Nano High-tech 18l


Nuno Cecílio

Recommended Posts

Bom dia...

 

Vou agora partilhar o meu novo projecto...

 

Setup:

 

Nano com 35cX35ax18p da Aquatlantis aquariums

 

Filtro interno Bio box, 220l/h, estou a pensar passa-lo para o meu aquário grande e incorporar aqui um filtro de mochila.

 

Termóstato de 25W da Jager, é grande, mas dá; para regular a temperatura e foi barato.

 

Iluminação apostei numa calha de leds quase desconhecida, da Beamswork 200, tem 30 led com luz branca a 6500k e 3 de luz azul para fazer de moonlight.

 

Substrato fértil, desta vez procurei aplicar algo que li, húmus de minhoca fervido.

 

Substrato inerte, como tinha ainda JBL Manado do meu outro projecto, decidi aplica-lo, ainda que seja castanho, nãoo queria gastar mais um pipa de massa.

 

Tronco muito bonito adquirido na Aquamagia em Santo Amaro de Oeiras

 

Também vou colocar CO2 derivando a pressão do meu sistema principal, só ainda não pus porque comprei um difusor de vidro da BOYU bem baratinho, mas como de costume, o barato saiu caro, e partiu-se quando eu estava a colocar a segunda ventosa na parte do tubo... agora vou em busca de um difusor barato que não se parta. Alguém sabe onde posso arranjar?

 

Fauna:

 

Ainda não tem pois está a ciclar à pouco tempo. Mas serão red cherry shrimps, numa primeira fase e talvez umas corydoras pigmeus, quando a população de red's já estiver a prosperar.

 

Flora:

 

Bacopa caroliniana ou monnieri não sei ao certo.

Alternanthera reineckii var lilacina

Hemianthus callitrichoides "Cuba"

Anubias barteri var. angustifolia (''afzelii'')

E uma planta da qual tenho 2 pés do lado direito, é muito verdinha e ponteaguda, que me puder ajudar a achar o seu nome, agradeço.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sem problemas :) layout agradável!

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta, pois eu como tou no pc do trabalho e estupidamente ele vai-me bloqueando os conteúdos que lhe apetece, eu hoje não consigo ver as fotos e ontem via... talvez mais à tarde já consiga inserir mais fotos...

 

Já agora, tu que tens red cherrys, conheçes uma mutação deles que ficam mais claros e as selas e ovos ficam azulados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do layout do teu nano, o tronco fica bonito. Relativamente as plantas gosto da Bacopa caroliniana (nunca consegui manter), relativamente a Alternanthera reineckii var lilacina, acho que vais ter problemas com ela, pelo menos as minhas têm crescido muito em altura, passam rapidamente os 45 cm de altura, em baixo vai ficando só raízes altas.

Relativamente a anubia acho linda, nunca vi a venda, muito bonita, tenho muitas anubias e adoro, tenho de procurar essa variante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as 2 plantas do lado direito que falas, se nao estou em erro são blyxas japonicas.

 

de resto um layout harmonioso.

 

Parabéns.

 

Nota: Só cobria esse tronco com uma especie de musgo. os camarões vão adorar.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do layout do teu nano, o tronco fica bonito. Relativamente as plantas gosto da Bacopa caroliniana (nunca consegui manter), relativamente a Alternanthera reineckii var lilacina, acho que vais ter problemas com ela, pelo menos as minhas têm crescido muito em altura, passam rapidamente os 45 cm de altura, em baixo vai ficando só raízes altas.

Relativamente a anubia acho linda, nunca vi a venda, muito bonita, tenho muitas anubias e adoro, tenho de procurar essa variante.

 

A anúbia desta variante comprei na aquaplante em benfica, é uma loja gigante, e se queres arranjar essa anubia liga para lá para ver se têem e se está em bom estado, a mim venderam 2 vasos pelo preço de um porque a única que estava bonita estava num aquário com ictio e as 2 que trouxe não tavam muito bonitas.

 

A Bacopa é dificil de manter??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as 2 plantas do lado direito que falas, se nao estou em erro são blyxas japonicas.

 

de resto um layout harmonioso.

 

Parabéns.

 

Nota: Só cobria esse tronco com uma especie de musgo. os camarões vão adorar.

 

cumps.

Hugo Oliveira

 

Obrigado pela informação em relação à planta, creio que tens toda a razão ou é Japónica ou é echinosperma mas blyxa é de certeza

 

Em relação ao tronco ando à procura de phoneix moss, tive a comprar um bocadinho de madeira com musgo lindo, mas pediam 30 euros por ele, e deixei de o achar assim tão bonito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei se a bacopa é difícil de manter, mas tinha 4 pés que perderam as folhas todas e acabaram por ficarem podres, não sei qual foi o problema delas, mas não as consegui manter. E nunca voltei a tentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está muito fixe o aqua :)

 

Eu tenho um mais ou menos do mesmo volume que também tem reds. Quantas corys pigmeu estás a pensar pôr?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não penso por as corys, queros que os red's se sintam confortáveis e se reproduzam pelo menos uma vez cada fêmea, depois como o aquário só tem 18 cm de profundidade por 35cm de comprimento tem pouco espaço para corys, para red's tem porque eles ocupam também em altura. Penso ter umas 6... formam cardumes muito compactos e não gostam de andar sós...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem na verdade penso ter cory's Pigmeus, com red's ou sem red's, tenho outro projecto com 100l tenciono criar os red no nano, e passa-los para o grande, de qualquer forma se achar que são muitas para o nano ponho no grande...

 

Mas obrigado pelo interesse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já inseri um novo filtro, trata-se de um filtro de cascata que debita 200l/h e torna, tem mais espaço para matérias filtrantes e ainda torna a manutenção do mesmo menos perturbante para a fauna, uma vez que não preciso de molhar as mãos...

 

Também já incorporei o nano difusor de CO2 da aquagrow TMC, já o CO2, derivei-o de sistema de pressão grande com ajuda de um T e de uma torneirinha para regulação do ar, acho que consigo regular o sistema até ter os dois a debitar as quantidades que eu quero.

 

Tenho a informar, que a "cuba" que inseri está desfinhar, assim como a blyxas japonicas. Espero que a adição do CO2 lhes passe a dar vantagem na absorsão de nutrientes. Já a "cuba" do aquário grande está boazinha, creio que vai prosperar.

 

Novo elemento na flora trata-se de Phoneix Moss ou se preferirem fissidens fontanus, tinha várias opções todas caras (12euros) e decidi por este, se correr bem vai ficar lindo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem na verdade penso ter cory's Pigmeus, com red's ou sem red's, tenho outro projecto com 100l tenciono criar os red no nano, e passa-los para o grande, de qualquer forma se achar que são muitas para o nano ponho no grande...

 

Mas obrigado pelo interesse

O meu interesse vem de querer tirar dúvidas com o teu projecto também. Eu também queria pôr corys pygmeu no meu aqua, mas tou a ver que não vai dar apesar de serem muito pequenas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Já comprei as Corys pigmeus (7)a 3,90 euros cada, e para já ficam no aquário grande mas tenho a certeza que umas 5 num nano não é muito, a não ser que tenhas imensos red's, as corys pigmeus que comprei pouco mais têm que 1cm e têm uma natação de conjunto muito coordenada, são peixes de cardume muito mais coesos do que os meus 10 neons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então vou ponderar por 5 corys pygmeu mais lá para a frente. Eu já tinha visto na aquaplante, são mesmo muito pequenas e não estão tanto tempo no fundo como as outras espécies de corys.

 

Obrigado pela dica ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro o aqua ::D:

 

Uma dúvida: estás a conseguir manter a cuba com essa luz? fertilizações além de CO2?

 

Um abraço e vai actualizando ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro o aqua ::D:

 

Uma dúvida: estás a conseguir manter a cuba com essa luz? fertilizações além de CO2?

 

Um abraço e vai actualizando ;)

 

Em relação à dúvida da cuba, quando a coloquei, achei que tinha gasto dinheiro para nada, pois estava a morrer de dia para dia, entretanto achei que talvez não fosse da luz mas da falta de CO2, uma vez que as porções que pus no aquário grande estão bem. No domingo à noite já tinha montado o difusor de Co2, e a partir dai noto que ela está gradualmente a estabilizar, claro que as pontas que estavam a morrer estão na mesma, mas, o resto está mais viçoso.

 

A Cuba seria também a minha maior duvida em relação à fauna, mas como se trata de um nano high-tech, achei que podia tentar... Talvez tenha sorte, agora acredito mais que sim.

 

Quanto à fertilização ainda não apliquei quase nada, mas vou começar dentro de pouco tempo com JBL Ferropol e JBL Ferropol 24, como tenho no meu outro projecto...

 

Tenho que tentar tirar fotos novas com a cuba, o musgo e os 5 red's que por lá habitam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.