Cálcio na água engarrafada para TPA's-Aqua Camarões


ela

Recommended Posts

Olá! Tive a pesquisar as águas engarrafadas à procura de alguma que tivesse mais cálcio que me compensasse a falta deste no aqua onde tenho reds, crs, cbs, e planorbis.

A água do Vimeiro em comparação com as outras tem 114 mg/litro de cálcio ao contrário da maioria que tem volta de 1mg/litro.

 

Só ainda fiz um tpa com cerca de 3 litros esta água e o que é verdade é que se nota alguma diferença na carapaça dos planorbis, que estavam a ficar muito brancos.

 

Alguém sabe se esta água é segura para os tpas de aquas com camarões ?

O ph anunciado no rótulo é de 7, um pouco mais alto do que as que tenho usado para os tpas (Pingo Doce e Continente).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Reds e planorbis não há qualquer tipo de problemas. Para os CRS e CBS está no limite mas o que realmente faz mal são as mudanças bruscas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento tenho o aquario com ph 6.8 / 7, os testes são dificeis de perceber bem a côr. o usar esta água era para compensar um pouco a falta de cálcio e não usar aquele produto que se compra na farmácia.

E se eu intercalar as tpas com água com ph mais baixo e outras tpas com esta água do Vimeiro para compensar o cálcio? Se o ph se mantiver controlado nos 6.8 / 7 há mais algum valor que eu deva estar atenta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ela.

 

Existem produtos próprios para camarões para compensar a falta de calcio e etc, mesmo alguma comidas já são compostas com bastante calcio. Esse produto da farmácia deve ser o decalcit, cuidado com esse produto pois aumenta bastante os fosfatos..faz mais mal do que vocês imaginam. Sim, pode ser usado em caracois, mas camarões não recomendo nada! Mais vale adicionarem minerais na agua..usem produtos proprios para camarões, eu sei que são caros...mas o barato sai caro, pois se morrem os camarões fica mais caro ainda...

 

A água do Vimeiro se tem esse pH é porque tem bastantes minerais, coloca aqui o resto do rotulo.Eu acho que não compensa para CRS, para isso mais vale colocar agua da torneira(dependendo do sitio onde se vive, condições dos tubos ;)), mas como o Ricardo disse cuidado com tpa's bruscas e com parametros diferentes. O melhor é apostarem em substratos activos, como akadama ou os outros bem conhecidos.

 

Abraços

Editado por Fábio Silva
erros ortográficos lol
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu tenho neste aquário uma parte com o substracto da Fluval para camarões e uma parte com substracto inerte preto tipo quartzo.

A tpa que fiz foi só de +- 4.5 litros(3 garrafas de litro e meio), duas do Vimeiro e uma de água da torneira com o produto para amónia e cloro adicionado.

Na minha zona a água sai com um ph de 7.2 e de cálcio traz 38mg/l. Penso que o ph é um pouco elevado para os tpas dai o opção água engarrafada.

Faço tpas de 2 em 2 semanas mais ou menos esta litragem, o aquario no todo tem perto de 40 litros, cubo de 35.

Vou tirar foto do rótulo da água do Vimeiro daqui a pouco já coloco aqui.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu previa tem muitos minerais e essa escala é um pouco confusa. lol

 

Opta por outra mais acida, senão vais ter problemas e vais desgastar o substrato num instante.

 

ps: todas as marcas dizem no rotulo água mineral, ou seja têm minerias. As melhores marcas são aquelas que tiverem a mineralização mais baixa..nunca esquecendo que se não colocarem vocês os minerais..vão ter problemas de molting, ou seja problemas de troca de casca e isso nos pequenos é fatal, pois trocam de casca todas as semanas praticamente para crescerem ;).

 

Boa sorte ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado pela ajuda.

Falam aqui da água do Lidl, é uma boa opção?

Desculpa a minha ignorância mas quando falas em adicionar minerais isso é o quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionar produtos específicos para adicionar a água mais branda só mesmo para aumentar a quantidade de minerais essenciais ao crescimento do camarões.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São produtos especialmente concebidos para camarões, existem de várias marcas, Fluval, Shirakura, Mosura, bee shrimp mineral gH+ etc etc etc..

 

Todos fazem o mesmo efeito, porem alguns são melhores que outros pois são gamas diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente utilizo o da Dennerle (mineral plus). Há melhores e mais caros... :computer003:

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso somente acrescentar que estou a usar garrafoes de agua do Lidl, a mais barata, pois eles vendem da marca Penacova e outra que não me recordo agora..serra qq coisa. E esta agua tem um pH de 5.5 mais ou menos...não tomei atenção aos minerais, mas vale a pena ires ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Conheço algumas pessoas que utilizam agua do pingo doce por causa do ph...

Eu desde Fevereiro que tenho CRS e sempre utilizei agua da torneira(em repouso + Dennerle crusta mineral em tpa´s de 10lt) anda com um ph7.5 e temp 26 e esta tudo a correr bem.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso ;) mas de certeza que o akadama que usas está ai a dar uma ajuda em qualquer coisa ;)...nada é por acaso, a smas pelo que sei ate tem boa água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso ;) mas de certeza que o akadama que usas está ai a dar uma ajuda em qualquer coisa ;)...nada é por acaso, a smas pelo que sei ate tem boa água.

 

O Substrato é o da ada mas já sem efeito nenhum. o que pode ser também é a qualidade da agua de sintra/smas

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais