problemas com plantas e solenoide


machuqueiro

Recommended Posts

boas

tenho um 98x35x45!! á ja uns 3 anos
filtragem 700l/hora
iluminação 2 x 39wt t5 cor 6500 + 10000k lampadas com pouco tempo de uso
temp. +/-28º
tpa semanal ou quinzenal cerca de 60%
tenho tido o aquario a funcionar em "velocidade cruzeiro" sem grande alterações e sem grande problemas
fertilização seachem flourish exel e ferro ( o potassium acabou-se)
não tenho testes para vos dar os parametros

as minhas duvidas são as seguintes
á umas semanas atraz comecei por ter muitos problemas de algas verdes no vidro, em 3 dias ficava com os vidros cheios após limpeza com raspador.

as plantas estavam bem tirando as de crescimento lento que apresentavam algumas algas castanhas.
comecei por ligar o UV por 8 horas diarias , o problema das algas nos vidros melhorou mas as algas castanham aumentaram!
tambem comecei a notar que a seguir á ultima poda as plantas ficaram frageis a partirem e com pouco crescimento.

alguma dica ??

hoje ja baixei o tempo de UV para 2 horas dias
e adicionei novamente o co2 para tentar recuperar as plantas
mas descubri que o solenoide esta avariado, será que o posso deixar ligado mesmo á noite ??
deixei ligado com apenas unas 30 gotas por minuto

deixo uma foto para verem as plantas (não sei o nome das mesmas :unsure: )

20131114_141318.jpg

 

 

20131114_141244.jpg

Editado por machuqueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E fertilizas com fosfatos e nitratos, ou é só CO2 e ferro?

 

As plantas estão a acabar com as reservas de que ainda dispõem, os fosfatos estão a acabar (algas verdes nos vidros) e quando acabarem, vão entrar em cena as filamentosas.

Então além de limpares vidros vais andar a escovar as folhas, passado uns dias virão as BBA, acompanhadas das azuis, vais andar a limpar e a pensar desmontar tudo.

 

Porque não evitas tudo isso e procuras pelo Fórum como fazer os teus próprios fertilizantes (N, P e K e já agora micros) e desligas esse Uv?

Divertias-te muito mais e postavas fotos muito mais bonitas (também, não é muito difícil, essa não se vê...).

Dá uma vista de olhos na secção FERTILIZAÇÃO tens por lá muito que ler, e o que é melhor, nem tens de procurar muito, tens logo um tratado na primeira linha.

 

Espero ter ajudado.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E fertilizas com fosfatos e nitratos, ou é só CO2 e ferro?

 

As plantas estão a acabar com as reservas de que ainda dispõem, os fosfatos estão a acabar (algas verdes nos vidros) e quando acabarem, vão entrar em cena as filamentosas.

Então além de limpares vidros vais andar a escovar as folhas, passado uns dias virão as BBA, acompanhadas das azuis, vais andar a limpar e a pensar desmontar tudo.

 

Porque não evitas tudo isso e procuras pelo Fórum como fazer os teus próprios fertilizantes (N, P e K e já agora micros) e desligas esse Uv?

Divertias-te muito mais e postavas fotos muito mais bonitas (também, não é muito difícil, essa não se vê...).

Dá uma vista de olhos na secção FERTILIZAÇÃO tens por lá muito que ler, e o que é melhor, nem tens de procurar muito, tens logo um tratado na primeira linha.

 

Espero ter ajudado.

 

 

 

Abraço

 

boas tardes

antes do mais o meu obrigado pelo tua ajuda

 

agora já com fotos para terem uma ideia das plantas

 

tambem já me tinha passado que o substrato fertil esteja "seco", com 3 anos de uso.

não descrevi correctamente a fertilização usada

seachem flourish; seachem exel e ferro (o potassium acabou-se)

o flourish é tudo em um e penso que ja tenha fosfatos e nitratos!

como tenho pouco tempo para muitas fertilizações tens algum fertilizante tudo em um que aconselhes ?

hoje vou já desligar o UV.

 

abraço

Editado por machuqueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pois, como tinha pensado antes de ver as fotos, tens aí um problema causado por falta de fosfatos.

As plantas que ainda sobrevivem estão num mísero estado, e assim não vais conseguir evitar que as BBA tomem conta.

 

O que tens é que permitir que os nitratos 'gerados' pela alimentação possam ser assimilados pelas plantas, e para isso tens de fertilizar com fosfatos, mas mais importante é plantares mais.

 

Tens de ter uma muito maior massa verde, mas não vai ser fácil, com tão pouco substrato...

O facto de ter três anos nem é tão grave assim, o pior é que não tens onde as plantas se possam enraizar.

Terias de acrescentar mais uns quatro ou cinco cm. à parte da frente, para poderes ter um 'tapete', plantar qualquer coisa e criar umas moitas na parte lateral, talvez uma echinodorus para tapar esse 'lindo' tubo de aspiração do filtro...

Isso depende de ti e das tuas possibilidades, há quem ofereça podas, há quem venda podas e está tudo nos classificados aqui do Fórum.

Assim como a fertilização, um tudo em um é possível, vem descrito no primeiro tópico do link que te enviei, mas se calhar era preferível fazeres as dissoluções em separado, mas fica ao teu critério.

É bem mais barato que essa 'água engarrafada' de uma qualquer marca que usas, e como dizes (e acredito pelo que vejo) que fazes TPA's regulares e em boa quantidade, tens tudo o que necessitas para transformar essa 'coisa', no aqua que idealizaste.

 

Já investiste nos calhaus, tens um filtro que cumpre (limpa-lo frequentemente não o estraga), tens CO2 e até já tiraste essa 'bonita caixa branca', portanto só te resta o mais barato, que é comprar os sais que necessitas para fertilizar.

Lê com atenção o link que te referi e daqui a um mês volto cá para ver um update destas fotos. Pode ainda não estar como desejas, mas já vai a caminho, e é essa a caminhada que interessa, isto não é uma corrida.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em termos de layout é assim que gosto. Despido num lado.

O aqua tem pouca profundidade e pode não se ver mas na parte traseira tenho uns 5 a 6 cm de substrato.

O filtro limpo de 2 em 2 meses ou antes caso note perca de caudal ou sujidade em suspensão.

Já segui o teu conselho desligar o uv e comprei fert. Da tropica com fosfatos.

Proximo passo aumentar os verdes

Obrigado e um abraço

 

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

mais uma vez , necessito da vossa opinião

desliguei o UV, adicionei co2 , mais 2 novas plantas e após tpa adicionei fertilizante liquido como deve ser e não a "olhometro"

ao fim de 2 dias já noto algumas diferenças , na cor , desenvolvimento de novas folhas e crescimento.

não vou limpar as algas dos fetos e anubia pois continuam fragil.

mas ja pensei podar as de crescimento rapido nas partes que estavam castanhas, de forma a que os novas folhas venham sem algas e com mais força!!

estou correcto , faço a poda ou espero mais uma semana e vejo como correm as coisas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Dá-lhes tempo, costuma ser um remédio muito recomendado, pois é reconhecida a sua eficácia.

 

As algas castanhas, costumam aparecer quando tens tudo o que as plantas necessitam para prosperarem, menos as plantas...

Há quem diga que é dos silicatos, mas se fazes TPA's não deve ser só dos tais dos silicatos, dá só mais uma semana às plantas (novas e as que já ai estavam), a partir daí estão por tua conta.

 

Quando atrás te aconselhei a ter calma, foi porque não precisas de ter pressa pois as algas demoram um pouco a estabelecer-se, sendo portanto lógico acreditar que para as erradicar leve igualmente algum tempo.

Eu como detesto escolher o caminho mais difícil, prefiro fazer as coisas da maneira mais rápida e fácil.

Neste caso, plantava mais (lá porque flutuam não deixam de ser plantas, as flutuantes) e mantinha um plano de fertilização rígido durante um mês ou por aí, andares a cortar plantas só porque estão um bocadito 'sujas' de algas só se for para replantar, o que não era nada má ideia, mas mesmo assim esperava mais uns tempos.

Faz assim, pensa que são pedras e não ligues às algas, daqui a uma semana estão limpas.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Dá-lhes tempo, costuma ser um remédio muito recomendado, pois é reconhecida a sua eficácia.

 

As algas castanhas, costumam aparecer quando tens tudo o que as plantas necessitam para prosperarem, menos as plantas...

Há quem diga que é dos silicatos, mas se fazes TPA's não deve ser só dos tais dos silicatos, dá só mais uma semana às plantas (novas e as que já ai estavam), a partir daí estão por tua conta.

 

Quando atrás te aconselhei a ter calma, foi porque não precisas de ter pressa pois as algas demoram um pouco a estabelecer-se, sendo portanto lógico acreditar que para as erradicar leve igualmente algum tempo.

Eu como detesto escolher o caminho mais difícil, prefiro fazer as coisas da maneira mais rápida e fácil.

Neste caso, plantava mais (lá porque flutuam não deixam de ser plantas, as flutuantes) e mantinha um plano de fertilização rígido durante um mês ou por aí, andares a cortar plantas só porque estão um bocadito 'sujas' de algas só se for para replantar, o que não era nada má ideia, mas mesmo assim esperava mais uns tempos.

Faz assim, pensa que são pedras e não ligues às algas, daqui a uma semana estão limpas.

 

 

 

Abraço

 

boas

uma semana após os teus conselhos

muito mais verde , e um reactor externo de co2

as plantas nos primeiros dias pareciam estar a crescer bem e a fazer bastante pearling

ao fim de 3 dias começo a notar que continuam as carencias

menos pearling, as plantas de crescimento rapido a abrandar e algumas plantas desfeitas

descubri uns testes da salifert ja fora do prazo que me deram estes resultados

No3 10 mg/l
Po4 0.25 mg/l
como estam fora da validade não sei até que ponto estão correctos!
7a71b896-f0e1-4d1a-a493-ce341bfb4cdf.jpg

 

há! é verdade as algas diminuiram

nas plantas estão iguais, mas nos equipamentos passaram de escuras para verde claras e mais pequenas! devo de as andar alimentar bem hehe

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

 

Dá-lhes tempo, costuma ser um remédio muito recomendado, pois é reconhecida a sua eficácia.

 

As algas castanhas, costumam aparecer quando tens tudo o que as plantas necessitam para prosperarem, menos as plantas...

Há quem diga que é dos silicatos, mas se fazes TPA's não deve ser só dos tais dos silicatos, dá só mais uma semana às plantas (novas e as que já ai estavam), a partir daí estão por tua conta.

 

Quando atrás te aconselhei a ter calma, foi porque não precisas de ter pressa pois as algas demoram um pouco a estabelecer-se, sendo portanto lógico acreditar que para as erradicar leve igualmente algum tempo.

Eu como detesto escolher o caminho mais difícil, prefiro fazer as coisas da maneira mais rápida e fácil.

Neste caso, plantava mais (lá porque flutuam não deixam de ser plantas, as flutuantes) e mantinha um plano de fertilização rígido durante um mês ou por aí, andares a cortar plantas só porque estão um bocadito 'sujas' de algas só se for para replantar, o que não era nada má ideia, mas mesmo assim esperava mais uns tempos.

Faz assim, pensa que são pedras e não ligues às algas, daqui a uma semana estão limpas.

 

 

 

Abraço

passado cerca de um mes

ainda não esta perfeito em termos de algas/crescimento

mas esta muito melhor e a caminhar no bom sentido. parece me!!

 

mais uma vez obrigado

 

ce95ae69-bc66-41dc-8a7e-81d2c0e072a0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.