G.Martins

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por G.Martins

  1. Obrigado pelo comentário =) Ainda não tenho porque estou a construir um lago maior,irei lá colocar alguns...
  2. Sim,não diz muito,basicamente são enunciadas as espécies. Talvez o documento relativo às (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] faça parte de alguma série dedicada a espécies invasoras... Encontrei apenas um site espanhol totalmente voltado para este tema: http://invasiber.org/fitxa_llista.php?taxonomic=7 Apesar de ser de Espanha é,e faz sentido que o seja, sobre toda a península ibérica...Não é é como a ficha da (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que achei muito interessante.
  3. Encontrei apenas isto : http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_d...ras_em_Portugal Mas há certamente algo no tal site,ainda hei-de ver melhor.
  4. Há no site do ICNB provavelmente,vou também pesquisar e se encontrar digo algo.
  5. Peço desculpa, então, porque não tinha compreendido,julguei que mantinhas a opinião mesmo após o documento. E sim,por acaso ia para referir esse facto mas acabei por me limitar às duas hipóteses mais comuns. Não é um peixe mas temos o exemplo do saca-rabos,encontra-se por cá à séculos e entretanto, adaptou-se perfeitamente. Porém,os locais têm a sua identidade e sinceramente prefiro que a Natureza siga o seu curso sem intervenções deste género. Neste momento estou a construir um lago maior e depois já posto umas fotos deste e do novo tal como dos habitantes,nos respectivos tópicos.
  6. Pouco invasora?Entre as 20 espécies invasoras mais nocivas de Espanha e considera-la pouco invasora? Só o conceito de "espécie invasora" diz tudo mas isso encontra-se no documento do link que aqui coloquei,por isso não vou explanar mais o assunto.Chegaste a ler o documento? É que nem muito útil é e chega ao ponto de ser contraproducente como lá é referido. Quanto ao montado não está em causa se é muito ou pouco"modelado",apenas o é...Falaste no biótopo dos arrozais e eu falei do montado... E para terminar a questão, pode-se de facto colocar uma espécie num meio de onde não é nativa para dizimar dada praga. Vi-o com insectos mas claro...estéreis...Esses animais não se poderiam reproduzir logo,não poderiam...invadir...o meio...E estes pequenos insectos só alimentavam mesmo da praga,não de alevinos,ovos de peixe,ovos de rã... Eu falei somente em introduzir espécies aquáticas animais e vegetais em qualquer ecossistema,em pouco tempo ou não se adaptam ou adaptam-se e invadem o meio...Funcionando isto como uma bola de neve,não morre da doença morre da cura. E falo,assim,das atitudes passadas que nos levam ao que temos hoje. Introduzem-se também por motivos bem fúteis como para a pesca... Não se pode introduzir uma espécie exótica seja pelo que motivo for num curso de água,que é do que se fala aqui, porque os locais têm a sua identidade e os ecossistemas com os seus biótopos,cadeias alimentares...estão formados e perfeitamente interligados há milhões de anos.
  7. http://docs.google.com/viewer?a=v&q=ca...4s7bgi-IDQH65YQ Não sei se dá para abrir o link mas aqui podes ver bem o impacte ambiental da g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b],está inclusivamente entre as 20 espécies invasoras mais nocivas de Espanha... Introduzir uma espécie exótica para controlar outra é ridículo e roça o absurdo...É um efeito bola de neve... E quanto a benefícios para o Homem só em ambiente controlado,logo não são verdadeiras espécies invasoras, quando passam a sê-lo,ou seja invadem o meio ambiente,constituem um malefício para os ecossistemas e logo também para o Homem. Temos o exemplo do lagostim;era se, não me engano, para consumo humano mas escapou dos espaços onde se encontrava confinado... Além de que como podes conferir nem sequer entrei neste domínio, disse "Introduzir uma espécie exótica para resolver um problema nunca é a solução(...)". Não julgo que seja extremo o que te foi dito pela tua professora,tem a sua lógica...mas se os malefícios do lagostim fossem só esses estava tudo bem. O montado é um ambiente novo criado pelo Homem,foi assim modelado... Antes nesses locais existiria uma panóplia de outros arbustos rasteiros próprios do Mediterrâneo.
  8. Introduzir uma espécie exótica para resolver um problema nunca é a solução e para isso há inúmeros exemplos que nem importa enunciar. O facto é que as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b],a par com outros exóticos, são um factor de grande desequilíbrio nos ecossistemas...Uma espécie nova sem o seu nicho ecológico estabelecido no meio compete por recursos,adaptando-se ao ambiente e encontrando condições óptimas que não encontrava no seu habitat original desenvolve-se de tal modo que destrói todos os que não se conseguem adaptar,seja os que possa predar,seja os com quem compete por alimento... E depois claro,é um verdadeiro "efeito dominó" porque num ecossistema saudável cada ser,do mais ínfimo ao maior, tem o seu lugar na cadeia alimentar prefeitamente demarcado. Os animais possuem a capacidade de se adpatar,daí evoluirem, e o lagostim faz parte da alimentação de alguns animais como mustelídeos,família a que pertence a lontra,viverrídeos como os saca-rabos e mais...Mas destroem por inteiro locais imensos,são às centenas,talvez até milhares! E como se podem adaptar anfíbios,peixes...que demoraram milhões de anos a desenvolver as suas apetências para o meio em que se encontram? Que defesas podem encontrar a curto-prazo antes de sucumbirem? E quem fala de lagostins,fala de barragens,fala de tudo aquilo que possa levar à extinção os animais e plantas de dado local. No entanto,nem todos os locais criados artificialmente pelo Homem são totalmente negativos,o montado por exemplo...Até passou há tempos um documentário sobre isso...Alberga inúmeras espécies que se adaptaram perfeitamentamente àquele ambiente. Se bem que,por interesses económicos,o próprio montado se encontra em risco... Enfim, é mesmo necessário informar e consciencializar as pessoas para não lançarem peixes,tartarugas e o que mais seja aos cursos de água...Tem-se o exemplo da lagoa azul,pelo que dizem é só exóticos. Sérgio,de facto não sabia que já era ilegal,obrigado pela informação...Ainda bem que a lei evoluíu nesse sentido!
  9. As histórias que contas expressam bem a mentalidade das autoridades e das pessoas neste tema, regida pela mais pura hipócrisa. O único argumento que têm é "Isso é ilegal!". Mas já pararam para questionar a lógica das leis e em que estão estas fundamentadas? Então, eu posso matar um ser e se quiser já não o posso cuidar? As leis,sejam elas quais forem,devem ser sempre passíveis de pôr em causa e de sofrerem modificações...Ou temos dogmas? E toda a lei de cariz ambiental,que é a que nos interessa aqui, deve ter por princípio base a salvaguarda da Natureza em todas as suas formas e não em intersses económicos,extremismos e até num certo "puritanismo" que se reflecte bem na hipócrisia de muita boa gente.
  10. Quando puder passo por essas lojas...Depois digo algo. E cbf82,boa sorte na construção do teu lago.
  11. Esta legislação não se entende bem, uma espécie pode ser vendida como isco,isso é legal,mas se alguém a desejar manter e reproduzir tendo boa vontade,condições e conhecimentos para tal já é ilegal...Não vejo onde se fundamenta a lógica de tais leis,na protecção da Natureza é que não é. Miguel,mais uma vez concordo contigo,ter espécies nativas em cativeiro deveria ser permitido! Poderia mesmo ser algo regulamentado,tal como é a pesca,caça e afins...E isto sim,contribuiria para a salvaguarda das mesmas...Afinal,se acontecesse uma catástrofe e desaparecessem do meio ambiente haveria, em cativeiro, espécimes suficientes (não basta um casal por causa da variedade genética) para devolver a espécie à Natureza... É preciso limpar os rios,controlar os exóticos (porque eliminá-los parece ser impossível),enfim criar as condições necessárias para que hajam peixes,anfíbios,etc como antes e não apenas cascalho e lagostins...Ter,com a sabedoria necessária,peixes em lagos só ajudaria...E nunca permitir o comércio,claro...Isso aí seria o descalabro,mas permitir colectas (com um número máx. por indíviduo) e depois reproduzindo-se devolver ao rio (de onde vieram,não a outros ondem nem pertencem). Esta possibilidade de manter os animais até seria bom para as pessoas,iria enriquece-las com conhecimentos e afeição pelo que é "nosso". É que se vê muita ignorância e daí resultam grandes disparates,como reproduzir percas-sol e lançá-las ao rio por se crer serem nativas.E mais, realmente criminoso é andar a encher lagos e aquários com espécies tão perigosas como as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b],qualquer coisa lá vão parar ao rio mais próximo...(Esses killifish de que me falas,tão bonitos,estão em risco por causa delas) De facto,na lei tais actos constituem crimes..mas isso tem lógica,afinal baseiam-se na protecção da Natureza...Até porque depois,como o labutes77 muito bem disse,mesmo que uma pessoa queira "pisar" a lei não pode que os exóticos já dizimaram tudo...
  12. Vou,então, informar-me nesse site...Os portes de Inglaterra só por si não ficam bastante caros? E cá em Portugal,conheces onde se venda? Falaram-me na Maxmat em Valadares,creio, e na Aki. Não sei se enviam por correio,provavelmente sim...Enfim,vou ver isso. Obrigado pela resposta.
  13. Decidi fazer um lago maior do que a pequena banheira-lago que tenho... Não poderá ser especialmente grande porque tenho pouco espaço no jardim. Bem, ainda assim correndo tudo bem e se as contas não me falham terá por volta de 4000 litros,com 1 m na zona mais profunda (vai descendo gradualmente como num lago natural),1.50 de largura, 2.70 de comprimento...Enfim,tudo aproximado porque é irregular e só no final é que meço com exactidão...Mas não há-de falhar muito. Quanto à tela é que preciso de ajuda. Não percebo mesmo nada disso...Conhecem alguma acessível? Não posso gastar muito dinheiro,ando a estudar e nem rendimentos agora tenho.Não tem que durar uma eternidade,apenas que tenha uma qualidade mínima e não dê problemas logo nos primeiros anos. Pode-se encomendar pela internet? Aqui perto nunca vi onde se vendesse. Depois,correndo tudo bem,hei-de colocar aqui fotos do projecto em andamento. Já comecei a arrancar umas ervas e cavei uns cm,apenas. Obrigado desde já.
  14. Olá :D O substracto podes comprar numa loja ou recolher num curso de água..Mas na loja acaba por ser mais prático. Eu apanhei algum no rio e cobri com pedras pequenas daquelas roladas... As plantas só as tens que plantar lá normalmente,elas pegam e desenvolvem-se...Podes colectar ou comprar umas que se adaptem ao clima (sendo exóticas tem o cuidado de não irem parar a curso de àgua nenhum) Boa sorte.
  15. Os lagostins vermelhos são uma praga terrível,em muito pouco tempo destroem a fauna e flora de ribeiros inteiros...Ficam só eles e o cascalho...Por isso não se podem de todo reproduzir em cativeiro se não for para alimentação,como alguém disse,creio,e com tudo bem vedado. E mesmo assim não é recomendável,há tantos por aí...Manter espécies invasoras em cativeiro comporta um grande risco. Além dos achigãs quem faz com eles grandes festins são as lontras,e aqui também os saca-rabos... É avassalador observar a quantidade de espécies invasoras existentes por aí,muitas nem imaginava até há não muito tempo,como as canas que se vêem tão comummente à beira de qualquer curso de àgua...Cobrem tudo e as espécies nativas não têm onde crescer. Perdem-se verdadeiros paraísos à conta destas coisas. As pessoas precisam mesmo de ser esclarecidas neste sentido,há quem faça disparates com grande impacte por falta de informação. Há tempos descobri que algém plantou numa das ribeiras que corre perto de mim canas de bambu...Bem bastam as ameijôas,os lagostins e os canaviais invasores tão cerrados...Custa-me muito ver estas situções... Enfim,isto foi mais um desabafo...
  16. Agradeço o apoio De facto, é raro encontrar alguém com o mesmo ponto de vista neste tema,por isso fico contente...
  17. Concordo completamente com o teu ponto de vista! Muito elucidativo.... Um lago sem filtragem artificial até se torna muito mais interessante,conseguir criar um pequenino ambiente em equilíbrio natural é deveras proveitoso.
  18. Tens plantas? Algum substrato? As plantas ajudam a oxigenar a água,providenciam sombra e criam uma certa hamonia. Outro processo artificial também ajuda mas no meu bastou uma boa quantidade de plantas e mesmo no Verão não houve algas verdes.Tendo ai a turtle também são necessários alguns organismos decompositores que existem a nível do substrato.
  19. Lago: Biótopo rios portugueses. Fiz,há aprox. um ano, um lago com uma banheira velha. É,portanto, pequeno,levando apenas uns 400 litros. A ideia foi a de tentar recriar um ecossistema em equilíbrio com fauna e flora dos cursos de água lusos,que é a que mais me agrada e inspira. Pensei em todos os elementos necessários,a meu ver, para a obtenção duma rede trófica bem constituída,com produtores,decompositores,consumidores de 1º,2º... ordem..Enfim,o necessário para o tal ecossistema em equilíbrio. Colectei duas espécies de caracol,physa sp. e planorbis corneus, e também vieram com as rochas lapas-de-água doce e variados inverterbrados...Mais tarde,como vivo no campo,surgiram,expontaneamente, uma rã-verde (actualmente mais, nascidas já no lago) ,duas belas salamandras-de-costelas salientes, um tritão-marmoreado e,durante a época de reprodução, algumas salamandras-comuns. Quanto a plantas,tenho algumas plantas palustres,marginais,flutuantes e submersas com as folhas emersas. São elas : Lentilha-de-água (Lemna minor e Lemna gibba) Ranúnculo-aquático (Ranunculus peltatus) Colher (?) (Potamogeton polygonifolius) Agrião (Nasturtium officinale) Orelha-de-mula (Alisma plantago-aquatica) Lírio-dos-pântanos (Iris pseudacorus) Embude (?) (Oenanthe crocata) Typha domingensis Tenho,creio que, mais 3 espécies de que não conheço a denominação,uma é flutuante e as outras duas marginais. Acho que não me esqueci de nenhuma. Bem,estas plantas mantêm a água sempre "saudável" para os,poucos,habitantes a par com os decompositores no geral,claro. Nem necessito de filtro algum,pensei apenas num para movimentar um pouco a água e até cheguei a comprar,só que raramente lhe dei uso. Entretanto e infelizmente, por causa dos estudos,que na altura me consumiam muito tempo, tive que deixar um pouco o projecto de parte...Sem pensar nas consequências levei,meses antes,para o lago uma alga filamentosa,de que os physa se alimentavam, para cobrir as rochas..Enfim,chegado o tempo quente e sem a minha supervisão, tomaram de assalto todo o espaço,enrolaram-se aos ranúnculos e mataram a outra espécie...Claro,o tal equilíbrio foi logo quebrado e como nunca mais me pude deslocar à praia fluvial ficou assim até agora,decorridos uns largos meses. Ainda se quiseram manter uma das salamandras-de costelas salientes(o macho,era um casal),que desde a chegada engordou para o dobro, as rãzitas e os caracóis tal como as lapas,que sendo,estas últimas, muito sensíveis às condições da água provam a sua qualidade.A água é do meu poço. Bem,o que agora quero é retomar o projecto,que é algo que muito bem me faz porque a minha vida é a Natureza,preciso destas coisas. Isto também tem um objectivo mais do que lúdico e de aprendizagem...Perto de mim existe uma ribeira muito bonita mas vazia de vida,o que muito me entristece...O meu pai ainda se recorda de lá existerem cágados,galinhas-de-água e estar cheia de peixes...Agora está é cheia dos malditos lagostins-vermelhos e aquelas ameijôas-asiáticas...Com uns amigos,já apanhei baldes deles. O que eu fiz,com as plantas que trouxe,foi colocar na ribeira os pés novos e,apesar dos exóticos, deram-se muito bem... Algumas rãs costumam ir reproduzir-se para um terreno alagado,mesmo junto à minha propriedade, mas como seca muito rapidamente a esmagadora maioria morre...Por isso,na época, capturei vários girinos,coloquei-os no lago onde têm inúmeras vezes mais hipóteses de sucesso,e chegando a idade adulta levei-as para a ribeira.Agora ouvem-se lá muitas a coaxar por entre os ranúnculos. Gostava de saber era se alguém tem conhecimento de plantas totalmente submersas nativas de Portugal? Já ouvi falar dum musgo e também duma valisneria. Pessoalmente,na zona (Rio Nabão) onde colecto as plantas nunca vi nada. Não me interessam exóticas,claro...Não só porque não tenho gosto nelas como por possuí-las nas condições que tenho seria criminoso. Isto vale ainda mais para a fauna,revolta-me muito encontrar espécies não-nativas por onde passo. Destroem ecossistemas inteiros e a própria indentidade dos locais. E quanto a peixes? Também já li sobre quem venda verdemãs como isco...Não sabem como possa encontrar alguns exemplares de espécies de pequenos tamanhos? Bem,se forem grandes também não faz mal porque posso mantê-los enquanto miúdos no lago e depois,quando já maiores, colocá-los na ribeira ,onde dificilmente poderiam ser perdados pelos lagostins. (Nota: Não estou de modo algum a incitar a captura de espécies da nossa fauna só para fins ornamentais,eu não defendo tal coisa,antes pelo contrário...A minha ideia é ajudar a recuperar um local que se perdeu e também aprender com isso,sou estudante de Biologia e mais tarde espero que este seja um dos meus trabalhos.Além,de que falo de espécimes que sejam vendidos para fins como a pesca,ou seja já condenados.Digo isto,já de antemão porque não gostaria de que a minha ideia fosse mal interpretada....Mas acho que não ) Algumas fotos,finalmente! As plantas foram postas há uns dias e ainda não se veêm todas... DSC00417 DSC00418 DSC00395 DSC00394 Um dos habitantes e o único que aceitou posar para a foto... DSC00397