CRS - Ajuda na sexagem e classificação


NunoCAST

Recommended Posts

Boa noite, adquiri recentemente uns crystal red para o meu aquário, na verdade eu penso já saber quais as respostas as minhas perguntas, queria apenas confirmar (estou a começar a pensar que sou eu que estou a ser piegas! :P )

 

Os camarões:

 

6minicamarao.th.jpg

 

53988357.th.jpg

 

72017197.th.jpg

 

213dt.th.jpg

 

65156588.th.jpg

 

 

 

O primeiro é bastante jovem, presumo que não se consiga sexar ainda, os restantes calculo que seja possível. Já agora qual é o grade dos camarões?

 

Obg,

NunoCAST

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NunoCast,

 

Os teus CRS parecem-me um misto de grades, ou seja, por um lado classificar-los-ia por coloração e opacidade de cores e aí optaria por grade A. Por outro lado, se optar por classificá-los por padrão de desenho das cores poderia dizer que o grade é uma mistura de A e S, se bem que nunca completos ou bem definidos.

 

Tens misturas de grades no mesmo camarão em que em alguns exemplares até podes ver reminiscências de grades mais baixos (na 2ª foto tens restos de vermelho na parte inferior da risca central). Na 3ª foto quase não tens brancos visíveis... Isto pode ser devido a maus genes ou a muito má qualidade da água. Assim sendo, ajudava saber quais os parâmetros que tens no aquário para descartarmos esta última hipótese.

 

Penso que a falta de brancos mais opacos em grades altas se deve à mistura de snowhite de grades baixos para tentativa de apuramento para grades mais altos de CRS - minha opinião (e experiência) e de muitos criadores conceituados.

 

Em relação à sexagem diria quase com certeza que são quase todos machos.

 

Cumps

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, neste momento o aquário é um de 40*40*30(A), tem 4 cm de ADA new amazónia, está montado a 2 meses tendo sido introduzido um eheim 2213 ciclado a pelo menos 1 ano, cujo input está conectado a um filtro de esponja duplo. Habitavam cá ao fim do 1o mês 15 guppies para assegurar que era produzida amónia. A água veio toda de um outro aquário que está montado a aprox 2 anos(ph de 6.7) quando foi necessário enche-lo pela primeira vez. Os guppies sairam e entraram os CRS. Aclimatizacao gota a gota durante 3 horas recorrendo a um tubo de bomba de ar e uma torneira no mesmo para garantir que caia apenas 1 gota por segundo aproximadamente. Os camarões passeiam pelo aquário todo, não estão minimamente escondidos e o comportamento é perfeitamente normal para a espécie. Testes: Ph 6.5, amónia e nitritos a 0, nitratos a 5 (tenho plantas flutuantes). Presumo que má qualidade esteja afastada desta equação.

 

 

 

 

Em relação à sexagem, desconfio que me foram vendidos só machos, será que mais alguém me poderia ajudar neste ponto?

 

Abraço e obg

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho 'andamento' em termo de conhecimento para me bater com o Ricardo mas diria que tens duas potênciais fêmeas nas fotos nº 2 e 4 (o camarão que está em segundo plano).

 

Digo isto porque noto arqueamento no seu abdomen, especialmente se compararmos os dois animais da foto 4. O de trás apresenta o abdomen arqueado.

 

Mas, se te tiveres de guiar por uma destas duas opiniões expressas aqui, segue a do RF pois ele tem bem mais experiência e know-how que eu...

 

Seja como for, boa sorte com eles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, tens o aquário perfeito, não pode ser da água, sendo o ADA novo com um ciclo de dois meses, os parâmetros estão certamente equilibrados.

 

Olhando para os camarões vejo:

 

-brancos fracos com zonas onde este nem sequer existe ou é quase transparente.

- vermelho fraco , não é compacto.

 

Tendo isto tudo em conta o mínimo que a meu ver podem ser classificados é grade A, mas nem sei se podem ser assim classificados pois estão muito fracos de cores

 

Quanto à sexagem eu digo que são todos machos, com o tamanho e idade que aparentam ter se fossem fêmeas seriam bem mais arqueadas na parte de baixo da barriga.Os que vejo são todos lisos na barriga...

 

Já agora, foram comprados como grade quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Paulo:

 

Muito obg pela ajuda.

 

@Fábio:

 

Foram todos comprados aqui no fórum como sendo de grade S.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Na realidade estes camarões já nem estão em minha posse, foram todos devolvidos (felizmente quem os vendeu prontificou-se a recebe-los de volta e a devolver imediatamente o dinheiro que havia sido pago, mas na realidade não foi só por não corresponder à grade pela qual tinha pago mas também porque detectei uma anomalia num deles (contactei o vendedor que se prontificou a trocar o camarão afectado ainda antes de eu ter falado em devolução) deixo um video para que possam identificar a situação:

 

 

é visível ao longo do filme mas consegue-se ver perfeitamente ao minuto 5.05.

 

Li um relato num forum internacional que acabou da pior forma mas também já me foi garantido que não tem qualquer problema, alguém sabe mais alguma coisa acerca disto? O principal objectivo é identificar a situação para que no caso de surgir algures na minha experiência futura com estes camarões eu possa saber com agir.

 

 

Muito obrigado a todos e realmente se se confirmar (vou esperar que possam surgir mais opiniões) que são todos machos, não irei ficar muito contente com o membro em questão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se foram todos comprados como grade S só te posso dizer que foste enganado pois esses camarões estão muito fracos para serem classificados como grade A, muito menos como grade S..

 

Sim esse camarão tem uma má formação, parece corcunda, ja vi alguns relatos sobre isso.

 

Para mim não ha qualquer duvida que são todos machos.

 

 

Quem foi o membro que te vendeu? Ele é que devia estar aqui a te responder a estas questões!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, foram comprados ao membro Swoosh (http://www.aquariofi...p?showuser=4744).

 

Eu ando um pouco sem tempo para tirar fotos, mas deixo aqui um aperitivo daquilo que arranjei desta vez. Acho que é suficiente para se ver que o problema não seria a água (desculpem a qualidade da foto não ser a melhor, mas foi o possível! :P ) :

 

 

 

dsc09059z.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse camarão é um SS não sei como o compraste mas o seu grade é SS - macho quase seguramente (tamanho pequeno ainda).

 

Os outros do membro que referenciaste (Swoosh) poderiam até parecer grades altos mas os brancos e vermelhos eram tão maus que não tinham qualidades para o grade que aparentavam nem mesmo os mais abaixo...

 

Eu, sinceramente, preferiria um grade A com bons brancos e vermelhos, que um suposto grade S como os que compraste primeiro...

 

Boa sorte

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo.Fonseca : Este último foi adquirido como SS junto com mais 4 S e obviamente não tiveram a mesma proveniência que os 6 primeiros (Swoosh) entretanto já devolvidos ao mesmo. Quando puder tiro umas fotos dos novos camarões todos, esta foto serviu apenas como "prova" de que nas mesmas condições estes últimos tem uma qualidade que fica a anos luz dos primeiros (facto que foi questionado (qualidade da agua) por quem me vendeu os primeiros. Isto para não falar do facto de se referir a uma escolha criteriosa de todos os camarões que me vendeu e ao que me pareceu o critério foi uma aposta em camarões maus e impossíveis de reproduzir (todos machos como tenho confirmado aqui).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela foto posso diser que é um belo exemplar e nada tem a ver com os anteriores. nesta o branco esta bem defenido e carregado assim como o veremelho algo que é exencial para um bom grade.

 

Espero que com os novos camarões tenha mais sorte.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço ao NunoCAST o envio da mensagem privada a avisar-me deste tópico de modo a deixar o meu comentário.

 

Acho sempre muito curioso ver discussões de sexagem e classificação em grades baseadas numas quantas fotografias (estáticas e em 2D). Se a sexagem por vezes é inequívoca a classificação por grades é altamente subjectiva. Sendo que muitas vezes os próprios classificadores discordam entre si, normal é nós "meros mortais" termos cada um a nossa opinião.

 

Da minha parte o que posso garantir é que nos meus aquários a colónia escolhida para o Nuno foi de 7 CRS's grade S. Tenho perfeita consciência que esta interpretação é subjectiva e por isso mostrei-me imediatamente disponível para devolver o dinheiro dispendido na compra após a primeira manifestação de desagrado para com o lote (o que acabou por se concretizar).

 

Em relação à sexagem também garanto que dos 7 existiam inequivocamente 2 fêmeas adultas e pelo menos menos mais um CRS com grande probabilidade de ser fêmea mas que poderia suscitar algumas dúvidas.

 

Por último, e uma vez mais o meu pedido de desculpas ao Nuno pela inclusão do CRS com a alteração do exoesqueleto. Muito provavelmente o que terá acontecido será eu te-lo observado, aquando da selecção, apenas de uma perspectiva.

 

 

Alguns comentários finais:

Penso que a falta de brancos mais opacos em grades altas se deve à mistura de snowhite de grades baixos para tentativa de apuramento para grades mais altos de CRS - minha opinião (e experiência) e de muitos criadores conceituados.

 

Tenho os meus aquários de S's e grades superiores sem qualquer snow white há várias gerações. Sempre que surge algum, é imediatamente separado ainda em cria para um tanque de snow whites.

 

Quem foi o membro que te vendeu? Ele é que devia estar aqui a te responder a estas questões!!

Respondi sempre a todas as questões colocadas pelo Nuno (via mensagem privada) e como já foi afirmado pelo próprio, assim que surgiram as primeiras dúvidas, fiz a devolução imediata do dinheiro. Se o Nuno trouxe a discussão a público, certamente não foi para receber a minha opinião.

 

Eu ando um pouco sem tempo para tirar fotos, mas deixo aqui um aperitivo daquilo que arranjei desta vez. Acho que é suficiente para se ver que o problema não seria a água
Isto para não falar do facto de se referir a uma escolha criteriosa de todos os camarões que me vendeu e ao que me pareceu o critério foi uma aposta em camarões maus e impossíveis de reproduzir (todos machos como tenho confirmado aqui).

Até à data realmente não é possível criação só com machos... mas quem sabe num futuro próximo.

Nuno: Bem sei que já te disse isto, mas sinceramente o que eu acho é que a tua água não estava pronta para receber os CRS's, ou provavelmente os teus parâmetros eram muito diferentes dos meus e o acondicionamento que fizeste não foi longo o suficiente. Eu sei o que te vendi. Não percebo porquê é que colocas isso em questão... e muito menos a razão para trazer esta discussão para público. Respondi-te sempre com respeito e fiz sem qualquer hesitação o meu dever de te devolver o dinheiro. Quando foi feita a venda e a devolução do dinheiro? Há um mês? Não percebo a razão disto ainda te atormentar... penso que em nada foste lesado.

 

Basta olhar para o meu feedback para se perceber que não estou aqui para enganar ninguém.

Vários utilizadores me contactaram no imediato após as vendas satisfeitos porque tinham óptimos exemplares, saudáveis, muitas vezes com grades superiores aos comprados e alguns deles até com fêmeas ovadas. Uma vez mais o meu feedback comprova-o, e certamente não fui eu que andei a criar utilizadores para fazer o meu feedback. Não é nem NUNCA será o meu objectivo enganar alguém. Faz parte da minha filosofia de vida e não se aplica apenas à aquariofilia...

 

Curioso o facto de aquando o teu primeiro contacto, mesmo antes da venda, eu te ter convidado para vires a minha casa escolher a colónia. Ora para alguém que tem como finalidade enganar, não é lá muito inteligente pois não?

 

Se quiseres continuar a questionar a minha reputação terei todo o gosto em falar contigo. Tens o meu contacto de telemóvel, email e via aberta pelo sistema de mensagens privadas do fórum. Nunca deixei de te responder a uma única mensagem. Recuso-me é a continuar esta discussão em público porque em nada enaltece o fórum. Por essa razão está será a minha única (longa) resposta a este tópico. Um abraço e boas criações de invertebrados!

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os meus aquários de S's e grades superiores sem qualquer snow white há várias gerações. Sempre que surge algum, é imediatamente separado ainda em cria para um tanque de snow whites.

 

Boas,

 

Só vou mesmo responder a esta questão por ter sido eu qua afirmei pensar se tratar de cruzamentos com snowhite ou golden e o membro swoosh vir tentar desmentir.

 

Quando surge um snowhite ou golden numa "ninhada" é porque existe esse "sangue" na sua linhagem, logo, cruzamento com.

 

Uma coisa é tentares eliminar o gene snowhite ou golden, outra coisa é não existir... são coisas muito distintas. Eu não afirmei que farias esses cruzamentos, afirmei sim, pensar que se trataria de cruzamentos com essas duas "estirpes" nos teus camarões que provocariam esses brancos.

 

Continuação de uma boa discussão,

 

Cumps

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só vou mesmo responder a esta questão por ter sido eu qua afirmei pensar se tratar de cruzamentos com snowhite ou golden e o membro swoosh vir tentar desmentir.

 

Quando surge um snowhite ou golden numa "ninhada" é porque existe esse "sangue" na sua linhagem, logo, cruzamento com.

 

Uma coisa é tentares eliminar o gene snowhite ou golden, outra coisa é não existir... são coisas muito distintas. Eu não afirmei que farias esses cruzamentos, afirmei sim, pensar que se trataria de cruzamentos com essas duas "estirpes" nos teus camarões que provocariam esses brancos.

 

Continuação de uma boa discussão,

 

Cumps

 

 

RF

 

Ao contrário do que afirmei, vou deixar mais uma resposta ao tópico, porque esta sim parece-me uma questão interessante para os restantes utilizadores.

 

Concordo com o teu comentário. Infelizmente e para meu infortúnio o gene existe nas minhas colónias, tal como na grande maioria dos criadores nacionais, não se tratando de PRL's (Pure Red Line). Certamente houve cruzamentos no passado (mesmo antes de virem para os meus aquários). O que explico é que já há longas gerações que não há qualquer cruzamento dos meus CR's de grades superiores com snow white, porque estou com os cruzamentos selectivos a tentar lentamente eliminar o gene das minhas colónias.

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho sempre muito curioso ver discussões de sexagem e classificação em grades baseadas numas quantas fotografias (estáticas e em 2D). Se a sexagem por vezes é inequívoca a classificação por grades é altamente subjectiva. Sendo que muitas vezes os próprios classificadores discordam entre si, normal é nós "meros mortais" termos cada um a nossa opinião.

 

 

Se existem tabelas de classificação de grades é por alguma coisa, a qualidade do branco e vermelho é fundamental para um grade S e muito mais para um grade SS. Neste caso não é uma questão de opinião, qualquer pessoa pode ver a cor dos camarões e consegue ver que não são de qualidade, a classificação de grades não é de qualquer forma subjectiva.

 

Da minha parte o que posso garantir é que nos meus aquários a colónia escolhida para o Nuno foi de 7 CRS's grade S. Tenho perfeita consciência que esta interpretação é subjectiva e por isso mostrei-me imediatamente disponível para devolver o dinheiro dispendido na compra após a primeira manifestação de desagrado para com o lote (o que acabou por se concretizar).

 

 

Se é subjectiva, consideras estes camarões grade S?

 

Em relação à sexagem também garanto que dos 7 existiam inequivocamente 2 fêmeas adultas e pelo menos menos mais um CRS com grande probabilidade de ser fêmea mas que poderia suscitar algumas dúvidas.

 

 

Poderias indicar quais?As fotos podem ser em 2D mas quem tem experiência com camarões sabe o que é uma fêmea ou macho, eu identifico fêmeas antes de começarem a reproduzir pela primeira vez, ou seja antes mesmo de aumentarem o seu abdomen para poderem receber os ovos.

 

Tenho os meus aquários de S's e grades superiores sem qualquer snow white há várias gerações. Sempre que surge algum, é imediatamente separado ainda em cria para um tanque de snow whites.

 

 

O que tu tens são goldens e não snow white, snow white são a mutação branca dos CBS.

Concordo com o que o Ricardo respondeu, mesmo que retires os golden da colonia, o gene está lá. Os camarões que foram mostrados nas fotos são o resultado de genes fracos de goldens, os chamados Skeleton. Se forem Goldens com bons brancos até melhoram os CRS.

 

Respondi sempre a todas as questões colocadas pelo Nuno (via mensagem privada) e como já foi afirmado pelo próprio, assim que surgiram as primeiras dúvidas, fiz a devolução imediata do dinheiro. Se o Nuno trouxe a discussão a público, certamente não foi para receber a minha opinião.

 

 

É para isso que somos um forum ;) e não apenas um site de classificados.

 

Até à data realmente não é possível criação só com machos... mas quem sabe num futuro próximo.

Nuno: Bem sei que já te disse isto, mas sinceramente o que eu acho é que a tua água não estava pronta para receber os CRS's, ou provavelmente os teus parâmetros eram muito diferentes dos meus e o acondicionamento que fizeste não foi longo o suficiente.

 

 

Hugo um aquário com ada amazonia novo mantém os parâmetros equilibrados a nível de durezas nos primeiros meses, 2 meses de ciclo são mais que perfeitos para um bom ciclo, especialmente com um ehiem 2213 já ciclado. Outra coisa, um camarão quando é de bom grade manifesta boas cores só por si, seria preciso a agua do Nuno estar muito má para eles perderem cor, os últimos camarões que ele comprou mantêm as cores porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço ao NunoCAST o envio da mensagem privada a avisar-me deste tópico de modo a deixar o meu comentário.

 

Não tens nada que agradecer, o teu nome foi evocado por mim, era minha obrigação alertar-te para a discussão que aqui se está a ter.

 

 

Acho sempre muito curioso ver discussões de sexagem e classificação em grades baseadas numas quantas fotografias (estáticas e em 2D). Se a sexagem por vezes é inequívoca a classificação por grades é altamente subjectiva. Sendo que muitas vezes os próprios classificadores discordam entre si, normal é nós "meros mortais" termos cada um a nossa opinião.

 

Da minha parte o que posso garantir é que nos meus aquários a colónia escolhida para o Nuno foi de 7 CRS's grade S. Tenho perfeita consciência que esta interpretação é subjectiva e por isso mostrei-me imediatamente disponível para devolver o dinheiro dispendido na compra após a primeira manifestação de desagrado para com o lote (o que acabou por se concretizar).

 

Sempre o disse, apesar de não ter ficado minimamente satisfeito com os camarões que recebi, a tua atitude para comigo foi sempre o mais correcta possível tendo o dinheiro sido devolvido prontamente (nem sequer é isso que está aqui em discussão)

 

 

 

Em relação à sexagem também garanto que dos 7 existiam inequivocamente 2 fêmeas adultas e pelo menos menos mais um CRS com grande probabilidade de ser fêmea mas que poderia suscitar algumas dúvidas.

 

 

Felizmente consegui documentar todos os camarões claramente, dos 6 (eram 6 e não 7) quais são os que inequivocamente vês serem fêmeas?

 

Por último, e uma vez mais o meu pedido de desculpas ao Nuno pela inclusão do CRS com a alteração do exoesqueleto. Muito provavelmente o que terá acontecido será eu te-lo observado, aquando da selecção, apenas de uma perspectiva.

 

 

O pedido de desculpas foi aceite e numa primeira fase até foi aceite uma eventual troca, mas tens que concordar comigo se apareceu um (adulto) com deformações em centenas que dizes ter não acho muito provavel ser o unico logo a colónia tem maus genes (genes de camarões deformados, correcto?

 

 

Respondi sempre a todas as questões colocadas pelo Nuno (via mensagem privada) e como já foi afirmado pelo próprio, assim que surgiram as primeiras dúvidas, fiz a devolução imediata do dinheiro. Se o Nuno trouxe a discussão a público, certamente não foi para receber a minha opinião.

 

Mais uma vez afirmo, a tua atitude para comigo foi sempre correcta, mas o que se está aqui a discutir é a qualidade dos teus camarões.

 

 

 

Até à data realmente não é possível criação só com machos... mas quem sabe num futuro próximo.

Nuno: Bem sei que já te disse isto, mas sinceramente o que eu acho é que a tua água não estava pronta para receber os CRS's, ou provavelmente os teus parâmetros eram muito diferentes dos meus e o acondicionamento que fizeste não foi longo o suficiente. Eu sei o que te vendi. Não percebo porquê é que colocas isso em questão... e muito menos a razão para trazer esta discussão para público. Respondi-te sempre com respeito e fiz sem qualquer hesitação o meu dever de te devolver o dinheiro. Quando foi feita a venda e a devolução do dinheiro? Há um mês? Não percebo a razão disto ainda te atormentar... penso que em nada foste lesado.

 

 

Nesta parte fiquei um pouco confuso, eu não posso/devo colocar em questão o facto de os teus camarões não serem de boa qualidade, mas colocar em questão os testes que efectuei à agua pode-se? Os camarões saíram no dia 29 de Fevereiro (como sabem o mês de Fevereiro apenas teve 29 dias) do meu aquário tendo os novos entrado no dia 7 (apenas por razoes logísticas, tive que os ir buscar a Lisboa).

 

Como o Fábio Silva te disse, isto não é apenas um site de classificados, o objectivo aqui é partilhar experiências, vivências, e sobretudo alimentar a paixão que nos une (aquariofilia) o facto de o meu problema estar resolvido não significa que me seja indiferente se mais alguém o vai ter, eu até já tinha tido CRS e sabia mais ou menos que aquilo não correspondia ao que eu tinha pedido, mas quantos não compraram já sem ter este conhecimento? Eram camarões, tinham um padrão avançado apesar das fracas cores, para um leigo passavam facilmente por SS e sim, isso de facto dá origem a vários feedbacks positivos.

 

Basta olhar para o meu feedback para se perceber que não estou aqui para enganar ninguém.

Vários utilizadores me contactaram no imediato após as vendas satisfeitos porque tinham óptimos exemplares, saudáveis, muitas vezes com grades superiores aos comprados e alguns deles até com fêmeas ovadas. Uma vez mais o meu feedback comprova-o, e certamente não fui eu que andei a criar utilizadores para fazer o meu feedback. Não é nem NUNCA será o meu objectivo enganar alguém. Faz parte da minha filosofia de vida e não se aplica apenas à aquariofilia...

 

Sinceramente e correndo o risco de ser mal interpretado, o facto de teres x posts no tópico de feedback que tens no fórum não me diz nada, só na minha turma devo ter a volta de 60 alunos, queres que eu amanha tenha feedback de 60 vendas no tópico destinado a esse fim? E perfeitamente legal, basta apenas que cada um crie uma conta e me de um feedback a partir de se suas casa nem nunca haver conflitos de IP (Isto apenas para mostrar como o sistema é falível, apesar de ser o possível e não estar a ver grandes alternativas)

 

Curioso o facto de aquando o teu primeiro contacto, mesmo antes da venda, eu te ter convidado para vires a minha casa escolher a colónia. Ora para alguém que tem como finalidade enganar, não é lá muito inteligente pois não?

 

Tens tão boa memória que certamente também te lembrarás certamente que mal eu recebi os camarões e levantei a garrafa onde eles vinham a primeira frase que me disses-te foi "estão um pouco transparentes por causa da viagem" ora gostaria de informar que os segundos fizeram uma viagem desde a alameda até ao cais do sodré e posteriormente do cais do sodré até ao estoril de metro e comboio respectivamente acondicionados da mesma forma que os teus (garrafa de agua e musgo), viagem esta toda realizada dentro da minha mochila) e como podes ver não existe uma mínima descoloração (acredito que o teu carro abane menos que o comboio/metro e o tempo de viagem seja consideravelmente menor) terá sido um aviso? (just saying! ;) )

 

Em relação ao convite realmente fui convidado à margem sul sem nunca se ter falado em casa de ninguem e apenas para "acelerar" a entrega dos mesmos no caso de eu ter interesse nisso. Uma vez que tinhas disponibilidade para os entregar a 2 km em vez de 40, a escolha pelo local de entrega parece-me evidente.

 

 

Se quiseres continuar a questionar a minha reputação terei todo o gosto em falar contigo. Tens o meu contacto de telemóvel, email e via aberta pelo sistema de mensagens privadas do fórum. Nunca deixei de te responder a uma única mensagem. Recuso-me é a continuar esta discussão em público porque em nada enaltece o fórum. Por essa razão está será a minha única (longa) resposta a este tópico. Um abraço e boas criações de invertebrados!

 

De facto nunca me deixas-te de responder por nenhuma via e foste até bastante prestável, mas não compreendo como é que uma discussão perfeitamente educada e cordial pode de alguma forma denegrir (não enaltecer) o fórum, alias, acho até que esta discussão e o facto de se saber o que realmente por ai anda (agora até fiquei curioso para ver os teus aquários, podias aceitar a sugestão e mostrar num tópico o que tens, set-ups e grades) apenas o enaltece e é exactamente isso que nos distingue (enquanto comunidade) de um forum de classificados. Alias, acredito que acreditando tanto nos camarões que colocas-te na garrafa que me foi entregue tenhas todo o interesse em defende-los.

 

 

 

 

Por último e em jeito de conclusão, este assunto veio a público após me terem confirmado por mensagem duas pessoas que provavelmente seriam todos machos, o que foi reiterado pelas pessoas que viste aqui publicamente darem a sua opinião (o estatuto de entendidos na matéria é inquestionável, basta ver os tópicos de cada um) e sendo esta uma comunidade, não quero que outros sejam colocados na mesma posição que eu, eu tinha conhecimentos para dizer que não era aquilo mas quantos não andam ai a ser enganados todos os dias por lojistas por exemplo? Continuo a afirmar que a tua colónia tem maus genes (existindo camarões defeituosos, o gene causador desse defeito anda por ai), os camarões que me foram trazidos estavam bastante abaixo daquilo que é a grade S, que sempre foste impecável na resolução de todos os problemas que foram surgindo e que deves ser uma óptima pessoa (partindo do principio que foi realmente um acaso o que me deixa com a pulga atrás da orelha por referires tantas vezes a escolha meticulosa de todos os camarões que me foram enviados mas que sou obrigado a assumir como verdade por não ter qualquer tipo de prova ou indicio em sentido contrário) , mas não é disso que se trata, o que me foi vendido não correspondia ao que pedi e o meu feedback será dado mal tenha oportunidade em conformidade com isto.

 

 

Abraço a ti e a todos os que participaram deste tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta ao Fábio:

 

Se existem tabelas de classificação de grades é por alguma coisa, a qualidade do branco e vermelho é fundamental para um grade S e muito mais para um grade SS. Neste caso não é uma questão de opinião, qualquer pessoa pode ver a cor dos camarões e consegue ver que não são de qualidade, a classificação de grades não é de qualquer forma subjectiva.

 

Se é subjectiva, consideras estes camarões grade S?

 

Nunca me viste nem nunca me verás a classificar CRS's baseado numas quantas fotografias. Eu sei o que tirei do meu tanque e por isso insisto que se tratavam de 7 CRS's grade S, O Nuno não concorda? Tu não concordas? Percebo que nem sempre concordamos na classificação e o dinheiro foi devolvido imediatamente.

 

Poderias indicar quais?As fotos podem ser em 2D mas quem tem experiência com camarões sabe o que é uma fêmea ou macho, eu identifico fêmeas antes de começarem a reproduzir pela primeira vez, ou seja antes mesmo de aumentarem o seu abdomen para poderem receber os ovos.

 

Fábio: Sabes que tenho muita consideração por ti e faz-me alguma confusão uma afirmação tão sólida baseado numas quantas fotografias.Não vou questionar a opinião. Uma vez mais, há dúvidas que são tudo machos? Para mim se a interpretação dos grades é questionável, esta é totalmente descabida, mas, dinheiro devolvido mesmo antes da devolução dos camarões...

 

O que tu tens são goldens e não snow white, snow white são a mutação branca dos CBS.

 

Correctíssimo.

 

É para isso que somos um forum ;) e não apenas um site de classificados.

 

Tu percebeste o que quis dizer. Se o assunto foi trazido para público é porque ele queria receber outras opiniões e não a minha.

 

Hugo um aquário com ada amazonia novo mantém os parâmetros equilibrados a nível de durezas nos primeiros meses, 2 meses de ciclo são mais que perfeitos para um bom ciclo, especialmente com um ehiem 2213 já ciclado. Outra coisa, um camarão quando é de bom grade manifesta boas cores só por si, seria preciso a agua do Nuno estar muito má para eles perderem cor, os últimos camarões que ele comprou mantêm as cores porquê?

 

Eu sei o que saiu dos meus tanques e foi para a garrafa de transporte. O stress da viagem não justifica de todo as imagens apresentadas pelo Nuno. Portanto, do meu ponto de vista, a única alteração possível é na qualidade da água.

 

 

Resposta ao Nuno:

 

Sempre o disse, apesar de não ter ficado minimamente satisfeito com os camarões que recebi, a tua atitude para comigo foi sempre o mais correcta possível tendo o dinheiro sido devolvido prontamente (nem sequer é isso que está aqui em discussão)

 

Então sinceramente não percebo o que está em questão. Não ficaste satisfeito com o que compraste? Percebo. Já me aconteceu dezenas vezes na vida comprar algo que imaginei ser diferente. Quando entrego o produto e me devolvem o dinheiro fico satisfeitíssimo. Quando isso não acontece, fico frustrado. A ti neste momento, não percebo o que te atormenta e onde quererás chegar com este tópico.

 

O pedido de desculpas foi aceite e numa primeira fase até foi aceite uma eventual troca, mas tens que concordar comigo se apareceu um (adulto) com deformações em centenas que dizes ter não acho muito provavel ser o unico logo a colónia tem maus genes (genes de camarões deformados, correcto?

 

Gostava de saber porque insistes se tratar de um defeito genético quando já te expliquei o contrário. Nem tudo o que tu és hoje resultam dos teus genes. E o facto deste ser o único entre centenas no mesmo tanque comprova-o. Há duas possibilidades para isto ocorrer: A) trata-se de uma alteração do exoesqueleto adquirida ao longo do crescimento ou B) trata-se de uma alteração do genoma por mutação espontânea e não adquirido dos pais. Se não fosse uma mutação espontânea, em centenas de camarões teria que aparecer o mesmo fenótipo. E aqui, Nuno, posso não ter a experiência do Fábio ou do Ricardo em invertebrados, mas em genética sei do que falo.

 

Sinceramente e correndo o risco de ser mal interpretado, o facto de teres x posts no tópico de feedback que tens no fórum não me diz nada, só na minha turma devo ter a volta de 60 alunos, queres que eu amanha tenha feedback de 60 vendas no tópico destinado a esse fim?

 

É nestes comentários que na minha opinião o fórum em muito perde com estas discussões. Confesso que não tenho uma turma a quem possa agradecer por esse acto. Posso tentar no infantário do meu filho, mas a grande maioria ainda não sabe escrever.

 

Em relação ao convite realmente fui convidado à margem sul sem nunca se ter falado em casa de ninguem e apenas para "acelerar" a entrega dos mesmos no caso de eu ter interesse nisso. Uma vez que tinhas disponibilidade para os entregar a 2 km em vez de 40, a escolha pelo local de entrega parece-me evidente.

 

A tua primeira abordagem para a compra foi, e não estou a citar porque já não tenho a mensagem: "Queria comprar um pack X, mas quero ter a certeza que são camarões de qualidade porque já fiz compras anteriores e até já comprei CRS's de Grade B que me foram vendidos como Grade S". Garanti via mensagem que a minha linhagem era de qualidade e que se quisesses podias vir a minha casa escolher a tua colónia, ao que tu respondeste "Não será necessário. Combinamos a entrega na Parede".

Lembraste Nuno?

Já agora onde estão os tópicos das outras vendas que tinhas feito e em que supostamente foste enganado? Não quiseste mostrar ao fórum o quanto indignado ficaste? Ou a criação deste é apenas para minha perseguição pessoal?

 

De facto nunca me deixas-te de responder por nenhuma via e foste até bastante prestável, mas não compreendo como é que uma discussão perfeitamente educada e cordial pode de alguma forma denegrir (não enaltecer) o fórum

 

Para mim, pouca diferença entre isto e o "Programa da Júlia" existe. Se anteriormente referi que não continuaria neste pouco útil "ping pong", erro meu não ter resistido a responder aos moderadores e ao Nuno. Da minha parte não vai ser mais alimentado.

Nuno: se tens dúvidas em relação à minha linhagem terei todo o gosto em novamente te convidar a vir cá a casa. Tens o meu contacto telefónico.

 

Sei o que tenho nos tanques. Sei o que vendi. Fui totalmente correcto para contigo Nuno. Não tens a mínima razão para estares aborrecido com a situação. Mostra também tu algum respeito e não coloques em questão a minha seriedade e qualidade dos meus camarões e aquários sem teres o mínimo conhecimento de causa.

 

E com isto termino (definitivamente) o meu contributo para este linchamento injustificado.

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo 1º Ponto e quero que fique bem claro, isto não é um linchamento por parte do membro que criou o tópico, como referi somos um forum e o nosso objectivo é ajudarmo-nos, se o Nuno quis uma segunda opinião tem todo o direito disso!

 

Nunca me viste nem nunca me verás a classificar CRS's baseado numas quantas fotografias. Eu sei o que tirei do meu tanque e por isso insisto que se tratavam de 7 CRS's grade S, O Nuno não concorda? Tu não concordas? Percebo que nem sempre concordamos na classificação e o dinheiro foi devolvido imediatamente.

Acho que devias respeitar a opinião de quem tem mais experiencia, se tens CRS à um ano e pouco, posso te dizer que ja conto com 6 anos de experiencia nestes camarões. Eu sei o que são camarões assim com brancos fracos pois tambem tenho alguns assim ranhosos. Simplesmente não os vendo, estão num aquário a parte pois têm todo o direito a vida.

 

Quem disse que os camarões não podem ser classificados por fotografia?!!Precisas ver a forma 3D para os classificar?!! Se sabes o que tiras-te do teu tanque e na altura que foram escolhidos estavam com os brancos bons, então estavas completamente enganado no aquário pois esses camarões deviam ser sim grade SS. Se foram vendidos como S em vez de SS por alguma razão foi...

O que muda de um SS para um S é apenas o padrão do vermelho! o branco e vermelho tem de ser igualmente bons e nos teus camarões vez branco bom?Não! Se recuperaram o branco após terem voltado para o teu aquário, podias colocar umas fotos novas dos mesmos camarões. Serão facilmente identificaveis pelo padrão de vermelho.

 

 

 

Fábio: Sabes que tenho muita consideração por ti e faz-me alguma confusão uma afirmação tão sólida baseado numas quantas fotografias.Não vou questionar a opinião. Uma vez mais, há dúvidas que são tudo machos? Para mim se a interpretação dos grades é questionável, esta é totalmente descabida, mas, dinheiro devolvido mesmo antes da devolução dos camarões...

Obrigado pela consideração. O dinheiro penso que não está em questão, mas sim a atitude. Eu ponho as minhas mãos no fogo como são machos. Se quiseres provar o contrario mostra-me fotos desses machos com ovos ;).

 

Eu sei o que saiu dos meus tanques e foi para a garrafa de transporte. O stress da viagem não justifica de todo as imagens apresentadas pelo Nuno. Portanto, do meu ponto de vista, a única alteração possível é na qualidade da água.

 

Se fosse da qualidade da água, todos os camarões estariam assim no aquário do Nuno. Volto a repetir pois parece que não fui ouvido, um camarão quando tem bons brancos não perde assim o branco de qualquer maneira!! Qualquer criador sabe isso!

 

 

Para finalizar Hugo se te custa admitir em publico o que te esta mais que visto, problema teu.

 

 

Se as discussões saudáveis que temos no forum são para ti o "Programa da Julia" devias ter um pouco mais de humildade pois secalhar aquilo que aprendes-te para manter e reproduzir os teus camarões foi aqui no forum, graças ao espirito de partilha de todos os que participam aqui.

 

Lembro-me muito bem quando começas-te com os teus CRS, e posso te relembrar do tópico onde foste ajudado e no qual eu participei de bom grado-> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=170100

 

Se te gabas de ser um amante incondicional de CRS.. não te importes só com o teu feedback e vendas .. ajuda e participa na nossa comunidade!

 

 

Ps: Quantos aos grades eu sei muito bem o que estou a dizer mas não te preocupes pois daqui a uns meses tudo vai estar regulamentado tendo em conta vão ser criados Standards pela European Shrimp Association na qual eu fui convidado a participar e ser o representate de Portugal.

 

Abraços e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente consegui documentar todos os camarões claramente, dos 6 (eram 6 e não 7) quais são os que inequivocamente vês serem fêmeas?

 

Já se escreveu tanto por aqui e como tenho tido pouco tempo para o fórum, deve-me ter escapado a resposta a esta pergunta.

 

 

Já agora onde estão os tópicos das outras vendas que tinhas feito e em que supostamente foste enganado? Não quiseste mostrar ao fórum o quanto indignado ficaste? Ou a criação deste é apenas para minha perseguição pessoal?

 

Perseguição pessoal? Só porque me vendes-te só machos e ainda por cima de má qualidade? Basta procurares nos tópicos de feedback que encontras o meu feedback a esse membro à cerca de 2/3 anos (sinceramente, já nem me lembro do nick dele mas é uma questão de perderes algum tempo que não deve ser dificil de encontrar.

 

Para mim, pouca diferença entre isto e o "Programa da Júlia" existe. Se anteriormente referi que não continuaria neste pouco útil "ping pong", erro meu não ter resistido a responder aos moderadores e ao Nuno. Da minha parte não vai ser mais alimentado.

 

Realmente é isto que nos distingue, eu considero isto um "abre olhos" para a comunidade para que pelo menos esteja mais atenta ao que pode correr mal, se achas que isso não é benéfico para este fórum, tenho pena mas a realidade é que eu gostaria de ter sido avisado!

 

Sei o que tenho nos tanques. Sei o que vendi. Fui totalmente correcto para contigo Nuno. Não tens a mínima razão para estares aborrecido com a situação. Mostra também tu algum respeito e não coloques em questão a minha seriedade e qualidade dos meus camarões e aquários sem teres o mínimo conhecimento de causa.

 

Está documentado o que eu recebi, estão documentados os meus parâmetros (mais uma vez se coloca a questão, eu não te posso colocar em causa mas tu podes colocar-me a mim? Porque é que o meu aquário tem que ser mau e os teus camarões serem bons quando exactamente nas mesmas condições 6 dias depois estão outros tambem documentados e com uma qualidade que em nada se compara? (sim se o aquário estivesse mal ao ponto de tornar os camarões transparentes não era em 6 dias que se punha "bom")

 

E com isto termino (definitivamente) o meu contributo para este linchamento injustificado.

 

Se reparares o teu nome só foi evocado depois de se confirmar que eram SÓ MACHOS e que os camarões eram de PÉSSIMA QUALIDADE, continuas a achar que tu é que foste linchado? Aconteceu-me isso, achas que quero que se repita com outros membros? Só porque o dinheiro me foi devolvido achas que eu fico menos chateado com a situação, com o tempo que tive que perder a espera deles, enquanto os tive, quando os fui entregar?

 

Este tópico foi criado para confirmar aquilo que eu achava, que me tinham sido vendidos camarões apenas de um sexo e sendo praticamente todos adultos sim, podem ser sexados em imagens estáticas e em 2D bastando apenas que estas estejam bastante nítidas e que o camarão seja apanhado de lado o que é o caso.

 

Lamento mas não é por me teres devolvido o dinheiro que apaga a atitude que tiveste para comigo.

 

 

Abraço

 

 

 

P.S - As outras questões mais técnicas já foram respondidas pelo Fábio e sinceramente deixo-as para ele que percebe muito mais disto do que eu. Fica o meu obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

acho que não vale a pena estarem a acusar-se um ao outro agora. Aconteceu, não devia ter acontecido é verdade, mas se está resolvido porque continuarem com isso? já chega malta, sejam amigos....

 

Cumprimentos a todos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais