stlkr

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por stlkr

  1. Boas...mais informações:

     

    2ns7whk.jpg

     

    2my90l2.jpg

     

    2yzn4g3.jpg

     

     

    Isolei-os, o que está na água é das plantas...o lago é um lago exterior, tem um filtro com bastante lã de vidro e assim...é a primeira vez que tenho algo disto no meu lago, já o tenho à bastantes anos e nunca me aconteceu nada disto.

    Já os isolei. Uma coisa que reparei. As carpas Koi não tem nada , e uns peixes brancos que tenho também não. Apenas estes vermelhos estão assim e não são todos. De 20 e muitos, tenho 3 ou 4, se bem que este é o mais afetado.

    O problema só se verifica nas barbatanas da frente. No rabo não tem nada.

     

    cumps

  2. Boas pessoal, os meus peixes do lago estão com algum problema.

    Tenho 2/3 peixes com problemas na barbatana. Tem tipo um coisa castanha na barbatana, tipo parece que ganhou uma crosta qualquer.

    O que poderá ser? Os meus pais alertaram-me para isso e já "isolaram" os peixes dos restantes e foram a uma casa perguntar o que poderia ser. Mandaram umas pastilhas para por em 50l de água. Contudo, as pessoas que mandaram as pastilhas não viram os peixes e podem não ter identificado bem a doença

     

    Alguma dica?

     

    PS: se conseguir coloco fotos dos peixes. Amanhã faço um update ao tópico

  3. Tenho um lago com vários peixes há já uns anos, mas tenho visto que algumas femeas andam cheias, mas raramente consigo criar peixes, penso que os outros conseguem comê-los.

     

    O que posso fazer?

    Pensei em pegar nos peixes que estão cheias e colocar num compartimento à parte do lago e deixa-la lá para parir. Depois disso, coloco-a noutra partição para ela repousar antes de a colocar novamente no lago. Quando ela estiver mais recomposta coloco-a no lago novamente e deixo os peixes pequenos começarem a evoluir. Quanto estiverem maiores aí coloco-os no lago.

     

    Poderei fazer isto? Faço tipo uma maternidade mas para peixes de lago. Se deixar dentro do lago, arrisco-me a que os outros peixes comam os recém-nascidos. É que tenho pedras e assim, mas dificilmente conseguirá deixá-los lá sem que os outros não encontrem. Tenho também rãs portanto, acho que não conseguirei procriar no mesmo...

  4. Se for ictio é uma coisa, se for uma camada branca aveludada é outra, os tratamentos são diferentes.

     

    Se tens duvidas, o ideal é meteres uma foto para se ver e não estar a malta a dar palpites e a experimentares fazer isto ou aquilo, pois estás a correr o risco de estares a intoxicar os peixes com medicamentos que não vão fazer qualquer efeito.

    É com toda a certeza a doença do algodão como lhe chamam. Vou começar o tratamento, vou comprar o Esha exit hoje se conseguir encontrar alguma casa aberta (feriado :x )

    Ainda não está muito evoluído, pelo menos o que está mais a ver-se é no neon chinês e não é grande coisa, mas tenho mais dois peixes que estão a ficar meios grogues começaram a ter a respiração muito acelerada, muito parados e parece que estão a ficar com zonas mais esbranquiçadas.

    Vou ver se consigo começar o tratamento hoje...

     

    Obrigado a todos.

  5. Parece ser ictio ou doenºa do algodão.

     

    Aumenta a temperatura para 30º durante 3 semanas / 1 mes, e faz tratamento com esha exit.

     

    Em relação à betta femea, esse ponto branco é o ovositor, é de onde saem os ovos é normalissimo.

     

    Antes de postares, comecei a tratar o ictio pois tenho medicação cá em casa. Se for a doença de algodão, este medicamento não elimina essa bactéria?

     

    cumps e obrigado pela resposta ;)

  6. Boa noite, comprei uns peixes para o meu aquário e costumo ir sempre a uma casa de confiança onde raramente vêm doentes. Mas por algum motivo, apanhei uma doença que não sei de onde ela apareceu e parece-me ser de propagação rápida, pois reparei hoje ao meio dia e chegando agora à noite, dou de caras com mais dois peixes com respiração acelerada e a nadarem com dificuldade.

     

    Ora bem, não sei bem como explicar o que os peixes têm. Ora tenho um neon chinês e ele tem umas bolhas salientes brancas no corpo (estranho pois este peixe está no aquário à meses).

    Depois tenho também um outro peixe que parece que tem algo na parte superior da boca também branca mas ainda deve estar a desenvolver-se e ainda não está muito atacado. Mas nota-se que nada já um bocado grogue...

    Ainda tenho uma betta femea que me parece ter perto das barbatanas da frente uma zona branca...poderá ser do peixe mas não sei se será.

     

    Ora, andei à procura de que doença é esta e não encontrei nenhuma em especifica, mas as que se enquadram mais, o tratamento é parecido.

     

    Basicamente é ter um aquário hospital, e depositar 10g de sal por cada litro de água e mergulhar o peixe duas vezes ao dia lá (provavelmente para matar as bactérias/parasitas).

     

    Alguém poderá ajudar?

     

    cumps

     

    PS: se não houver respostas rápidas amanha começo o tratamento ao neon chinês (o mais atacado). Se morrer não será uma enorme perda msa espero que se safe...

     

    EDIT: Acabei de colocar na água aquele liquido azul para as doenças das manchas brancas e pontos brancos no corpo e cauda (doença comum e rapida transmissão) para ver se começa a fazer algum efeito. Agora é esperar para ver, mas parece-me ser diferente dessa doença, mas poderá realmente fazer algum efeito.

    Sinceramente, espero que sim, o meu aquário está tão bonito :x

  7. Boas.

     

    Quero fazer um filtro "home made" para o meu lago exterior, pois o que tinha avariou. Basicamente sei como o fazer, até é relativamente simples. A minha dúvida passa exatamente na bomba que irá puxar a água. Pois bem, queria aproveitar um motor velhito que tenho aqui em casa mas queria antes demais ver o consumo do mesmo pois não quero que aquilo gaste imenso. O problema é que tenho pouca informação do motor. Apenas uma placa que indica o seguinte:

     

    PM 60a

    v 220

    50hz

    hp 0.45

    2.3 A

     

    Com isto não sei como calcular o consumo em watts ou kWs do bicho e sem isso não sei calcular o gasto mensal do mesmo.

     

    Alguém sabe como posso fazer?

     

    cumps

  8. Boas ... o meu aquário também sofria de temps altas...ontem foi baixando até aos 25 (até à noite)...hoje estava nos 25 de manha decidi ligar a luz durante o dia...chego a casa e a água encontra-se nos 26...Sem tampas abertas, sem garrafa de água congelada na bomba de água...

     

    até fiquei de boca aberta xD

     

    cumps

  9. bom dia

     

    tens um filtro interno, isso tambem aqueçe a agua. Alguns filtros externos, são garantidos pelos fabricantes, como "não aquece a agua".

    sim é normal que ajude a aquecer, mas não deve ser por aí pois tem haver com a temperatura ambiente do local onde está o aquário inserido e posso dizer que ontem estava mesmo calor...Hoje está bem mais fresco e o aquário está com uma temperatura de 27 graus sem a garrafa pois já descongelou toda e está com as luzes desligadas mas está com o tampo superior tapado...

    Penso que agora está bem, só queria baixar mais um bocado pois eu gosto de ver a temp sempre nos 25 graus, devido aos peixes que lá tenho que gostam mais dessa temperatura...

  10. Boas...o meu aquário já reduziu a temperatura para os 27 graus...está mais aceitavel...

     

    Métodos utilizados...

     

    -abertura da tampa superior;

    -levantar a calha para a luz não estar tão próxima da água e aquecer menos;

    -Luz ligada durante a noite;

    -Colocação de uma garrafa congelada perto da bomba de ar (tenho uma divisão que contem filtros,bomba de água, e termostato)

     

    Ainda consigo reduzir mais a temperatura pois hoje está bastante mais fresco mas não convém baixar mais pelo menos por hoje pois os peixes podem sentir a diferença de temperatura da água de ontem para hoje...Reduzi cerca de dois graus, agora é tentar baixar lentamente até aos 25 (+/-)

     

    Está tudo a voltar ao normal, mas quando o calor apertar será estes métodos que terei de seguir para ajudar os peixes

     

    cumps :roflroll2:

  11. Tive no quintal do meu pai há cerca de 15/20 anos um lago com cerca de 3 metros por 2 e 70 de profundidade, cerca de 4000 litros e tive lá carpas que duraram anos e anos.

     

    Lembro-me que no verão era reposta a água que evaporava, era feita uma limpeza geral de fundo, com os peixes colocados numa bacia. A água era retirada por um buraco que havia no fundo o que facilitava imenso as trocas de água.

     

    O verdete era raspado e todo o “tanque” era lavado. Tínhamos um poço, onde era retirada a água.

     

    A água como é lógico ficava verde, para além disso tínhamos uma ginjeira que fazia sombra sobre o lago, sujando sempre o lago com a queda das folhas, exigindo sempre um cuidado adicional na sua manutenção.

     

    De resto deixávamos sempre aquele “ecossistema” evoluir sem muita intervenção. Se bem que era giro ver os peixes com água limpa…

     

    No inverno nada era feito apenas a alimentação.

     

    Desde já obrigado pela resposta...

     

    De Inverno nunca fazemos nada também só alimentamos os peixes e eles coitados devem estar lá com frio...Mas é a lei da vida nós também passamos frio :medieval_mace:

     

    O meu lago fica debaixo de uma escada é bastante grande não faço ideia de quantos litros leva mas que é grande é.Tem cerca de 1,5m de largura e prai 6m de comprimento...Foi feito com aquele plástico/tela por baixo que é proprio para lagos...E de lado tem pedras próprias para enfeitar...tem plantas para lagos e tem nenufares que é muito fixe no enfeite.Tem ainda um cantaro a deitar água e uma bomba de água a lançar água para o ar com efeito chafariz...Falta apenas coloca uma luz para acender de noite para ficar mais bonito. Felizmente não leva com lixo de nada em cima o que ajuda bastante, mas já com bastante tempo que não é limpo a fundo (um ano) é normal acumular lixo...vamos um dia destes retirar a água com ajuda de uma mangueira com uma rede e quando retirar a maioria da água, iremos apanhar os peixes (e algumas rãs que temos lá - é engraçado ouvi-las a cantar e vê-las ao sol, e não fogem pq foram apanhadas ainda girinos e vingaram e então estão lá como se tivessem nascido lá). Depois um motor para retirar o lixo e água mais depressa e limpar muito bem limpo aquilo...colocar a água, deixar a mesma aquecer um pouco ao sol, pois a água vem de um furo e consequentemente vem fria (10graus) e quando estiver melhor colocar os peixes com a normal adaptação dos peixes à temperatura da água, e ambientarem-se á nova água...

     

    Só uma pergunta...A época de procriação dos peixes é de que altura a que altura? é que um senhor de um horto disse-me que era na Primavera mas não tenho a certeza.É que se for agora não convinha mexer no lago pois poderá ter peixes pequenos e consequentemente morrerem na troca de água e não serem vistos...Sei que eles procriam pois já nasceram peixes naquele lago pois tenho mais peixes lá dos que os que comprei :eusathink:

     

    cumps

  12. Boas pessoal, queria umas dicas sobre a limpeza do meu lago exterior onde contem Karpas Kois e peixes designados de "água fria". O lago foi construído por mim e pelo meu padrinho que também é fanático por peixes e tem um lago também...Ajudou-me imenso. Fizemos o lago. Mas como o mesmo não tem uma nascente de água, a água que lá está começa a ficar esverdeada. A minha já tem cerca de um ano, onde já fiz a mudança parcial de água mas na realidade ficou tudo na mesma...suja...Queria saber se poderia retirar os peixes para uns recipientes com aquela água, e retirar a água toda e fazer uma limpeza ao lago, pois a água está mesmo suja...

     

    O único problema é que tenho medo de estragar o meio ambiente dos peixes e eles virem a morrer...Tenho karpas kois enormes e não só e não queria nada que me morressem, mas também penso que a água assim não lhes dê muita saude para além de ficar um pouco feio...

     

    Algumas dicas para esta limpeza que é mesmo necessária?

     

    Cumps

  13. Obrigado a todos... banana rock

    Boas...vi o teu tópico e decidi ajudar-te com umas dicas...

     

    -Bem, antes de mais atenção aos peixes que irás por aí pois como te falaram tens um "limite" conforme os litros de água do aquário.

    -Depois aconselho-te a comprares umas espécie de pedras para o fundo que são fertilizante (é assim que tenho o meu) para as plantas desenvolverem bem (até hoje nunca tive problemas com planta nenhuma, aliás elas estão muito bem tratadas)

    -Aconselho-te também a deixares como te falaram cerca de 4 semanas o aquário a funcionar em pleno mas sem quaisquer peixes lá dentro a fazer o ciclo natural do aquário (deves ligar tudo, o termostato penso que não irás precisar de ligar neste momento com este calor que se faz sentir mas isso depende de como está a temperatura no local onde o aquário está inserido).

    -Depois destas 3/4 semanas de espera (eu sei que custa imenso não poder por peixes lá dentro) deves de fazer testes à água mais necessariamente ao pH, ao ferro, aos nitratos,...

    -Depois deves de colocar uns peixes, não muitos claro está... De certeza que se procederes assim, os peixes não irão morrer. Tens de saber também como fazer a transição do peixe da água da loja para a tua água.

    O(s) peixe(s) geralmente vêm naquelas sacas plásticas transparentes...Quando chegas a casa, deves de colocar como está dentro da água do aquário...Ou seja, assim estás a ambiantar o peixe à temperatura...depois de algum tempo, deves de colocar água numa recipiente e colocar água do aquário e água que veio da loja dos animais...Agora o passo mais importante...NUNCA COLOCAR ESSA ÁGUA QUE SE JUNTOU DENTRO DO AQUÁRIO...PODE CONTER DOENÇAS E ESTRAGAR O TEU AQUÁRIO. Deves de pegar na rede e apanhar o peixe e colocar no aquário. Deves também criar um ambiente natural e com lugares escondidos para os peixes mais "sensiveis" se esconderem e se habituarem ao seu novo ambiente...

     

    E pronto acho que é o básico...OUtra coisa é a escolha dos peixes. Deves ter cuidado na escolha dos mesmo, pois por vezes não se adaptam a outros...E deves ter cuidado na escolha quando comprares...verificar antes de mais se o peixe está a mexer-se rapidamente a nadar perfeitamente e se não tem umas pintas brancas no corpo (isso é doença que afecta TODOS os peixes pois são parasitas que ganham e espalham pelo resto do aquário - doença facilmente tratável quando a tempo e facilmente detectável e a mais comum).

    De resto penso que está tudo...Deves de limpar também os filtros e mudar parcialmente a água...Não com regulariedade e quando mudares a água não limpes os filtros e vice-versa...

     

    Já agora, podes dizer-me como é composto o teu filtro? Contem lã de vidro?cerâmica?

     

    cumps

  14. No meu caso no ano passado estava em outra casa, mas tinha exactamente o mesmo problema, sala quente, mas tinha um aquário bem mais pequeno (60l) tambem destapado, mas acontecia-me a mesmissima coisa. A diferença para este ano é que como o aquário é maior e evapora muito mais água, a iluminação é maior e consequentemente o calor da calha tambem, a sala fica um pouco mais quente, em relação a outras divisões da casa.

    A solução da garrafa congelada para dentro do aquário parece-me boa, mas como já disseram é apenas temporária. Se eu necessita-se de baixar a temperatura do aquário, para mim seria uma boa opção ainda que temporaria e como tenho uma sump onde poderia colocar algo com gelo para baixar a temperatura sem ter que meter nada directamente dentro do aquário. Só ainda não meti ar condicionado por falta de tempo$$$$ e porque só o ligaria quando estou em casa, logo tambem seria uma solução "temporaria" a meu ver, o aquário só baixaria a temperatura nas alturas que eu tivesse em casa.

    Soluções, só mesmo as que já mencionaram, ventoinhas ou ar condicionado, este ultimo, melhor para todos, para o dono do aquário e para o aquário em si! :)

    A solução mais "low cost" será sem duvida as ventoinhas.

    Cumprimentos,

    Ricardo

     

    Eu estou a colocar umas garrafas a congelar e vou colocar dentro da partição que tenho no meu aquário onde tem os filtros, termostato e bomba de água...vou colocar ao lado da bomba de água (é onde cabe) e o termostato já foi desligado...

     

    Espero que ajude a baixar nem que fosse um grau... está nos 28

     

    os peixes estão mesmo a curtir o verão banana rock

     

    cumps

  15. Boas,

    A unica solução possivel e que na maioria não tem em atenção (excepto alguns posts que já vi e disseram) é a temperatura em que está a divisão onde se encontra o aquário, se nessa divisão a temperatura ambiente tambem rondar os 30º ou mais graus, a água logicamente vai estar a essa temperatura. Eu tenho o meu aquário na minha sala de estar, é um aquario de 450L sem tampa e com sump e sem termostato ligado chega aos 30º nestes ultimos dias, porque a sala aquece bastante e a temperatura da agua mantem-se a rondar a temperatura ambiente. No meu caso não me faz diferença, já que possuo discos e outros peixes que gostam dessas temperaturas da água, mas caso não o fosse, a primeira solução seria arrefecer a divisão onde está o aquário. A minha calha tambem emite muito calor, mas a maioria do calor é dissipado para cima o que vai aumentar ainda mais a temperatura ambiente daquela divisão e consequentemente do aquário. Mesmo com bomba de circulação adicional á superficie que deve ajudar nalguma coisa em relação á temperatura, neste ultimos dias tenho perdido uma média de 4 a 5L de água por dia na evaporação que considero normal pensando nas temperaturas a que chega a divisão e o facto do aquário ser sem tampa. A solução para o meu problema passa em primeira mão em arrefecer a sala, arrefecendo a temperatura ambiente, a temperatura da água acompanha esse arrefecimento.

    Caso queiram ter ideias de refrigerar a água com metodos como ventoinhas ou outros sistemas de arrefecimento, o pessoal dos aquários salgados tem muito esse problema na altura de verão e que pelos vistos é muito mais prejudicial nos aquários de agua salgada, vejam algumas das soluções deles, vi algures por aqui no forum quem tivesse utilizado antigas bombas de frigorificos para refrigerar a água, tal é o aumento da temperatura nos aquários de água salgada!

    Cumprimentos,

    Ricardo

     

    sim isso é verdade...o meu aquário está na cozinha tem cerca de 84L e compramo-lo pois encaixava bem no movel e ficou muito bem. A cozinha não é das zonas mais quentes da casa, mas durante o dia ronda os 30 graus cá quando chega o calor mesmo...Por isso é perfeitamente normal...

     

    Neste momento o aquário está sem a calha e com a luz desligada. Só irei liga-la à noite...Está com 28 graus de temp...Um bocado quente mas penso que os peixes irão aguentar...

     

    Em relação aos do lago, penso que eles não devam sofrer assim tanto de calor, visto que eles raramente vem ao de cima, só mesmo para comer. De resto estão sempre no fundo do lago e lá devem de ter uma temperatura bem melhor...

  16. Boas pessoal, registei-me no site para expor o mesmo problema...estou com o aquário a rondar os 29graus de dia com a luz acesa mas a calha está levantada e a assim não aquece tanto...Vou passar a liga-la só a noite e vou tentar arrefecer a àgua de formas menos bruscas tentando colocar um pouco de água mais fresca...o meu aquário está montado à cerca de 8 meses +/- e está a portar-se bem até agora, ainda tenho os primeiros Neons que comprei para ele :thumbup3: mas com este calor tenho medo que eles comecem a sentir-se mal... :sunbathing:

     

    Cumps

     

    EDIT: Também no meu lago exterior que tenho, os peixes estão a sofrer de temperaturas altas, mas não percebo bem porquê...tenho um lago com Karpas Kois e peixes denominados de peixes de "água fria". A água está a cerca de 20 graus, mas no domingo cheguei a casa e tinha um peixe fora do lago (coisa que é muito dificil). Ele deve ter saltado para fora do lago. Das duas uma: ou com o calor "passou-se", ou então saltou para apanhar algo que andasse no ar...

     

    O que tenho feito é tentar colocar um pouco de água mais fria diariamente e a bomba de água, tentar que ela esteja sempre a trabalhar da melhor forma e com a força toda (pois com o lixo entope por vezes e o fluxo de água não é tão grande) e assim oxigenar mais a água e consequentemente ela não aquecer tanto...

     

    Que mais posso fazer quer no aquário quer no lago?