[DIY] Calha, Luz Fluorescente E27 .


Amun_ra

Recommended Posts

Boas Pessoal!

Após ler aqui no forum que existiam lampadas do tipo E27, com as caracteristicas adequadas para aquarios, comecei a procurar em lojas de bricolage e acabei por encontrar a seguinte: 30W, 6500k e 1500lm.

Aqui vou explicar como fiz uma calha improvisada para o meu aquario.

Esta explicação não se destina a fazer uma calha bonita e definitiva e sim comoda e pratica.

Pois muito bem, comecemos com a explicação.

 

Para a construção precisamos do seguinte material:

-Fita cola

-Papel de Aluminio de Cozinha

-1 Garrafão de 5 litros

-1 Xzato

-1 lampada E27

-1 casquilho

 

luz1.JPG

1 - O primeiro passo consiste em cortar o garrafão na vertical, cortando ao lado do gargalo de cima abaixo. Tente cortar da forma mais correta para que no final o garrafão não abane.

luz2.JPG

2 - O segundo passo é cortar o gargalo do garrafão de forma mais rente possivel, para que no final a lampada possa apertar ao casquilho de forma correta.

luz3.JPG

3 - O terceiro passo é o mais importante, vamos pegar na fita-cola e no papel de aluminio e forrar todo o interior do garrafão.

Este passo permite proteger o garrafão de aquecer e ajuda a reflectir o maximo de luz possivel.

Não se esqueçam de fazer por exemplo 12 respiros, 4 em cima, 4 de um lado e 4 do outro lado. Estes furos são suficientes para o garrafão não aquecer.

luz4.JPG

4 - O quarto e último passo é o mais simples, apenas temos de colocar a lampada pelo interior do garrafão e apertar no casquilho pelo lado de fora.

Devido ao tamanho do garrafão ser grande e a lampada ser pequena, nunca chega a existir muita concentração de calor, ou seja, não corremos o risco de derreter o garrafão.

Eu proprio posso comprovar que não existe aquecimento, mesmo superando as minhas espectativas.

luz5.JPG

 

Como podem ver, é apenas uma calha improvisada enquanto não fabricamos nada melhor bowdown Serve muito bem para aqueles que não ligam para o exterior do aquario e também remedeia para aqueles que se preocupam.

Um Abraço...

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, o garrafão está pousado em cima do vidro que tapa o aquario, excluindo a possibilidade do contacto com a água ou a evaporação da mesma.

Mas nada impede de cada um isolar o mesmo com o material mais adequado.

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirando a estética esta mto fixe,

boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olha, muito prático e uma solução rápida... Lembra-me o ditado: quem não tem cão, caça com gato.

Onde é que compraste as lâmpadas? O máximo que vi à venda era de 18 watts... Também ando a pensar fazer uma calha, e se conseguir poupar no nº de lâmpadas, aumento os watts ;) o que seria bastante agradável...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, muito prático e uma solução rápida... Lembra-me o ditado: quem não tem cão, caça com gato.

Onde é que compraste as lâmpadas? O máximo que vi à venda era de 18 watts... Também ando a pensar fazer uma calha, e se conseguir poupar no nº de lâmpadas, aumento os watts :wink: o que seria bastante agradável...

 

Olá mIstY, esta lampada é da marca Raydan e comprei numa loja de bricolage que se chama Sobre Ondas, mas tambem já vi as mesmas lampadas a vender no supermercado Biguana.

A loja Sobre Ondas foi em Famalicão e a loja Biguana, existe em Vila do Conde, em Ribeirão na zona industrial e em mais alguns lugares com certeza.

Por norma este tipo de lampadas encontram-se em lojas de bricolage, tipo MaxMat, Mestre Maco, Aki, etc...

 

P.S. : Onde comprei a minha, tinha ate 35W. Espero ter ajudado, Abraço.

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.......

realmente tens ai uma calha á maneira.......mas diz-me uma coisa....o consumo dexas lampadas é axim muito elevado ou nem por ixo...?

é que uma é uma coisa....agora umas 3 ja deve ser qualquer coisa....apesar delas serem economicas nao sei digo eu......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, eu nao sou de forma alguma a pessoa mais indicada para te esclarecer a 100% a tua duvida, mas a verdade é que tenho em ideia que realmente estas lampadas são mesmo muito mais economicas.

Tiro esta conclusão por 2 aspectos, 1 porque na embalagem podemos ver que uma das lampadas normais é equivalente ao consumo de 4 flourescentes, já por aí tiramos uma boa impressão. Outro aspecto foi uma experiencia que vi com estas lampadas no jumbo, onde existia imaginemos uma lampada normal de 30w e uma lampada economizadora tambem de 30w, tendo cada uma delas o seu contador. A diferença era abismal quando se olhava para os dois contadores, um quase que era preciso pedir por favor para ele andar, o outro parecia um carro de corrida, ou seja, tiro por ai a conclusão que realmente as lampadas economicas sao mesmo economicas e que o uso de um pequeno conjunto delas nao devera influenciar muito no grande consumo de energia electrica.

Se por ventura alguem quizer explicar melhor, por favor expliquem, pois esta é apenas a ideia que tenho e tambem gostaria de aprofundar mais esta questão.

Espero ter ajudado, abraços...

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei não consomem muito, ou seja se a lâmpada é de 30w consome 30w; os testes que se fazem entre as lâmpadas económicas e as de filamento tem sobretudo a ver que as de filamento para a mesma luz que emite uma económica consome mais porque desperdiça muita energia em forma de calor. E a malta quer é luz, para aquecer a água tem-se o termoestato :D

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais