monstro

Membro
  • #Conteúdo

    3
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre monstro

  • Aniversário 05/18/1976

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Abrantes (Santarém)
  • Localização
    Vialonga

monstro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Existem meia-dúzia de pontos de água. Pequenas fontes ou cursos de água, devido a que a zona do monte Serves é rica em lençois freáticos. Mas tb é uma zona de água moderadamente dura, pois é uma zona cálcaria. Seria de esperar que as durezas geral e carbonatada fosse elevada, mas o que meço na água da torneira é precisamente o contrário. Valores de dureza baixos. Acabei de medir a KH e o PH e os valores são 2,9 e 6,8, respectivamente. Estou, novamente, com a KH baixa mas com o PH dentro do pretendido. Estou com receio de adicionar novamente o bicabornato de sódio por me ir fazer subir o PH. Talvez adicione meia-colher e, como retirei ontem o filtro de carvão activo, vou esperar que o aquário estbilize.
  2. Boas. As minhas desculpas pela ausência de respostas. Consegui subir o KH e baixar o PH, de uma forma que talvez não seja a mais correcta pq assim deverei ter dificuldade em estabilizar o aquário. Adicionei duas colheres de chá de bicabornato de sódio, mas isso contribuiu para subir ainda mais o PH. Ao fim de 3 semanas de ter feito a montagem inicial, fiz hoje a 1ª TPA. Baixei o PH com a adição de 25litros de água de garrafão do Lidl e adicionei dois troncos pequenos. Agora estou a rezar para que o aquário estabilize nestas condições: PH - 6.8 KH - 4,5 dH Todas as medições é com recurso a kit de reagentes e pipetas, nada electrónico. Fiquei a saber que não devo ter o carvão activado no filtro, a menos que esteja a tratar doenças no aquário. Daí a minha dificuldade acrescida!!! Fico feliz pq todos os meus habitantes estão vivos, apesar das minhas burrices. Obrigado a todos/as que me dispensaram tempo e atenção nas respostas.
  3. Boas! Comecei na semana passada com este "pequeno" hobby e estou a adorar! Mas como principiante surge-me o meu 1º mistério. Montei um aquário (tipo kit) de 100l que já vinha com tudo menos fauna e flora. Tem uma "biobox" no interior que contem um filtro por andares com carvão activo, esferas de cerâmica, dois tipos de esponja e uma bomba submersível hydor pico 400. Fiz pequenas ilhas de terra, que veio num kit JBL Proflora start que tb trazia o adubo líquido, plantei duas anúbias e cobri com um areão fino branco. Por fim, enchi de água "del cano", tratei-a com os químicos do costume e deixei a estabilizar (dia 09 de Junho). No fim de semana passado pedi a um amigo para medir o PH do meu aquário e estava a 7.7. Ontem comprei o kit com os testes mais importantes (ph, gh, kh, amónia, nitritos, etc) e 4 zebras. Meço o ph = 7.7 e o kh=2,28. Introduzi turfa no filtro. Medi hoje de manhã e agora à noite e o ph mantêm-se. Testei um pouco de areão com vinagre e não reage. Não sei o que fazer mais pra baixar o ph. Quanto ao kh, sei que o tenho que subir por causa das plantas com uma colher de chá de bicabornato de sódio por cada 50l, mas estou com receio que o ph suba ainda mais e mate os meus novos familiares! A esta altura aceito conselhos e sugestões de como fazer baixar o ph e subir o kh.