Meu primeiro aquário (c/ Fotos)[Nova actualização - Eliminação de água verde]


prx

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Depois de colocar neste fórum alguns tópicos a pedir ajuda e dicas para a montagem deste aquário, finalmente terminei a primeira fase de construção deste projecto.

Uma vez que segui muitos conselhos dados por pessoal daqui, julgo que pelo meio dos erros de principiante devo ter feito algumas coisas bem feitas por isso penso que colocar aqui os passos que fiz não fará mal, até mesmo os erros poderam servir de ajuda a alguém para nos os cometer também. Bem vou então passar à descrição da montagem deste meu primeiro aquário.

 

Dados técnicos:

 

Aqua: Aquatlantis Ambience 101 (Comp. x Larg. x Alt.) 101x41x70 cm. aprox. 180L

4835654788_5dc39fa0a1_b.jpg

 

Lâmpadas: 2x45W (aquatlantis) (vieram com o aqua)

Termostato: 200W (aquatlantis) (veio com o aqua)

 

Filtro: Ainda não escolhi vou comprar esta semana em principio um Eheim pro3 2073, mas fizeram-me uma proposta interessante um Eheim pro3e 2076 (electronico) com 6meses de utilização por um bom preço, não sei é se precisarei de tanto e se vou perder o silêncio que tanto procuro com uma bisarma destas. Quanto ao fluxo do caudal sei que no máximo é demais para o tamanho do aqua, mas dá para regular para menos.

Já agora qual a vossa opinião acerca disto, conhecem o 2076 ou o 2073?

 

Substrato Fértil: Tropica Aquacare Plant Substrate

http://farm5.static.flickr.com/4083/483569...eed420729_b.jpg

 

Hardscape:

- 1 tronco

- Rochas (escória de vidro, escuras | 1 de xisto | 1 quartzo)

- Substrato inerte: areão preto(julgo que à base de basalto, não tenho a certeza)

areão claro (é assim uma mistura de cores parece granito)

 

 

 

Flora:

*edit*

Ok já identifiquei algumas plantas, se tiver cometido algum erro digam por favor e se souberem as que faltam também agradeço a ajuda :)

 

Identificado:

- Musgo de Java

- "Bambu" aquático (coloquei entre parentices porque sei que não é bambu, mas sim uma planta parecida - "Canas da sorte")

- Egeria Densa (Elódea) (Zona esq atrás)

- Blyxa Japonica (Zona dta, à frente debaixo do xisto)

- Bacopa Caroliniana OU Micranthemum Umbrosum (umbrosum) (Zona central dta atrás)

- Cardamine Lyrata (trepadeira chinesa) (Zona dta atrás, junto às "Canas da Sorte - bambu aquatico)

- Hemigraphis Colorata (Hemigraphis 'Folha Larga') (Zona central, folha lilás em baixo)

- Cryptocoryne Willisii (Nevilli?!) (Zona dta à frente a meio da area clara)

 

POR IDENTIFICAR:

- Zona dta à frente no canto - folha com caule rosa

 

 

Fauna:

- Ainda não tenho depois edito para colocar os tipos de habitantes, mas vai ser um aqua comunitário com muitas espécies diferentes entre elas, guppys, neons, barbos etc.

 

 

Montagem:

Bem antes de começar a montar o dito, fiz alguns esquemas em papel para escolher um layout e tentei imaginar como ficaria (até não fugiu muito lol )

Depois dos esboços veio então a montagem.

 

Preparação dos materiais:

Coloquei o tronco mergulhado em água durante umas boas 4semanas, mudando a água sempre que ficava acastanhada e pondo um bocadinho de sal na água para que este deixa-se de tingir a àgua.

Como o tronco é maior que qualquer panela, antes de o colocar no aquário, fervi umas boas panelas de água e despejei em cima dele até encher o possível do recipiente onde ele estava.

 

As rochas foram todas lavadas, escovadas e fervidas.

 

O areão foi todo lavado e fervido.

 

 

Primeiro passo: Colocação do substracto fértil e hardscape (apenas para deliniar os espaços e estudar as localizações)

4835692306_437a98e4b2_b.jpg

 

 

 

Segundo passo: Meti uma pequena camada de substracto inerte por cima do substrato fértil, para que as rochas e tronco não fiquem em contacto directo com o substracto fértil. Dica sugerida neste forum:)

Isto vai evitar que um dia que queira retirar alguma rocha ou alterar o layout, ao tirar a peça o substrato fértil não vai entrar em contacto com a água e acabando por a turvar (porque aquilo fica tipo lama)

Para não perder o layout que já tinha feito, fui levantando pedra a pedra e meti o areão por baixo.

4835083415_7be40f1fa0_b.jpg

 

 

Terceiro passo: Preenchi o fundo com o areão e dei-lhe um relevo para simular um fundo natural.

4835692688_2b228e636f_b.jpg

 

Quarto passo: Plantar as plantas segundo as indicações do site da trópica (também indicado neste fórum): http://www.tropica.com/home.aspx

Utilizar uma pinça para conseguir enterra-las o mais possível junto do substrato fertil sem danificar a planta. E depois disto encher de água e pronto.

 

Apresento-vos o aquário final que chamei de "Equilibrium"

4835083851_96d50e1f78_b.jpg

 

4835084101_705a2f5d29_b.jpg

 

4835084339_cbfff451e4_b.jpg

 

4835084479_2d65b89564_b.jpg

 

4835693678_781bd5bd6d_b.jpg

 

 

E pronto, agora é esperar que faça o ciclo do azoto, verificar os niveis necessários (ph, etc) e colocar os peixes.

 

Já agora o que acham do resultado final, qual a vossa opinião?! :)

 

 

Cumprimentos

Paulo

 

 

Ps: vou editando à medida que forem surgindo novas informações :)

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 101
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, está muito bom. Para um primeiro aqua não se pode dizer que cometeste erros de principiante. Gostei bastante do contraste entre os dois tipos de areão (escuro e claro) e o toque de Midas da rocha branca no areão escuro e a rocha escura no areão claro. Talvez essa separação de areão não se vá manter por muito tempo (digo eu), mas agora dá um toque visual fantástico. Agora é só esperar que a flora se desenvolva. E a ajuda na identificação não será muita da minha parte; mas á frente do lado esquerdo parece-me uma cryptocorine, já tive essa planta que tens atrás do lado esquerdo, mas agora não me recordo do nome (pesquisa em www.tropica.com) e certifica-te que a planta que tens com a parte de trás das folhas de cor roxa é 100% aquática... Gosto bastante do tronco/raíz que tens no aqua e a forma como colocaste o musgo, as rochas também são muito bonitas e a sua disposição parece-me harmoniosa; na minha opinião o bambu não se enquadra muito bem no aqua; mas gostos são gostos e cada um tem o seu sentido estético. De resto, talvez tenhas alguma dificuldade em fazer a manutenção do aqua, devido á forma como o posicionaste em relação á secretária onde tens o portátil. Talvez seja boa idéia colocares co2 caseiro e fertilizares, para que a flora se desenvolva mais rápido (nota-se uma diferença grande, mesmo se for co2 caseiro).

Continua, estás no bom caminho.

Cumps.

Editado por nf98977a
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens tá muito bonito,

 

Olha cuidado é com as "Canas da Sorte" que tens ao canto. Isso para cria muita raiz e muito rápido. Mais tarde pode tornar-se um problema. Falo por exp propria, tenho de andar quase sempre de tesoura na mao a cortar as raizes das minhas.

 

Hugo Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei bastante do teu aquario, o cruzamento do areao esta mt bom!

 

Diz-me uma coisa, onde é que arranjaste o tronco e as rochas? Loja de aqua? ficou caro?

 

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei está simples, bonito e clean...

 

Boas Nuno

 

Obrigado pelo feedback, sim tentei mantê-lo simples, mas com conteúdo :discuss_gathering:

 

Cumps

 

Bem, está muito bom. Para um primeiro aqua não se pode dizer que cometeste erros de principiante. Gostei bastante do contraste entre os dois tipos de areão (escuro e claro) e o toque de Midas da rocha branca no areão escuro e a rocha escura no areão claro. Talvez essa separação de areão não se vá manter por muito tempo (digo eu), mas agora dá um toque visual fantástico. Agora é só esperar que a flora se desenvolva. E a ajuda na identificação não será muita da minha parte; mas á frente do lado esquerdo parece-me uma cryptocorine, já tive essa planta que tens atrás do lado esquerdo, mas agora não me recordo do nome (pesquisa em www.tropica.com) e certifica-te que a planta que tens com a parte de trás das folhas de cor roxa é 100% aquática... Gosto bastante do tronco/raíz que tens no aqua e a forma como colocaste o musgo, as rochas também são muito bonitas e a sua disposição parece-me harmoniosa; na minha opinião o bambu não se enquadra muito bem no aqua; mas gostos são gostos e cada um tem o seu sentido estético. De resto, talvez tenhas alguma dificuldade em fazer a manutenção do aqua, devido á forma como o posicionaste em relação á secretária onde tens o portátil. Talvez seja boa idéia colocares co2 caseiro e fertilizares, para que a flora se desenvolva mais rápido (nota-se uma diferença grande, mesmo se for co2 caseiro).

Continua, estás no bom caminho.

Cumps.

 

Boas nf98977a

 

Obrigado pela tua opinião :bs_quesexclaim:

Sim este contraste foi o ponto de partida de todo o projecto, a pedra clara (quartzo) já a tinha há muito tempo, quando a apanhei nem me passava pela cabeça que um dia viria a ser útil para o efeito do aquário lol

Eu tentei seguir ao máximo todos os passos e dicas que me foram sido dadas ou lidas neste fórum, tem sido mesmo uma grande ajuda e só tenho a agradecer a todos os que me ajudaram directamente através da resposta aos meus tópicos e indirectamente por colocação de outros posts :D

Quanto à separação do areão sei que para o manter assim vou ter que ter muitooooo cuidado principalmente na altura das aspirações.

Quanto à planta lá de trás penso ser uma Hemigraphis Colorata "folha larga", pelo que vi num site. Pah eu comprei todas em lojas da especialidade por isso conto que quem lá está não faça essa partida de vender plantas que não são próprias para aquário. Mas hoje em dia já não digo nada :P

Quanto ao bambu, quando o vi achei que ia ficar porreiro, depois de o colocar não gostei, mudei de sitio e disposição e já está mais dentro do que procurava. A ideia do bambu é que eu sempre tive um gosto particular pela cultura asiática que tem tudo a ver com a harmonia e equilibrio, e quis dar esse toque mais asiático ao colocar o bambu (que na realidade de bambu só tem o aspecto) :D

A secretária não vai facilitar muito, mas tenho espaço do outro lado para a afastar quando for necessário fazer as manutenções, o que já vai ajudar muito:) Quanto ao co2 para já não vou entrar nisso, vou agora ganhar experiência nas TPA's manutenções, medição e equilibrio de ph's etc e depois logo entro num modo mais advanced :D Mas quero tentar manter as plantas o mais saudáveis possível, por isso devo de ir metendo um fertilizante em liquido para complementar o substrato.

 

Agora é continuar a ler aqui no fórum ajudas para seguir no bom caminho :D

 

Cumps

 

Gostei muito =)

Se fosse eu metia era discus no aqua, mas é só a minha opiniao !

 

Boas tiago12scp

 

Obrigado pela resposta!

É bom ver que o pessoal está a gostar, recompensa ainda mais o trabalho de preparação que deu :P

 

Quanto aos discus eu até acho os peixes interessantes, mas não são bem aqueles que tinha em ideia para a fauna que quero colocar.

E ao meter discus vou depois restringir muito outras espécies das que gosto e quero ter :) Mas é mesmo só por ai.

 

Cumps

 

Parabens tá muito bonito,

 

Olha cuidado é com as "Canas da Sorte" que tens ao canto. Isso para cria muita raiz e muito rápido. Mais tarde pode tornar-se um problema. Falo por exp propria, tenho de andar quase sempre de tesoura na mao a cortar as raizes das minhas.

 

Hugo Gonçalves

 

Boas Hugo

 

Obrigado pela dica, vou ter atenção a isso :)

 

Cumps

 

Boas,

 

Gostei bastante do teu aquario, o cruzamento do areao esta mt bom!

 

Diz-me uma coisa, onde é que arranjaste o tronco e as rochas? Loja de aqua? ficou caro?

 

 

Cumprimentos!

 

Boas cact0

 

Obrigado pela tua opinião!

Vamos lá a ver se consigo manter a separação das cores que já me disseram que é complicado, mas com jeito tudo se faz :)

 

Quanto às tuas perguntas, todo o material de Hardscape que tenho comprei numa loja de setúbal que é mais uma espécie de armazém de materiais, a Scalare. Não sei se conheces, mas eles dedicação mesmo é a construção de aquários à medida e têm lá muito tipo de materiais mesmo, areões com fartura e variedade, troncos, pedras, muita coisa mesmo e acho que até têm bons preços.

Não te sei dizer bem já qto foi mas, o areão cada balde de 5kg custa 7€, tanto o preto como o claro. O tronco foi ao kg e acho que me custou 11€ se não estou em erro, as pedras também foi ao kg. No total devo ter gasto entre os 55 - 60€ com material. Mas sobrou-me areão, um bocadinho também nada de mais e algumas rochas. Agora o caro ou não isso já depende de cada um, para mim foi uma despesa que se sentiu, mas por isso fui também montando isto devagarinho :) Mas no que toca a preços eu pesquiso bastante pelos melhores e digo-te que se não é dos mais baratos aqui da região anda lá perto. E depois corri muitas lojas e só ali consegui encontrar as pedras escuras com o tamanho que queria. Se fores da zona, não perdes nada em dar lá um salto :)

 

O quartzo não comprei, encontrei-o há muitos anos atrás :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Gostei bastante da tua montagem, está muito bem planeada e espero que consigas fazer o que idealizaste dela.

 

Relativamente à flora, embora tenha o olho um bocado "verde" para identificar plantas, consigo identificar a Egeria Densa (Elódea), no lado esquerdo e a Blyxa Japonica, entre as pedras pequenas do lado direito...

 

Está aí uma que me parece uma Bacopa Caroliniana... Mas vai ao site da Tropica e poderás comparar as informações que lá estão com as plantas que tens.

 

Continua a actualizar as novidades deste belo Projecto :discuss_gathering:

 

Abraço

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Gostei bastante da tua montagem, está muito bem planeada e espero que consigas fazer o que idealizaste dela.

 

Relativamente à flora, embora tenha o olho um bocado "verde" para identificar plantas, consigo identificar a Egeria Densa (Elódea), no lado esquerdo e a Blyxa Japonica, entre as pedras pequenas do lado direito...

 

Está aí uma que me parece uma Bacopa Caroliniana... Mas vai ao site da Tropica e poderás comparar as informações que lá estão com as plantas que tens.

 

Continua a actualizar as novidades deste belo Projecto :)

 

Abraço

 

 

Boas h_saldanha

 

Obrigado pela tua opinião, como já disse antes é sempre bom receber estes feedbacks :(

Quanto à flora, estive a ver no site da trópica e outro que agora não me recordo, mas que também me indicaram aqui no forum e sim do lado esquerdo tenho a Egeria Densa (Elódea) e sim depois de ver as fotos da Blyxa Japonica, também me parece ser essa.

Quanto à que dizes ser a Bacopa Caroliniana, é parecida mas também estou inclinado para a Micranthemum Umbrosum (umbrosum).

 

No lado direito junto às "canas da sorte" parece-me uma Cardamine Lyrata (trepadeira chinesa) e a do meio julgo ser uma Hemigraphis Colorata (Hemigraphis 'Folha Larga').

Portanto se tudo o que já está identificado está correcto, falta-me apenas identificar as que estão do lado esquerdo na zona branca, que são duas espécies, as que estão mm no canto e as que estão debaixo mais junto ao tronco.

 

E pronto com isto vou editar lá em cima a parte da fauna :P obrigado pela ajuda na identificação :)

 

Cumps

 

Boas nf98977a

 

Obrigado pela tua opinião :)

Sim este contraste foi o ponto de partida de todo o projecto, a pedra clara (quartzo) já a tinha há muito tempo, quando a apanhei nem me passava pela cabeça que um dia viria a ser útil para o efeito do aquário lol

Eu tentei seguir ao máximo todos os passos e dicas que me foram sido dadas ou lidas neste fórum, tem sido mesmo uma grande ajuda e só tenho a agradecer a todos os que me ajudaram directamente através da resposta aos meus tópicos e indirectamente por colocação de outros posts :)

Quanto à separação do areão sei que para o manter assim vou ter que ter muitooooo cuidado principalmente na altura das aspirações.

Quanto à planta lá de trás penso ser uma Hemigraphis Colorata "folha larga", pelo que vi num site. Pah eu comprei todas em lojas da especialidade por isso conto que quem lá está não faça essa partida de vender plantas que não são próprias para aquário. Mas hoje em dia já não digo nada :P

Quanto ao bambu, quando o vi achei que ia ficar porreiro, depois de o colocar não gostei, mudei de sitio e disposição e já está mais dentro do que procurava. A ideia do bambu é que eu sempre tive um gosto particular pela cultura asiática que tem tudo a ver com a harmonia e equilibrio, e quis dar esse toque mais asiático ao colocar o bambu (que na realidade de bambu só tem o aspecto) :)

A secretária não vai facilitar muito, mas tenho espaço do outro lado para a afastar quando for necessário fazer as manutenções, o que já vai ajudar muito:) Quanto ao co2 para já não vou entrar nisso, vou agora ganhar experiência nas TPA's manutenções, medição e equilibrio de ph's etc e depois logo entro num modo mais advanced :D Mas quero tentar manter as plantas o mais saudáveis possível, por isso devo de ir metendo um fertilizante em liquido para complementar o substrato.

 

Agora é continuar a ler aqui no fórum ajudas para seguir no bom caminho :)

 

Cumps

 

Boas mais uma vez nf98977a

 

Por acaso hoje numas pesquisas em relação ao filtro que é o que está mais urgente em falta encontrei um aqua com discos e vi que lá no meio havia neons, barbos e outros o que pensava que não se iam dar dado a diferença de tamanho :)

Assim acho que vou ponderar se coloco um ou 2 discos :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Confesso que os meus conhecimentos para identificar plantas são muito remotos :Smile-PT:

Existem certos pormenores que me escapam e que têm grande diferença na identificação correcta.

 

Por isso costumo auxiliar-me junto dos sites de venda de plantas, para que consiga ter uma noção desses pormenores.

 

Tens ai umas cryptocorines (becketii talvez)... Adoro essas plantas, tenho uma no meu aqua e que já está a lançar "rebentos" para uma nova planta :Smile-PT:

 

Olha, fazes algum tipo de fertilização liquida?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Confesso que os meus conhecimentos para identificar plantas são muito remotos ;)

Existem certos pormenores que me escapam e que têm grande diferença na identificação correcta.

 

Por isso costumo auxiliar-me junto dos sites de venda de plantas, para que consiga ter uma noção desses pormenores.

 

Tens ai umas cryptocorines (becketii talvez)... Adoro essas plantas, tenho uma no meu aqua e que já está a lançar "rebentos" para uma nova planta :Smile-PT:

 

Olha, fazes algum tipo de fertilização liquida?

 

Abraço

 

Boas,

 

Pah remotos ou não já identificaste 3 espécies :Smile-PT:

Eu também tenho poucos conhecimentos, por isso também é ver nos sites da tropica e google nas imagens ehehehe

 

Depois de pesquisar pelo nome que destes é realmente uma cryptocoryne, mas estou mais inclinado para a nevillii, será?!

 

Quanto à fertilização para já não estou a fazer nada, além do substrato fértil que coloquei, mas tenho que pesquisar sobre isso. Mas sim vou fazer fertilização liquida.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, lá está, são aqueles pormenores que fazem toda a diferença, mas que ainda me estão a escapar :Smile-PT: Com o tempo isto vai lá...

 

E que fertilizantes pensas adquirir?

 

Abraço

 

Pois é uma questão de prática eheheh

Boa pergunta, quando fui comprar as plantas aconselharam-me um JBL e um Sera, mas o JBL pareceu-me mais porreiro, mais a nivel de quantidade/preço :Smile-PT:

Mas ainda me quero informar mais sobre isso, que tipo de nutrientes devem ter, quais as marcas que aconselham, é uma questão de pesquisar na net e aqui no fórum.

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse da JBL deve ser o Ferropol, certo?

Eu já usei esse, é porreiro, contem vários micronutrientes em boas concentrações. E não é caro :Smile-PT:

 

Agora estou a usar a gama da EasyLife (Profito+Ferro+Carbon) e os resultados são bastante bons.

 

Só não faço qualquer adição de macronutrientes... Ainda terei de presquisar e aprender mais para trabalhar nisso...

Mas a flora que mantenho agora não mostra sinais de carências, por isso estou descansado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse da JBL deve ser o Ferropol, certo?

Eu já usei esse, é porreiro, contem vários micronutrientes em boas concentrações. E não é caro :arrow:

 

Agora estou a usar a gama da EasyLife (Profito+Ferro+Carbon) e os resultados são bastante bons.

 

Só não faço qualquer adição de macronutrientes... Ainda terei de presquisar e aprender mais para trabalhar nisso...

Mas a flora que mantenho agora não mostra sinais de carências, por isso estou descansado.

 

Abraço

 

Boas h_saldanha

 

Sim acho que era esse Ferrapol, pareceu-me porreiro e o preço até nem era muito abusivo.

Se dizes que já usaste e era bom então vou experimentar para ver.

 

Essa gama que utilizas agora a nível de valores é mais cara, se sim achas que compensa a diferença?

 

Cumps

 

Muito parabens pelo aquario.

 

Eu no meu aquario estou a usar os fertilizantes da seachem e estou me a dar bem.

 

Cumps

 

Is

 

Boas Is

 

Obrigado :arrow:

 

Hum já ouvi falar dessa marca mas não conheço, é uma questão de pesquisar. Essa não é daquelas marcas mais caras?! Eu procuro algo com uma boa relação qualidade/preço. Mas tenho que pensar rápidamente em colocar um fertilizante liquido porque acho que as plantas estão a precisar, ou então é só impressão:)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia prx,

 

Relativamente a preços:

- Ferropol 500 ml: 15,60€

- Gama EasyLife: Ferro 250 ml: 5,20 € + EasyCarbo 250 ml: 6,50 € + Profito 500 ml: 7,60 €. Total: 19,30 €

 

Estas são as quantidades que comprei. Considerando as dosagens recomendadas semanalmente, tanto do Ferropol como da gama EasyLife, os da EasyLife acabam por durar muito mais tempo e a diferença de preço não é assim tão significativa.

 

Comprei esta gama numa promoção, somente para experimentar outros fertilizantes e fiquei bastante satisfeito com os resultados e com a relação qualidade/preço.

 

Como o meu aquário não é daqueles densamente plantados nem sequer um high-tech, chega-me perfeitamente :arrow:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente a diferença não é muita e se achas que tens melhores resultados também não perco nada em dar uma hipotese :arrow:

O meu também como se pode ver não é densamente plantado por isso deve ser suficiente.

 

Agora tenho que pensar mesmo é em colocar o filtro (urgente mesmo)

 

E acho que tenho que pesquisar também uns peixes que possa colocar já para ajudar no ciclo, já vi algures que há espécies mais resistentes que posso colocar para acelerar o processo só não me lembro é de quais :arrow:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso só tenho que dizer bem :thumbdown2:

Comprei para experimentar e fiquei convencido.

 

Quanto ao filtro, estás a pensar comprar dos quais? Externo?

 

Humm, peixes para iniciar o ciclo... Eu comecei com 3 corydoras. Depois fui adicionando 2/3 peixes por semana, para não haver um desequilibrio muito grande.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, um filtro externo Eheim Pro3 2073, tive a pesquisar e fiquei convencido, já está encomendado é só esperar agora.

 

Não tou a ver quais são vou pesquisar essa espécie então.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta aqui um grande projecto sim senhor parabens pelo magnifico trabalho :P

 

Eu ainda estou na fase de procura de informaçao e a decidir que aquario comprar etc, ja vi um parecido a esse mas acho que era mais largo e a capacidade era de 220 ou 240l com tudo incluido por 300 euros, o que eu queria saber e se esta dentro do preço do que compras t ou se foi mais caro ou mais barato se nao te importares claro

 

Ja agora e preciso deitar produtos para as plantas ou é opcional??

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peixada com 4 dias de ciclo? :P

 

Há quem defenda (e eu concordo) que o ciclo se deve fazer com fauna. Desde que seja com moderação. Adicionando peixes pouco a pouco e não encher o aquário todo de uma só vez ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.