a passar em alta velocidade...
  4. din

    Voltei a ter!!

    Bom dia! Sim, ao nível da morfologia parece-me idêntico aos meus. A maior diferença é que estes são "albinos" e mais "amarelados". Afinal já dei conta que se mexem mais um bocadinho. Estão a apanhar confiança!! Cumprimentos.
  5. din

    Voltei a ter!!

    Boas! Hoje foi o grande dia... depois de duas semanas de espera, chegaram os primeiro habitantes; duas coridoras e dois "limpa vidros". Os primeiros são e estão muito activos, mas os segundos apresentam-se apáticos com pouca "vida". Será normal? Já receberam a primeira dose de alimentos, tudo de acordo com as indicações da embalagem e fornecedor. Agora é esperar uns dias e ver como qual é o comportamento biológico do "habitat" para depois continuar a povoa-lo. Logo que possa coloco fotos do aquário. Cumprimentos.
  6. din

    Voltei a ter!!

    Boas! Agradeço desde já a prontidão das Vossas respostas. Ricardo, quanto ao composto “blackwater” já percebi que o efeito será escurecer a água além das outras propriedades adicionais. A sugestão do vendedor foi recriar um ambiente mais natural/adaptado aos cicldeos que são os meus favoritos. Para minimizar este impacto poderei nesta altura retirar +/- 10.0litros de água e substitui-la pela da rede, já que só penso colocar os “inquilinos” daqui a duas semanas? Respondendo ao Álvaro Silva, a solução de um filtro maior seria o ideal. Provavelmente devido ao fenómeno economicista, deveria era ter adquirido um. Será talvez o próximo investimento. Vou então aprender sobre o ciclo do azoto. Obrigado pelas dicas. Os meus agradecimentos, António Diogo.
  7. din

    Voltei a ter!!

    Olá a todos! O meu nome é António, resido na cidade da Guarda e voltei a ter aquário... é verdade, ao fim de 20 anos o "bichinho" voltou a morder-me e toca de instalar de novo o aquário. Escusado será dizer que tinha esquecido quase tudo o que aprendi e vai daí o melhor é começar tudo de novo. Reunido o material que ainda tinha, concluo que só aproveitaria o aquario (0.80x0.30x0.40), areão e iluminação, depois de uma inspecção cuidadosa. Estava operacional!! Escolhido o local, instalei-o e desloquei-me a uma loja da especialidade que há nesta cidade... fiquei "tonto" com o preços!!! OK! já estou recomposto... Depois de alguns conselhos e dicas do proprietário, adquiri um filtro interno "sera fil 120", bomba de ar, aquecedor, "sera floredepot", acessórios diversos e ainda "sera bio nitrivec" e "sera blackwater aquatan". Seguindo o conselho do lojista e instruções dos produtos, depois de ter enchido o aquário apliquei-os e fiquei espantado com o mau aspecto da água. Ficou "castanha leitosa"... parecia um pantanal. Entretanto coloquei 5 plantas e agora a minha dúvida é a seguinte; já lá vão 4 dias e a água mantem-se ainda demasiada escura e o seu aspecto ainda não é cristalino... é normal que seja assim? Quanto tempo será necessário para que a água fique no "ponto" para lá colocar os peixes (ciclideos e outros)? Desculpem-me ter alongado no post, mas como é a primeira vez teve de ser assim. Cumprimentos.