Meu aqua comunitário 95L (Projecto)


Henrique Ribeiro

Recommended Posts

Projecto Comunitário 95L
Boas a todos. Este é o meu primeiro projecto, digamos, "a sério" em aquariofilia com a compra do novo aquario!
Optei por começar um ambiente comunitário, aproveitando alguns peixes e plantas do meu antigo aqua.
Sem mais demoras, vamos à ficha técnica.

Setup

Aquário: Marina Style 95 (80x30x40)(95L);
Iluminação: 1lâmpada T8 30w;
Termóstato: Tetra T100 (230V,50Hz,100W,100/150L);
Bomba de ar: Tetratec AP50 (240V,50Hz,3W);
Bomba CO2: WaterPlant diffuser set (garrafa manual) (novo);
Bomba de circulação: Fluval Sea CP4 (novo);
Filtro externo: Eheim 350 Classic (620L/h)(novo).

Fauna

  • 2 bettas (1 macho,1 fêmeas);
  • 8 bárbus sumatranos;
  • 3 plecos leopardos;
  • 2 coridoras albinas;
  • 2 coridoras paleatus;
  • 1 otto;
  • 1 arco-íris;
  • 4 espadas;
  • 1 guppy.

Flora

Vou precisar de muita ajuda neste campo, visto que não está fácil, para mim, identificar as plantas que prali vão!

Decoração

  • 2 Troncos de pântanos preparados;
  • Areia basáltica + Quartz nº5 (estrada)

Fertilizantes, químicos e alimentação

  • Fluval Stratum 3Kg;
  • Ocean Nutricion Giovanni's Fertil+;
  • Nutrafin Cycle;
  • Nutrafin Max;
  • Tropical Astratabin;
  • Tropical Vegetable.

 

La transformation

 

Embora o feedback que eu tive neste tópico não fosse muito, a porrada de posts que li por aí ajudou muito. Optei por mudar o aqua, visto que o outro tinha falhas em muita coisa. Não quis adiar mais, e meti mãos ao trabalho. O resultado é o seguinte:

 

Antes

 

med_gallery_72267_4100_343850.jpg

 

Depois

 

med_gallery_72267_4100_1362335.jpg

 

Digam algo. Todos os comentários são bem vindos e todas as ajudas são obrigatórias!! :D

Editado por Henrique Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá henrique,

 

Gosto do teu aqua, esse tronco é engraçado :thumbup3:

 

O betta anda á bulha com as femeas de vez em quando ou dão-se todos bem?

 

Cumps

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samanta! Sim, também gosto especialmente do tronco, obrigado! E este betta é talvez o 'melhor' peixe que já tive. Perco tempos infinitos a olhar para ele. Lá faz umas corridas com uma ou outra, mas nada de agressivo, nem com os outros peixes.

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com um problema, não sei se grande ou pequeno. Tal como podem ver nas fotos, a agua parece meio turva e esverdeada/castanha. Penso que isto seja do tronco. Estou a fazer tpa's de 25L às segundas e quintas feiras. É pouco, é muito? É normal? Esperar para ver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser do tronco, meteste-o no aqua a quanto tempo?

A tpa assim esta bom mas se não quiseres ter tanto trabalho podes fazer mais litros mas so uma vez por semana...mas eu no teu lugar desde que tivesse tempo para tal continuava a fazer assim.

 

Cumps

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta! Estou a fazer nestes dias que é quando estou livre no trabalho, e como quem corre por gosto não cansa, fazer tpa's não me dá trabalho nenhum :P

Entretanto já ponho fotos actualizadas aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, passado uma semana das últimas fotos, eis que começam a aparecer os primeiros sinais de vida de todos os organismos residentes neste aqua.

É interessante ver o comportamento dos peixes, visto que ainda são alguns e de várias espécies. Uma curiosidade, é que os meus barbus só andam em cardume nas horas a seguir a serem alimentados, ainda não consegui bem perceber o porquê. O resto está tudo bem, comportamentos normais, não muito calmos, não muito agitados. Todos amigos e todos fazem o seu trabalho(embora uns mais que outros).

 

Estas fotos foram acabadas de tirar

 

med_gallery_72267_4100_343850.jpg

 

Até aqui tudo muito bem, mas os problemas estão lá. Peço agora uma especial ajuda e paciência para uns problemas aqui com as plantas.

 

Esta aqui começou a ganhar umas manchas brancas e umas escuras, tal como podem ver na imagem, e não sei o porquê nem o que fazer

med_gallery_72267_4100_929548.jpg

 

Aqui não dá para ver muito bem, mas o problema está nas extremidades das folhas que começam a ganhar uma cor preta/suja.

med_gallery_72267_4100_3107192.jpg

 

Esta folha coitadinha, não sei o que se está a passar. As outras estão lindas e verdes, e esta teve azar...? Devo cortá-la? Será algum fungo?

med_gallery_72267_4100_185227.jpg

 

E por último, mas não menos importante, esta plantinha que já tinha no meu antigo aquário.Já perder algumas folhas, outras começam a ficar amareladas/castanhas e murchas. Parece que não tem 'garra' para cresçer :(

med_gallery_72267_4100_2775141.jpg

 

Podem sempre ver as fotos com mais pormenor no álbum http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4100 .

 

Entretanto andei a ler por aí, e pensei em comprar uma bomba de CO2, mas não quero que seja uma despesa desnecessária. Será que deva comprar? Não compensa? Estou a meias que indeciso.

 

Entretanto também já me decidi a comprar uma bomba de circulação. Algo para dar movimento à agua, às plantas e ao aquário em si. Contudo só a devo ir buscar na segunda feira.

 

Agora preciso de ajudas malta, quero mesmo tratar das minhas plantinhas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua esta giro.

 

Não te sei ajudar com muito mas se esfregares as manchas castanhas e sairem com facilidade são algas diatomaces é normal aparecerem no inicio das montagens.

 

Eu no teu lugar primeiro que qualquer bomba ou sistema de co2 apostava antes num filtro externo bom...faz muito mais falta no aqua.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Samanta! Pensei no filtro externo sim, mas é uma questão de começar a ver alguns modelos e estabelecer uma relação preço/eficácia boa ! Em todos os casos, se meter algum filtro externo posso continuar à mesma com o filtro actual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mas tendo um bom filtro externo nao faz sentido manteres esse em funcionamento. So mesmo as primeiras semanas para as bacterias se alojarem no novo depois podes tirar esse.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

E pronto, confirma-se a transformação.

 

med_gallery_72267_4100_1362335.jpg

 

Ainda não tem os habitantes, pois só abocado é que acabei de encher o aqua.

 

med_gallery_72267_4100_301792.jpg

 

med_gallery_72267_4100_936018.jpg

 

O resto das fotos estão aqui, no álbum

Assim que houver novidades, volto a colocar fotos. Até lá, digam de vossa justiça!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos. Comprei um kit de co2, uma coisa muito básica que conta com a garrafa co2, uma mangueira e o difusor. Estou a dar uma bombada todos os dias, antes ou quando a luz acende, de modo a encher o difusor. Estou a fazer bem? Andei a ver umas coisas, mas não fiquei esclarecido. O aparecimento das bolhas de oxigénio também é escasso, será que é por a água já estar bastante oxigenada? :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Esse aquario está bonito, parece um jardim :) muito arranjadinho.

 

Só deixava 2 conselhos acerca da fauna.

Os plecos que tens vão crescer muito e vão desarrumar esse jardim todo, além de que o aquario vai ficar pequeno para eles.

O peixe arco-iris, é um peixe de cardume e esse está sozinho...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas baar! Antes de mais, obrigado pelo feedback! Realmente em relação aos plecos, foi erro meu. Não sabia nada acerca destes peixes, e comprei logo 3 por achar 'engraçado', são aqueles tais erros de iniciante. Quero ver se em breve os consigo dar para alguma loja ou alguém que queira um ou dois. Em relação ao jardim, bingo, já começaram a fazer obras no aqua, tal como as fotos abaixo o mostram. :P Quanto ao arco íris, este é um sobrevivente. Já veio de outro aquário e mantive-o neste. Embora o companheiro dele tenha morrido já a alguns tempos, este nunca deu problemas. Vou seguir o conselho e talvez arranjar um cardume. Já agora, podiam me dizer que espécies de arco iris se dariam bem no aqua?

 

Aguardo resposta e ajuda. :)

Mas vamos às novidades. Finalmente comprei um filtro externo! Custou-me os olhos da cara, mas estou realmente satisfeito com o resultado. Passado dois dias, a água está maravilhosamente límpida e com boa circulação. Quanto ao filtro, é um eheim 350 classic, com um depósito de 5L, filtra até 620L/hora.

Seguem algumas fotos da casa

 

med_gallery_72267_4100_1720824.jpg

 

med_gallery_72267_4100_163595.jpg

 

med_gallery_72267_4100_1643471.jpg

 

med_gallery_72267_4100_1092666.jpg

 

med_gallery_72267_4100_1933653.jpg

 

Ainda estou a tentar atinar com o CO2, mas penso que as plantas estejam saudáveis e com bom aspecto. Aguardo feedback! Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos!

 

@Valter Ferreira muito obrigado! Ainda está em fase de construção, pois, como sempre, aparece sempre uma ou outra falha a partir da construção do layout.

 

Hoje foi dia de tpa e de umas podas. Estou também à espera de uns testes que mandei vir. Devem chegar amanhã ou sexta.

 

Aproveitei para tirar umas fotos, mas definitivamente é a parte mais difícil de todas.

 

10320505_881861168496883_191799145557936

10338779_881861165163550_423756936767882

10394864_881861151830218_545311870335853

10406964_881861085163558_243922176428674

1554531_881861058496894_1827051395708332

 

Pormenor do pseudo pearling :P

10373490_881861081830225_225092419420964

10363748_881861075163559_633672504487660

 

 

 

Quando tiver os testes, posto os resultados! Cumps!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes! Chegados os testes, fui logo fazer medições. Comprei um kit da sera, que trás teste ao pH, gH, kH e No2.

 

med_gallery_72267_4100_2671561.jpg

med_gallery_72267_4100_1621126.jpg

 

Resultados

 

pH: 7

kH: 5

gH: 7

No2: 0

Co2: 3

Temp: 26

 

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas noites!

 

Antes de mais, finalmente consegui apanhar um "leo" desprevenido! :medieval_mace::medieval_mace:

med_gallery_72267_4100_2054684.jpg

med_gallery_72267_4100_1468562.jpg

 

Infelizmente, embora pareçam bem de saúde, vou ter de os dar, pois precisam de espaço (o maior deve ter praí uns 15cm já :o ). :unsure::unsure:

 

 

Agora uma dúvida em relação ao co2. Estou a pensar em aumentar a fasquia e arranjar um mecanismo de co2 em condições. Até que me deparei com isto: http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/kits-de-co2/weipro-sistema-de-co2.html

 

Alguma opinião/feedback em relação a este aparelho? Realmente, fica muito mais económico, mas será que compensa?

 

Obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.