JoseMouras

Membro
  • #Conteúdo

    10
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseMouras

  1. Quando tiver o aqua a funcionar, coloco umas fotos, mas vai demorar.
  2. Já tenho todos os "ingredientes", só falta arrancar. Por acaso trabalho em Lisboa na zona de Alvalade, quando tiver o aqua a funcionar, e se mantiveres de pé a oferta, vou aceitar com todo o prazer. Obrigado. Depois contacto-te
  3. Acho que vou para plantas menos exigentes, tenho 14W de luz, também não posso povoar muito o aqua, senão nem os peixes vejo, para 50cm de largura 30 de altura e 25 de profundidade, não me posso esticar muito, umas duas plantas e peixes muito pequenos, mas que não se reproduzam muito senão começam a saltar cá para fora. Pelo que me dizes os Guppys dão-se bem com os Red Cherry´s. Neste momento tenho o aqua seco, vou instalar tudo de novo, equipamento, areão, plantas, ciclar durante um mês, comprar uns dois guppys para ajudar no ciclo e depois logo se vê como está a funcionar.
  4. Que tipo de plantas posso ter, para o caso de só ter guppyes ? Eles gostam de esconderijos, ou bastam as plantas ?
  5. Mas tenho uma dúvida, o areão é grosso, será que as plantas conseguem fixar-se, ou terei de arranjar areia fina só para o sítio onde coloco as plantas para elas fixarem as raízes ?
  6. Obrigado, Zogli, já li um pouco, praticamente fornece toda a informação para iniciados. Depois é só trocar experiências aqui no fórum e curtir os peixes. Um bom começo na aquariofilia é um passo para nunca a abandonar.
  7. Boas, O filtro interno que eu tenho filtra a água que depois cai, tipo cascata. Tem um tubo com 5 furos, acima do nível da água, produzindo o efeito de cascata e filtra 380L/h. Como tenho a bomba de ar, além de fornecer mais O2, faz aquele efeito das borbulhas. Agora, o aqua está no estaleiro, deitei fora o areão antigo, vou ter de vedar com silicone as juntas, deixar passar uns dias e depois de comprar o termostato iniciar o ciclo do azoto.
  8. Boas, Todos têm razão, já fiz uma análise aos meus actos e depois de ler as vossas dicas e alguns tópicos aqui no fórum chego a essa mesma conclusão. Quando comecei desconhecia todo o processo, ciclo, etc...etc..., foi, meter água da torneira e zás dois peixes vermelhos. A informação que tinha adquirido foi muito escassa. Filtros, filtro biológico, dar pouca comida e pouco mais. Passados uns largos meses, tentei novamente, mas o fracasso continuou. Felizmente que inventaram a internet e o vosso site é cinco estrelas. Pois é Peninha, de momento não tenho espaço para aquirir um aqua maior, vou realmente investir neste, termostato, retirar a placa do fundo (já fiz asneira ao retirá-la, como estava colada danifiquei o vedante do aqua e agora perde água, vou vedar novamente as juntas do aqua), o n3O acertou, ele bem me avisou, "cuidado meu" ... Em relação ao tipo de peixes vou seguir o vosso conselho, vou para peixes pequenos, gosto dos guppyes, depois de ter o aqua todo reinstalado, areão novo, nada de placas de fundo, apenas o filtro interno, fazer o ciclo do azoto, e depois volto a aparecer por aqui. Já agora tenho mais umas dúvidas, a bomba de ar é necessária para oxigenar o aqua ? Estou a pensar comprar um tubo difusor para ligar à bomba, faz o efeito de borbulhas e alimenta o aqua de O2. Em relação às TPA's, devemos ter uns garrafões com água envelhecida para as trocas, certo ? Vou comprar os testes, pH, amónia e nitritos. Vou voltar ao vosso convivio em breve, até lá, cuidem bem dos vossos. JoseMouras
  9. Boas, Também já pensei nisso, mudar para água quente. Pois a famosa placa está colada com silicone às paredes do fundo do aquário, estou a pensar tapar o buraco na placa por onde sai o tubo e a bomba de ar fica a bombar O2 directamente para o aquário pela pedra difusora. Mas esta placa não é o tão falado filtro biológico, ou o areão faz o mesmo trabalho ? Já agora, diz-me uma coisa, este tipo de aquário obriga a frequentes TPA's ? E os peixes de água quente têm de ter plantas e rochas, são mais exigentes neste aspecto ? Os de água fria, com o areão ficam contentes, ou é sempre necessário ter uma planta ou uma rocha para os peixes se esconderem ?
  10. Boas, Sou recém-chegado a este fórum, já li o tópico O inicio na Aquarifilia, e esclareci algumas das minhas dúvidas. Espero a vossa ajuda nas restantes. Então é assim, iniciei-me à cerca de 4 anos com um pequeno aquário de 30 L, que iria servir de decoração viva da minha sala, mas as coisas correram mal e os peixes morreram. O aquário tem as dimensões A(30)xL(50)xP(25) o que dá uma capacidade de 30 L. Aconselharam-me utilizar o filtro biológico de placa, um filtro interno com capacidade de filtragem de 100 L/h e uma bomba de ar para trabalhar em conjunto com a placa do filtro biológico. Montei então a placa biológica (perfurada) no fundo do aquário, coloquei o areão por cima (4 cm), coloquei o filtro interno com carvão activo e esponja para filtragem e a bomba externa de ar tem um tubo pequeno de borracha que entra dentro dum tubo maior localizado numa das pontas da placa do filtro biológico que vem até ao cimo do aquário, e que termina com uma pedra difusora no fim do aquário, fazendo o enriquecimento de O2. Até aqui, tudo bem. Depois de encher com água, passada uma semana e com todo o equipamento a trabalhar comprei os dois primeiros habitantes, dois peixes vermelhos, a vida deles durou 6 meses, mas a minha vida foi um inferno, mudanças constantes de água, limpeza quase dia sim dia não do filtro interno, isto só para 6 meses de vida dos peixes, resolvi fazer uma pausa, passados mais uns meses voltei ao ataque com o mesmo equipamento e os mesmo tipos de peixes, e a história repetiu-se, desisti. Disse que não voltaria mais a ter peixes, mas os meus filhotes tanto insistiram que recentemente voltei a activar o aquário, o equipamento é o mesmo, apenas comprei um filtro interno de maior capacidade (380 L/h), mas o resultado foi o mesmo, os peixes voltaram a morrer. Será o tipo de filtro biológico que eu tenho que já não se usa ? Pelo que li parece-me que já ninguém o utiliza. A minha exposição já vai muito longa, mas tinha de fazer a minha apresentação. Gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor maneira de manter este aquário, bem sei que é pequeno, mas face ao espaço disponível, encaixa na perfeição no móvel da sala, e a minha "Maria" não fica tão zangada. Gosto da vida marinha e queria sentir a beleza dos peixes, mas não sei se vou conseguir. Tamanho do aquário: A(30)xL(50)P(25) Iluminação: Lampada fluorescente (aqua-Glo) 14 W Filtragem: 380L/h interno (Magic Jet Filter 380) Bomba de Ar: Tetratec A80 Filtro Biológico: Placa de fundo perfurada com tubo de ar até ao topo do aquário. Substrato: Areão grosso