Pashupatinath (rio Bagmati)


Recommended Posts

situado no vale de Kathmandu, PASHUPATINATH (lê-se Posh-potty-not) é o local de peregrinação Hindú mais sagrado em todo o NEPAL.

basicamente consiste num fantástico enclave de templos, ghats (degraus que conduzem ao rio) e locais de cremação, atravessado pelo rio Bagmati; nele se banham os crentes, para se purificarem.

como local de culto, e apesar de ser muito movimentado, o silêncio impera, sendo apenas cortado pelo murmúrio do rio...

a aura mágica deste sítio contribuiu para o facto de ter sido o que mais gostei de conhecer no país!

 

01-4.jpg

 

02-2.jpg

 

03-2.jpg

 

04-3.jpg

 

05-3.jpg

 

06-4.jpg07-4.jpg

 

7a-1.jpg

 

08-2.jpg

 

09-2.jpg

 

10-2.jpg

 

11-3.jpg

 

11a.jpg

 

se, em parte, eu já me sentia um intruso no local, o facto de ter tirado a sequência de fotos que se seguem, fez-me ter alguns problemas de consciência... por uma questão de respeito, fui extremamente discreto, mas não pude deixar de registar o que, muito seguramente, nunca mais vou presenciar em toda a minha vida: uma cremação.

na primeira foto pode ver-se no chão, sobre uma esteira, o cadáver dum rapaz de 16 anos a ser perfumado pelo seu pai, depois de o ter lavado e envolvido no pano branco;

nas seguintes, familiares procedem à cremação do corpo, já na pira;

por fim, todos os restos carbonizados são atirados ao rio (já não assisti a esta parte, porque entretanto não aguentei o cheiro...)

na ultima foto pode ver-se um homem carregando lenha às costas para dar lugar à próxima cremação, uns metros abaixo.

saliento que esta gente é muito pobre e só o preço da madeira já constitui uma pequena fortuna a desembolsar, para honra dos seus mortos...

 

13-2.jpg14-1.jpg

 

15-1.jpg16-1.jpg

 

16a.jpg

 

 

cumprimentos

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que se pode dizer mais !!!!!!!!

 

 

Espero um dia conseguir realizar as minhas muitas viagens de sonho, tal como tens andado a fazer. Já fiz algumas (Mexico - Cancun, Tunisia + Sahara, Inglaterra - Sul e Londres, Republica Dominicana - Punta Cana, Grécia - Toda a peninsula Sul, Athenas e Ilha Pharos e a nossa Grande Ilha da Madeira, para alem de Muito Portugal e sul de Espanha) mas realmente, gosto muito da america do sul e gostava de a conhecer, mas o Oriente tem um fascinio diferente.

 

 

 

rendi-me às evidencias e mandei "retirar a guarda" (leia-se "marmanjos") e continua com essas fantasticas foto-reportagens, mais que não seja para escolher o meu proximo destino ;)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Marco!

 

todos os continentes são fascinantes e cada um deles tem o seu quê de mistério...

o Oriente tem, de facto, um karma muito especial!... mas os outros também! :rainbowafro: é muito difícil a escolha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma fantastica reportagem fotográfica, eu já nem tenho nada a dizer, não vá cair no cliché :P

 

Deve ter sido arrepiante ter visto essa cena na cremação :smile2:

 

Esta reportagem também tem algo especial para mim, essa arquitectura etnica é fabulosa, tenho uma grande admiração por estas tipologias arquitectonicas

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espantoso!! Deve ser uma maravilha andar de barco pelo meio daqueles canais!

Mais uma reportagem excelente!

Aquele edificio na foto 7 o que é (ou era)?

 

P.S. Já foste ao polo norte? Dava uma foto reportagem excelente (o problema é o frio)

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais