popxunga

Membro
  • #Conteúdo

    201
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por popxunga

  1. Olá ...

    A potencia da lâmpada UV que deves usar no equipamento que adquirires depende do que pretendes atingir com a sua utilização.

    Eu diria que há bastantes tópicos aqui no fórum com informação que poderá responder à tua pergunta.

    A partir dete link da JBL dá para perceber os tipo de utilização que podes fazer e relação vs o volume do aquário:

    http://www.jbl.de/fa...quaCristal+UV-C

    Cumprimentos

  2. Boas ...

    Com a informação super-resumida que deste não é fácil sugerir coisa alguma.

    Os discus são peixes que não gostam de muita luz.

    Se o setup do aquário que pretendes montar for bastante plantado, a iluminação que necessitarás será uma, se for um setup mais nu será outra.

    Cumprimentos

  3. Bom dia Pessoal

     

    Tenho um aquario com 250lts da aquatlantis, e traz um filtro biobox2, estava a pensar em substituir por um Eheim 2215, para além da questã estética. Gostava de saber que mais valias a troca vai-me trazer, ou caso julguem que o filtro que sugiro não é o indicado, agradeço sugestões.

     

    Obrigado

     

    Boas ...

    Creio que tanto o biobox2 como o Ehein 2215 têm pouca capacidade para o teu aquário... mas também depende um pouco do que pretendes fazer com ele.

    Como referência, e caso estejas a pensar comprar um filtro novo, a bomba do dito cujo deve fazer pelo menos 2,5 a capacidade do aquário em L/H.

    Por outro lado, quanto maior for a capacidade do copo do filtro para colocar matérias filtrantes melhores serão os resultados tanto ao nível da filtragem biológica como mecânica. Eu por exemplo tenho 2 x 1250 L/H para um aquário de 500L e no meu caso não é demais nem nada que se pareça !

    Cumprimentos

  4. Olá,

     

    Alguém conhece esta incubadora de artémia:

     

    Inter-Ryba Nauplistar

     

    Inter-Ryba%20Nauplistar.jpg

     

    Gostava de saber se alguém tem experiência com esta incubadora ou alguma parecida. Ao que parece funciona dentro do aquário e fornece artémia viva continuamente.

     

     

    --

    Cama-Leao

     

    Boas ...

    Experiência com esta incubadora não tenho ... mas atenção à frase "fornece artémia viva continuamente" pois pode dar ideia de que tem algum dispositivo para dispensar a artémia aos peixes... e pelo que vi aqui neste manual (http://www.aquaristic.net/out/1/html/0/images/wysiwigpro/Nauplistar_instructions.pdf) não tem. Parece-me que é apenas uma incubadora um pouco mais sofisticada mas no fundo faz o mesmo que a outras mais simples.

    Cumprimentos

  5. Olá ....

    Eu diria que não há bichinhos nenhuns que façam bem a discus nem a peixe algum a menos que os bichinhos sejam artemia salina :unsure:

    Coloca umas fotos pois bichos brancos que parecem escorpiões e pulgas não é nada que eu alguma vez tenha visto.

    E já agora tenta escrever correctamente.

    Cumprimentos,

  6. Olá Álvaro...

    NO3 75 mg/l ....é muito elevado !

    Deves fazer TPA's maiores e mais frequentes até baixar esse parâmetro para valores aceitáveis.

    Antes de começar, mede o NO3 na água que estás a usar para as TPA's. Se tiver valor de NO3 < 10 mg/l está ok sendo zero o ideal.

    Mete plantas de crescimento rápido que tb é uma boa maneira de consumir esses nitratos.

    Aspira regularmente o fundo.

    Cuidado com as quantidade de comida. Não exageres.

    Cumprimentos.

  7. Boas ....

    Se te for possível experimenta usar água do mar. Não aguenta uma semana mas aguenta 2 a 3 dias bem arejada e iluminada.

    Assim com 2 ou 3 garrafas dessas já dá para ter artémia recém-eclodida toda a semana.

    Nota que se essa mistura já tiver sal não dá.

    O melhor resultado para mim consegui-o usando água do mar e ovos de artémia (não mistura).

    Cumprimentos,

  8. Boas ....

     

    Ora é só para dizer que a coisa funciona à maneira ! :D .... E título de conclusão:

     

    Para o aqua que tenho 4,5 m acima da barrica, uma única torneira chega. Com a torneira toda aberta a água não chegava ao aquário por muito pouco. Fechei a torneira uma beca (para aí uns 10% do curso total) e a água já entrava no aqua com o caudal desejado.

     

    Para o aqua que está ao lado da barrica, ter outra torneira para controlar melhor a entrada de água no aquário é boa ideia e como este tem 2 furos foi justamente isso que eu fiz. Caso contrário e mesmo com torneira da barrica toda aberta, ainda entra muita água no aqua demasiado depressa.

     

    A devolução de água à barrica após a torneira convém ficar comprida por causa do estardalhaço que a água faz a cair lá dentro.

    Como o L era pequeno, colei-lhe (com cola para PVC) um bocado de mangueira por dentro para aí com uns 40cm de comprimento e assim já não há salpicos para ninguém.

     

    Cumprimentos,

  9. Boas ...

    Não sei se terás procurado aqui no fórum, mas experimenta procurar por calha leds alto rendimento ou apenas calha leds na caixa de pesquisa que está na página principal do fórum em cima e à direita.

    Verás que encontras vários tópicos e talvez num deles consigas encontrar a resposta à tua pergunta.

    Cumprimentos,

  10. Olá ...

    Aqui http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t98206.html na secção de reprodução diz o seguinte:

     

    Reprodução

    Tal como a maioria dos ciclídeos do lago Malawi, os Sciaenochromis fryer são incubadores bucais.

    Curiosamente os machos não apresentam ocelos na barbatana anal. Das minhas observações, tenho reparado que nos mbunas as fêmeas recolhem os ovos na boca, de imediato, logo após os terem largado recolhendo o sémen dos machos ao querem recolher o falso ovo da barbatana anal destes. A fecundação, nesses casos, dá-se dentro da boca da fêmea.

    Nesta espécie, existe uma ligeira diferença, ou seja, a fêmea larga o ovo que é de imediato fecundado pelo macho e só depois é recolhido pela boca da fêmea, havendo assim a fecundação externa dos ovos. Após a fecundação de cada ovo o macho volta a fazer uma dança em volta da fêmea até que esta largue um novo. Este processo dura entre 20 e 30 minutos, podendo em fêmeas corpulentas corresponder a cerca de 50 / 60 ovos. Nos meus exemplares de menores dimensões e a coabitarem em aquários com superpopulações as ninhadas pouco ultrapassam a quinzena de exemplares. Tenho notado que estes peixes são muito susceptíveis à falta de oxigenação levando a que as fêmeas que estão a incubar, por vezes larguem os ovos por esse motivo. A incubação dura cerca de 20 dias, estando a partir dai os alevins prontos a viverem fora da boca da mãe.

    Nos primeiros dias artémia recém nascida ou microvermes são boas opções de alimentação. Alimento em pó, utilizado para crias, normalmente não é muito bem aceite sendo os pequenos peixes atraídos pelos movimentos do alimento vivo.

     

    Por isso imagino que demasiada corrente deva dificultar de certeza isto se não impossibilitar mesmo o processo....

    Eu não tenho qualquer experiência com estes peixes pelo que talvez seja melhor esperares por opiniões mais abalizadas, mas penso que uma movimentação lenta da água não deva prejudicar.

     

    Cumprimentos,

  11. Boas ...

    Acho que não fizeste mal; poupas energia, reduziste o ruído e o efeito é semelhante.

    Normalmente essas ligações aos filtros ou são reguláveis ou dão para ligar um tubo na ponta do qual se pode pôr (se não existir) uma válvula para controlar a admissão de ar.

    As bolhas que dizes estarem agarradas às plantas são projectadas pela saída de ar do filtro contra elas ? Se sim convém controlar isso.

    Cumprimentos,

  12. Boas ...

     

    O ideal é um filtro que seja capaz de filtrar 4 x a capacidade do teu aquário por hora, ou seja 400 L/H. Nota que a maior parte dos fabricantes indica estes valores medidos com o canister/copo do filtro vazio, ou seja, sem matérias filtrantes.... Além disto, as bombas dos filtros vão perdendo força, a tubagem vai ficando suja e diminui o caudal, etc. Por tudo isto convém sempre comprar o filtro "por cima" no que respeita a esta especificação.

     

    Outro factor importante é a capacidade do filtro para alojar matérias filtrantes. Quanto maior melhor !

     

    Outros ainda que importam considerar são a qualidade dos materiais, a disponibilidade de peças para substituição e a assistência.

     

    .... e claro ..... o orçamento :P ......

     

    Se procurares ler um pouco aqui no fórum, verás que a preferência da maioria vai para a Ehein ... mas também há muita gente satisfeita

    com outras marcas.

     

    Cumprimentos,

  13. Boas ...

    Aqui tens algumas:

     

    JEBO 819

     

    * AC 220V/240V

    * 50Hz

    * 30W

    * 1200L/h

    * 5 cestos

    * Tubos, mangueiras,ventosas,etc incluídos

    * Massas filtrantes incluidas

     

    Creio que há também um JEBO 819B que faz 1500L/h.

     

    Para 400 L o 819 é curto e mesmo o 819B fica abaixo do desejável que é 4x a capacidade do aqua.

    Cumprimentos,