Bom dia pessoal !
Tenho um aquário de 200 litros brutos com demissões 100x40x50 e pretendo fazer dele um plantado e a minha maior dúvida seria. Qual filtro utilizar?, Qual o volume em L/H?
Pesquisando, pude verificar que a vazão tem que ser calculado em 5 a 10 vezes o volume bruto do aquário para filtros Power Filters, pois o volume do material filtrante é bem reduzido.
Pergunta
1- Será que o filtro canister tem que ser calculado da mesma forma com 5 a 10 vezes o valor bruto do aquário?
Sendo que os fabricantes informam:
Canister Eheim Ecco Confort 2236 com vazão de 600l/h.(p/ plantados até 350L)
Eheim Canister Classic 2213 -Vazão de 440l/h (Aquários até 250 Lts)
Eheim Canister Classic 2215 - Vazão de 620l/h.(Aquários até 350 Lts) Fluval 305- Vazão de 1000 l/h (Ideal para aquários com até 300 litros)
2- Eu queria utilizar somente um filtro, então qual destas opções seria o recomendado e se tiverem experiências seria de ótima ajuda.
3- Já li muitos artigos de outros filtros canister como : Jebo , Atman .
Será que vale apena adquirir? Pois já ouvi relatos que os mesmos fazem um trabalho tão bom quanto os lideres do mercado e possui um preço menor? Se for a mesma coisa . Será que não sai quase o mesmo preço de um Eheim pois sua manutenção (troca de peças deve ser com uma maior freqüência?