guppys a morrer


lopespl

Recommended Posts

boas,

 

tinha o aqua completamente estabilizado, mas desde que me ofereceram 2 guppys machos, 1 casal de mollys e um danio leopardo (comprados numa loja em coimbra), que começaram os problemas, ha cerca de 1 semana e meia:

 

os guppys machos oferecidos morreram em 2 dias.

ja morreu uma das femeas que tinha e os restantes apresentam uma mancha tipo aveludada em volta da boca e parece que estao a perder escamas por tras da cabeça.

 

comecei no sabado a fazer ESHA2000, hoje será o 3º dia de tratamento. Se o problema persistir continuo o mesmo tratamento ou mudo?

devo subir a temperatura?

devo colocar um oxigenador já que parece que eles agora estão preferencialmente ao cimo?

 

os restantes peixes aparentemente estão saudáveis e nao apresentam qualquer sintoma.

 

SETUP:

Aqua panoramico 1m aprox 150 lt

filtro boibox + eheim 2224

aquecedor rena 200W

 

FLORA:

feto java,

musgo java

limnofila sessiflora

higrofila polisperma

ceratophylum demersum

egerea densa

 

FAUNA:

4 coridora aeneus

2 coridoras paleatus

4 SAE

4 neons

6 espadas verdes (2M+ 4F) + 1 alevim

6 espadas vermelhos (2M + 4F ) +1 alevim

5 guppys (2 F+3M) eram 3M e 3F depois deram-me 2 M que morreram e morreu uma femea entretanto agora tenho os 5 (2F+3M)

2 mollys (1M+1F) oferecidos

1danio leopardo oferecido

 

entretanto tinha alguns alevins guppys que ja desapareceram. Terá sido doença ou poderá ter sido as mollys?

 

Agradeço algumas orientações por parte dos Experts.

 

cumps

Editado por lopespl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por vezes os peixes são portadores de doenças e basta o stress provocado pela viagem de um lado para o outro, da adaptação ao novo aquário, ou parâmetros diferentes de um aquário para outro para despoletar essas mesmas doenças.

 

O que tens aí parece ser infecção bacteriana. Se o eSHa 2000 não resultar dentro do prazo dado pelo fabricante, retira-o com uma TPA de 50%, carvão activo durante 24 horas e usa o JBL Ektol Fluid. Para esses sintomas dou-me bem com esse medicamento.

 

Podes pôr uma bomba de ar que os ajuda um pouco.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

agradeço as respostas dadas, mas de facto ainda nao tive hipotese de ver os parametros da agua.

de qualquer forma ontem concluí o tratamento ESHA 2000 (3º dia), subi a temp dos 26 para 28ºc e liguei uma bomba de ar, e hoje de manhã os peixes em questão aparentavam estar um pouco melhor, mas conclusoes mais concretas, só mesmo logo à noite quando chegar a casa.

 

se por acaso não existirem grandes melhoras, haverá problema de continuar mais 1 dia ou 2 com o ESHA 2000, ou deverei parar?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não me parece haver problemas em continuar mais 1 ou 2 dias, mas mais que isso é desnecessário. É chover no molhado e seria melhor optar por outro medicamento.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não me parece haver problemas em continuar mais 1 ou 2 dias, mas mais que isso é desnecessário. É chover no molhado e seria melhor optar por outro medicamento.

Cumps.

 

 

percebo.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tinha o aqua completamente estabilizado, mas desde que me ofereceram 2 guppys machos, 1 casal de mollys e um danio leopardo (comprados numa loja em coimbra), que começaram os problemas, ha cerca de 1 semana e meia:

 

os guppys machos oferecidos morreram em 2 dias.

ja morreu uma das femeas que tinha e os restantes apresentam uma mancha tipo aveludada em volta da boca e parece que estao a perder escamas por tras da cabeça.

 

comecei no sabado a fazer ESHA2000, hoje será o 3º dia de tratamento. Se o problema persistir continuo o mesmo tratamento ou mudo?

devo subir a temperatura?

devo colocar um oxigenador já que parece que eles agora estão preferencialmente ao cimo?

 

os restantes peixes aparentemente estão saudáveis e nao apresentam qualquer sintoma.

 

SETUP:

Aqua panoramico 1m aprox 150 lt

filtro boibox + eheim 2224

aquecedor rena 200W

 

FLORA:

feto java,

musgo java

limnofila sessiflora

higrofila polisperma

ceratophylum demersum

egerea densa

 

FAUNA:

4 coridora aeneus

2 coridoras paleatus

4 SAE

4 neons

6 espadas verdes (2M+ 4F) + 1 alevim

6 espadas vermelhos (2M + 4F ) +1 alevim

5 guppys (2 F+3M) eram 3M e 3F depois deram-me 2 M que morreram e morreu uma femea entretanto agora tenho os 5 (2F+3M)

2 mollys (1M+1F) oferecidos

1danio leopardo oferecido

 

entretanto tinha alguns alevins guppys que ja desapareceram. Terá sido doença ou poderá ter sido as mollys?

 

Agradeço algumas orientações por parte dos Experts.

 

cumps

 

 

as duas femeas que restavam tambem ja foram à vida. restam-me os 3 machoa que devem ser os proximos pois tb nao tao grande coisa.

 

o curioso nisto é que todos os outros peixes estão aparentemente bem. so resta esperar e ver o que da.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta fazer uma grande tpa de cerca de 50%.... os guppys têm pintinhas brancas? se sim aumenta temperatura da agua e adiciona 1 gota de azul de metileno e 1 colher de sopa de sal.... mas que estou eu a fazer... lol... primeiro tens que tentar localizar a doença... ve se é ictio... so adps e que se fala em medicamentação... um setup do teu aquario dava geito... quantos litros tem? a tpa de 50 % podes fazer sem problemas.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agr sal grosso de cozinha ajuda com doenças e guppys, espadas, platys e mollys agradecem... assim como outros peixes de aguas mais alcalinas ou até acidas como os cicledeos africanos e americanos... mas isso varia de peixe para peixe... o que importa é saber se tens peixes sensiveis a uso de sal na agua, caso não tenhas...o sal ajuda...

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

...tentar localizar a doença...

Têm manchas aveludadas em volta da boca e perdem escamas por cima da cabeça. Infecção bacteriana, acho eu.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as duas femeas que restavam tambem ja foram à vida. restam-me os 3 machoa que devem ser os proximos pois tb nao tao grande coisa.

 

o curioso nisto é que todos os outros peixes estão aparentemente bem. so resta esperar e ver o que da.

 

boas

população de guppys reduzida a 1 macho.

PQPariu o ESHA2000. ganda banhada. mais valia nao ter feito tratamento nenhum.

logo à noite vou fazer uma boa tpa e logo se vê.

as restantes especies continuam aparentemente normais. haverá alguma doença que apenas atinja os guppys????

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais