Morte de peixes - será excesso de Co2


Miguel Silva

Recommended Posts

Boas

 

De há uns dias para cá tenho tido algumas mortes - 2 Ramirezis e 8 Otocinclus

 

Agora: mesmo não conseguindo baixar o pH dos 7.4 penso não ser essa a causa, pois há já pelo menos 3 meses que os mantinha.

 

Penso que ao ter aumentado a injecção de Co2 (há cerca de 1 semana) e notar significativamente o aumento do Pearling que fui estragar o ciclo, ou seja, se as plantas libertam O2 em abundância durante o dia á noite vai acontecer exactamente o contrário, vão consumir em abundância o O2 disponivel na água e que por consequência irá faltar para os peixes.

 

As minhas Soluções alternativas:

1 - Reduzir a injecção de Co2

2- colocar uma bomba de movimentação (tipo powerHead) apenas á noite para compensar a falta dse oxigénio

 

Comentem e opinem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipicamente a asfixia, dá-se não pela falta de oxigénio, mas sim pelo excesso de CO2.

 

A melhor maneira para ver se se tem excesso de CO2 é de manhazinha, antes das luzes ligarem ou quando as luzes ligarem, verificar se os peixes se encontram perto da tona e com respiração ofegante. Se sim, tens excesso de CO2, se os peixes estiverem distribuidos pela coluna de agua e a respirar normalmente, não tens problemas de CO2.

 

A melhor altura para ver isto é a indicada em cima, já que é na altura em que as concentrações de CO2 são maiores, porque as plantas ainda não o começaram a consumir.

 

Como mata o CO2(já coloquei isto noutro post, mas cá vai outra vez):

 

As trocas gasosas nas guelras e pulmões, fazem-se por gradientes.

 

Assim ao inspirar(ou passar agua nova na guelras) está-se a introduzir um fluido com X de O2 e Y de CO2.

 

O sangue que chega ás guelras (ou pulmões) encontra-se num estado em que a cocentração de O2 é X+a e de CO2 e Y+b, e portanto a hemoglobina vai libertar Co2 por diferença de gradientes e adquirir O2.

 

Num aquario com CO2 a mais, o que acontece é que o valor de CO2 na agua é tal que a hemoglobina não consegue libertar mais CO2 para a agua e portanto se não liberta o CO2, não consegue adquirir O2. Assim a hemoglobina que vai ás celulas (estatisticamente) é muito pobre em O2 e portanto as celulas teem um abastecimento deficiente de O2 e acabam por começar primeiro a fazer reacções anaerobicas com libertação de ácidos, o pH no sangue desce bastante e estas duas condições matam o peixe( ou o animal).

 

Claro que tambem pode acontecer por deficiencia de O2 na agua, não vou explicar este mecanismo porque é intuitivo.

 

No teu caso, com pearling a acontecer a saturação de O2 na agua é mais do que o suficiente para aguentar uma noite inteira com concentrações de O2 normais. E por isso, a ser por causa do CO2 é por excesso deste por causa de um excesso de injecção.

 

Experimenta:

 

1- desligar o CO2 de noite se puderes e não quiseres baixar a injecção durante o dia

 

2- baixar a injecção de CO2 (caso nao queiras fazer o 1) as plantas vão ter cO2 suficiente de certeza

 

3- caso nao queiras nenhum dos anteriores, podes meter a powerhead a agitar a superficie durante a noite (ou uma bomba de ar)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

A melhor maneira para ver se se tem excesso de CO2 é de manhazinha, antes das luzes ligarem ou quando as luzes ligarem, verificar se os peixes se encontram perto da tona e com respiração ofegante. Se sim, tens excesso de CO2, se os peixes estiverem distribuidos pela coluna de agua e a respirar normalmente, não tens problemas de CO2.

 

Eu sei disso mas a culpa é minha :wink: , pois ás vezes é a correr que saio de casa :) , tenho que ter mais atenção neste ponto fundamental.

 

 

 

No teu caso, com pearling a acontecer a saturação de O2 na agua é mais do que o suficiente para aguentar uma noite inteira com concentrações de O2 normais. E por isso, a ser por causa do CO2 é por excesso deste por causa de um excesso de injecção.

 

Ok, o pearling está a acontecer mas pode-se pôr o caso de o Co2 mesmo assim estar em excesso, certo?

 

Experimenta:  

 

1- desligar o CO2 de noite se puderes e não quiseres baixar a injecção durante o dia  

 

2- baixar a injecção de CO2 (caso não (palavra corrigida) queiras fazer o 1) as plantas vão ter cO2 suficiente de certeza  

 

3- caso não (palavra corrigida) queiras nenhum dos anteriores, podes meter a powerhead a agitar a superficie durante a noite (ou uma bomba de ar)

 

1 - O Co2 está desligado durante a noite

 

2- Vou baixar a injecção de Co2 até fazer o minimo de pearling.

 

 

Aproveito para colocar outra hipótese em que tenho pensado bastante.

 

Será excesso de Ferro???

 

Para 450L eu colocava 5ml/dia de ferro "Seachem" e ao testar o ferro dá-va a indicação de apenas 0.10mg/l e como tal fui adicionar e passei a colocar 10ml/dia, é certo que o teste de ferro de nada vale, ou vale apenas para tirar a conclusão de que é "inútil" pois optei por adicionar ferro conforme a coloração das plantas mas continuo com 10ml/dia

 

Qual a opinião em relação ao ferro em excesso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ferro é desde há muito usado como o teste para medir micros. Porque?

 

Porque é dificil de medir os outros 1 a 1 e portanto as grandes marcas optaram por fazer fertilizantes de micros em que os restantes micros existem nas proporções "certas" em relação ao nivel certo de ferro.

 

Só que muitas vezes o ferro existe na agua sob formas que os testes não conseguem medir e portanto as concentrações de ferro e por conseguinte dos outros micros são superiores ao que o teste diz.

 

Daqui surge o conceito de "envenenamento" por excesso de ferro, que na realidade pode ser devido a "envenenamento" por excesso de outras substancias.

 

Eu diria para apenas acrescentares ferro se realmente detectares carências do mesmo nas plantas. Não sei (ou não me lembro) da litragem do teu aqua, mas parece-me que 10ml/dia é uma quantidade bastante elevada de ferro!

 

eu diminuia a adição e só aumentava quando notasse carências (clorose) nas plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Boas,

 

Desenterro de 7 anos.

 

Tive um problema no meu aquário de 60 Litros, por lapso a válvula do Co2 ficou aberta "bem aberta" após quatro horas de terminar o período de iluminação, antes de ir dormir lembrei-me de passar no aquário para ver se estava tudo bem e reparei que tinha os peixes (Tetra Negros) a superfície com asfixia e o Otto já morto no fundo.

 

Fiz logo uma TPA de 10 Litros e agora os peixes ainda não estão a 100% mas jão vão ao fundo apesar de estarem muito calmos, acho que devo aguardar ou devo de fazer mais alguma coisa? Penso que o problema aqui foi mesmo o Co2 porque já tenho o aquário a 2 anos e nunca tive nenhuma baixa nos Tetras Negros.

 

Obrigado

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua de 60lt, uma tpa de 10 Lt é pouco,

ainda deves ter muito CO2 na agua, não fazia mal nenhum uma tpa de maiores proporções ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais