Rui Feliciano

.Membro Ausente
  • Content Count

    311
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Rui Feliciano


  1. Viva André,

     

    Adorei saber que estavas de novo aqui por estes lados com uma nova montagem contribuindo assim para o meu interesse em regressar a estes foruns para aprender com o que vais partilhando!

     

    E, sem surpresas, que belo cubo! Para não sair do registo a que já nos habituaste no passado, adorei o layout, parece que não sabes fazer layouts feios! :)

    Como é que organizaste as rochas? Estão simplesmente encaixadas ou estão unidas de alguma forma?

     

    Gostei imenso também da tua selecção de corais...de vez em quando deve-se partir alguma coisita, quando estás a fazer a manutenção, não? :P

     

    Vou sem dúvida seguir a evolução!

     

    Abraço!


  2. Variações de Kh podem ocasionar branqueamentos a partir da base mas, geralmente, são acompanhadas de mal estar geral do coral e isso incluí retracção dos pólipos daí te ter perguntado como estava a extensão dos mesmos.

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  3. A acropora que apresenta a recessão de tecido na base tem crescido ao mesmo tempo que tem essa recessão? Ou crescia bem até começar a recessão?

    Os pólipos apresentam uma boa extensão ou estão retraídos?

     

    Abraços,

    Rui Feliciano


  4. Todos os vídeos ou fotos que se possam ver apenas transmitem uma pequena fracção da sensação deslumbrante que é ver aqueles plasmas a iluminar o aquário!

    Depois de ver aquilo a funcionar fiquei com vontade de:

     

    - pegar na calha que construí e mandá-la para o lixo e;

    - vender um rim para comprar plasmas :roflroll2:

     

    Obrigado Machado pela oportunidade e um grande bem haja por insistires :laugh:

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  5. Ooopss, já aqui não vinha há uns bons meses!

     

    André, sorry apenas agora vi que aqui tinhas colocado uma mensagem já há longas semanas :(

    Estou de férias neste momento, se daqui a uns dias, quando regressar, houver alguma coisa que mereça a pena ser fotografado coloco aqui uma geral actualizada.

     

    Ricardo.Simoes, obrigado.

     

     

    Conforme estava planeado, entre o primeiro e o segundo ano de existência do aquario queria promover a estabilidade. E é isso mesmo que tem acontecido, não houve qualquer entrada de peixes ou corais desde a ultima actualização. Houve saídas (a salária revelou-se uma má escolha pois com a areia que tenho a coluna de água era uma tempestade de areia permanente) e houve baixas (um dos dois chromis resistentes do cardume inicial de 11 e o rostratus que se aguentou 8 meses).

    A "estabilidade" do aquário não tem corrido como eu a imaginei totalmente por minha culpa. Desde deixar acabar algum dos componentes do balling (com as flutuações a nível de kH, principalmente, que isso acarreta e as suas graves consequências) até não ter até hoje, mais de 6 meses após a descoberta de planárias no aquário, feito uma luta de forma sistemática às mesmas impedindo-as de destruir lentamente os 5 corais que elas ocuparam.

     

    Daqui a uns dias vou tentar colocar uma geral se a coisa não estiver muito berinha.

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  6. Apogon parvulus, se não estou em erro, um dos meus peixes preferidos para formar cardume após gorar-se a hipotese chromis. Onde os adquiriste André?

     

    Abraço

    Rui Feliciano

     

     

    Andre,

     

    Grande recuperação essa valida, vamos ver como ela vai crescer,da gosto ver coral com essa qualidade.

     

    Olha la, que peixes são esse com uma pinta vermelha na cauda??

     

    abraço


  7. Olá André,

     

     

    Fico contente de ver que o aqua está de novo no bom caminho. Fantástica selecção de vivos, como sempre, aliada ao bom gosto no seu posicionamento no layout.

     

    Reparei que te estás a desfazer do aqua mais pequeno que, se não me engano, estaria destinado a quarentenas. Significa que vais abandonar esse procedimento? Ou nem sequer o iniciaste?

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  8. Olá,

     

    mais umas fotos tiradas hoje.

     

    Contra-luz (num dos extremos do aquário existe uma janela)

    DSC_5303.jpg

     

    DSC_5302.jpg

     

    DSC_5299.jpg

     

    DSC_5297.jpg

     

     

    Actínicas

    DSC_5310.jpg

     

    DSC_5306.jpg

     

     

    Normais

    DSC_5336.jpg

     

    DSC_5333.jpg

     

    DSC_5332.jpg

     

     

    Nova entrada

    DSC_5331.jpg

     

    DSC_5339.jpg

     

     

    Abraços,

    Rui Feliciano


  9. Olá,

     

    Verissimo, obrigado!

     

     

    Jorge Gonçalves, obrigado! :)

    A frase que usei para descrever o balling é susceptivel de causar erros de interpretação, vou editá-la. Continuo a usar os sais "baratuchos" que mando vir da Alemanha. Adicionalmente, em paralelo com o começar a usar iluminação T5 em meados de Dezembro, comecei a adicionar-lhes os productos Ultra Trace B da Fauna Marim, Iodo, Estrôncio (ambos já adicionava de forma manual) e metais pesados. A dosagem destes elementos passou a ser efectuada de forma automática através das bombas doseadoras ao invés de manual como fazia usando productos de outra marca.

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  10. Olá,

     

    André Silvestre, obrigado! Infelizmente os AEFW vieram em bando...fiz-lhes um tratamento há coisa de uns dois meses (?) e a coisa aparentemente ficou controlada mas há cerca de 10 dias dei por sinais de mordeduras em alguns corais novamente de modo que repeti o tratamento. Se os detectar novamente desta vez faço o tratamento de forma sistemática cada 8-10 dias durante mês ou mês e meio.

     

     

    Pedro Ferrer, como já deves ter adivinhado por esta altura, o teu palpite foi certeiro, aquele tubo é memso para tirar as tais fotos "aéreas".

     

     

    plisboa, obrigado pelas simpáticas palavras, é sempre agradável lê-las visto que partilhar a informação de forma estruturada e continuada DÁ trabalho e não é pouco!

     

     

    Aqui por estes lados as coisas andam calminhas conforme estava planeado entre o primeiro e o segundo ano de vida do aquário. As entradas foram poucas e apenas de corais bem como houve mudança de local de alguns já existentes. A nível de perdas há a lamentar a perda do mandarim visto a este nunca se ter adaptado a qualquer tipo de comida que lhe disponibilizei, chegando a mantê-lo isolado e com todo o tipo de comida a bater-lhe (literalmente!) na boca sem que ele esboçasse qualquer intenção de a ingerir. E com esta segunda perda de um mandarim (o primeiro saltou para fora do aquário) dou por terminada a tentativa de os manter no meu aquário.

     

    De resto, de momento:

     

    - não tenho algas na sump

    - não doseio fontes de carbono

    - não doseio bactérias

     

    - tenho carvão activo que mudo cada 30 dias

    - tenho resina anti-fosfatos num saco solto na sump que mudo cada 2-3 meses

    - alimento razoavelmente todos os dias

    - mantenho o balling e em Dezembro comecei a adicionar os productos Ultra Trace B da Fauna Marin (iodo, estrôncio e metais pesados) aos jerricans dos sais de modo a que a sua adição seja automática.

    - faço mudas de água todos os 8 dias (10%+-)

     

    Ficam de seguida algumas fotos que tirei ontem.

     

    _DSC5154.jpg

     

    _DSC5160.jpg

     

    _DSC5163.jpg

     

    _DSC5166.jpg

     

    _DSC5167.jpg

     

    _DSC5168.jpg

     

    _DSC5182.jpg

     

    _DSC5185.jpg

     

    _DSC5187.jpg

     

    _DSC5194.jpg

     

    _DSC5195.jpg

     

    _DSC5233.jpg

     

    _DSC5239.jpg

     

    E a geral de Fevereiro de 2010

    geral201002.jpg

     

    Abraços,

    Rui Feliciano


  11. Olá,

     

    As dimensões do aquário é como muitas outras coisas neste hobby, dependo do gosto pessoal. O *meu* gosto dá mais importancia à profundidade do que à altura. Tenho um aquário com medidas muito semelhantes ao que mencionas quereres construir e gosto das medidas mas se pudesse metia-lhe mais 10 cms de profundidade.

     

    Um aquário dessas dimensões consegue-se fazer sem travessas com vidro de 12mm

     

    Em relação à coluna seca tenta escondê-la o melhor possivel, se o aquário vai ficar com uma das laterais encostada a uma parede coloca-a lá, caso contrário, pesquisa aquários com layouts que gostes e tenta integrar a coluna seca no layout (se gostares de uma ilha central, coloca a coluna seca no centro, por exemplo)

     

    No minha coluna seca fiz 2 furos apenas (1 de 25mm para retorno da água e um de 50mm para esgoto) e era exactamente o que voltava a fazer. O que mudava era ter comprado primeiro os passa-muros e só depois mandar fazer os furos!

     

    Vai até à Vidromoldura que eles estão mais do que acostumados a fazer aquários e podem aconselhar-te bem e, se não me engano, colocam-te também o pente na coluna seca e também fornecem os passa-muros. Vê lá é se não te deixam a coluna seca do tamanho de uma sump como já vi...

     

    Abraço,

    Rui Feliciano

     

     

     

     

    Então mais ninguem me da uma ajudinha...... , queria o aquario sem travamentos, a espessura do vidro tenho duvidas, quanto seria bom?

  12. Olá,

     

    Não sei se por opção de devido direito ou por questões de espaço, resolveste montar o aquário por baixo de uma televisão. A meu ver isso não é uma boa opção porque:

     

    - (isto é um gosto estritamente pessoal) Um aquário é para ser apreciado em toda a sua beleza (quando a atingir) e não com atenção partilhada com a "porcaria" da televisão. Penso que te vai ser complicado quer ver TV de jeito (devido ao enchurrilho de luz emanado pelo aquário) quer apreciar o aquário enquanto a TV estiver ligada.

     

    - O aquário evapora água...muita! Colocares um aparelho sensivel como uma TV a escassos centimetros de toda essa evaporação é estar a pedir uma TV nova daqui a algum tempo...

     

    Em relação ao meu ponto anterior, não consigo vislumbrar luz a sair do aquário na direcção da TV o que me faz pensar que tens o aquário tapado o que, por um lado, atenua o problema da possivel evaporação em direcção à Tv, por outro, pode não ser muito saudável para o aquário...tens o aquário tapado?

     

     

    Rui Feliciano


  13. Boas André,

     

    Não há aí uma única peça que não seja lindissima. Tens muito bom gosto na escolha dos vivos e na sua colocação de forma a produzir um conjunto harmonioso. Essas gorgónias vieram dar um toque muito bonito ao aquário.

    Não te admires se o resultado da tua escolha de vivos servir de inspiração a outras pessoas cof, cof, eu, cof, cof, considera isso como um elogio :character0050:

     

    Abraço,

    Rui Feliciano


  14. Deixo a minha sempre em reefcrest 60-70% e com o ciclo da noite a começar por volta das 23:30.

    Quando alimento peixes ou corais coloco-a no modo de alimentação e geralmente repito pelo menos mais uma vez o ciclo que, infelizmente é de apenas 10 minutos quando preferia que fosse de 30.