raquelcordeiro

Membro
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por raquelcordeiro

  1. Caros amigos precisamos novamente dos vossos conhecimentos sábios :lol:.

     

    O nosso Ctenochaetus Strigosus tem vindo paulatinamente a perder a sua coloração acastanhada com pontos amarelos. No entanto não aparente nenhuma alteração comportamental! Como bem e energicamente, mizzis, granulado da ocean nutrition formula two e suplemento de algas da mesma marca.

     

    Caros Amigos, AJUDA, o que fazer?

  2. Caros amigos como já falta pouco para a montagem do novo aqua 130x60x55, ainda nos falta um equipamento essencial :priere: a bomba de retorno.

     

    Já estive-mos de volta dos tópicos para iniciantes :) mas a nivél de bomba de retorno pouco ou nada refere. Tendo o nosso aquario uma volumetria de 380L, que bomba de retorno aconcelham? Com caudal regulavel? Debito constante? Quantos Litro de débito deverá ter face ao aqua em questão? Como calcular?

     

    Encontra-mos uma gama de preços enorme desde sicce a heim reddragon enfim diferenças abissais. Queremos acima de tudo uma bomba silenciosa e economica mas por um valor em conta, será impossivel? :lol:

     

    Cumprimentos Raquel e Hugo

     

     

    Caros amigos acabámos por adquirir uma sicce 4000 e estamos bem satisfeitos. E como temos um T no retorno que o divide em dois, calculo que tenha uma perca de +-25%. Restando assim 3000lt/h. No ponto entao. :P

     

    Mais uma vez obrigada a todos Raquel e Hugo

  3. Caros recebi a minha UV t8 e o repectivo balastro 25w para a elaboração do respectivo filtro. Tudo pronto e só falta mesmo ligar o balastro à lampada e deparei-me com a seguinte duvida: saem apenas 2 fios dos pinos 2 e 6 do balastro, no entanto tenho 4 pinos na lampada!

     

    Como devo fazer as ligações? No balastro indica para ligar um deles num dos pinos de uma extremidade e o outro do mesmo modo no lado oposto! Só que assim fico com pinos sem serem ligados na lampada, é normal?

     

    Cumprimentos e só falta mesmo este "click". :priere:

     

    Raquel e Hugo

     

     

    Caros amigos já está solucionada a situação :lol:, de facto dos balastro electronicos saem apenas dois fios, um para ligar numa das extremidades independentemente do pino da lampada e o outro no lado oposto independentemente tambem do pino! E já esta :P Simples.....

     

    Depois de saber tudo é fácil LOL :)

     

    Obrigada Raquel e Hugo

  4. Caros amigos, tenho em minha posse um controlador de ph em que necessito de o calibrar. Para tal existem 2 potenciometros de ajuste, um ph7 e um ph4. Gostaria que alguem me ajudassem a indicar onde posso adquirir soluções buffer de PH para calibração ou normais (desde que precisas), uma vez que as minhas com o passar do tempo deixaram de estar em condições.

     

    Aproveito ainda para vos perguntar onde poderei na eventualidade de precisar adquirir uma nova sonda de ph para o meu controlador (ph-203).

     

    Cumprimentos a todos Raquel e Hugo.

  5. Caros recebi a minha UV t8 e o repectivo balastro 25w para a elaboração do respectivo filtro. Tudo pronto e só falta mesmo ligar o balastro à lampada e deparei-me com a seguinte duvida: saem apenas 2 fios dos pinos 2 e 6 do balastro, no entanto tenho 4 pinos na lampada!

     

    Como devo fazer as ligações? No balastro indica para ligar um deles num dos pinos de uma extremidade e o outro do mesmo modo no lado oposto! Só que assim fico com pinos sem serem ligados na lampada, é normal?

     

    Cumprimentos e só falta mesmo este "click". ;)

     

    Raquel e Hugo

  6. Bons dias caro Ricardo e desde já os nossos parabéns pelo sistema, no entanto ficá-mos com umas duvidas:

     

    Como controlas os valores de Ca, Mg Nitritos e Nitratos, e no caso dos dois primeiros como é feita a adição e controlo dos mesmos? Mesmo com a bomba doseadora para o método de Balling como é que o GHL sabe as quantidades correctas de reposição?

     

    Cumprimentos Rauqel e Hugo

  7. Caros amigos hoje cheguei a casa e fiquei fulo! A minha tridacna maxima só lá estava a concha!!!!!! rhrhrhrhhhhhh

     

    Como tenho um armatus e ao serem conhecidos por comer turbos etc. será que despachou a tridacna? Ela era maior que ele em tamanho. Não estou a ver mais nenhuma especie que o possa ter feito!

     

    Cumprimentos Raquel e Hugo

  8. Caros amigos como já falta pouco para a montagem do novo aqua 130x60x55, ainda nos falta um equipamento essencial bang a bomba de retorno.

     

    Já estive-mos de volta dos tópicos para iniciantes ;) mas a nivél de bomba de retorno pouco ou nada refere. Tendo o nosso aquario uma volumetria de 380L, que bomba de retorno aconcelham? Com caudal regulavel? Debito constante? Quantos Litro de débito deverá ter face ao aqua em questão? Como calcular?

     

    Encontra-mos uma gama de preços enorme desde sicce a heim reddragon enfim diferenças abissais. Queremos acima de tudo uma bomba silenciosa e economica mas por um valor em conta, será impossivel? :)

     

    Cumprimentos Raquel e Hugo

  9. A diferença nos ATB, é excelentes acabamentos, diria que é impressionante...(comparando com os ATI...deltec...não sei dizer)

     

    A bomba se for da airstar 1500 da ATB (ou seja básicamente quase iguais a algumas red dragon), manda mais de 1500 l/H ar e isto com needlewhell, ou seja não tem

    os problemas de alguns ATI no arranque, água manda cerca de 3000 l/H, e isto com o ar...

     

    ou seja sem ar a entrar mandaria bem mais de 5000 l/H, não sei quantificar.

     

    O deltec apf 600, com os eheim, mandaria, numa perspectiva optimista, 600 l/H ar, deverá ser menos...

    agora mais nem sempre é mais, mas aquilo que eu reparei nos atb's, é a ordem com que as bolhas sobem, diria que turbulência é reduzida ao minimo pela conicidade do escumador...

     

    Se o escumador fosse responsável pelo sucesso ou insucesso dos aquários, com o ATB seria impossivel falhar...

    só que há outras variáveis...

    :discuss_gathering:

     

    Repito o Deltec que mencionam, servirá perfeitamente para um aquário desse tamanho, o ATB custa quase o dobro, agora é uma questão de fazer contas, concordo plenamente com o Cab...

     

    Agora se tiverem a ideia de um upgrade no futuro...

    :P

     

     

    Lá está caro Antonio era essa mesma a nossa duvida ;) mas já decidimos vamos optar pelo ATB que permite futuramente um upgrade do aqua! E como pelos vistos é um escumador e peras é um esforço maior mas tenho a certeza que compensará.

     

    Mais uma vez e graças à ajuda e conhecimentos de todos vamos fazer uma boa opção, muito obrigado a todos e venha a "máquina".

  10. Em relação á pergunta, um sistema tipico 8x54w com balastros electrónicos de topo consome 462watts no total. Com balastros chineses daqueles com o circuito soldado á mão e menos 50% das peças, o consumo é uma verdadeira incógnita!

    O consumo de um balastro electromagnético para lâmpadas fluorescentes pode variar entre 8w a 20w, depende do tipo de balastro e da potência. Por exemplo um balastro para uma lâmpada de 30w consome cerca de 12w, o que significa que o consumo real de um sistema tipico 1x30w é cerca de 42w.

    Os balastros electrónicos consomem em média menos 20 a 30% energia, alguma coisa entre 1w e 15w também dependendo da potência do balastro.

    Mas nem todos os balastros electrónicos são iguais.

    Tenho feito alguns testes de consumos em balastros chineses que equipam as calhas sunsun, jebo, hailea, dymax, odysseia,etc e o resultado é dramático para conta da electricidade. Só para dar um exemplo,o consumo total de um sistema 3x39w numa calha sunsun é 134w, ou seja, os balastros consomem 17w. Num sistema normal 3x39w com bons balastros o consumo é de 8w.

    O balastro 2x55wPLL da Jebo então é fartar de rir porque consome quase 20w! Quase tão mau como um balastro electromagnético.

    Para piorar a coisa verifiquei também que mesmo depois das lâmpadas apagarem há balastros que continuam a consumir. Calculo que isto se deve ao facto de alguns balastros chineses não terem uma função que normalmente equipam os equipamentos que trabalham em alta frequência, que é fazer um corte geral a nível do circuito do balastro.

    Os bons Portugueses são assim mesmo, gostam de comprar barato, porque depois pagam em prestações suaves na conta da electricidade.

    Outra coisa muito importante no balastro é o factor de potência. O factor de potência determina em que medida o balastro permitirá que a lâmpada atinja o fluxo luminoso máximo. Por exemplo, se tivermos uma lâmpada que tenha um fluxo luminoso de 3500 lumen e o factor de potência do balastro for 0.90, isto significa que a lâmpada só conseguirá atingir 90% desse valor ou seja 3150 lumen. É importante que o factor de potência dos balastros seja pelo menos sempre acima dos 0.95.

     

     

     

    Rui Alves

     

     

    Muito obrigada caro Rui e deveras esclarecedor, como se costuma dizer: quem sabe.....sabe :P

     

    Uma vez mais esclarecidos :music_singguitar:

     

    Cumprimentos Raquel e Hugo

  11. O que eu tenho é um small cone, mas tem atenção que tens de ter espaço na sump...

    o footprint é largo...

     

    talvez seja overkill, mas eu é daquelas coisas, sempre mais e mais...

    também não creio que seja possivel overskimming, mais melhor...mas é a minha opinião.

     

     

    Tambem acho caro vitor :( já agora não me podes dar as medidas de footprint para ter uma ideia face à minha sump?

  12. li não sei onde, que um escumador retira no máximo 20% do doc...

    eu acho que o escumador retira mais plancton, que não chega a decompor e portanto é bem mais que 20%...

     

    acho é que tendo um bom escumador que acho que é o caso do deltec, atingimos esse valor, e "mais" escumador pode não resultar em mais escumação...

     

    O meu é um de "topo", e embora tenha pouco mais de água que tu, comprei um escumador para aquários até 2000 l...

    :sign_welcome:

     

    um cónico ATB, com 1500 l/H ar, e uma quantidade enorme de água...

    eu porque é a experiencia que tenho, só posso dizer bem dos ATB, nunca tive deltec...mas do que ouvi---é só bem...

    :thumbup3:

    Dos ATI nem por isso...pelos maus acabamentos...

     

     

     

    Obrigada antonio, e já agora que modelo da ATB tens e onde posso adquirir esses escumadores da ATB?

     

    Cumprimentos Raquel e Hugo