Criação de Ramirezi


jra

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um aquario plantado, onde tinha 5 Guppys, e 5 Ramirezi, enquanto preparava outro para os Guppys.

Até aqui nada de novo.

 

Hoje, granel, tirei os guppys pelas 19.00, e quando regressei a ver os ramirezi, pelas 21.00 andavam 3 no topo muito assustados, e um casalito a pôr ovinhos!!!!!!! :D :)

Ainda para mais num tronco falso de barro, no exterior. Eu que pensei que eles iam usar o interior.

 

Daqui a pouco, sem luz, vou retirar os três extras, para deixar o casalinho à vontade.

 

Conselhos para tentar aguentar as crias?

 

Estou à espera do kit de artemia, que deve vir durante esta semana. Acham que os ovos duram até lá, ou vou "ter" crias antes?

 

Obrigado.

 

JRA

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quando as crias nascerem deixa-os ficar cerca de dois dias com os pais se nao forem comidos pelos mesmos até lá, depois retira os pais e alimenta-os com comida propria

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

No entanto, sendo ciclideos, não irão tomar contra das crias??

O meus Kribensis sempre o fizeram, e mesmos os meus Escalares, enquanto as crias duraram também fizeram o mesmo.

 

No caso dos ramirezi, é a primeira vez que eu vejo uma postura, na realidade, é a primeira vez que tenho um casal, e peixes que duram mais que uma semana....

 

Estou naquela de ver até onde eles vão no tratamento das crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje tive que retirar a fêmea. O dito cujo não a deixava sequer aproximar-se da zona dos ovos.

 

Ela por sua vez 'marrava' no vidro e apenas queria ir na direcção dos ovos.

 

Agora está ele sózinho a tomar conta dos ovos.

 

Vamos a ver o que sai daqui.

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E já acabou a aventura.

O pai lá achou que os ovos não deviam estar grande coisa, e limpou-os todos.

Agora tenho que engordar a minha fêmea outra vez, para ver se pega.

 

JRA

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

No entanto, sendo ciclideos, não irão tomar contra das crias??

O meus Kribensis sempre o fizeram, e mesmos os meus Escalares, enquanto as crias duraram também fizeram o mesmo.

 

No caso dos ramirezi, é a primeira vez que eu vejo uma postura, na realidade, é a primeira vez que tenho um casal, e peixes que duram mais que uma semana....

 

Estou naquela de ver até onde eles vão no tratamento das crias.

 

Gostava também de saber se eles não cuidam dos filhos....é mesmo necessário retirar os pais?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava também de saber se eles não cuidam dos filhos....é mesmo necessário retirar os pais?

 

boas

 

cuidar dos filhos eles cuidao mas quando se aproxima uma nova postura acabao por comer a prol antiga.

por veses acontece com os menos experientes quando ainda sao novos e sao as primeira posturas.

mas é muito dificil conseguir vingar alguns alevins de ramiresi, sao demasiado sensiveis e frageis.

mas nao imposivel. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito dificil vingar uma postura de ramirezis... eles protegem os filhotes até determinado ponto... normalmente não chega nem a uma semana e eles comem os alevins... portanto o melhor é sempre tirar os pais e nao os filhotes, uma vez que são mais sensiveis e qualquer pequena variação nos parametros da água pode mata-los.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Nova postura.

O macho já sem ictio deu um ar de sua graça. :bad-words:

 

Como foi no aquário comunitário, retirei a pedra e pus a dita na maternidade.

Arranquei com a produção de Artémia.

 

Preciso de ajuda com os tempos s.f.f.

 

Postura - Não sei. Algures entre Sexta e Domingo.

Mudança de instalações Domingo à noite.

Maternidade com água do Aquário, à mesma temperatura.

Kit de Artémia com criação desde domingo, com a maternidade cheia de naupli, nascidos hoje de madrugada.

Quando acham que os meu alevins devem nascer? se é que vão chegar a isso?

 

Estão sózinho na maternidade com filtro de esponja.

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eles agora já andam por todo o aqua, mas preferem este cantinho.

A artémia vem do outro lado do aqua.

 

Que mais posso oferecer a estes piquenos?

 

Obrigado,

 

JRA

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Todos sabem onde sai a artemia.

 

 

Agora já não sobra artemia nenhuma. Antes tinha que aspirar o fundo do aqua para retirar a artemia morta que não tinham comido, agora ando a aumentar a produção de artémia, e sobras nem se vêem...

 

Lá para fim do mês, espero que haja quem queira Ramirezi nacional, partindo do principio que se safam muitos.

Estranhamente, os papás, desconfiaram da pedra onde que eu tinha retirado para ficar com os ovos, e fizeram uma nova postura no areâo, com uma pedra xisto de 3 cm.

 

Os tipos ficaram desconfiados da outra pedra. E ainda dizem qu'eles nã têemm memória :rolleyes:

 

JRA

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!!! Que tudo corra bem com essa pequenada toda!!

Da minha nuvem de "piolhos" só sobrou 7, mas não fiz nada, deixei-os estar no aqua principal só com pai, pois a mãe tentou papá-los e retirei a fêmea.

Neste momento, dou-lhes comida líquida da JBL, e tenho lá um trio de Red's para ver se criam lá e de certa forma, dão algum alimento fresquinho aos ramzitos.

O que é esse artefacto onde crias a artémia? É algo próprio ou adaptaste? Desculpa as perguntas, mas nunca vi nada igual e confesso que me interessou!

 

Mais uma vez parabéns e boa sorte!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!!! Que tudo corra bem com essa pequenada toda!!

Da minha nuvem de "piolhos" só sobrou 7, mas não fiz nada, deixei-os estar no aqua principal só com pai, pois a mãe tentou papá-los e retirei a fêmea.

Neste momento, dou-lhes comida líquida da JBL, e tenho lá um trio de Red's para ver se criam lá e de certa forma, dão algum alimento fresquinho aos ramzitos.

O que é esse artefacto onde crias a artémia? É algo próprio ou adaptaste? Desculpa as perguntas, mas nunca vi nada igual e confesso que me interessou!

 

Mais uma vez parabéns e boa sorte!!

 

Boas,

 

Obrigado. banana rock

 

site http://www.aquaristikshop.com/e_Produktinf...-NaupliStar.htm

 

tens aqui o link que 'vende' o produto. Eu comprei na seame.com.

Comprei dois, porque espero ocupar outro aqua com escalares e não quero ficar descalço. Ainda que neste momento esteja a criar vermes de grindal e vermes de vinagre para acrescentar à dieta.

Pelo preço, não achei caro, e um facto é que eles adoram aquilo.

Os red's demoram muito a produzir a comida, cerca de 3 semanas para aparecerem, e são grandes demais para as bocas deles.

Talvez com 10 femeas fecundadas tenhas quantidade para eles, mas a artemia acaba por ser melhor, devido aos numeros envolvidos.

Centenas de crias por dia, para não dizer milhares, só para eles comerem.

É masi fácil. Os vermes de vinagre também servem, mas como arranquei agora com a cultura, só devo ter numero daqui a duas semanas.

Já vai tarde para estes.

 

Inté,

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado. :)

 

site http://www.aquaristikshop.com/e_Produktinf...-NaupliStar.htm

 

tens aqui o link que 'vende' o produto. Eu comprei na seame.com.

Comprei dois, porque espero ocupar outro aqua com escalares e não quero ficar descalço. Ainda que neste momento esteja a criar vermes de grindal e vermes de vinagre para acrescentar à dieta.

Pelo preço, não achei caro, e um facto é que eles adoram aquilo.

Os red's demoram muito a produzir a comida, cerca de 3 semanas para aparecerem, e são grandes demais para as bocas deles.

Talvez com 10 femeas fecundadas tenhas quantidade para eles, mas a artemia acaba por ser melhor, devido aos numeros envolvidos.

Centenas de crias por dia, para não dizer milhares, só para eles comerem.

É masi fácil. Os vermes de vinagre também servem, mas como arranquei agora com a cultura, só devo ter numero daqui a duas semanas.

Já vai tarde para estes.

 

Inté,

 

 

JRA

Obrigado pelo link! De facto a "engenhoca" parece porreira e funcional, se calhar, melhor que qualquer outra coisa. No Seame.com é muito mais barato que na aquaristik shop. Estou a pensar sériamente em investir numa coisa dessas para a criançada cá de casa. Os Red's que coloquei no aqua, não é própriamente para lhes servir de comida, pois tenho noção que é insuficiente, mas para um petisco acho que já não é mau.

Brevemente irei arrancar com uma cultura de Dáfnias, comecei uma há uns tempos, mas correu mal... Vou tentar de novo.

Desconhecia os vermes de vinagre! :crazyeyes:

O aqua onde tens o alevins funciona independente do aqua principal?

 

Boa sorte e vai colocando mais uns vídeos da pequenada!!

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia os vermes de vinagre! :)

O aqua onde tens o alevins funciona independente do aqua principal?

 

Boa sorte e vai colocando mais uns vídeos da pequenada!!

 

Olá,

 

Obrigado. O aqua dos alevins é independente, mas as tpa que lhe faço, faço com água do aqua dos pais.

Primeiro troco nos pais, e no dia seguinte troco nos alevins.

Aproveito quando lavo o aparelho da artémia, a cada dois dias.

 

Tenho que trocar a lâmpada por uma branca, que aquele amarelo já enjoa.

Já pensei em pôr dafnias no aqua, mas estou hesitante.

 

Inté,

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado. O aqua dos alevins é independente, mas as tpa que lhe faço, faço com água do aqua dos pais.

Primeiro troco nos pais, e no dia seguinte troco nos alevins.

Aproveito quando lavo o aparelho da artémia, a cada dois dias.

 

Tenho que trocar a lâmpada por uma branca, que aquele amarelo já enjoa.

Já pensei em pôr dafnias no aqua, mas estou hesitante.

 

Inté,

 

JRA

 

 

se lavas o aparelho de dois em dois dias, os pequenos ficam sem comer ou das outra comida? qual?

 

ja agora, podias por fotos do aparelho e ja agora explicavas o seu funcionamento?

 

tens uma prol expetacular, os meus parabens....vai dando noticias.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se lavas o aparelho de dois em dois dias, os pequenos ficam sem comer ou das outra comida? qual?

 

ja agora, podias por fotos do aparelho e ja agora explicavas o seu funcionamento?

 

tens uma prol expetacular, os meus parabens....vai dando noticias.....

Boas,

 

Vou digitalizar o manual de depois ponho aqui partes, para evitar quebras de CopyWrite. Nunca encontrei o dito online, não vou ser eu a pôr.

 

Com o aparelho, a artémia aparece cerca de 12 a 16 horas depois de lhe por os ovos, devido ao facto de estar dentro do aqua, e a temperatura ser 27/28ºC.

Como tenho a luz temporizada para aparecer a partir das 9 da manha, e desligo à 8/9 da noite, troco e lavo durante a noite.

Eles quando acordam e já recebem pequeno almoço de artemia.

Eu comprei uma mistura de sal e ovos, que não falha.

Por enquanto vai sendo assim, mas tenho que começar a pensar em alternativas para quando forem maiores.

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como vão as criancinhas??

Posta aí umas fotos "pá gente" ver!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho tirados fotos.

Talvez amanhã.

Por agora ando numa guerra para contariar a 'mãe natureza', e tentar salvar os mais piquenos.

Tenho cerca de uns 10 que não largam a boca de saida da artémia, e os outros nem a cheiram.

Alguns já morreram de fracos.

Quando estou em casa, ando a 'exotar' os grandes, para artémia sair e os outros terem alguma hipótese de a apanhar.

Ponho também comida liquida para ver se eles se alimentam e crescem.

Neste momento tenho três tamanhos.

+-10 enormes, cerca de 15 médios e outros 15 muito piquenos.

Vou tentar pôr os maiores noutro áqua que arranjei, para os separar.

A ver se amanhã consigo ter tempo para montar o outro aqua e pôr lá os grandes com outro alimentador de artémia.

 

A ver vamos se ou outros recuperam.

Também pus uma fêmea de Red Cherry que largou as crias no aqua, mas eles não se interessam pelos ditos.

Pelo menos tenho uma mini equipa de limpeza com eles.

 

Inté amanhã espero com mais novidades.

 

JRA

 

P.S. Claro que no novo aqua, a água vai ser igual à que eles têem actualmente.

Choques de PH e temperatura nunca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma pena que a "mãe Natureza" nos pregue estas partidas, e por vezes, nada podemos fazer.

Admiro essa vontade de tentar salvar os mais pequenos e mais fracos e como tal desejo-te uma boa sorte.

Mostra lá umas fotos dos "survivors"!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias. :crazyeyes:

 

Desleixei-me com o aqua grande, e o pai morreu. :crazyeyes:

O meu filho deu papa na sexta e eu nem me lembrei de ver se tinha sido tudo comido.

Resultado, ontem à noite, a retirar a água para os piquenos, o pai a boiar. :crazyeyes:

Já não pude substituir o aqua maternidade por um de 60l, e toca de limpar o grande.

TPA de 50% e deixar acamar.

Hoje já tenho a água estabilizada, e vou fazer a TPA do costume nas crias.

Parec-eme que já só tenho umas 5 muito piquenas.

Vamos la a ver amanhã.

 

Nesta apesar de desfocada nota-se as diferenças dos vários tamanhos.

Treta do fotografo, não sei trabalhar com esta máquina.

gallery_12602_372_986348.jpg

 

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E eles continuam a comer primeiro....

gallery_12602_372_58917.jpg

 

Fico na dúvida se adiantou o esforço.

gallery_12602_372_99769.jpg

 

gallery_12602_372_128654.jpg

 

Claro que a dúvida passa depressa.

Hoje de manhã tinha artémia a nadar pelo aqua quase todo.

Agora de tarde mal tenho artémia no fundo.

E é giro eles todos, inclusive os mais 'piqueninos' a fazerem côr-de-rosa. :2gunfire:bigsmile

 

Vamos lá a ver se agora começam a crescer melhor.

 

Inté,

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais