Íctio


mikawins

Recommended Posts

Boas,

 

após a descoberta de pontos brancos em vários peixes, iniciei o tratamento com protozin da waterlife e aumentei a temperatura do aquário para 31º. Já passaram duas semanas, contudo tenho um escalar com pontos brancos nas barbatanas. É normal ou está com outro tipo de doença? Alguém pode-me ajudar ?

Editado por mikawins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consegui tirar a foto. Ele assusta-se com a câmara.

 

Posso acrescentar que ele tem pontos brancos nas barbatanas peitorais.

Editado por mikawins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de manter a temperatura alta (31º) desliguei a luz.

 

Será que vai ajudar ?

 

Durante quanto tempo devo manter a luz desligada?

 

É aconselhável nos 20 dias de quarentena, com a temperatura alta, não proceder a TPAs ?

Editado por mikawins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes e deves fazer TPAs mas deves repor o medicamento, na proporção da água nova que adicionaste.

Quanto aos pontos brancos nas barbatanas do escalar, pode não ser ictio, principalmente após 15 dias.

Se meteres fotos ajudava.

 

PauloA
:character0050:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna? Depois da razia, resta-me dois tetra cobre, uma coridora bronze e 3 escalares, isto para um aquário de 120 litros.

 

Eu bem que gostava de tirar fotos ao escalar, mas ele recusa-se, fugindo a sete "barbatanas" :D

 

Amanhã vou tentar outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei umas fotos de um escalar com o mesmo problema que o meu:

 

http://imageshack.us/photo/my-images/841/72332552.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/13/40329225.jpg

 

Terei que subir a temperatura para 32º ?

 

Devo acrescentar azul de metileno (baktopur) ?

 

Agradeço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que não existem ideias avancei com Baktopur e com um aumento de temperatura para 32º durante 3 dias. Vamos lá ver no que vai dar...

Editado por mikawins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Estive a ler o folheto informativo do eSHa EXIT e pelos vistos o apagar da luz serve também para tratar outra doença de origem parasitária (oodinium pillularis) "doença do veludo", lá diz que apesar de não ser tão frequente como ictio, é muitas vezes confundido com este.

 

Vê na net imagens e compara com o que tens, se vires que é isto, ai deves desligar a luz pois parece que estes parasitas precisam de luz para completar o seu ciclo de vida.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de 3 dias com a temperatura a 32º continua com os mesmos pontos. Baixei a temperatura para 30º.

 

Nuno, não me parece que seja oodinium pillularis depois de ver imagens de peixes com essa doença.

 

Susana, as três pequenas manchas não me parecem algodão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho lido que é aconselhável, no tratamento do Ictio, aumentar a temperatura a 32º nos primeiros 3 dias, nos 17 dias seguintes baixar a mesma para 30º.

 

Concordas com esta abordagem jpospr?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é necessário variar a temperatura, basta manteres nos 30ºC durante 20 dias consecutivos (2 semanas). basicamente os 30ºC interfere com uma camada gelatinosa que o parasita necessita para se reproduzir a partir dos 30ºC essa gelatina não se forma

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ao fim deste tempo todo, em que segui à risca os vossos conselhos quanto à temperatura a seguir, o escalar continua com os pontinhos brancos nas barbatanas. Serão protozoários inofensivos ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais