Para a criação de artemia em quantidades para alimento dos v/ peixes aconselho primeiro a aquisição de cistos com elevada percentagem de eclosão(90 a 95%. Os nauplios obtidos ao fim de 24h, pode ser obtida em pequenas garrafas de sumo investidas invertidas com arejamento pelo fundo (tampa). Aqui a salinidade não é importante, no entanto, para alem da temperatura, cerca de 28 ºc , devem considerar a utilização de luz para aumentar a percentagem de eclosão de nauplios. Uso as garrafas invertidas numa especie de banho maria num aquario feito para esse proposito.
Apos a eclosão dos nauplios e desligado o arejamento, +/- 10min , recolho pos nauplios mais saudaveis, aqueles que nadam (?) a meia agua, que são transferidos depois de passados por agua corrente para lavagem ( uso um filtro de café), para um aquario , com cerca de 20 L, com arejamento mantendo a mesma temperatura. Aqui uso agua do mar e aqui sim a salinidade é muito importante. Uma elevada salinidade retarda o crescimento e as femeas reproduzem-se por partenogenese, produzem cistos, quando a uma baixa salinidade abaixo de 1020 se tornam viviparas.
Como alimento durante os dias seguintes uso uma emulsão de spirulina, ter em atenção a densidade de povoamento, até atingirem a maturidade, cerca de 14 dias apos eclosão. Se possivel o uso de varios pequenos aquarios com artemia em diversos estados de desenvolvimento será o melhor pois poderão ter uma fonte de alimento inesgotavel.
Um pequeno pormenor, a artemia mais saudavel e para melhor alimento, não é a mais vermelha, pois esta cor é sinonimo de falta de oxigeno na agua, mas de uma cor castanha acinzentada.
Espero ter ajudado
cumps