david13rafael

Membro
  • #Conteúdo

    34
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por david13rafael

  1. As vezes o forum parece-se com os hospitais, montes de pessoas "visualizações" e poucas consultas "respostas" ;)

    1. Joel Bonifácio
    2. alcaide

      alcaide

      Se calhar as coisas estão respondidas noutro sítio e as pessoas não se dão ao trabalho de procurar...

       

    3. Quo

      Quo

      david há pouca gente com reefs e para pessoas de água doce, e muitas aqui ainda vivem de mitos em relação à agua doce por desconhecimento, a água salgada é um grande mistério... as pessoas vao ver por curiosidade. Também é cultura do forum, o peep-show.

  2. Boas pessoal! Não tenho postado fotos pois quero "encher" mais um pouco o reef! De momento a minha lista de corais é a seguinte: Trachyphyllia Acropora Euphyllia paranchora Zoanthus super color green Xenias Ricordea Montipora capricornis Hydnophora Verde Flurescente. Zoanthos extream Pink Zoanthos superman Como referi anteriormente tenho apenas adiconado o 3 em 1 da red sea e começei tambem a adicionar semana sim semana não o all in one da salifert, no entanto tenho uma duvida os corais duros começam a ficar brancos do genero a ver-se o esqueleto do coral, os parametros da agua estão na normalidade que poderá ser? Crescimento? Algum pico de calcio?
  3. david13rafael

    Kitura

    Boas, eu tambem começei a bem pouco tempo nos salgados. Não tenho muita experiência mas pelo que vejo tens aí um bom aquario, mas podias tornar-lo bem melhor e mais agradavel a vista. Se o furases e fizesses uma coluna seca com sump por baixo, assim tinhas o escumador dentro da sump e os termoestatos e tornavas o aquario mais "simples" pois não tinhas esses equipamentos ca fora, alem disso deixavas de ter a necessidade do filtro externo e com uma boa bomba de retorno da sump aumentavas a circulação. acho que a longo prazo verás que é o mais indicado. O escumador parece estar a trabalhar bem para o principio, embora tambem a logo prazo não seja o mais aconselhavel tens mais membros do forum que de certeza te dirão o mesmo. Quanto ao resto dos valores parecem estar na normalidade como é o começo. Qual foi o sal que usaste? Vai vendo mais montagens do pessoal e tira umas ideias.
  4. Boas pessoal! Mudei um pouco o layout para deixar mais algum espaço livre,aguardo a vossa opinião. Tenho estado a adicionar de duas em duas semanas o 3 em 1 da red sea, para os dois corais duros que tenho, e neste pouco tempo notei diferença, para o final desta semana coloco fotos com mais alguns corais e zoanthus comprados a membros do forum.
  5. Boas! Obrigado pelos comentários, começava a pensar que ao fim de tanto tempo sem ninguem dizer nada que não estaria grande coisa , ja me esclareceram algumas duvidas. A coluna seca realmente poderia ter sido melhor aproveitada mas na altura devo dizer que não tinha muitos conhecimentos como o deveria fazer e foi me aconselhado desta maneira foi feito por medida e a sump tambem, acho que só se ve a coluna na primeira foto em que ele está vazio, em relação á largura são só 40cm porque é a largura da secretária onde ele está, por mim tinha feito com 50cm ou talvez 60cm e tinha ampliado muito mais o layout, como é para ficar no meu quarto não me quiz arriscar muito. Quanto a iluminação obrigado pelo conselho, ja me tinha apercebido disso esta calha foi reutilizada do meu primeiro projecto de salgado que na altura era de 100cm so que claro quis expandir so o tive 3 semanas, e ela acabou por ficar. Provavelmente será a minha próxima compra, o escumador talvez o mude neste verão por agora como quero ir devagar para o sistema establizar vais se aguentando, estava pensar num bubble magus nac7 ou no nac66c, ainda há o ATI powercone 250 que me fascina bastante mas teria que pensar ainda melhor o preço tambem é diferente. Este mes vou começar a colocar os primeiros corais ja está a trabalhar a 2 meses assim so com rocha. Quanto a rocha vou tentar criar mais espaços vazios e usar apenas as maiores, tentei por assim para seguir mais ou menos o exemplo do membro vodka7 gostei bastante da montagem dele. Obrigado Pedro´s pela ajuda,tenho a certeza que terei mais duvidas
  6. Boas pessoal! Então ninguem diz nada???
  7. Boas pessoal! Após me ter dedicado a plantados amazónicos, e posteriormente a ciclideos africanos os quais ainda hoje continuo, decidi envergar por esta area tão conhecida e por mim classificada como "topo da aquariofilia". Julgo que a maior parte dos presentes aquariofilistas de agua salgada terão no entanto começado pela doce, mas o tal bixinho da evolução e constante mudança na tentativa de melhorar acaba por nos involuntariamente empurrar a este patamar do hobbie. Começei esta construção com alguns materiais que ja dispunha de outros aquarios. Sendo assim deixo aqui a descrição do meu projecto que ja se encontra em fase de ciclagem da agua a cerca de um mês e meio. Aquario: 120x40x55 com coluna seca o que lhe confere de comprimento total 135cm Sump: 80x40x35 com duas divisórias Iluminação: calha de 1m com 4x39w t5 2 de espectro branco e 2 de espectro azul marinho não sei se posteriormente será suficiente Escumador: Red sea Berlin x2 Turbo Aquecimento: 2 termoestatos eheim jager um de 150w e outro de 200w Bombas de circulação: 1 susun jvp101 3000lt/h e 1 wave marea 2300lt/H mais o retorno da bomba da sump que aproveito para fazer circulação Bomba de retorno: bomba jebo 2500lt/H Neste momento o aquario encontra-se com cerca de 15kg de rocha viva com bastante coralina penso em comprar mais uns 20kg, e ja 3 corais que foram oferecidos de momento não sei o nome mas assim que puser fotos dentro de uns dias ja os publico. Aguardo comentários Obrigado;) A chegada... Apenas com 10Kg de rocha viva... Com 30kg de rocha viva Com 45Kg de rocha viva
  8. Boas! É a primeira vez que faço perguntas num forum e provavelmente irei parecer ignorante, mas eis o que se passa. Pratico aquariofilia a cerca de 6 anos,ja tive plantados amazonicos e de momento tenho um aquario Malawi 500lt e um Tanganica de 200lt, recentemente surgiu a ideia de tentar por em pratica o meu primeiro projecto de agua salgada tropical. Tenho um aquario que usava para ciclideos com 100cm, com filtro externo, calha de iluminação, bombas de ar e de circulação, a minha questão principal seria que equipamentos comprar para passar para agua salgada e como o fazer pois há quem diga que só perciso de um sump, outros um skimer e claro os logistas que necessito de varias coisas mais, na realidade não sei bem qual a funcionalidade destes equipamentos e qual seria o mais adequado, se pudessem tambem dar uma ajuda quanto ao genero de substracto a comprar, e como ele tem apenas 100cm mais ou menos a quantidade de rocha viva pois queria por alguma variedade de corais e como controlar a salinidade enfim uma descrição do que fariam se fossem eu . Obrigado.