[INFO] - Tubos extensores


Recommended Posts

Olá.

 

Serve este tópico para falar sobre os tubos extensores, e qual a sua utilização em fotografia.

Em concreto, nas SLR, pois estes dispositivos colocam-se entre o corpo da máquina e a objectiva que vamos utilizar...

 

Para outros tipos de máquinas existem, por exemplo, os Close-Up rings, que são nada mais nada menos que uma lente de ampliação.

 

O que faz então um extensor? De uma forma muito básica, afasta a lente do sensor da máquina, permitindo-nos assim focar mais perto do objecto. Com esta aproximação, fica maior a ampliação, mas perdemos também luz... Ou seja, vamos ser obrigados a ter um tempo de exposição maior, face a uma foto sem um extensor, se bem que podemos minimizar isso, seja aumentando o valor ISO, usando uma abertura maior, ou aumentando a luz a incidir no objecto.

 

Sem mais demoras, aqui ficam as fotos dos meus extensores da Kenko para lentes Canon, com contactos que permitem usar o auto-focus das máquina, sendo que estes são os mais recentes, também compatíveis com lentes EF-S, ao contrário dos antigos que não funcionavam com algumas lentes EF-S da Canon:

 

Tubos_01.jpg

Como podem ver na foto, cada extensor tem um dado comprimento (espessura, se preferirem). Estes que a Kenko comercializa são os de 12, 20 e 36 mm. Assim, podemos ter várias combinações de extensões (7 ao todo).

 

Tubos_02.jpg

 

Tubos_03.jpg

Os extensores, ao contrário dos Teleconversores e dos Close-Up Rings, não têm qualquer elemento óptico (vidro ou outro material transparente)

 

As fotos seguintes foram tiradas com uma objectiva 50mm F/1.8, numa Canon 350D EOS apoiada num tripé, em modo de Abertura prioritário (sempre a F/22 para ter a máxima profundidade de campo) e com um comando remoto (para evitar mexer a máquina e desfocar as fotos). Todas a fotos foram tiradas à distância mínima de focagem.

 

Tubos_04.jpg

Aqui, a foto foi tirada sem qualquer tipo de extensor ou Close-Up Ring. A distância mínima de focagem desta lente é de 45cm.

 

Tubos_05.jpg

Tubo extensor de 12mm.

 

Tubos_06.jpg

Tubo extensor de 20mm.

 

Tubos_07.jpg

Tubo extensor de 36mm

 

Tubos_08.jpg

Tubos extensores 36mm + 12mm.

 

Tubos_09.jpg

Tubos extensores 36mm + 20mm

 

Tubos_10.jpg

Tubos extensores 36mm+ 20mm + 12mm.

 

Para terem uma ideia, a tampa da lente tem 52mm de diâmetro, e a largura da letra 'n' na palavra 'Canon' é de 4mm apenas...

 

Quais são então os contras em usar Tubos extensores?

 

Bem, além de perdermos luz, tal como já referi em cima, perdemos a possibilidade de focar no infinito. Sem contar que para extensões muito compridas, a variação de foco torna-se muito pequena (1-2 mm na realidade). Por isso, para fotos de objectos em movimento, como por exemplo peixes, é escusado usar uma extensão muito grande. Sem contar que terão de passar perto do vidro, caso contrário não os conseguem focar.

 

Dependendo do que queiramos fotografar, não convém usar extensões superiores aos 20mm.

 

E como é óbvio, para imagens em movimento não podemos usar tempos de exposição muito longos. Então, ao usarmos uma abertura grande, o que vai acontecer é que perdemos bastante profundidade de campo, ficando somente o centro da imagem focado (ou o que quer que tenham focado).

 

Bem... creio que isto é suficiente em matéria dos Tubos extensores.

 

Para evitarem colocar perguntas do tipo: "Onde compraste?", "Quanto custaram?", "Há para outras marcas, tipo Sigma e/ou Nikon?"...

 

Comprei este kit na Colorfoto da Visconde de Santarém, ao pé do Instituto Superior Técnico. O preço de tabela é de 191 euros. Eu tive um desconto pois conheço um dos funcionários da loja. Escusam de perguntar qual o desconto...

 

Há destes kit's para Nikon e Konica Minolta (se calhar há para outras marcas, mas eu nunca vi).

 

Podem comprar mais barato em Fóruns de fotografia, ou em lojas online. É questão de procurarem (é para procurarem, não é para perguntarem aqui quais as lojas...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Houve um tópico deste género há uns tempos, escrito pelo Pedro Conceição, mas creio que estava no OFF-TOPIC e foi apagado, como todos os outros que não têm respostas novas depois de x dias...

 

PS2: Assim que possível, tiro umas fotos com uma abertura maior e coloco os Exif's das fotos para terem uma ideia da perda de luz, consoante a extensão.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis, era mesmo isto que eu queria.

 

Obrigado.

 

 

Fico a aguardar umas fotos experimentais, bem como os seus EXIF's

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis,

 

Desde já o meu obrigado por este excelente tópico gostaria de te colocar a seguinte questão.

 

Tenho uma Sony DSC - R1 e gostaria de saber se existe algum tipo de acessório para eu colocar na minha lente, ou para macros ou para fotos à distância (aviões).

 

Se puderes gostaria de saber o que tens para me aconselhar nesta matéria.

 

Agradeço a tua atenção

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Caro Luis,

 

Desde já o meu obrigado por este excelente tópico gostaria de te colocar a seguinte questão.

 

Tenho uma Sony DSC - R1 e gostaria de saber se existe algum tipo de acessório para eu colocar na minha lente, ou para macros ou para fotos à distância (aviões).

 

Se puderes gostaria de saber o que tens para me aconselhar nesta matéria.

 

Agradeço a tua atenção

 

Cumps

Para outros tipos de máquinas existem, por exemplo, os Close-Up rings, que são nada mais nada menos que uma lente de ampliação.

Já está respondido... é questão de ires à procura de acessórios para a tua máquina, e se estes existem para esse modelo.

 

Quanto às fotos à distância, a única coisa que eu conheça que possa ajudar é um teleconversor, mas esses só servem para máquinas SLR. Se a máquina não fôr uma SLR, esquece...

 

Este tópico serve para falar sobre os tubos extensores em particular, em geral sobre como tirar fotos Macro. Por isso, vamos tentar não divergir muito disto.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...