Viva,
Pela experiência que tenho tido com esta espécie tenho quase a certeza absoluta que é um macho ou muito me engano.....
Fui dar uma olhadela também a um atlas super completo que tenho onde aparecem 2 fotografias (1 macho e 1 femea) e onde comprovei que era mesmo um macho.
Pelo menos por enquanto e com a definição dos traços que apresenta tudo indica que é um macho.
Esta espécie atinge um comprimento máximo de 15cm mas normalmente ficam-se pelos 10-12cm (eu já vi um com 15cm há 2 anos na Interzoo em Nuremberg, era um SHOW!!!)
Curiosidade: os machos adultos dão dentadas muito fortes !!!!
Já reproduzem esta espécie nos Estados Unidos (Florida), tive a ver uma reportagem sobre esta espécie, reproduzem-nos em tanques ao ar livre.
Uma coisa que eu reparei foi no substrato, não é nada bom para essa espécie... o ideal era um substrato fino e não rugoso.. cuidado que o animal ainda se aleija !!!!!
Esse peixe necessita de bastantes esconderijos e raizes são indispensáveis.
Quando tinha os meus alimentava-os com rodelas de pepino, courgette e batata ( devoram pepino! - experimenta e vais ver!), punha há noite e retirava de manhã - atenção com a duração destes legumes no aquário porque baixam relativamente o ph, relembro que o ph ideal para esta espécie é de 7 (também vi num livro que tenho só de loricarideos do brasil) mas toleram entre 5,5 - 7,2.
Como são peixes herbivoros deve-se dar também umas pastilhas de spirulina de vez em quando, plantas não devem faltar no aquário e o ideal era haver sempre umas alguitas...! Esta espécie come também frutas e alguns grãos mas foi coisa que nunca experimentei por ter um bocado de medo..
Enquanto tive os meus (cerca de 20 e também com +- 5-6cm) nunca me morreu nenhum o que foi muito bom. Depois foram vendidos e sei de alguns que ainda se encontram vivinhos e de perfeita saúde!!
Espero que tenha sido útil.
Conserve-o bem pois é uma espécie simplesmente espectacular e muito difícil de encontrar..!!
Cumprimentos,
Bruno Brito.