fabianomoser

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por fabianomoser

  1. Sem dúvida as melhores fotos de peixes que já vi na vida! Certamente que tens ai uma lente toda xpto macro f/2.8 ou isso... Muito bom! Cumps Fabiano Moser.
  2. Boas, Fiz TPA porque como a rocha que meti lá era "morta" libertou muito NITRITOS. Adicionei 3Kg de rocha viva para ajudar na colonização e maturação, mas de inicio não quero por muito mais rochas, pois sei que com os corais os espaços vão sendo sempre menores, e prefiro ter mais espaço para os peixes. Como o Nitrito não me agradou muito e para mim fazer TPA ao pé da praia não é complicado pensei que retirar a água com nitrito seria melhor do que deixar os valores subirem ainda mais. Quanto a água da Fonte da Telha as medições que fiz deram bons resultados, (PH, Cálcio, Dureza, Nitritos 0, Nitratos 0, Salinidade 1026) mas é verdade que não medi outros parâmetros. Vamos ver o que acontece daqui umas semanas. Aproveitando: Que acham deste filtro de Osmose? AQUILI CLASSIC NPS Abraço, Fabiano
  3. fabianomoser

    ReefMoser

    Boas pessoal, Não basta ser aquariofilista, têm de partilhar! Este post servirá para ajudar os colegas a resolver dúvidas, dar-lhes idéias, evitar ERROS já cometidos por nós, e também para apreendermos uns com os outros. Os fóruns hoje em dia são a melhor fonte de informação para os aquiariofilistas e a ferramenta mais poderosa. Certamente nossos aquários não seriam os mesmos sem a informação obtida nos fóruns! Setup: Aquário: 120x55x60 LxAxP 396lt Sump: 60x26x50 78Lt TOTAL 474Litros Escumador: Deltec AP600 Retorno: Sicce 3.0 Circulação: 2x SunSun 6000 Iluminação: 1 Calha 4x39W T5 10.000K 1 Calha 2x40W T8 14.000K 2 AquaRay LED 50.000K Substrato: Areia de Aragonite fina (+/- 40Kg) 5-6cm Rochas: 3Kg Rocha viva, Restante +/-30kg Rochas Mortas Água: Made in Fonte da Telha Reposição: Aquili Classic NPS 4 Estágios (190lt/dia) Data da montagem: 11 de março de 2011 Agora a experiência... O móvel: 1º Setup de Rochas Tentei colocar as actínicas LED nas traves de segurança, mas tive o efeito "sombra" devido ao baixo ângulo de radiação das calhas LED +/- 30º Acabei por construir um suporte de modo a fixá-las mais abaixo das calhas T5 e T8. Agora uma geral com o layout quase concluído, mas só 1 actínica instalada Agora sim com luzes todas acesas... Rocha viva (com a ponta roxa)... Os peixes hão de gostar destas passagens, fiz pensando neles! Mais um grande obstáculo para os peixinhos passearem, chamo de Viaduto do Seixal! Um close up da vista lateral esquerda... Uma geral: Com o passar do tempo vou postando mais fotos. A minha experiência de 3 anos com aquário de água salgada me diz que os peixes vivem mais felizes se o layout oferecer alguns desafios, acho igualmente importante criarmos alguns obstáculos para que os peixes possam divertir-se naquele que será seu novo lar. Depois de uma vez ver um Hepatus (Blue Tang) a nadar de lado 45º +/- pra passar dentre umas rochas num aquário de um lojista decidi que queria ver aquilo todos os dias na minha casa! Agora começa o Pesadelo das TPA´s!!! 11 dias de aqua montado e fiz 1 TPA de 90litros com água da TELHA! (Fonte da Telha). Agora é esperar virem as algas! Todos os parâmetros estão normais, menos o NITRITO que ainda está alto (deve ser das rochas mortas?) já não lembro o valor do teste mas com o tempo espero ir ao sítio...TPAs...TPAs... Comentários são bem vindos, eu faço pouco nos dos outros mas leio todos!!!! afinal os iniciados estão mais bem servidos com o pessoal que a mais tempo possui seus sistemas em equilibrio. At, Fabiano.