Killie Fêmea Adoentada


Recommended Posts

A minha fêmea Fundulupanchax gardneri "Lafia" arranjou uma bonita.

Para variar nos killies, de vez em quando dava saltos no aquário. Como é um aqua de 12 lt, de acrilico com tampa em plástico, lá arranjou maneira de fazer uma ferida na cabeça.

Para tentar que melhorasse, começei a tratar com Sera Baktopur Direct. A ferida passou mas ficou meio "descamada" na zona da cabeça. Óbviamente, depois desta brincadeira, começou a comer cada vez menos.

 

Neste momento, está magra, não come nada, passa o tempo pousada no fundo ou pousada no meio das plantas flutuantes, o macho lá anda de volta dela a abanar as barbatanas.

Acho que só se está a aguentar à base das vitaminas da Sera que comprei. Agora vou quase no fim do tratamento com "medimor" da Aquarium Munster, medicamento Universal (suponho que seja semelhante ao ESHA 2000). Pelo que diz no folheto, trata feridas e zonas descamadas, além de barbatanas roídas (que estão um bocado feias).

 

Está num pH de 6, filtro de esponja, TPAs de 50%, 1 vez por semana, luz (candeeiro de 5w) durante 10h, umas anubias e feto de java, plantas flutuantes e filtro de esponja.

Alimento com artémia e minhocas da terra congelada, granulado e vermes de grindal. Já experimentei tenébrios, não gostaram...

 

Além dela estar adoentada, desde Janeiro, que foi quando ma deram, não consegui vingar nem 1 ovo. Suponho que o macho tem defeito. Ou é muito novo ou é veado...também posso ser eu a fazer asneiras, mas duvido. Por esta altura, eu já devia ter um aqua de 60cm cheio de descendentes deste casal, e nem um alevin consegui que nascesse. Ou só me aparecem ovos fungados ou que nem fertilizados estão.

 

Agora, que faço para tentar que ela coma e melhore de vez? Só se lhe puser comida pela boca abaixo, já que nem vermes a rabiar mesmo à frente dela, ela ataca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bateu a bota...e acabei por ficar na dúvida do que seria.

Se calhar, era interno. Depois de ela morrer, as únicas partes estranhas além do descamado na zona da cabeça, eram umas manchas vermelhas depois das guelras, na zona do "pescoço" e uma mancha no sítio onde sai a caquinha do peixe e os ovos. Pareciam hemorragias internas. No dia anterior, não tinha estas manchas.

 

Lá vou ter de andar atrás de uma ou 2 fêmeas para fazer companhia ao macho. Neste momento, só lá estão plantas e 2 caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais