Teste Nutafin estragado ou será o fertilizante ?!


jvidia

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho aqui um teste da Nutrafin para PO4.

 

A validade do mesmo é 06/30/2009.

 

Acontece que depois de fertilizar com PO4 da Horizonte, vou testar e nicles ! Dá Zero !

 

Dá o mesmo ZERO se medir a água da torneira !

 

Aqui pensei .... o fertilizante está estragado pois cheguei a testar na pipeta com PO4 puro e nada.

 

Mas acontece que tanto a amostra da agua do aquário como a da rede o teste dá um tom de amarelo claro e aqui que fico na dúvida ... será o teste marado ou o fertilizante ?

 

É que na tabela de cores do teste , 0 de PO4 será branco e não amarelo claro.

 

Será que alguém com um teste destes me pode confirmar isso medindo a àgua da torneira ou engarrafada ?

 

E será possivel um fertilizante de PO4 da HA de um momento para o outro "passar-se" e não fertilizar?

 

É que já tenho este frasco aberto à uns mesitos, mas ainda na semana passada testei e o teste dava um azulinho claro que representa a presença de PO4 .... pouco mas estáva lá.

 

Estou confuso LOL

 

Thanks, :roll:

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Não sei se será isto... mas lê aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87844

 

6 post...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Luís.

 

Deves estar-te a referir a esta parte :

 

...

Faz assim... coloca 3 gotas do fertilizante no tubo de ensaio e faz a aferição do volume (enche com água destilada ou outra que tenhas a certeza que não contém PO4 até ao traço dos 5 mL).

 

Após isso, faz o teste normalmente, e verás que os Fosfatos ultrapassam a escala do teste (côr azul intensa).

...

 

Eu fiz tb isso.

 

Testei fertilizante directo e diluido na pipeta.

 

Dá sempre o mesmo resultado .... àgua ligueiramente amarela.

 

Se testar a àgua da rede o resultado do teste é igual.

 

Cá para mim o teste ficou marado.

 

Existe alguma fonte de fosfatos que uma pessoa tenha à mão no dia a dia para fazer mais um teste ?

 

Queria evitar comprar outro teste para comprovar o que está errado, mas estou a ver que não me safo disso.

 

Testes fixes em amplitude de cores são os da Aquarium Pharmaceuticals:

 

pPETS-3757098t400.jpg

 

mas cá em Portugal não encontro ?

 

Tenho um de pH que comprei já há uns 5 a 6 anos e ainda mede bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais