hlaranjo

Membro
  • #Conteúdo

    49
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por hlaranjo

  1. Num aquario com essas dimensões tens de pensar que terás de escolher, ou poucos peixes de dimensões medias/grandes e alguns peixes mais pequenos.

     

    Tendo em conta que tens preferencia por ciclideos...e que estás a começar agora...e deverás querer peixes de facil manutenção....e que não sejam muito agressivos uns com os outros...o que se pode tornar um pesadelo para um iniciado quando se iniciam nos ciclideos...especialmente os Africanos.

     

    Com esse tamanho de aquario....eu honestamente aconselharia os ciclideos Americanos mais pequenos:

     

    Ramirezis

     

    Podem ser algo sensiveis á qualidade da agua mas nada de preocupante se mantiveres uma população equilibrada e uma boa filtragem no aquario, e claro tendo o cuidao de fazer umas mudanças parciais de agua periodicamente.

     

    Penso que seja uma escolha divertida pois é um peixe bastante bonito e que não cresce tanto como a maioria dos ciclideos...

     

    Desaconselho vivamente para um iniciado apenas com um aquario...ciclideos africanos....e não te tentes com os Oscars...pois alem de crescerem imenso são extremamente agressivos....nem com os lindissimo Discos...pois exigem algumas atenções especiais e cuidados que nem sempre estão ao alcande de um iniciado.

     

    Os escalares....se gostas deles....num aquario com 70 litros tb podes ter..não será o ideal mas se não abusares do numero de exemplares não dever ter problemas de maior....eu sugeria 4....pequenos....e depois vias como as coisas se desenvolviam entre eles...mas...mal um faça casal...vais ter batatada na certa..e os escalares quando formam casal são mt agressivos para os restantes escalares....

     

    Quanto á filtragem...para começares aconselho um filtro Externo e um interno...no mercado encontras mt variedade de material para todos os gostos e preços...tudo depende das tuas escolhas...

     

    Espero ter ajudado...

  2. Deve ser um Labeo....se era todo preto....mas realmente convem dizeres que peixe é esse teu tubarão...

     

    Caso seja um Labeo...a mudança de cor nem sempre pode ser sinal de doença....pode ser stress...ou qualquer outro motivo..mas seria porreiro meteres uma foto do peixe para a malta ver..se te consegue ajudar...

     

     

    Boa Sorte...

  3. Amigos.....ando na aquariofilia ha varios anos...e não foi nem uma nem duas vezes que ouvi falar em plecos que se tornaram carnivoros...e que atacavam outros peixes....especialmente se tiverem fome e se tiverem provado "carne" de outros peixes...

     

    Recordo-me de ver um plecostumos agarrar um disco com a ventosa e deixar um enorme buraco no mesmo...e depois...estando o Disco fraco andava atraz dele a ver se o limpava.....!!!

     

    Os peixes são animais que por vezes têm comportamentos estranhos quando inseridos em meios mt diferentes do seus meios naturais....!!!

  4. Atenção que os 4 Tetras Serpae que tens podem andar a fazer raids nocturnos aos cardinais...matando os peixes ou deixando-os mt feridos e depois são comidos pelos peixes de fundo maiores.....e no caso dos Plecos...qd provam peixe....podem ter tendencia para começarem a gostar...e....tens o caldo entornado....!!!

     

    Eu pessoalmente desconfiaria dos Serpae ou mesmo das Viuvas...os Tetras têm comportamentos mt estranhos e agressivos em aquario pequenos mt populados....

  5. Peço desculpas...mas consideras o Tetra Serpae um peixo pacifico...é um pouco estranho....o tetra Serpae ou barbo rosado, como a maioria dos barbos é agressivo e tende a aniquilar outras especies de tamanho mais reduzido, especialmente guppies...neons...e outros....

     

    Se possivel...vai a loja e tenta trocar esse Serpae por mais uma femea guppie... biggrin.png' alt=':biggn:'>

  6. Peço desculpas por discordar...mas as Viuvas podem ser agressivas...alias não é pouco frequente terem comportamentos similares aos Barbos Tetrazona no que toca a atacarem outros peixes.

     

    São peixes de Cardume que têm tendencia a crescer bastante bem e quando têm um tamanho razoavel são territoriais...alias como a maioria dos Tetras...e tendem a atacar peixes mais pequenos....!!!

     

    Alias...até estranho ninguem ter comentado essa ideia de que as Viuvas são pacificas....!!!

  7. Boas,

     

    eu não tenho nenhuma ideia, apenas achei interessante a ideia do sal, e como tenho um escalar com uma ferida identica perguntei, podes ve-lo neste post.

     

    o sal não afecta os restantes peixes?

     

    abc

    JJ

     

     

    Jorge, eu tenho usado sal sem problemas com peixes de todos os generos no aquario...no entanto é preciso ter algum cuidado com a proporçao a meter...

     

    Ha pouco tempo um escalar meu que se meteu á porrada com outros dois que fizeram casal...deu tantas voltas que acabou entalado entre o termostato e o vidro do aquario e ficou com uma queimadura pessima no dorso...mesmo...sem pele....peguei nele...meti-o numa maternidade dentro do aquario e dei-lhe banhos de agua com sal durante certa de 3 dias....e....o peixe cicatrizou....e voltou para o aquario....com uma marca que acabou por disfarçar com o crescimento...

     

    O meu irmao que é um aquariofilista mt experiente...prefere tirar o peixe do aquario e aplicar betadine...eu pessoalmente....faz-me confusao tirar o bicho da agua e meter qq produto nele....!!!

     

    O Sal é usado desde a antiguidade para desinfectar e ajudar a fechar feridas....pode claro doer um pouco ao peixe....mas...mt melhor que morrer com uma infeçao...provocada por uma ferida aberta....!!!

     

    O sal que falo...é sal Grosso....dissolvido em agua....!!!

     

    Nunca tive qq problema com aplicações de SAL.....mas tb sempre tive aquarios de grandes/medias dimensoes...que minimizam o risco de sobredosagem do produto

  8. Comentarios parvos:

     

    "Epah...isto não é um aquario...é uma banheira"

     

    "Aquele peixe na grelha já dava uma jantarada"

     

    e o pior de todos....!!!!

     

    "Epah...pq não matas estas porcarias e metes um reptil no aquario?"

     

     

    Abraços...

  9. Boas,

     

    hlaranjo, para que serve o sal neste caso?

     

    abc

    JJ

     

     

    Pelas fotos não me parece ser fungo e sim uma ferida..provavelmente um entalanço no termostato..e o sal ajuda a impedir que apareça infecção na zona ferida.....em vez de tirar o peixe do aquario e passar um pouco de betadine...algo que por vezes é complicado para as pessoas....!!!

     

    Jorge que sugeres que se faça?

     

    abraço

  10. um betta nesse aqua esqueçe alem de nao comer isso se juntares outro escalar havia molho

     

     

    Já não tenho escalares e duvido que volte a ter em breve...foi uma grande tristeza a perda de dois escalares ja com alguns anos de casa em menos de 2 anos...quando tenho uma taxa de doenças e mortes quase nula ao longo da minha experiencia como aquariofilista.

     

    Comprei um beta...lindo...bi-color....e ele está mt divertido a comer os bicharocos dos vidros....espero que sobreviva...e que se torne o novo pioneiro deste aquario que agora pretendo povoar com outro tipo de peixes.....

     

    A proposito..ja tive escalares com um beta e não tive bulhas...apenas tive problemas com os betas e guppies...isso sim....era o delirio...todos os dias uma femea guppy....morta....ao estilo Beta..... :lol:

     

    Quanto ao tratamento...com flagyl parece ter diminuido a infestação...e vou agora mesmo fazer mais uma TPA e sinfonagem suave....

     

    Obrigado a todos,

  11. olá,atençao que o farmaco "flagil" pode perder propriedades ao ser colocado em agua quente,basta colocar em agua tépida ou mesmo fria durante 10 a quinze minutos.

     

     

    Obrigado pela dica amigo...nunca pensei que tal pudesse acontecer...mas tem a sua logica..pois se é usado para uso humano deve ter uma tolerancia não superior a 38º/40º.

     

    No entanto uso agua morna e um shaker :lol:

     

    Obrigado mais uma vez....e um abraço...

  12. Penso que possas experimentar um medicamento que costuma ter bastante resultado em Ciclideos..

     

    Hexamita da eSHa

     

    No entanto e sem querer de forma alguma te retirar as esperanças...se o teu escalar já está em estado tão avançado dificilmente sobreviverá....no entanto tenta....quem sabe....na aquariofilia já vi acontecer coisas verdadeiramente espantosas....!!!

     

     

    Um abraço e boa sorte

  13. Cara Isabel,

     

    As opiniões acerca do melhor modo de tratamento são diversas...eu vou dizer-te o que fazia e depois logo verificas se achas bem...OK?

     

    Tendo em conta que quando um peixe infestado com parasitas internos morre, esses mesmos parasitas têm tendencia de abandonar o seu hospedeiro e procurar outro no meio aquatico onde estão, penso que seja mais seguro fazeres o tratamento com flagyl ao aquario todo e aproveitando juntando os peixes que co-habitaram no momento da infestação.

     

    Se comprares o Flagy 250 penso que a quantidade aconselhavel seja de 1 comprimido por cada 30 litros, eu usei essa proporçao e não tive qq tipo de problemas mas se tiveres receio e tendo em conta que já estamos perante um processo de prevenção e não de cura...podes meter um comprimido a menos do que os calculos te dão para o teu aquario.

     

    Aconselho que faças mudanças parciais de agua de pelos menos 2 em 2 dias e que repitas o tratamento....

     

    O Flagyl é inofensivo para as bacterias noçivas dos filtros, não te ataca as plantas e não terá grandes efeitos secundários a não ser que possuas invertebrados...nesse caso aconselho alguma precaução.

     

    Quanto á Artemia....mal não faz...mas tambem não vejo grande mais valia neste momento....é uma questão de gosto teu....!!!

     

    Espero ter ajudado....Boa Sorte para os teus peixes...!!!

  14. Olá , só para teres uma ideia do que é e como te apareceram lê este link http://badmanstropicalfish.com/articles/article1.html , desculpa de ser em inglês mas como disse o JM , tpás , aspira o fundo mais vezes e esqueçe os bichinhos são inofensivos , apenas existem , só se vêem quando á materia organica em excesso em decomposição no aqua e eles proliferam para fora do substrato , considera-os como minhocas aquáticas :) ... um abraço.

     

    Jose Palma

     

     

    Obrigado pela melhor resposta que encontro neste forum...após 2horas e meia de pesquisa...sobre este tema...mt obrigado....

  15. Boas eu estou a dar flagyl aos meus peixes porque estão 2 escalares com a doença dos buracos. mas parece que não me dissoleve bem e tenho o aqua a 28ºc.

    Ajuda

     

     

    eu faço assim...encho um copo com agua da torneira mt quente...mm mt quente..e meto lá os comprimidos por cerca de 20 minutos..depois mexo com uma colher e costumam estar totalmente dissolvidos e prontos para aplicar na agua.... :)

  16. Ando com o mesmo problema que tu...pois as que conhecia em Cascais...fecharam ou então nem vale a pena lá ir.....

     

    No entanto tens....

     

    Na Beloura, na zona industrial uma pet shop bastante grande que costuma ter peixes e material no entanto de momento está sem peixes....

     

    Tens igualmente na no Cascais Shopping uma loja...mas não recomendo...os peixes estão sempre em pessimas condições.....

     

    De resto tudo o que havia fechou......sinais da crise?....talvez.....!!!!

  17. Apenas consegues ver esses sintomas no peixe?

     

    È que um buraco na cabeça pode ser sintoma de uma doença mt comum entre os ciclideos.....HEXAMITA......mas sendo um Molly seria mais cauteloso verificar os sintomas antes de iniciar a medicamentação...

     

    Lê isto e vê se encontras alguma logica que te permita fazer um diagnostico ao peixe....

     

    http://www.aquaticcommunity.com/disease/hexamita.php

     

     

    Caso encontres varios pontos em comum com a sintomatologia desta doença...podes usar um medicamento comprado em farmacias "Flagyl" numa proporçao de 1 comprimido para cada 30 litros de agua...dissovidos em agua quente antes de meter dentro do aquario...

     

     

    Boa Sorte...