Aqua in the Wall


Curver

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Em 2002 quando cheguei a Coimbra, cheio de independência, pude realizar alguns dos meus sonhos... entre esses que vcs já estão a pensar, pude também finalmente construir o meu 1º aqua. Era um de 240L totalmente DIY o que me permitiu cometer os erros necessários a uma aprendizagem melhorada.

 

À 1 ano atrás, aproveitei a solidão que a minha "Maria" me proporcinou ao ir trabalhar para Lisboa, e resolvi fazer um grande PUM.... mais um PUM e a parede foi a baixo e assim nasceu este projecto... entretanto melhorado com vinda de novo da "Maria" para casa.

 

Contada a bela da História, vamos ao que interessa:

 

Tanque

100 x 40 x 55 o que daria para 220 L brutos, mas como coloquei travessas a 5cm do bordo e deixo 1 a 2 cm em seco, então tenho normlmente 190 a 195 Litros no Àqua...

Todo o tanque é DIY e acrescento que o vidro (de 6mm) custou 60€.. o que proporcinou um tanque barato

 

Iluminação

Calha 100% DIY com lampada tubular para plantas (18W) e outra tubular "Daylight" economizadora... Daqui a uns tempos tenciono colocar moonlight tb DIY... fiz a calha já preparada para isso.

 

Filto

SeraFil 1100.... apesar de dizerem algum mal dele, eu acho que é 5 estrelas... nenhum ruido e muito eficiente... e eu trato-o bem ao colocar vaselina em cada manutenção...assim as borrachas aguentam anos...

 

Decoração

Pedras colhidas nas margens do Mondego.

Areia de Filtro das piscinas (carota), o melhor que alguma vez coloquei sem duvida... adoro esta areia

Madeiras, compradas, parasubstituir as videiras que tinha antigamente e que os camarões desfaziam em pedaços

Coco DIY

Pedra difusora comprida, encalhada numa fenda de pedras, e assente no fundo do aqua, dando a ideia que o Aqua está furado ao centro

Efeito visual, por o aqua ser uma "janela" entre duas divisões (Sala e escritório)

 

Fotos

 

gallery_11759_646_1210092.jpg

 

Vista da Sala - Parede azul pintada para o efeito, moldura DIY feita de rodapés e corda crua para efeito marinheiro

 

gallery_11759_646_1555560.jpg

 

Mais uma vista da Sala, onde se vê enquadramento do "dito cujo"

 

gallery_11759_646_1773518.jpg

 

Vista do escritório... numa perspectiva diferente

 

gallery_11759_646_681458.jpg

 

O meu sistema de CO2 caseiro pronto a funcionar quando for preciso... e claro... DIY

 

gallery_11759_646_406312.jpg

 

Mais uma vista da Sala

 

gallery_11759_646_736103.jpg

 

Os meus habitantes

 

gallery_11759_646_722665.jpg

 

A minha ??? :mellow: me - depois coloco link para pagina descritiva da planta

 

gallery_11759_646_600018.jpg

 

A minha "Perdi o nome, alguem me ajuda?" - Quando me ajudarem digo...

 

Comentários

 

Mais tarde coloco mais fotos, por enquanto precisava de ajuda a identificar algumas plantas... quem quizer ajudar..eu aceito

 

Quanto aos peixes, está muito fraco... apostei na qualidade da àgua... agora sim, irei apostar nos peixes 8por enquanto só mesmo os sobreviventes das fotos habitam o aqua

 

Comente...eu agradeço

 

Cumprimentos

RR

Editado por Curver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do efeite que dá esse aquário na parede, pena a areia não ser a minha preferida, mas está lindo.

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parabens pelo trabalho e nao deve ter sido pouco .

Coisas a apontar :realmente tambem nao gosto muito de areia branca mas o que nao gosto mesmo nada é essa pedra difusora a fazer essas bolhas todas,primeiro porque de pratico nao fazem nada e segundo porque na minha opiniao esteticamente fica feio e dá um aspecto artificial.

De resto esta bonito e é deixar as plantas desenvollver para ir melhorando aqui e ali conforme os gostos proprios do dono do aquario .

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parabens pelo trabalho e nao deve ter sido pouco .

Coisas a apontar :realmente tambem nao gosto muito de areia branca mas o que nao gosto mesmo nada é essa pedra difusora a fazer essas bolhas todas,primeiro porque de pratico nao fazem nada e segundo porque na minha opiniao esteticamente fica feio e dá um aspecto artificial.

De resto esta bonito e é deixar as plantas desenvollver para ir melhorando aqui e ali conforme os gostos proprios do dono do aquario .

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

 

Antes de mais.. obrigado pelos comentários dos dois...

 

A areia branca tem um problema..suja com facilidade... mas eu gosto do efeito visual.... não me vou desculpar a dizer que as fotos não ajudam, apesar de estarem uma treta... mas para mim, no local onde está...só podia ser um fundo claro...

 

Quanto à pedra difusora... na realidade ela não está lá por motivos estéticos... so está ligada de vez em quando (depois coloco fotos sem pedra difusora) pois hoje em dia, isso já nem se usa...

só a ligo mesmo quando faço TPA's, pois é mais uma forma de agitar a àgua, distribuindo a temperatura uniformemente, bem como a pequena concentração de cloro que ainda possa existir... no máximo permanece ligada 48 horas...

 

Algumas sugestões... agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.