Guppy Doente


Nini

Recommended Posts

Tenho os meus 4 guppies (2 machos e 2 fêmeas) hà 2 dias e uma das fêmeas apresenta no corpo uma mancha branca e nessa região está a ficar sem pele.

Ora disseram-me para isolar o peixe (pus numa maternidade, só para evitar que os outros peixes andem de volta da ferida) e colocar uma pastilha anti-bactérias. Mas não sei se é o suficiente...não seria necessário dar-lhe mais alguma coisa?

Gostaria de saber a vossa opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens problemas na água a que ph está?

 

tenho pH 7,5..mas só estou a ter problemas com um peixe!

 

enganei-me..tenho os peixes há 5 dias...e há 2 é q começou a ficar com a mancha no corpo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um ph muito alto:S tens de o baixar

 

mas achas q é esse o problema do peixe?

é pq os outros peixes estão em perfeita saúde!

 

queria saber qual é a doença..e como é q hei de tratar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece la o ph que não tem nada a haver com a doença do guppy, aliás esse ph está perfeito para viviparos.

Dizes que so tens os peixes à 5 dias, fizes-te o ciclo? Fizes-te uma boa ambientação?

 

O problema do guppy deve ser columnaris ou chilodonella, não podes colocar uma foto? O medicamento em pastilhas de que falas parece-me ser o backtopur direct e se for é um bocado forte demais... Aliás não devia ser usado no aqua mas num recipiente à parte ou num aqua hospital... Podes dizer-nos o nome do medicamento? E já agora um setup do teu aqua?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Aquário: 60 Litros

Temperatura: 28º

pH: 7,5

Fauna: 2 Guppies macho , 2 guppies fêmea, 1 platy e 1 corydora

Flora: desconheço..mas vai na foto

 

O meu aquario esteve montado durante mais de uma semana e a unica coisa que coloquei no inicio foi um cultivo de bactérias. Tenho os bichos desde 2ªfeira e uma das guppies apresenta uma mancha branca no corpo e nessa parte está tipo escamada. O remédio que coloquei foi baktopur direct. Disseram-me para pôr no aquario todo pois podia ser algo contagioso.

 

 

IMG_6362.jpg

 

IMG_6405.jpg

 

IMG_6411.jpg

 

IMG_6418.jpg

Editado por Nini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me ver se percebi, montas-te o aquário esperas-te mais de uma semana (2 ou 3 semanas ou nem semana e meia) e depois colocas-te logo esses peixes todos? Se sim então se calhar introduziste demasiados peixes duma so vez.

 

Quem te disse isso disse mal, o backtopur direct não deve ser usado no aquário principal pois destroi-te todas as bactérias boas do ciclo... Faz uma muança de água e coloca carvão activo no filtro para ver se o backtopur direct desaparece da água. Caso querias continuar o tratamento com backtopur direct na guppy o melhor é fazeres o tratamento num recepiente à parte durante 15 minutos e depois voltar a colocar a guppy no aquário (so a guppy a água que usas-te, que deve ser do aquário, deitas fora) ou colocas a guppy num aqua hospital e fazes la o tratamento.

 

Eu se fosse a ti mudava para o backtopur pois para o que é deve chegar, não é tão invasivo e podes usar sem problema no aqua principal que não te da cabo das bactérias boas.

 

Essa doença não parece ser uma doença concretamente mas sim um sintom de má qualidade da água.

Podes colocar uma foto em que se veja melhor a ferida? De preferência vista de cima.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me ver se percebi, montas-te o aquário esperas-te mais de uma semana (2 ou 3 semanas ou nem semana e meia) e depois colocas-te logo esses peixes todos? Se sim então se calhar introduziste demasiados peixes duma so vez.

 

Quem te disse isso disse mal, o backtopur direct não deve ser usado no aquário principal pois destroi-te todas as bactérias boas do ciclo... Faz uma muança de água e coloca carvão activo no filtro para ver se o backtopur direct desaparece da água. Caso querias continuar o tratamento com backtopur direct na guppy o melhor é fazeres o tratamento num recepiente à parte durante 15 minutos e depois voltar a colocar a guppy no aquário (so a guppy a água que usas-te, que deve ser do aquário, deitas fora) ou colocas a guppy num aqua hospital e fazes la o tratamento.

 

Eu se fosse a ti mudava para o backtopur pois para o que é deve chegar, não é tão invasivo e podes usar sem problema no aqua principal que não te da cabo das bactérias boas.

 

Essa doença não parece ser uma doença concretamente mas sim um sintom de má qualidade da água.

Podes colocar uma foto em que se veja melhor a ferida? De preferência vista de cima.

 

Cumps

 

agora só amanha..Vou pôr o filtro com o carvão e pôr o peixe doente num aquario à parte e trata-lo com o backtopur.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reparas te na loja onde compraste esse peixe se não estavam mais com o mesmo sintoma é que ouve uma remessa grande de guppys que veio muito mal tratada

 

o peixe não estava assim na loja...só passado uns dois dias é que reparei na mancha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um ph muito alto:S tens de o baixar

 

O PH está bom para viviparos, como já te foi pedido, tenta colocar uma foto em que se veja bem o tipo de ferimento.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais importante já foi dito, agora só te vou dar um conselho: presta muita atenção aos níveis de amónia e de nitritos do teu aqua, ciclou durante pouco tempo e com o uso do backtopur direct as poucas bactérias que tinhas no filtro devem ter desaparecido. Vai fazendo TPAs com frequencia e não acrescentes mais peixes no aquário até isso estar mais estável, senão em vez de teres um peixe doente arriscas-te a que te morram todos.

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais