O quadro e o rio


CMMJ

Recommended Posts

Ora meus amigos, o meu filho embora com 7 anos já está a entrar no vicio da aquariofilia e já me andava a pedir um aquário só para ele… Como estas coisas são saudáveis decidi então fazer-lhe a vontade. :priere:

A ideia inicial era comprar-lhe um nano para ele começar a dar os 1ºs passos (sempre com a minha ajuda claro está), até que dei por mim a pensar (influenciado também por alguém):

…” para quê que vou gastar dinheiro num brinquedo se lhe posso oferecer-lhe o que tenho (que ele simplesmente adora e juntamente com a irmã passam horas a admirado como se estivessem a ver tv) e compro outro maior para mim”. :P

 

E assim foi, ofereci-lhe o meu ficou radiante (faltando trocar apenas a fauna pois ele quer guppys) e encomendei então um aqua para mim.

Após ponderar, a escolha voltou a recair na Aquatlantis pela qualidade, design … aproveitei e escolhi a mesma cor do outro pois como os aquário vão estar próximos (um na sala de estar o outro na sala de jantar) assim fica um ambiente mais harmonioso.

Assim sendo o aquário novo chegou na 4ª feira, foi meter fundo preto e tendo todo o material disponível foi montado no neste fim de semana.

 

Quero realçar que todo o material foi comprado na mania dos peixes e como já não é novidade por aqui, o empenho e profissionalismo do Nuno é algo de notável, tanto é que desde que descobri a loja, não compro mais nada em lado nenhum e não me importo de fazer 60km (30 para cada lado) da cada vez que lá vou … vale a pena.

 

Bem vamos então à descrição e fotos dos supramencionados aquários. :medieval_mace:

 

O do meu filho

 

Setup:

* Aquário - 86x56x16

* Filtro - biobox

* Bomba - 300l/h

* Termóstato - 100W

* Iluminação - 1x18w T8

 

Flora:

* Musgo de java

* Feto de java

 

Fauna (para já está comunitário mas a ideia será):

- Guppys

- Alguns camarões Red Cherry

 

imgp7030.jpg

 

imgp6789.jpg

 

imgp7040.jpg

 

imgp7049.jpg

 

Agora o meu.

Está a ciclar desde ontem; as fotos foram tiradas com a água ainda meio turva mas dá para terem uma ideia e quaisquer sugestões/opiniões serão bem vindas.

 

Setup

* Aquário - 120x40x55

* Móvel - Granito e cerejeira (falta entregarem-me a parte de cerejeira ou seja um móvel que encaixa dentro da estrutura de granito.

* Filtro externo - Jebo 810- 900l/h

* Termóstato - 300W

* Bomba de ar - (tinha lá parada e decidi meter mas vai trabalhar muuuuuito raramente)

* Iluminação - 2x54w T5

 

Flora:

*Ainda não decidi mas será pouca e coisas simples de fácil manutenção não ligo muito a plantados

 

Fauna:

*Comunitário

 

imgp7055.jpg

 

imgp7070.jpg

 

imgp7072.jpg

 

imgp7073.jpg

 

imgp7080.jpg

Editado por CMMJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem essas raízes estão qualquer coisa, muito bonitas,

 

Bem para além de estar a faltar claramente plantas, devias por a ficha acima do nível do filtro e de preferência as tomadas viradas para o chão sem querer pode escorrer água pelos fios e isso era a real catástrofe,

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões. :)

 

Boas,

 

Bem essas raízes estão qualquer coisa, muito bonitas,

Sim mas ainda são "novas" e para não flutuarem como as tuas estão presas com umas ventosas... não se vê mas estão lá até as raízes ficarem maduras. Podias utilizar este truque... ;)

 

Bem para além de estar a faltar claramente plantas, devias por a ficha acima do nível do filtro e de preferência as tomadas viradas para o chão sem querer pode escorrer água pelos fios e isso era a real catástrofe,

 

cumpz

Isso é temporário, pois chegando o móvel este vai ter sistema de tomadas eléctricas no interior e o mais longe possível do filtro, mas enquanto não chega vou aceitar a tua sugestão e por um banco ou assim... :)

 

Esse aquario de parede dá um aspecto muito porreiro curti.

 

O grande acho que ainda podes trabalhar um pouco mais na disposição das pedras visto ainda estar vasio ;)

Sim a parte das pedras é a que de facto me agrada menos, tenho que ir apanhar mais algumas e depois de meter as plantas ver como fica e ponderar uma alteração. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões. ;)

 

 

Sim mas ainda são "novas" e para não flutuarem como as tuas estão presas com umas ventosas... não se vê mas estão lá até as raízes ficarem maduras. Podias utilizar este truque... ;)

 

 

Isso é temporário, pois chegando o móvel este vai ter sistema de tomadas eléctricas no interior e o mais longe possível do filtro, mas enquanto não chega vou aceitar a tua sugestão e por um banco ou assim... ;)

 

Boas,

 

Pois também já viste a minha floresta flutuante :) Agora já que está tudo fora do sitio e só falta um tronco ir ao fundo deixa estar prefiro esperar que ele afunde para por tudo no sitio, mas obrigado pela dica :roll:

 

Eu penso que seja melhor tu elevares a extensão, tudo bem que pode não acontecer nada, que é o mais certo, mas mais vale prevenir que remediar :)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O do pai =) está porreirinho...agora é vê-lo com flora e fauna...gosto!!!

 

o do filho...o sitio do aquario e o aspecto é fantástico...acho só que para embelezar ainda mais podia estar de outra forma...

 

para o efeito que penso que querem dar um tronco mais fino e ramificado no cimo era melhor e mais umas plantinhas...

 

está simples de mais na minha opinião...

 

mas a ideia é engraçada...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então as plantinhas????

Na minha opinião tirava a "gruta", mas gostos são gostos! de resto gostei bastante.

 

abraços

 

De plantas está quase, ontem levou algumas e hoje vai levar as restantes; depois meto aqui umas fotos.

A gruta por acaso não desgosto e sempre tive nos meus aquários (se reparares o de parede também tem), mas não a coloco pela estética, mas sim para servir de esconderijo para alguns peixes...eles bem que gostam de lá estar e eu gosto de os estar a observa lá por isso está na frente do aquário. Pancada minha!!! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora meus amigos aqui vão algumas actualizações.

De plantas está pronto… fauna, tem um CAE e um tetra fantasma a ciclar a coisa.

A água é que continua esbranquiçada. Dizem que é normal mas já lá vai uma semana e as melhoras que tem tido poucas… :)

 

Lista de plantas:

 

Microsorium Pteropus

Echinodorus Bleheri

Anubias Barteri

Hygrophila Difformis

 

imgp7104.jpg

 

imgp7110.jpg

 

imgp7111.jpg

 

imgp7108.jpg

Editado por CMMJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O segredo para meteres a água limpa é TPAS não fiques à espera do filtro faz tpas eu tenho montado à 9 dias e ao todo já fiz 160L de tpas uma de 100L e outra de 60L :)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as novidades. :)

A parte do móvel em madeira chegou, acho que ficou porreiro com a cor igual ao resto da mobília (cerejeira) e ficou como eu queria... ou seja alto para quem quiser ver os peixes não ter que estar vergado para ver o aquário (quanto a mim a principal desvantagem dos móveis de aquário já feitos).

 

A outra novidade é a fauna; ando a mudar a fauna do outro aquário …nunca pensei começar a mudança tão cedo mas a coisa tem corrido bem e neste momento já lá estão:

 

• 5 Neons (vão ser 10)

• 2 Bêbados (vão ser 7)

• 2 Danio Leopardo (vão ser 5)

• 5 Tetra Rosado

• 1 Colisa Chuna (falta a fêmea)

• 2 SAE

 

imgp7124.jpg

 

imgp7116e.jpg

 

imgp7117.jpg

 

imgp7125l.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está a ficar composto e bastante bonito, o móvel também ficou bonito, continua...

 

Só um aparte, acho que estas com a ideia errada acerca dos móveis já feitos as medidas não só estão boas como não podem ser de outra maneira e passo a explicar a medida do meu aqua é de 1200x 480 x 620 mm(CxLxA 62cm com a calha incluida) e o móvel tem 1200x480x750mm (CxLxA) isto de um aqua de fábrica com o respectivo móvel se somares a altura de aqua e móvel dá 1,37 metros, é um meio termo entre dar para observar e manutenção visto eu ter 1,80m o aqua dá-me pelos sovacos logo até já tem mais altura que o que devia pois a media de altura do homem não é 1,80m logo grande parte das pessoas já precisam de um banco para chegar ao fundo do aqua, onde eu quero chegar é que não podes só pensar na parte de ver o aqua tens de pensar também na sua manutenção já viste o transtorno que dá a uma pessoa que monte um plantado com plantas que precisam de podas constantes? Agora pensa todas as semanas em cima de um banco, durante 1 ou + horas a podar as plantas e a aspirar a areia além de teres de fazeres uma ginastica ainda te dava cabo das costas em 3 tempos, e para piorar agora imagina aquelas pessoas mais "gordinhas" era quase missão impossivel :)

 

Agora já te faz mais sentido eles não serem muito altos não? ;)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

No teu caso e como tens um Jebo não notas muito isso pois o aqua e o móvel são mais altos; mas pega num Aquatlantis por exemplo de medida 120x40x55, com o respectivo móvel de 70cm e tens uma altura total de 125cm que é manifestamente pouco… tendo em conta os meus 1,84m.

 

bbbsn.jpg

 

Mas dentro da Aquatlantis para quem quiser abrir os cordões à bolsa e gostar de aquários altos tem modelos interessantes…pouco apropriados a grandes plantados mas de fazer regalo à vista!!! :)

 

aaawj.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos começar as apostas eu digo que é uma bomba de ar e tu maricas que dizes? :roflroll2:

 

cumpz

Vocês tratam-se bem... :laugh:

 

 

Não faço ideia, nunca vi uma bomba assim xD

 

Pois não, atendendo que a idade que aparece no teu perfil é verdadeira, tinhas 6 anos quando comprei aquilo ;) !!! Apesar dos anos funciona perfeitamente, agora o que será... mas bomba de ar não é!!! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês tratam-se bem... :roflroll2:

 

 

 

 

Pois não, atendendo que a idade que aparece no teu perfil é verdadeira, tinhas 6 anos quando comprei aquilo ;) !!! Apesar dos anos funciona perfeitamente, agora o que será... mas bomba de ar não é!!! :music_singguitar:

 

AHH, mas bomba de ar não é... (xupa aí maricas ahah xD)

Eu com 6 anos acho que já tinha o meu aqua de 20lts, não me lembro de ver nada disso :laugh:

Diz lá o que é

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora meus amigos passadas 3 semanas da montagem e com introdução de mais alguma fauna, o aquário está assim (podem comentar) :arrow: :

 

Fauna:

2 - Altispinosa (Mikrogeophagus Altispinosus)

1 - Ramirezi (Mikrogeophagus Ramirezi)

2 - Colisa Chuna (Trichogaster chuna)

6 - Bêbados (Hemigrammus Bleheri)

5 - Tetras Rosado (Hyphessobrycon Rosaceus)

9 - Tetra Neon (Paracheirodon Innesi)

2 - Danio Leopardo (Brachydanio Frankei)

2 - Barbo cereja (Puntius Titteya)

1 - Comedor de algas (Crossocheilus siamensis)

6 - Limpa vidros (Otocinclus affinis)

 

Flora:

Hygrophila Difformis

Microsorium Pteropus

Echinodorus Bleheri

Anubias Barteri

Rotala rotundifolia

Salvinia Natans

 

imgp7133.jpg

 

imgp7207h.jpg

 

imgp7222.jpg

 

imgp7223.jpg

 

imgp7219.jpg

 

imgp7220.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.