amvd

Membro
  • #Conteúdo

    27
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por amvd

  1. Belo aquario. Adoro essa euphilia aibda nao encontrei à venda

     

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

    Olá,

     

    Se for a Euphyllia verde de pontas rosas, é uma Glabrescens e encontras com alguma facilidade na Aquahobby em Alfragide. Foi lá que comprei a minha e depois disso já lá vi mais e maiores. Esta minha tem apenas uma cabeça.

  2. Boas,

     

    Para actualizar um pouco, nestas últimas 5 semanas as coisas têm corrido melhor do que eu esperava.

    Após o surto do Crypto que houve, deixei durante um mês a UV sempre ligada, não sei se ajudou ou não mas o crypto não voltou a atacar os peixes. Estes, sempre comeram bem, aliás, o Hepatus engordou bastante e cresceu também muito.

     

    No entanto os 2 tangs, desenvolveram HLLE, talvez por terem passado muito tempo sem comerem algas, só a simples colocação da mola para prender as algas era motivo de stress neles. Agora comem como bestas as algas, o Flavescens parece um pitbull.

     

    Aproveitando a conversa da mola, esta, na passada semana foi parar mesmo em cima da Heliofungia, ora sabendo da fragilidade principalmente da membrana que envolve o prato, temo que o coral não resista a uma lesão derivada desta situação. Vamos lá ver...

     

    A Heliofungia teve que ser mudada de local pois num belo dia decidiu "passear" pelo aquario e queimou um pouco o manto da Tridacna. Foi colocada numa zona com menos circulação e parece que "estacionou" por ali. A Tridacna está a recuperar muito bem.

     

    Entretanto entraram uma Caulastrea Furcata, uma Euphyllia Ancora e uma Nemateleotris Decora, adquiridos a um membro.

     

    Em relação aos nutrientes, para conseguir ter um pouco de fosfatos tenho que dar um cubo de comida congelada diariamente bem como um pouco de Cyclop-Eeze o que faz com que depois os nitratos fiquem na ordem dos 5 a 10ppm. O valor máximo que tive foi de 0,06 de fosfatos e 10 de nitratos. Se corto na comida os nitratos baixam para os 4ppm mas os fosfatos zeram logo. Certo é que até agora não tive grandes problemas com algas, mas temo as cyanos.

     

    E assim vai o meu aquário com cerca de 5 meses. Ficam umas fotos gerais:

     

    Geral3.jpg

     

    Geral2.jpg

     

    Geral1.jpg

     

    Abraços.

    António Durães

  3. Boas,


    Para actualizar um pouco, o aquário está dentro do que é espectável.


    Passei a fazer as TPA's quinzenalmente de 10%, tenho conseguido ter alguns fosfatos e nitratos, 0,04 de fosfatos e 4ppm de nitratos.


    Entraram apenas mais uns Zoanthus para compor uma rocha.


    O belo do Crypto é que também entrou sem eu pedir mas "The Life Goes On"... O Hepatus ficou carregadinho de pontos brancos e o Flavescens também, embora em menor quantidade...

    Para minha sorte, ou talvez não, os peixes comem como autenticas bestas, o Flavescens está com uma barrigona que até receio rebentar... Tenho dado comida carregada com alho e vitaminas, liguei a UV 24H e já noto os peixes muito mais "limpos".


    Fiz quarentena aos peixes como mandam as regras mas mesmo assim o belo do Crypto entrou, por isso deduzo que terá entrado através de um coral.


    E é assim que vai evoluindo esta minha aventura...


    Cumprimentos.

    António Durães

  4. Bom dia,


    Já passaram 3 meses após o início desta aventura e penso que as coisas estão a evoluir dentro da normalidade.


    Os parâmetros da água são os seguintes:


    PH: 8.0

    Amónia: 0ppm

    Nitritos: 0ppm

    Nitratos: 1.5 ppm

    Fosfatos: 0.04 ppm

    CA: 410

    KH: 7.1

    MG: 1380


    Entretanto entraram mais 2 companheiros para os Ocellaris, 1 Hepatus que quando comprado era mais pequeno que uma moeda de 50 cêntimos e um Flavescens também ainda pequeno. Engraçado que os dois andam sempre juntinhos e dão-se lindamente, o Hepatus parece uma cria do Flavescens e emita/copia tudo o que este faz...


    O Hepatus:


    Hepatus.jpg


    O Flavescens:


    Flavescens.jpg


    Para compor mais um pouco, entrou um frag de Zoanthus:


    Zoanthus.jpg


    Uma foto geral:


    Geral-1.jpg


    E por agora é tudo.


    Cumprimentos.

    António Durães

  5. Boas,

     

    Penso que o aquário esteja a evoluir dentro da normalidade e na passada semana entraram os primeiros peixes: 2 Amphiprion Ocellaris pequenos.

     

    Entraram também no sistema uma Heliofungia Actiniformis e uma Tridacna.

     

    Os Ocellaris assim que entraram começaram logo a "incomodar" a Heliofungia e em menos de 48 horas já a tinham adoptado como sua "casa" :bleh:

    O facto deles andaram sempre lá não irá perturbar a médio/longo prazo a Heliofungia? Não tinha conhecimento de ser uma opção para simbiose com os palhaços!

     

    Mas nem tudo são boas notícias, não é que sejam más, mas um dos Ocellaris apanhou Lymphocystis que lhe afectou uma das barbatanas :( mas como se trata de um vírus, não existe cura ou tratamento... segundo li, passa por manter uma boa higiene, qualidade da água, boa alimentação e esperar que passe! E assim está a ser, parece que a "perturbação" na barbatana está a diminuir... Entretanto foi ligada a UV para ajudar na recuperação.

    Não sei até que ponto, o facto de ter usado água da torneira na quarentena + stress do peixe terá despoletado o vírus! Desde que foi colocado no aquário tem vindo a melhorar aos poucos e come bastante bem. Espero que recupere totalmente...

     

    Por agora é tudo e ficam algumas fotos.

     

    Heliofungia Actiniformis:

     

    Heliofungia.jpg

     

    Tridacna:

     

    Tridacna.jpg

     

    Amphiprion Ocellaris:

     

    Ocellaris.jpg

     

    Cumprimentos.

    António Durães

  6. Boas ...

     

    Sim foi a conclusão que cheguei , neste momento estou a adicionar 180 ml de MG por dia , e tenho o Trace B no KH a diferença é que agora vou controlando o Iodo com o teste da redsea , e reduzi muito a dose de PIF da KZ .... de qualquer das formas , agora neste momento e uma vez que o aqua está em "recuperação e estabilização" as doses são ainda mais pequenas e parei mesmo com o PIF estando só a adicionar balling com traces e pouco mais ..

     

    Abraço ..

    Obrigado Paulo pela partilha da tua experiência, muito útil para quem utiliza Balling.

     

    1 Abraço.

    António Durães

  7. Andei a ler e ralmente a fauna marin no ultimo update ai manual do balling light ja indica para colocar o iodo junto com o magnésio ... por alguma coisa eles mudaram :lol::lol:

     

    Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

    Boas Paulo,

     

    Agora fiquei ainda mais confuso nas preparações do Balling !

     

    Segundo o que tenho lido pela net, a ideia com que fiquei foi que o trace "Trace B iodine flour complex" antigamente era adicionado à preparação do MG e que mais recentemente a Fauna Marin indica para ser adicionado à preparação do KH. Que grande confusão...! :closetema:

    Em 2009, no Reefbuilders, as indicações eram para ser adicionado ao MG.

    http://reefbuilders.com/2009/09/11/instructions-fauna-marins-light-balling-method/

     

    Oficialmente no site da FM, o manual em inglês (Version: 12.07.2011) indica para ser adicionado ao KH, no mesmo site o manual em alemão (Stand: 15.01.2013) continua a indicar a adição ao KH.

     

    Eu fiz recentemente as minhas soluções de Balling com os sais da FM e coloquei o "Trace B iodine flour complex" na solução do KH mas acho que deveremos ter em conta futuramente os consumos/necessidades das dosagens pois para quem tem de adicionar por exemplo muito KH, acaba por estar a adicionar também muito Iodo...

     

    Abraço.

    António Durães

  8. Olá António,

     

    O Hugo já se antecipou e muito bem.

     

    Também acho que está na altura dos peixes começarem a entrar, aos poucos. Começar com peixes pequenos para o ciclo continuar de uma forma progressiva, sem picos.

     

    Em relação aos sedimentos que relatas, podem ser várias coisas: sedimentos da própria areia, precipitações, bactérias em suspensão...

     

    A melhor maneira de despistar o que quer que seja é por exclusão de partes, eliminando factor a factor. Só assim é que se poderá perceber o que é, o que causa e como resolver.

     

     

    Abraço,

    André

     

    Olá André,

     

    Muito obrigado pelas dicas,

     

    Dentro de 1 ou 2 dias irão entrar os primeiros peixes, 2 Amphiprion Ocellaris pequeninos para começar, e progressivamente irei colocar mais...

     

    Em relação aos sedimentos, a água já está muito mais transparente, aquele efeito mais turvo que apresentava junto à areia já não se verifica, agora apenas noto umas partículas muito pequeninas na coluna de água que parecem partículas de pó. Não creio serem da areia pois aspirei grande parte delas para dentro de um filterbag e ao lavar o mesmo verifiquei que não era areia, agora o que se passou não sei...

     

    Tens toda a razão na forma de despiste do ocorrido, mas como posso agora saber se foi alguma precipitação que ocorreu ou bactérias em suspensão? Não sei como identificar estas situações.

     

    1 Abraço.

    António Durães

  9. Cuidado com as trocas de agua quanto mais fizeres mais limpas a agua o que no teu caso actual não é o mais adequado. Tenta subir o kh sem recorrer as tpa

     

    Hugo,

     

    Já tive em conta as tuas dicas, realizei a normal TPA semanal de 10% e estou lentamente a pingar Bicarbonato de Sódio dissolvido em água de osmose. Em quatro dias o KH subiu de 5.6 para 6.4. Já tenho as soluções do Balling (Fauna Marin) prontas mas ainda falta ligar/calibrar a doseadora, queria primeiro testar a bomba fora do aquario para perceber o seu funcionamento.

     

    Os peixes já vêm a caminho... :)

     

    Abraço.

    António Durães

  10. Olá Hugo,

     

    Muito obrigado pela tua ajuda e dicas.

     

    Vou parar com as adições da Prodibio bem como o liquido para os corais.

     

    Coloquei o liquido pois como os LPS gostam de um pouco de nutrientes e o meu sistema não os tem, pensei em compensar um pouco desta forma, e mesmo assim o escumador parece "limpar" tudo.

     

    Já me tinhas alertado em relação ao escumador, vou tratar da entrada progressiva de peixes e corrigir o KH aos poucos com as TPA's.

     

    1 Abraço e obrigado.

    António Durães

  11. Bom dia,

     

    Passadas 2 semanas o ponto de situação é o seguinte:

     

    Entrou o segundo coral, uma fávia:

     

    Favia.jpg

     

    Tenho feito TPA's de 10% todas as semanas com água salinada (osmose + TMC Pro Reef).

    As algas castanhas desapareceram completamente (vocês tinham razão...) ;)

    Apareceram novas algas, desta vez verdes, isto parece um arco iris...

     

    AlgasVerdes3.jpg

     

    AlgasVerdes2.jpg

     

    AlgasVerdes1.jpg

     

    Nota: fotos tiradas hoje de manhã apenas com iluminação natural da sala.

     

    Tudo parecia estar bem até há cerca de 3/4 dias ao chegar a casa por volta das 19:00 noto que a água fica um pouco turva na zona mais baixa junto ao areão, esta "camada" mais turva, digamos que ocupa os primeiros 20cm do aquário.

    Ao final do dia melhora bastante e no dia a seguir de manhã também aparenta aspecto límpido.

    Medi os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

     

    PH: 7.9

    Amónia: 0ppm

    Nitritos: 0ppm

    Nitratos: 1ppm

    Fosfatos: 0.00ppm

    CA: 420

    KH: 7

    MG: 1510

     

    O que depreendi disto foi que apesar de o PH não estar dentro dos parâmetros ideais, também não sofre grandes oscilações, pois varia entre 7.9 e 8.0. O KH está um pouco baixinho, mas ainda assim nada de critico. O MG é que está um pouco alto, não sei bem porquê, pois não faço qualquer adição, apenas TPA's... então associei este problema a um possível "boom" de bactérias, mas até aqui tenho cumprido com as instruções da Prodibio: 1 ampola de BioDigest por semana intercalada com uma ampola de Bioptim, ou seja, 1 BioDigest, 1 Bioptim, 1 BioDigest, 1 Bioptim...

     

    Passados mais 2 dias, confirmei que o KH estava a baixar... passando para os 6 :??

    Ontem o KH medido foi de 5.6...

    Medi hoje de manhã os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

    PH: 8.0

    Amónia: 0ppm

    Nitritos: 0ppm

    Nitratos: 0.75ppm

    Fosfatos: 0.00ppm

    CA: 410

    KH: 5.6

    MG: 1510

    O que noto na água é partículas muito pequenas, parecem até sedimentos da areia quando esta é aspirada, mas não creio que sejam, pois não toco na areia há uma semana.

    Resta referir que a única coisa que adicionei ao aquário, há cerca de 2 semanas, foi um produto da Brightwell, o Zooplanktos, para alimentar os corais, como a minha água estava sem nutrientes, os LPS começaram a perder alguma cor... adicionei 5ml na primeira vez e passados 5 dias outros 5 ml. A água do aquário nesta altura estava super transparente...

    O Link do produto: http://brightwellaquatics.com/products/zooplanktoslt.php

    Agradecia a vossa ajuda no sentido do que aconselham que faça.

    Será melhor adicionar lentamente Bicarbonato de Sódio de forma a subir o KH em 1ponto por dia até aos 8?

    Será melhor fazer uma TPA grande para equilibrar os parâmetros? Tenho já prontos 75l de água salinada.

    O que me aconselham?

    Peço desculpa pela extensão do texto mas foi para terem uma ideia da situação?

    PS. os vivos continuam os mesmos... não entrou nenhum peixe ainda!

    Cumprimentos.

    António Durães

  12. Olá António,

     

    Este projecto é simplesmente delicioso!

     

    Está tudo muito bem pensado, quer a nível de investimento, quer na simplicidade e estética do que é ter um aquário em casa e como este se enquadra na área envolvente.

     

    Para um verdadeiro aficcionado, este é, sem sombra de dúvidas, um sistema de sonho. Pequeno (do meu ponto de vista, tem dimensões óptimas mas eu sou suspeito) mas extremamente bem conseguido.

     

    A Euphyllia é muito bonita. Espero que esteja tudo a correr bem e, se por acaso não estiver, pergunta e expõe as dúvidas que é para isso que cá estamos.

     

    Vai actualizando que é sempre um prazer ver novidades. :)

     

     

    Abraço

    Olá André,

     

    Obrigado pelas tuas palavras. O teu actual projecto, bem como outros mais antigos e alguns artigos serviram de base para aprender muito...

     

    Tenho andando com imenso trabalho e infelizmente as coisas podiam estar a correr melhor em relação ao aquário...

    Aquela "regra" de não andar sempre com as mão dentro do aquário, deixa-lo evoluir e não inventar, infelizmente não resultou nestes últimos dias... ando com os problemas que passarei a descrever no post seguinte.

     

    1 abraço e obrigado.

  13. Boas,

     

    Realizada mais uma TPA semanal, as algas castanhas quase desapareceram por completo dando lugar a umas verdes muito fininhas (deverão ser filamentosas) que apareceram em alguns pontos mais altos das rochas.

     

    No passado fim de semana entraram os primeiros vivos no aquário para ajudar na limpeza:

     

    5 turbos

    1 Calcinus Elegans

    1 Lysmata Debelius

     

    Coloquei também o primeiro coral no sistema:

     

    Euphyllia Glabrescens:

    EuphylliaGlabrescens1.jpg

     

    E agora relato uma situação que muitos deverão gozar comigo, mas no momento parece que bloqueamos e para o raciocínio...

    O meu Lysmata, ao fim de 24 horas decidiu trocar a casca, mas eu, anjinho, não fazia ideia que esta troca englobava o corpo completo (casca, patas, antenas...) e descobri esta troca precisamente no momento que estava com uma pequena tunze a "assoprar" por cima das rochas antes de fazer a TPA. Tinha tido o cuidado de ver onde o Lysmata estava, e confirmei que continuava no seu "buraquinho" de sempre e a dado momento reparo no corpo dele a flutuar pelo aquario... pensei, matei o coitado :(( Desliguei logo a bomba e disse para a mulher, já matei o camarão! Ela tirou o que supostamente tinha sobrado, que era tudo mas faltava o corpo... pensámos que estaria todo retalhado algures... fomos procurar para não deixar apodrecer e de repente ela diz que tinha descoberto o resto do camarão. Com a pinça ao tentar pegar nele o sacana sai disparado da rocha como que a dizer "calma, estou aqui..." :)) Olhei para a minha mulher e começámos a rir =)) Sacana, fez-nos a praxe...

     

    Desculpem este aparte mas a quem como eu, tenrinho nestas andanças, acontecer algo do género, já não são surpreendidos como nós fomos.

     

    Cumprimentos.

    António Durães

  14. Boas,

    Gostava que me tirassem umas dúvidas por favor:

    As algas acastanhadas que apareceram nas rochas adquiriram umas bolhas de ar que se vão desprendendo com a circulação.
    Estas bolhas circulam pela coluna de água mas muitas delas não atingem a superfície. As algas mantêm o mesmo tom acastanhado e parecem sair com bastante facilidade pois toquei com um raspador nelas e soltaram-se logo.

    As fotos:

     

    Algas2.jpg

     

    Algas1.jpg

     

    Algas3.jpg

     

     

    Serão diatomáceas e estas bolhas são o resultado da fotossíntese?
    Já li muito na net e uns dizem ser dinoflagelados, outros dizem ser diatomáceas e há ainda quem diga tratar-se de cyanos. O que acham?

    Fiz a ultima TPA no passado Sábado, trocando 10% da água e aspirei a sump.

    Os valores de nitratos e fosfatos foram medidos à pouco e são os seguintes:

    Nitratos: 1.5ppm
    Fosfatos: 0.00ppm

    Tenho neste momento 7 horas de luz e a Vortech no mode Reef Crest a 90%.

    O areão nunca apresentou sinais de algas e aparentemente a circulação abrange todo o aquário pois de 2 em 2 dias tenho que "retocar" a areia que sai do lugar.

    Nota: peço desculpa mas se não conseguirem perceber bem as minhas fotos, o que tenho é muito parecido a estas fotos do seguinte link:

    http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1656079

     

    Obrigado.
    António Durães

  15. Olá,

     

    Gosto do teu layout, verifica se permite uma boa circulação.

     

    Penso que a espuma deveria chegar ao cone. Tens mantido o mesmo nível de água na sump?

     

    Cumprimentos.

    António Durães

  16. Boas,

     

    Passadas praticamente 4 semanas após a montagem, já apareceram as primeiras algas, penso que sejam diatomáceas.

     

    Alguma informação do que tenho feito:

     

    Tenho feito TPAs semanalmente de 10% com água salinada. As primeiras 2 semanas não liguei a iluminação, está actualmente com 6 horas diárias a 30%. Utilizo desde o primeiro dia carvão activado num saquinho dentro do filterbag na queda da água.

     

    Neste momento os parâmetros da água são os seguintes:

     

    Temp: 27.1

    Densidade: 1024

    PH: 7.9

    Amónia: 0ppm

    Nitritos: 0ppm

    Nitratos: 2ppm

    Fosfatos: 0.12ppm

    CA: 430

    KH: 9.4

    MG: 1360

     

    Agora as minhas dúvidas:

     

    1- Estas algas acastanhadas que apareceram um pouco por toda a rocha serão mesmo diatomáceas? No areão (ainda) não apareceu nada!

    2- Caso sejam diatomáceas, uma das fontes para o seu aparecimento é a presença de Silicatos na água, correcto? Se apenas uso água de osmose a única forma que vejo de ter introduzido alguns silicatos será através dos filterbags que são lavados com água corrente. Quem usa, passa por água de osmose antes de introduzirem no aquário?

    3- Acham que devo tomar alguma medida para controlar estas algas, por exemplo escovar a rocha ou reduzir o período de iluminação, ou simplesmente deixar evoluir até que estas despareçam dando lugar às algas verdes?

    4- Justifica-se a introdução da “equipa de limpeza”?

     

    Agora as fotos para que me possam ajudar:

     

    Geral:

     

    Diatoms1.jpg

     

    Algas:

     

    Diatoms4.jpg

     

    Diatoms3.jpg

     

    Diatoms2.jpg

     

    P.S. Desculpem a qualidade das fotos mas é mesmo difícil fotografar o aquário.

     

    Obrigado.

    Cumprimentos.

    António Durães