O Meu Nano


Engbite

Recommended Posts

Há algum tempo comprei este aquário [AQUARIO], desactivei o filtro original e coloquei lá um filtro Rena SuperClean 60 (150L/h) [FILTRO] e um termóstato de 50 watts.

 

Depois de andar aqui pelo fórum a pedir ajudas e conselhos acabei por fazer isto.

 

gallery_42831_2125_383954.jpg

 

 

Coloquei areia amazónica e 2 pequenos paus.

 

Flora:

 

5 pés - Ceratopteris Siliquosa

1 – Elocharis acicularis (Provavelmente vai ser retirada)

1 pé – Planta que roubei de um aquário de um amigo

1 bola agora dividida em 4 de Cladophora aegagropila

Phyllantus fluitans(acho que é assim que se chama...tb foi roubada do aquário do meu amigo...=P)

 

Fauna:

 

2 – dânios leopardo de véu

 

Estava a pensar em colocar mais 1 ou 2 dânios e não sei que mais colocar quanto à fauna e quanto à flora também não sei o que fazer.

 

Chamei-o de "Piccolo Aqua".... :puppydogeyes:

Editado por Engbite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tudo bem?

 

Acho que tens 1 aquario muito fixe, esta simples mas engraçado eu acho que tem um bom aspecto.

Talves uma raiz com algum musgo ficase bem ai, nao?

Como o aquario é pequeno porque nao pões invertebrados?

 

 

Cumprimentos Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tudo bem?

 

Acho que tens 1 aquario muito fixe, esta simples mas engraçado eu acho que tem um bom aspecto.

Talves uma raiz com algum musgo ficase bem ai, nao?

Como o aquario é pequeno porque nao pões invertebrados?

 

 

Cumprimentos Pedro Ribeiro

 

O Musgo de java que coloquei está atado a um dos pequenos troncos que vês na Foto...

Pensei em colocar Crystal Red's, mas gosto mais de peixinhos... :music_singguitar:

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que em agua doce um aquario de 30 litros nºao é um aquario nano. Basta ver a definiçao

de nano para tirar as teimas.

Mas acho o aquario bonito, só lhe tirava as algas...

 

Cumprimentos

 

Já agora onde foste ver essas definições???(Definições de concurso - 40cm/36Litros)

O meu aquário tem 35x35x25 e leva 30Litros brutos...25Litros reias...

 

Quando referes "tirava as algas", falas das 4 bolas de Cladophora aegagropila?

 

A Cladophora aegagropila e as Phyllantus fluitans são plantas "Trabalhadoras"...concordo que não dão o melhor sentido estético ao aquário, mas dão muita utilidade a nível de alguma estabilidade de parâmetros da água...

 

Como em todos os aquários vão havendo evoluções....em breve colocarei novas fotos das evoluções...

 

Obrigado pela Critica e agradeço sempre que o fizeres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito o aquário para mim está tudo no lugar certo, se tirasse alguma coisa talvez o papel de fundo em vez de ser com plantas colocava um todo preto para realçar mais as plantas naturais. Mas como está de momento talvez até fique bem melhor do que ficaria com o preto.

 

Parabéns!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a ULTIMA actualização do meu Nano.

 

gallery_42831_2125_775532.jpg

 

Fauna:

 

2 - otocinclos

2 – dânios leopardo de véu (de Saída)

8 - Crystal Red

3 - Camarões Selvagens

 

Flora:

 

1 - Ceratopteris Siliquosa

1 – Elocharis acicularis

1 pé – Planta que roubei de um aquário de um amigo

4 bolas de Cladophora aegagropila

Musgo de Java

Phyllantus fluitans (acho que é assim que se chama...tb foi roubada do aquário do meu amigo...=P)

 

Qual a vossa opinião???Melhorou???Posso colocar mais alguma coisa para o melhorar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã, quando o temporizador ligou a luz do aquário às 8h, fui dar um olá aos meus "meninos" antes de ir trabalhar...Qual foi o meu espanto!!!Tenho ovos de otocinclus no fundo do aquário...não sei se vai dar alguma coisa, mas que estão lá estão... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas,

Pelo que já ouvi e li acerca dos oto (otocinclus) as femeas fazem a desova dos ovos, colocando-os em folhas das plantas nos vidros do aquário, a eclosão dos ovos é feita em cerca de dois a três dias depois. Os recém-eclodidos devem ser alimentados com salmoura de camarão, flocos esmagados de vegetais alimentares e até mesmo espinafre cozido.

 

Serão ovos de dânios?

 

Esperemos que a tua fauna não dê cabo deles , boa sorte.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que em agua doce um aquario de 30 litros nºao é um aquario nano. Basta ver a definiçao

de nano para tirar as teimas.

Mas acho o aquario bonito, só lhe tirava as algas...

 

Cumprimentos

onde está essa definição? Nano em agua doce, vai até 60 cm/ 54L, excepto. Isto porque 60 cm é a dimensao minima recomendada para peixes. ja vi aqui nesta secção um aquario de 60L, ai concordo é um pouco absurdo.

 

 

A Cladophora aegagropila e as Phyllantus fluitans são plantas "Trabalhadoras"...concordo que não dão o melhor sentido estético ao aquário, mas dão muita utilidade a nível de alguma estabilidade de parâmetros da água...

discordo que a Alga Cladophora aegagropila seja inestetica, neste momento estou a usá-la como relvado e em cima de tronco como musgo, tinha antes musgo de java, a alga fez um trabalho melhor. versatil e com um verde atraente. nao é necessario ficar em bola. tenho no meu aquario praia azul assim

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde está essa definição? Nano em agua doce, vai até 60 cm/ 54L, excepto. Isto porque 60 cm é a dimensao minima recomendada para peixes. ja vi aqui nesta secção um aquario de 60L, ai concordo é um pouco absurdo.

 

 

 

discordo que a Alga Cladophora aegagropila seja inestetica, neste momento estou a usá-la como relvado e em cima de tronco como musgo, tinha antes musgo de java, a alga fez um trabalho melhor. versatil e com um verde atraente. nao é necessario ficar em bola. tenho no meu aquario praia azul assim

 

 

Quo o caramelopedro disse aquilo, mas também ainda não se dedicou a responder nem a fundamentar o que disse...por isso acho que foi um Post só para contrariar...sou completamente de acordo com o que dizes.

 

Quanto à alga Cladophora aegagropila eu gosto muito das bolinhas, mas gostos são gostos e conheço pessoas que não gostam muito delas também...sei que podem ser adaptadas da forma que fizeste, mas da experiência que tenho com ela são "Plantas" que gostam de ser friccionadas, ou seja ficam muito mais bonitas e verdinhas quando as tiro e lhes dou uns apertos e umas "reboladelas" com as mãos...quando estou muito tempo sem as friccionar adquirem um verde mais escuro...

 

Obrigado pelo teu comentário aos post's...:eusathink:...esqueceste-te foi de criticar o meu aquário...:medieval_mace: ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Engbite, as pessoas só por terem uma opiniao diferente , nao quer dizer que estejam a contrariar, nao estou a falar da definiçao de nano do aquariofilia.net, refiro-me a opinioes(que partilho) de que um nano é um microaquario, exintem varias teorias sobre o assunto....

 

Espero que nao te sintas contrariado, senao desculpa lá....

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Engbite, as pessoas só por terem uma opiniao diferente , nao quer dizer que estejam a contrariar, nao estou a falar da definiçao de nano do aquariofilia.net, refiro-me a opinioes(que partilho) de que um nano é um microaquario, exintem varias teorias sobre o assunto....

 

Espero que nao te sintas contrariado, senao desculpa lá....

 

 

Cumprimentos

 

Fundamenta o que dizes... mostra-me coisas escritas onde haja pessoas que compartilhem a tua opinião...falar é fácil, provar é bem mais difícil, não é???...microaquarios tipo que?Caixas da vodafone ou copos onde massacram bettas em lojas de animais...isso é que é para ti um nano???

 

Já li e vi muita coisa...e o comum é considerarem Nano tudo que são aquários entre os 40 e os 10litros...e em TODO o lado e pelos vistos o único que não concorda és tu um aquário com 25Litros brutos é um Nano...

 

Mas ainda bem que há pessoas do contra, mau era se todos compartilhávamos as mesmas opinões ... mas nem todas as opinões compartilhadas são as correctas ... :thumbdown2:

 

Ahhh...e se encontrares MESMO uma definição de Nano que não considere um aquário de 25litros um Nano manda uma MP ao Quo porque ele também está interessado em ler essa definição...

 

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Engbite, vejo que continuas exaltado, tem calma que o fim de semana está á porta, isto é só uma conversa.

 

 

Andei um pouco pela net , e realmente a maior parte da malta considera nanos aquarios até 40 litros, mas tambem encontrei opinioes de que nanos andam á volta de 10 litros(nao quer dizer que se coloquem peixes), podem-se fazer nanos so com plantas e invertebrados......

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Engbite, vejo que continuas exaltado, tem calma que o fim de semana está á porta, isto é só uma conversa.

 

 

Andei um pouco pela net , e realmente a maior parte da malta considera nanos aquarios até 40 litros, mas tambem encontrei opinioes de que nanos andam á volta de 10 litros(nao quer dizer que se coloquem peixes), podem-se fazer nanos so com plantas e invertebrados......

 

 

Um abraço

 

Pois, mas uma coisa são nano biótopos ou ecótopos (areia, plantas e algas)e outra são nano aquários e um nano aquário de 10 litros pode ter areia, plantas, algas e 1 ou 2 invertebrados, porque menos litros ou mais invertebrados deixam de ser nano aquário e passam-se a chamar sepulturas...he he...devido a uma série de factores, tais como estabilidade dos parâmetros da água, etc , etc...

 

Numa cadeia um preso também sobrevive numa espaço de 2metros por 2metros, mas é uma cadeia, onde não há qualidade de vida, não uma casa e um peixinho ou um invertebrado nada fizeram de errado para viver em clausura, por isso convém sempre dar-lhes um pouco mais do que 10 litros de água para lhes poderes dar um pouco mais de liberdade e qualidade de vida.

 

Não estou exaltado, apenas me chateia ter que discutir este tipo de coisas com pessoas como tu que são como muitos donos de lojas de animais que acham giro ter bettas em copos.

 

Espero ter-te conseguido fazer entender alguma coisa, independentemente da opinião que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Engbite, nao disse para colocar betas em copos, isso sao palavras tuas(espero que nao o faças).

 

A unica coisa que meto em copos(mas com moderaçao), é um pouco de vinho de vez em quando,lololol...

 

Aconselho o mesmo ao amigo Engbite, mas só com mais de 200 ml, nao queremos um nano-copo....

 

 

Cumprimentos

 

 

P.S. VOU BEBER UM NANO - SHOT

Editado por caramelopedro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ja vi que se exaltaram hehe gostos e opinioes nao se descutem -.-"

 

gosto do aqua esta fixe e com uma fauna que sempre quis ter e irei ter (camaroes :P)

 

continua esse bom projecto :)

 

um aparte:

 

ja agora eg os betas em copos nao faz mal nenhum apesar se o meteres num caixita maior ate ser um pouco melhor, eles ate se sentem bem em não ter concorrentes para defender territorio(seja que peixe for o beta e ate morrer) um beta vive em arrosais onde 90% do ano nem agua teem para se mexer, apenas xarcos xeios de lama hehe

 

comparação: tambem queres meter um porco num jardim todo catita com um lacinho nas orelhas? :music_singguitar:

 

ou ele sentirse-á melhor numa possilga xeia de lama? para rebolar e sujar-se todo?

 

um crime e meter um betta num comutitario carregado de peixes , o criatura nunca irá descanar porque ficara 90% do dia a defender o territorio e acabrá por morrer de cansaço (experiencia propria) e alem que os betas (ODEIAM) correntes.

 

os bettas sao peixes solitarios apenas suportam femeas a beira deles 1 ou 100L de agua desde que nao haja correntes ou outros rivais(seja de que especie for o betta definindo territorio ninguem pode la estar) eles estao bem e contentes...

 

ultma historia, um amigo meu tinha 1 betta numa caixa ja a cerca de 7 meses a cerca de 3 meses comprou uma femea e pouco tempo depois montou um aqua meteu la os bettas quando acabou a ciclagem juntamente com 2 escalares uns 5 cardinais e equipa de limpeza , no dia a seguir tava quase morto, tinha lutado ate a morte com um escalar, e esta? e mesmo moribundo e ja sem forças ainda se virava ao escalar, meteuo no cubo mas ja era tarde ... se tivese no cubo onde estava bem com a femea e ja em construção de ninho "os peixes so procriam quando se sentem bem e seguros" :P a esta hora ainda estava vivo e com uma boa ninhada.

 

espero que tenhas entendido como e a vida de um betta

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ja vi que se exaltaram hehe gostos e opinioes nao se descutem -.-"

 

gosto do aqua esta fixe e com uma fauna que sempre quis ter e irei ter (camaroes :P)

 

continua esse bom projecto :D

 

um aparte:

 

ja agora eg os betas em copos nao faz mal nenhum apesar se o meteres num caixita maior ate ser um pouco melhor, eles ate se sentem bem em não ter concorrentes para defender territorio(seja que peixe for o beta e ate morrer) um beta vive em arrosais onde 90% do ano nem agua teem para se mexer, apenas xarcos xeios de lama hehe

 

comparação: tambem queres meter um porco num jardim todo catita com um lacinho nas orelhas? :D

 

ou ele sentirse-á melhor numa possilga xeia de lama? para rebolar e sujar-se todo?

 

um crime e meter um betta num comutitario carregado de peixes , o criatura nunca irá descanar porque ficara 90% do dia a defender o territorio e acabrá por morrer de cansaço (experiencia propria) e alem que os betas (ODEIAM) correntes.

 

os bettas sao peixes solitarios apenas suportam femeas a beira deles 1 ou 100L de agua desde que nao haja correntes ou outros rivais(seja de que especie for o betta definindo territorio ninguem pode la estar) eles estao bem e contentes...

 

ultma historia, um amigo meu tinha 1 betta numa caixa ja a cerca de 7 meses a cerca de 3 meses comprou uma femea e pouco tempo depois montou um aqua meteu la os bettas quando acabou a ciclagem juntamente com 2 escalares uns 5 cardinais e equipa de limpeza , no dia a seguir tava quase morto, tinha lutado ate a morte com um escalar, e esta? e mesmo moribundo e ja sem forças ainda se virava ao escalar, meteuo no cubo mas ja era tarde ... se tivese no cubo onde estava bem com a femea e ja em construção de ninho "os peixes so procriam quando se sentem bem e seguros" :) a esta hora ainda estava vivo e com uma boa ninhada.

 

espero que tenhas entendido como e a vida de um betta

 

cumprimentos

 

Eu sei como é a vida de um betta...dai falar...o ideal para o betta é um aquário mono-espécie e de cerca de 15 Litros...nunca falei em meter bettas em comunitários...apenas falei de bettas para falar da diferença entre clausura e sobrevivência com liberdade e qualidade de vida...

 

Obrigado Mistake

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num copo também só meto vinho. lol

 

pelo que sei os bettas necessitam de aquarios de 40 L/agua parada para viverem bem. Em copos, enfim... como eles sao labirinticos, é por isso que os mantêm. Eu também acho aquilo horrivel quando vou a uma loja.

 

há invertebrados que necessitam de áquarios espaçosos, porque o aquario espaçoso é que tem as algas necessarias para a sua alimentação, logo mesmo neritinas não podem ser mantidas em aquarios demasiado pequenos.

 

eu olho para o meu aqua de 40L e vejo um nano, porque é um pequeno espaço que se ve com um olhar apenas. Por isso me enjoo rapido e já por duas vezes o substitui por um maior, mas como é facil manter, acabo por o reactivar. para agua doce, 40L/53 cm é claramente um nano. 54L/60 cm já não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando fazia a TPA e limpava o aquário encontrei um Planorbis corneus e as bolas de algas tinham uns bichinhos muito pequenos ao que eu lhes chamei de pulguinhas pois saltitavam que não consegui identificar.

Só o tempo o dirá, o que poderam ser as "pulguinhas".

 

Os Planorbis corneus provávelmente vieram no musgo.Para quem já teve disto...Pode virar Praga?Já li em alguns lugares que são necessários pelo menos 2...pk??Não são hermafroditas???

 

Em breve colocarei novas fotos...mas não sei bem porque tenho estado com alguns problemas em fazer o upload de fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.