Shelter II


tfncruz

Recommended Posts

Boas...

 

O Shelter vai ser todo desmontado para dar lugar a uma outra montagem mais "sustentavel". Digo isto porque já estou a sentir na pele a despesa e o esforço necessário para manter um pseudo-high-tech. Nem quero imaginar um high-tech!

 

Pois é... basicamente não estou a achar muita piada à fortuna que tenho que gastar em fertilizantes :crazyeyes: O tempo que perco com ele, por dia, ronda as 2h diárias. Isto só me faz alguma confusão porque penso: "E se eu tiver que me ausentar por uma semana?!?" Pois é... há pouco tempo tropecei num tópico interessantissimo onde se discutia a questão da sustentabilidade de um aquário (pena essa discussão não ter continuado...). Aqui está uma situação em que a sustentabilidade é para mim importantissima. Pretendo um aquário interessante (ao meu olhar claro), que não seja necessário andar sempre de volta dele com testes e fertilizantes, onde não tenha que gastar muito dinheiro na sua manutenção e que seja "durável".

 

Percebo perfeitamente o ponto de vista de alguns quando falam na "pica" de montar e desmontar aquários de 2 em 2 meses. Mas simplesmente, neste momento, não tenho vida para isso... logo, a solução será montar um aquário com as caracteristicas que referi em cima. Um aquário sustentável e visualmente agradável.

 

Um outro aspecto que me fez querer criar o Shelter II foi para corrigir os erros da primeira montagem. Um pessoa pode imaginar um quadro fantástico... mas se não conhecemos as cores, os tipos de pinceis, os tipos de tela, as técnicas de pinceladas, etc., nunca vamos conseguir reproduzir a imagem mental que temos. E isto foi o que senti... tinha uma imagem mental mas não conhecia os substratos, não conhecia as plantas e as suas exigências, tipos de pedras, técnicas, etc... não quer dizer que agora já perceba disto tudo! Muito pelo contrário. Mas já estudei mais um pouco. O suficiente para me aventurar numa segunda versão do Shelter ;)

 

Depois de delineados os objectivos, passo agora para o planeamento do Shelter II!

 

Um aspecto que não achei muita piada no Shelter foi ter achado pouco usavel a utilização de substrato fertil por baixo do inerte. Eu sei que é importante para o arranque das plantas e também sei que não é suposto estarmos a mexer muito no aquário depois de o montar. Mas é mais forte do que eu... e lá vou eu mexer. Neste momento gostava de alterar certas coisas e não posso porque não posso mexer muito no areão para não libertar nutrientes para a coluna de água. Se não tivesse lá o substrato fertil podia mexer à vontade sem estar preocupado com isso.

 

Também sei que é mais dificil começar de início a fertilizar somente na coluna de água. Mas... e se utilizar só umas pastilhas na zona das plantas e a fertilização liquida? É para aqui que estou virado...

 

Caracteristicas do Shelter II (nota: o objectivo é um plantado low-tech):

Aquário Aquatlantis Ambiance 80x40x50 (160L)

Iluminação - opção 1 2x28W (4500K + 6000K) T5 (0.37W/L)

Iluminação - opção 2 2x28W (4500K + 6000K) T5 + 1x36W (6500K) PLL (0.61W/L)

Iluminação - opção 3 2x28W (4500K + 6000K) T5 + 1x55W (8500K) PLL (0.75W/L)

CO2 caseiro (como é low-tech gostava de dispensar o CO2)

Filtro Eheim ecco pro 3 (750L/h)

 

Substrato Akadama.

Pedras Granitos pretos (não sei o nome das pedras ao certo... mas são as que já estou a utilizar neste momento)

Tronco o mesmo noutra posição.

 

Depois de muitos sarrabiscos, cheguei a este esboço:

shelterII_layout_sketch.jpg

 

Em relação à flora... os ramos do tronco serão parcialmente cobertos com musgo (java e flame moss). Na colina estou a pensar em colocar plantas que não cresçam muito em altura... talvez cryptocorines e fetos de java entre as pedras e junto à base do tronco. Também gosto de plantas de caule, mas o problema é não sei onde é que elas ficarão bem aqui neste hardscape...

 

O site da tropica, fazendo uma busca por plantas com necessidades de luz "low" e com manutenção "very easy", apresenta uma lista da qual destaco as seguintes plantas:

- Bacopa australis

- Cryptocoryne wendtii 'MiOya'

- Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

- Hygrophila polisperma

- Microsorum pteropus 'Narrow'

 

Na base da colina pretendo acabar com christmas moss...

 

Penso que posso dispensar o CO2 (apesar de que se calhar vou manter só por causa das algas) e posso optar pela opção 1 em relação à iluminação... não?

 

próxima fase: planificar a localização das plantas...

 

Feel free to comment bigsmile

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a questão da sustentabilidade, pelo menos a financeira não se coloca a nivel de fertilizantes. Tens soluções extremamente economicas que te permitem manutencao de um aqua high tech. Estou a falar de lojas como a horizonte aquatica onde podes comprar todos os fertilizantes que precisas por um preço acessivel e que te vao durar imenso tempo. A questao da sustentabilidade pode se colocar ao nível do tempo e essa sim pode ser um entrave especialmente se tiveres que te preocupar no combate as algas. Eu no meu caso perco todos os dias uma hora. Podas (podar cuba e uma m****, alimentacao, limpezas (a qualidade da tua equipa de limpeza ajuda), fertilizacao (o que menos tempo me consome, ja tenho tudo mto organizado), tpa's mas no fim vale a pena. Eu percebo que nem toda a gente tem essa disponibilidade ainda assim acho que mesmo que me ausentasse por uma semana ou 2 ou 3 nao havia grande crise.

 

Relativamente ao teu low tech parece me bonito o layout. Não te guies muito por essas classificacoes da tropica. Eu pelo menos nao concordo as vezes c elas. Vou te dar um exemplo: limnophilia sessiflora na tropica, dificuldade - media. Eu digo te ja que podes lhe partir os caules em 10 sitios diferentes e passado uma semana tens 10 pes novos de sessiflora. Podes fertilizar com urina que ela cresce a mesma lool. Ainda assim quanto as plantas que te referiste parece me tudo porreiro (quero ver essa montagem) excepto uma planta que eu pessoalmente acho que e uma praga: a polysperma. E daquelas plantas demasiado low tech, pessoalmente acho-a feia e invasiva demais. Ja a bacopa australis é 5 estrelas. Sao opinioes e eu deixo te aqui a minha. Boa sorte com o teu novo projecto e abraço (devias considerar comprar co2 pressurizado, isso libertarte ia muito tempo, penso eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já encomendei fertilizantes à HA e sem dúvida que fica muito mais barato! :) Por outro lado já ouvi dizer em mais do que um sitio que a venda de KH2PO4 ao público em geral não é legal... será? Pelos vistos há quem diga que é necessário apresentar um documento que prove que realmente necessitas do químico para o teu trabalho. Independentemente destas questões por mim está tudo bem enquanto houver quem venda. E se de um momento para o outro deixarem de vender...? Logo veremos o que acontece... :character0050:

 

Em relação ás outras questões ligadas à sustentabilidade... nomeadamente a exigência ao nível da manutenção... bem... eu se deixo o meu 4 dias sem lhe fazer nada, puff!! Lá vêm elas todas contentes! Começam logo os desequilíbrios entre N, P e K. Agora quero um aquário onde tenha que fertilizar e podar duas a três vezes por semana.

 

As classificações da tropica... entendo-te perfeitamente e concordo! Mas como não tenho muita experiência numa variadade grande de plantas, vou-me guiando pelo que eles dizem. Claro que em relação à Sessiflora (também já a tive) acho que se lhe deres "mijo" aí até perdes o controlo do crescimento! lol Não concordo nada com a informação que está no site da trópica. Agora... também não sei o que lhe acontece se lhe deres outras condições. Pela experiência que tenho, quando acrescentei mais 55W de luz ao meu aquário ela começou a ficar amarela e cor-de-rosa nas pontas. Não gostei nada! Mas já me disseram que é o comportamento normal dela.

 

CO2 pressurizado... achas mesmo que vale a pena o investimento neste caso especifico...? É tanto dinheiro... :S

 

Obrigado e abraço!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já encomendei fertilizantes à HA e sem dúvida que fica muito mais barato! :D Por outro lado já ouvi dizer em mais do que um sitio que a venda de KH2PO4 ao público em geral não é legal... será? Pelos vistos há quem diga que é necessário apresentar um documento que prove que realmente necessitas do químico para o teu trabalho. Independentemente destas questões por mim está tudo bem enquanto houver quem venda. E se de um momento para o outro deixarem de vender...? Logo veremos o que acontece... :flick_tongue:

 

Em relação ás outras questões ligadas à sustentabilidade... nomeadamente a exigência ao nível da manutenção... bem... eu se deixo o meu 4 dias sem lhe fazer nada, puff!! Lá vêm elas todas contentes! Começam logo os desequilíbrios entre N, P e K. Agora quero um aquário onde tenha que fertilizar e podar duas a três vezes por semana.

 

As classificações da tropica... entendo-te perfeitamente e concordo! Mas como não tenho muita experiência numa variadade grande de plantas, vou-me guiando pelo que eles dizem. Claro que em relação à Sessiflora (também já a tive) acho que se lhe deres "mijo" aí até perdes o controlo do crescimento! lol Não concordo nada com a informação que está no site da trópica. Agora... também não sei o que lhe acontece se lhe deres outras condições. Pela experiência que tenho, quando acrescentei mais 55W de luz ao meu aquário ela começou a ficar amarela e cor-de-rosa nas pontas. Não gostei nada! Mas já me disseram que é o comportamento normal dela.

 

CO2 pressurizado... achas mesmo que vale a pena o investimento neste caso especifico...? É tanto dinheiro... :S

 

Obrigado e abraço!

 

Eu acho que a manutencao fica bastante mais facil quando consegues encontrar um equilibrio entre fauna flora alimentaçao. Acho possivel, apesar de no meu nao ser bem assim, teres um aqua auto suficiente em termos de nitratos e fosfatos. Depois é so adicionares potassio ferros e micros e ta feito. Escusas de andar sempre a stressar por causa de algas e testes. Ja sabes que com aquela quantidade de porcaria que os teus peixes produzem, com a massa vegetal que tens e a comida que poes o aqua ta equilibrado. Corrigam me os experts mas eu penso assim. O CO2 pressurizado vale a pena dependendo das plantas que tens. Com as que vais colocar nao penso que seja fundamental. O pressurizado e bom porque escusas de tar com preocupacoes com variacoes no ph (eu por exemplo tenho esse problema por causa de ramirezis). Aquilo e smp a mm quantidade que ta a adicionar. Hoje em dia acho que por 100 euros ou menos consegues o sistema completo (sem valvula solenoide acho). É verdade nao te esquecas do que te disse da polysperma lol

 

Abraço vai postando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... para já vou manter o CO2 caseiro. Mas o ideal, para este projecto, era ele não necessitar de CO2 nenhum.....

Em relação há polysperma não te sei dizer se gosto ou não porque nunca a tive... de qualquer forma, para este aquário acho que não há nenhum sitio onde possa colocar plantas de caule e que fique bem... :) Eu até gosto delas e gosto de ter uma zona com vegetação mais densa para dar uma noção de floresta e para proporcionar mais esconderijos aos peixes.

 

Deixo aqui um novo esboço agora mais detalhado em termos de plantas:

shelterII_layout_sketchII.jpg

Cryptocorines

Bacopa australis

musgo de java

christmas moss

Flame moss

 

Em princípio a fauna que irá ter este aquário será a que já existe com algumas alterações:

- 4 corydoras (2 aeneus e 2 paleatus)

- 1 SAE (siamese algae eater)

- 1 ancistrus (bristlenose pleco)

- 1 Labeo (bicolor)

- 1 casal de kribensis

- 8 barbos tigre (Capoeta Tetrazona)

- 6 narizes de bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

 

Estou a imaginar este aquário com ADA Aquasoil Malaya.......... o problema é que preciso para aí de 30L :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este não é o local mais adequado porque não tem nada a ver com a planificação do Shelter II.

Mas aqui vai..... a minha primeira postura de Kribensis!! hehehe Pensava que iam ser mais... para já conto 8! :music_singguitar:

 

kribs_postura1.JPG

 

kribs_postura2.JPG

 

kribs_postura3.JPG

 

kribs_postura4.JPG

 

Foi só um aparte....... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este esboço está muito intereçante , gostei bastante

 

shelterII_layout_sketchII.jpg

 

agora estou sem tempo que já me chamam para mesa, mas mais logo vou ler melhor o topico e opinar depois sobre ele :music_singguitar:

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Este projecto foi alterado e deixo-vos aqui o Shelter II já com 3 meses de vida.

 

aquário 60x30x30 (DIY)

filtro Eheim Liberty

calha 1x36W (DIY)

aquacedor Jager 50W

 

substrato Dupla Ground

CO2 DIY (aguenta perfeitamente sem ele)

As fertilizações são feitas só pela coluna de água 2x por semana.

 

Flora:

Vesicularia dubyana (x-mass moss)

Cryptocoryne wendtii brown

Bacopa Monnierii

(A vermelha lá atrás não sei o nome)

 

Fauna:

6 guppies

1 SAE

2 Kribensis

4 narizes de bêbado

1 ancistrus

2 ottocinclus

 

shelter2_0.jpg

 

shelter2_1.jpg

 

Hope you like it!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena não haver mais fotos da montagem, no entanto acho que está porreiro.

Pessoalmente gostaria de ver mais os troncos, pois acho que são muito bonitos.

Boa sorte com a montagem e com a sustentabilidade.

 

Sempre optás-te pela fertilização por bolas?

Ou chega-te apenas a fertilização liquida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena não haver mais fotos da montagem, no entanto acho que está porreiro.

Pessoalmente gostaria de ver mais os troncos, pois acho que são muito bonitos.

Boa sorte com a montagem e com a sustentabilidade.

 

Sempre optás-te pela fertilização por bolas?

Ou chega-te apenas a fertilização liquida?

João, obrigado pelo comentário. Os troncos estavam mais expostos... a inclinação do substrato foi alterada. Não por mim, mas sim pelos peixes. Cada vez me convenço mais de que para termos um aquascaping exactamente como queremos, ficamos muito limitados na escolha dos peixes que lá podemos colocar. No meu caso, os kribensis e o ancistrus encarregam-se de ir alterando o substrato.

 

A única fertilização que estou a utilizar é liquida. Cerca de 10ppm de Potássio, 0.1ppm de Ferro, 5ppm de Nitratos e 1ppm de Fosfatos, duas vezes por semana. E micros uma vez por semana. Claro que podia andar mais em cima das fertilizações e dessa forma obter melhores resultados. Mas está a resultar muito bem! Pouquíssimas algas (e controladas) e as plantas vão crescendo saudáveis. A única coisa que não estou a gostar muito é o crescimento do musgo x-mass. O crescimento é mesmo muito lento. Talvez mais uma lâmpada resolvesse esse problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu te compreendo sobre a alteração para low tech hehehe

 

Gostei está muito porreiro a vermelha lá atrás aguenta-se bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, obrigado pelo comentário. Os troncos estavam mais expostos... a inclinação do substrato foi alterada. Não por mim, mas sim pelos peixes. Cada vez me convenço mais de que para termos um aquascaping exactamente como queremos, ficamos muito limitados na escolha dos peixes que lá podemos colocar. No meu caso, os kribensis e o ancistrus encarregam-se de ir alterando o substrato.

 

A única fertilização que estou a utilizar é liquida. Cerca de 10ppm de Potássio, 0.1ppm de Ferro, 5ppm de Nitratos e 1ppm de Fosfatos, duas vezes por semana. E micros uma vez por semana. Claro que podia andar mais em cima das fertilizações e dessa forma obter melhores resultados. Mas está a resultar muito bem! Pouquíssimas algas (e controladas) e as plantas vão crescendo saudáveis. A única coisa que não estou a gostar muito é o crescimento do musgo x-mass. O crescimento é mesmo muito lento. Talvez mais uma lâmpada resolvesse esse problema...

 

 

É que estou mesmo tentado em abdicar do substrato e utilizar só a akadama e as fertilizações liquidas...só estou à espera de ver mais pessoal que optou por estas montagens "descomprometidas".

Boa sorte com a montagem.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu te compreendo sobre a alteração para low tech hehehe

Gostei está muito porreiro a vermelha lá atrás aguenta-se bem?

Antigamente pensava que para criar coisas interessantes (aos meus olhos) só mesmo com um medium/high tech. Agora acho esta ideia ridícula! Penso que os aquários devem ser montados em função das nossas necessidades e disponibilidade. E isso não vai interferir com a estética desde que as coisas sejam minimamente bem pensadas... Pouca disponibilidade = low tech! :mellow:

 

A vermelha aguenta-se muito bem! No outro aquário ela estava mais vermelha porque tinha mais luz. Neste tem tons de castanho, laranja e só no topo (mais perto da luz) vermelho.

 

É que estou mesmo tentado em abdicar do substrato e utilizar só a akadama e as fertilizações liquidas...só estou à espera de ver mais pessoal que optou por estas montagens "descomprometidas".

Boa sorte com a montagem.

Não estou nada arrependido de ter utilizado esta estratégia. Houveram dois grandes motivos que me levaram a não utilizar substrato fértil. Por um lado, posso chegar ali e mudar tudo em qualquer altura sem estar preocupado com a libertação do substrato fértil para a coluna de água. Por outro, queria perceber e dominar as fertilizações (o mínimo). As plantas demoraram mais uns dias a enraizar porque não têm aquele "boom" inicial de nutrientes, mas nada de alarmante. Enraizaram e crescem normalmente! (claro que assim também é mais loowwwww tech) Ah! Claro que um substrato bem poroso ajuda muito! Fazer isto com areão de rio..... :S Com a akadama não tens problemas nenhuns.

 

Não sei até que ponto resultaria aplicar esta técnica, por exemplo, para formar um tapete...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas essa tua resposta vem ao encontro daquilo que tenho andado a matutar (desculpa o off-topic) mas penso que a opção de apenas um inerte, no caso da akadama (e com as diversas opiniões que existe se é ou não fértil) para além de ajudar a combater o boom inicial aquando da montagem de um aqua com substrato fértil, também será o indicado para mim, pois um grande impedimento (para mim) é de facto a iluminação, motivo principal para se querer montar um aqua densamente plantado.

 

Com os preços que andei a ver (e sem os conhecimentos mínimos de electricidade) uma iluminação em condições ficar-me-ia mais cara do que me ficou até agora o aquário e o filtro.

Agora com o aquecedor externo que comprei então sim, já gastei o mesmo que uma iluminação em condições.

 

O problema vem a seguir: substrato, iluminação, decoração, plantas, etc. etc.

 

E já vou com 3 meses a reunir material...

 

Acontece que nestes meses tenho a andar a matutar se o substrato valerá a pena quando posso montar uma coisa mais de acordo com os meus conhecimentos que ainda são reduzidos no que diz respeito a plantados, daí andar mesmo a considerar o uso apenas de fertilização liquida e uma iluminação muito simplista, que dê para umas plantinhas não muito exigentes.

 

Será possivel enviares por MP ou se desejares colocares aqui o teu plano de fertilizações?

Quais os produtos (macros e micros).

 

Obrigado pelas informações e tópico assinado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece que nestes meses tenho a andar a matutar se o substrato valerá a pena quando posso montar uma coisa mais de acordo com os meus conhecimentos que ainda são reduzidos no que diz respeito a plantados, daí andar mesmo a considerar o uso apenas de fertilização liquida e uma iluminação muito simplista, que dê para umas plantinhas não muito exigentes.

Na minha opinião é mais fácil manter um aquário utilizando um substrato fértil... Isto só porque, pelo que percebi, não tens muita experiência com plantados. Se a alternativa que pensas para a akadama é areão, então faz o esforço de utilizar a akadama. É bem melhor a todos os níveis. Aliás, tenta fazer o esforço para comprar a akadama shohin (acho que é assim que se escreve) em vez da normal. Tenho lido uns tópicos onde dizem que a akadama normal rapidamente se desfaz...

 

Em relação a teres que ter muita luz para ter um aquário densamente plantado... esquece isso. Claro que não sei o que é que consideras uma "iluminação muito simplista". Mas posso-te garantir que com 0.5W/litro consegues "carregar" um aquário com plantas (se é esse o teu objectivo). Não depende da quantidade, mas sim do tipo de plantas que lá colocares.

 

Será possivel enviares por MP ou se desejares colocares aqui o teu plano de fertilizações?

Quais os produtos (macros e micros).

Atenção que não há um plano de fertilizações que funcione para qualquer aquário... pelo menos que eu conheça. Cada aquário tem as suas necessidades em termos de fertilizações. O que eu posso fazer é explicar como é que cheguei ao meu plano. Primeira coisa importante... a relação ideal entre NPK (nitratos-fosforo-potássio) é uma proporção de 5-1-10 (ou 10-2-20).

 

Domingo:

TPA de 50% (para fazer um "reset" aos valores)

Faço a medição do N (nitratos), P (fosfatos) e Fe (ferro).

Consoante os resultados, fertilizo com N e P de forma a ter uma relação de 5 para 1.

Exemplos:

se tiver 5ppm de N e 0ppm de P, adiciono 1ppm de P.

se tiver 10ppm de N e 0ppm de P, adiciono 2ppm de P.

se tiver 2ppm de N e 1ppm de P, adiciono 3ppm de N.

Depois adiciono Fe de forma a ter 0.2ppm.

Adiciono Micros (neste momento estou a utilizar a solução produzida pela CrystalRed.eu)

E por fim adiciono K (potássio) numa proporção de 2xN. Ou sejam, se tenho 5 de N, adiciono 10 de K.

 

Quarta:

Volto a medir N, P e Fe, e faço os acertos tendo em conta a relação de 5 para 1 entre N e P.

Adiciono K em dobro de N.

 

Os fertilizantes que utilizo são todos (menos os micros) fertilizantes caseiros da Horizonte Aquático.

 

Espero que ajude!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.