[ARTIGO] Noções Basicas de Layout's


Recommended Posts

A pedido de muitas familias consegui recuperar as imagens deste tópico, que transcrevi o antigo site http://www.ikebana_aqua.kit.net, por isso aproveitem!

 

COMPOSIÇÕES BÁSICAS DE LAYOUT

 

Esse artigo irá tratar das composições mais básicas de paisagismo aquático. São arranjos que basicamente se referem à formas geométricas e curvas simples que podem ser "desenhadas" num aquário. Embora seja um artigo apenas conceitual, ele poderá ajudar a iniciantes entenderem a "essência" do paisagismo natural aquático.

 

Layout triângular

 

v.jpg

 

O layout triangular é composto por 2 triângulos: um, junto ao substrato, é ocupado pelas plantas e elementos inertes; e o outro permanece vazio, junto à superfície d'água. As plantas iniciam altas de um lado do aquário e, gradualmente, vão diminuindo sua altura à medida que o espectador "passeia" com os olhos pela paisagem.

 

É o layout mais fácil de fazer, excelente para aquários de tamanho mais reduzido. É também uma boa opção para aquários mais compridos que altos. A maioria das medidas padrão de aquários do Brasil (60 x 30 x 30 cm, 100 x 40 x 50 cm) são adequadas para a composição de layouts triangulares.

 

Layout "Ilha"

 

ilha.jpg

 

As plantas são posicionadas ligeiramente no centro do aquário, geralmente na região da proporção de ouro. Os dois lados do arranjo de plantas permanecem livres, ou cobertos por plantas baixas e/ou plantas carpete. As plantas concentradas num único e grande ponto focal, bem como o movimento dos peixes de ir de um lado ao outro do aquário, fazem da "ilha" um layout muito dinâmico e energético.

 

O layout "ilha" é mais complicado de fazer, pois exige aquários um pouco mais altos que o layout triangular. O aquário utilizado para esse tipo de composição deve ser bastante largo, pois o recomendável é que a ilha não toque o vidro frontal do aquário. É bastante difícil – e muitas vezes inviável - compor uma ilha em aquários de tamanho reduzido.

 

Layout em "u"

 

u.jpg

Nesse layout, plantas e elementos inertes (rochas e troncos) estão dispostos nos dois extremos – cantos esquerdo e direito – do aquário, deixando livre a região próxima do centro (nunca exatamente no centro!). É recomendável que os dois lados plantados do aquário nunca sejam do mesmo tamanho pois isso iria tornar o aquário demasiado simétrico. Geralmente, as proporções utilizadas para compor o layout em "u" são 2:1, 3:1 e, principalmente, 1:1,618 (proporção de ouro).

 

O layout em "u", em nível de dificuldade, fica entre o triangular e o "ilha". É mais fácil compô-lo em aquários longos, altos ou não (isso fica a critério das espécies de planta que o aquarista escolher). No entanto, não é impossível criar um layout em "u" em aquários mais curtos. Não é recomendável utilizar esse tipo de layout em aquários pequenos.

 

Esse tipo de layout é bastante favorecido em concursos de aquapaisagismo, pois quase sempre valoriza a proporção de ouro, paradoxalmente, deixando-a vazia. Takashi Amano desenvolveu essa técnica, que ficou conhecida como "vazio Amano". Com a popularização desse tipo de layout, foram criandas "variantes", como o layout em "v", onde as duas "ilhas" formadas pelo layout em "u" se tocam num único ponto; e o layout "espelho", que possui uma composição onde são criadas duas moitas que, embora sejam de tamanhos diferentes, possuem as mesmas espécies de plantas, formando dois arranjos praticamente "gêmeos".

 

6 LIÇÕES DE PEDRAGISMO - NOÇÕES BÁSICAS, DICAS E CONSELHOS

 

As rochas são utilizadas em aquários muito antes da popularização no "Nature Aquarium", que busca principalmente no paisagismo japonês tradicional técnicas para a composição de layouts harmoniosos, milimetricamente calculados e exageradamente perfeccionistas. A exploração desses elementos inertes "cheios de vida" e complexidade permite a construção de paisagismos luxuriantes, cheios de riqueza e disseminando beleza nos olhos de seu espectador.

figura06.jpg

 

As rochas são, sem sombra de dúvida, o elemento mais estável de um paisagismo. Elas possuem uma grande capacidade de direcionar o olhar de quem contempla um aquário, que inconscientemente utiliza esses elementos inertes para "passear" com os olhos num layout. Por conseguinte, freqüentemente as rochas são a peça-chave para o equilíbrio de todo um paisagismo, que se apóia na própria solidez característica da rocha. Esses belos elementos estabilizam o aquário, podem dividir moitas de plantas e inclusive determinar o caminho que cardumes de peixes percorrem no aquário! Esse artigo mostrará algumas lições básicas para a composição de jardins aquáticos utilizando rochas como principal elemento inerte. Essas lições não são "leis", embora seja extremamente aconselhável seguir algumas à risca. Você pode utilizar várias dessas orientações em conjunto, ou prender-se à apenas uma delas. Enfim, aproveite-as.

 

 

 

 

 

1. PACIÊNCIA

 

A principal lição básica do pedragismo. Você deve estar se perguntando: "Por quê ter paciência com uma rocha, se ela não cresce, não muda de lugar e não se mexe?". Acontece que, encontrar um bom posicionamento de uma rocha num paisagismo nem sempre – ou melhor, quase nunca – é tarefa fácil. Construir uma composição de rochas é, de fato, um exercício de paciência. Muitas vezes, mover uma única rocha de uma composição significa mover todas! Algumas peças teimam em não se manterem no lugar, tombam para os lados, desequilibram-se. Outras fazem sombras excessivas. Muitas não permitem que sua melhor face seja explorada nesse ou naquele paisagismo.

 

Diante de tantas confusões, uma valiosa dica é primeiro projetar a composição que será utilizada no layout, e depois ir atrás de rochas que se "encaixem" no projeto, buscando peças que mais se aproximem da proposta desejada – outro grande teste de paciência!

 

2. DISPOSIÇÃO DA ROCHA EM RELAÇÃO AO SUBSTRATO

 

figura01.jpg

 

A rocha é um elemento que serve como base ao paisagismo, equilibrando-o e dando apoio a ele. Sendo assim, é necessário que a rocha transmita estabilidade e solidez, ou seja, aquela famosa disposição de rochas equilibradas uma ás outras, seja formando "pilhas", tocas artificiais ou "castelinhos" (bastante freqüentes em aquários de iniciantes) é um verdadeiro "pecado" do aquapaisagismo, comprometendo toda a beleza de um layout, que fica muito mais agradável se todas as rochas estiverem descansando sobre o substrato.

 

No entanto, não basta só colocar a rocha sobre a areia, pois frequentemente ela continuará desequilibrada. É necessário "assentar" a rocha no substrato, o que pode ser feito facilmente com areia cobrindo parte da rocha até que ela pareça estável, como se estivesse naquela posição há muito tempo, com os sedimentos cobrindo parte dela.

 

figura02.jpg

 

3. CENTRO DE GRAVIDADE

 

Essa lição têm uma íntima relação com a anterior, já que o centro de gravidade de uma peça tem tudo a ver com o equilíbrio da mesma. No paisagismo aquático, é muito bom aproveitar a diagonalidade de uma rocha, contudo, é quase obrigatório respeitar o centro de gravidade da mesma. Sendo assim, jamais force o ângulo de inclinação de uma rocha apoiando-a sobre outra menor!

 

4. TRIANGULAÇÃO

 

A triangulação é um artifício inspirado numa das mais antigas técnicas de paisagismo japonês – o sanzon. A forma mais tradicional consiste de três rochas, uma maior e outras duas menores, que equilibram a primeira. Essa composição forma um triângulo imaginário, cujas vértices localizam-se no ápice de cada rocha. As outras duas triangulações mais comuns são compostas por 5 e 7 rochas, que formam 2 e 3 triângulos imaginários, respectivamente.

 

figura03.jpg

 

5. AGRUPAMENTOS DE ROCHAS - DUAS OU TRÊS PEÇAS

 

Principalmente quando usamos pares de rochas (onde a triangulação frequentemente se torna inviável), devemos explorar a diagonalidade das rochas em relação ao substrato. Um esquema muito simples para compreender essa técnica é a apresentada a seguir, que exibe as disposições de rochas (representadas pelos círculos cinzas) mais aconselháveis. As rochas possuem tamanhos diferentes, e o melhor modo de visualizar esse gráfico é considerando a rocha central localizada na proporção de ouro do aquário.

 

figura04.jpg

 

figura05.jpg

 

6. TIPOS DE ROCHAS UTILIZADAS

 

No paisagismo "nature aquarium", idealizado pelo fotógrafo e aquarista Takashi Amano, as rochas do tipo seixo rolado de rio quase não são utilizadas, pois na maior parte das vezes o formato delas não permite a exploração de diagonalidades e triangulações, já que rochas arredondadas não tem um ápice definido.

 

As rochas claras também são por vezes negligenciadas (embora não sejam "proibidas"). Além de se confundirem com o substrato geralmente claro, essas rochas chamam muito a atenção para si próprias, criando pontos de tensão exagerados. As melhores cores para rochas são a marrom, a avermelhada e a cinza-escura (conhecidas no ramo da jardinagem como "azuis").

 

Não se deve posicionar rochas extremamente semelhantes (tamanho e forma) muito próximas. Uma dos recursos que as rochas nos permite é utilizar-se de particularidades que cada peça possui, e devemos aproveitar isso. Sendo assim, um outro grande erro cometido no pedragismo é manter rochas parecidas em pares "gêmeos". No entanto, deve ficar bem claro que jamais devemos utilizar rochas de diferentes tipos num mesmo layout!

 

Flávia Regina Carvalho, setembro de 2004

P.S. A conversa sobre este tema poderá ser continuada e vista aqui: Dialogo sobre o artigo "Noções Basicas de Layout's".

Editado por Hugo R. Silva
Colocação das imagens.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.