Ajuda Com Mal Desconhecido


Recommended Posts

Amigos,

 

Tenho 2 aquários, um comunitário apenas com dânios, neons, guppies, alguns camarões e 2 caracóis (uma ampolária e outro que me venderam como sendo uma "negrita") e outro aquário com espécies um pouco mais complexas (betas, escalares, labeos, gouramis, colisas, synodontis, corydoras...). O 1º é um aquário de cerca de 50l e o 2º tem 120-140l (n me recordo ao certo). Nenhum deles está propriamente plantado, sendo q no 1º estou a conseguir agora q as plantas desenvolvam minimamente. No 2º, devido aos peixes de fundo, em especial o synodontis, as plantas n pegam.

 

Adiante... O problema é que a semana passada verifiquei que o nível de nitratos estava MUITO acima do desejado. Estranhamente os nitritos estavam a 0, o pH nos 6.5, os nitratos a 0 e tanto o KH como o GH estavam em niveis recomendáveis.

Fiz TPA a 20l nos 1º aquário, e a 35l no 2º. Passados 3 dias (6ª Feira passada), não havendo alteração dos niveis da água, fiz nova TPA com limpeza dos filtros e adicionei as bactérias (estou a usar BacterLife, da Waterlife porque eram as únicas que havia da última vez que comprei).

Logo a seguir notaram-se modificações drásticas no aquário.

 

No de 50l:

Ao fim de 24 a 48 horas morreu um guppy. Cerca de 12h antes de morrer demonstrou uma descoloração do corpo na zona entre o ventre e a cauda, em forma de anilha.

Sem que desse por isso, desapareceu-me um néon.

2ª Feira passada morreu-me uma guppy sem apresentar qualquer tipo de anomalias. Ainda no mesmo dia notei que um dos dânios apresentava uma natação errática. Hoje continua a apresentar o mesmo sintoma, acreditando que o desgraçado não vá durar muito mais tempo.

4ª Feira à noite notei que um outro guppy apresentava os mesmos sintomas que o primeiro a morrer.

Hoje verifiquei que um outro neon também está a apresentar uma natação errática mas não tão acentuada como o dânio.

 

No de 120l:

Cerca de 2h depois da TPA, morreu-me o gobby cavaleiro que por lá andava.

Na noite de 2ª para 3ª Feira morreu o betta que lá tinha, sendo que antes tinha apresentado um ventre inchado e descolorado.

5ª Feira à tarde morreu-me o bótia palhaço que lá tinha, sem apresentar qualquer tipo de sintomas antes.

Hoje desapareceu-me uma das bettas fêmeas, tenho o SAE com uma natação estranha, um escalar meio encolhido, com uma deslocação obliqua (com a boca virada para a superfície, apesar de ele estar a meio do aquário) e meio torto, com o corpo em formato concavo. Penso que uma das corydoras também esteja com uma postura algo estranha, embora seja um pouco mais dificil de identificar, uma vez que por precaução apaguei as luzes do aquário.

 

Como precauções, ontem administrei GeneralTonic da TetraMedica em ambos os aquários e apaguei as luzes.

Não compreendo o que se estará a passar com os peixes, uma vez que no de 120l já não tinha uma baixa há algum tempo (a funcionar em pleno desde Janeiro) e no de 50l as coisas também estavam calmas, apesar de ser um aquário bastante mais recente (tem peixes há cerca de 1 mês, depois do ciclo estar feito).

Sei que o facto da amónia não estar dentro dos números pretendidos é extremamente prejudicial, mas presumo haver algo mais para além da amónia em acção. Até porque, não sei como nem porquê, nada consigo fazer para baixar os seus níveis, apesar de todas as limpezas de filtro, TPA's e bactérias adicionadas à água.

 

Peço ajuda antes que perca mais peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chiiiiiii... isso ta mesmo mau...

 

Ao realizares as t.p.as colocas-te a água com os mesmos parametros?

Podes dizer como fizes-te para limpar os filtros?

 

Á única causa aparente para essas mortes, para além dos nitratos mas se eles não morreram antes de os medires também não deve ter sido (principalmente) isso, são as t.p.as e a limpeza dos filtros...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que sim, que esteja relacionado com a TPA e nada mais.

A TPA foi feita com agua da torneira, tal como sempre. Trata-se da mesma agua que sempre usei desde que montei aquarios ca em casa, ha coisa de 2 anos. Nao sei se tera havido oscilacoes nos parametros da agua da rede, mas fiz testes a mesma e parece-me em condicoes.

Quanto aos filtros foram limpos com agua do aquario antes da TPA. O do aquario pequeno e um filtro interno que vinha com o aquario, quando o comprei. O do grande e um externo, de copo, com capacidade para filtragem ate 600l/h. Nao mudei nenhum dos materiais filtrantes nem nada.

Sinceramente acho que nao me dou nada bem e com estas bacterias.

 

 

PS - Peco desculpa pela falta de acentos e cedilhas mas acabei de formatar o PC e esqueci-me de configurar o teclado, pelo que tenho isto tudo trocado. Logo que possivel edito o texto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu digo te o meu caso:

 

eu tenho um aqua de 120 litros ,de viviparos, quando do tpa, mudo para ai 30 ou 40 litros,

de seguida vai com a mangueira directa da cozinha, com agua tepida praticamente a a 24º/25º

para evitar choques termicos o que pode provocar o ictio, depois só adiciono sera aquatan,

e 1 hora depois nitrivec da sera (bacterias) mais nada e tenho me dado bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o faço de mangueira porque não tenho nenhuma cá em casa. Encho jarras de água e siga para bingo. Também não sei qual a temperatura da água, mas tento fazê-lo com água morna. E quebras de temperatura também não as há, que nestas montagens nunca tive ictio.

Depois coloco o anti-cloro (AquaPlus da Nutrafin) e ao fim de uma hora no minimo, coloco as bactérias.

 

Não sei ao certo o que se passa, mas a realidade é que tenho ambos os aquários "marados". Para mim o importante seria mesmo perceber o que fazer para evitar mais mortos e curar os que estão doentes. Ao fim de 24h acho que o produto que pus não está a dar grande resultado... Não vejo melhoras nos peixes doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A culpa parece ter sido das t.p.as porque para além do nivel dos nitratos não parece estar nada mal... Alem disso foi depois das mudanças de água que te começaram a morrer os peixes...

 

É uma hipotse muito vaga, mas será possivel que tenhas deixado cair alguma coisa na água das t.p.as? Tipo um bocadinho de detergente ou outro quimico qualquer?

 

Para tentares salvar os peixes, mais vale usares um medicamento de grande espectro tipo eSHa 2000, mas se ele morrem sem sintomas.... Experimenta fazer mais uma t.p.a, pior não pode fazer.... :puppydogeyes:

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá eu quando faço mudanças significativas no aquário tipo podas de plantas ou limpeza nos filtro ou grandes mudanças de agua ponho carvão activado no filtro por uns dias até tudo parecer normalizado. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma hipotse muito vaga, mas será possivel que tenhas deixado cair alguma coisa na água das t.p.as? Tipo um bocadinho de detergente ou outro quimico qualquer?

Cumps

 

 

Não tenho como dizer que não, mas é pouco provável. Foi directamente da WC para os aquários. Apenas havia sabonete por perto e mesmo esse não estava tão perto quanto isso.

 

Entretanto, o dânio "aterrou" no fundo do aquário e não nada. Verifiquei ainda que uma guppy que tenho e que parece estar grávida tem as escamas levantadas, como se eriçadas.

No outro aquário tudo se mantém na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de hoje ter falado com quem me vende peixes cheguei a uma simples conclusão: tinta!

 

Estivemos a fazer umas pinturas cá em casa e tem havido imenso cheiro a tinta. Possivelmente terá havido intoxicação e agora estou a ver os efeitos disso. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estar grávida tem as escamas levantadas, como se eriçadas

 

Isso é uma doença chamada hidropsia, é um bocado dificil de curar...

 

Depois de hoje ter falado com quem me vende peixes cheguei a uma simples conclusão: tinta!

 

Tens bomba de ar ligada? Eu acho que a única maneira de o cheiro afectar assim tanto os peixes era se tivesses uma bomba de ar ligada... E olha que como ja disse tens uma guppy com hidropsia, e isso não tem nada a haver com a tinta...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conçelho: nao limpar filtros e fazer tpa ao mesmo tempo vais baixar os niveis bactriologicos e em seguida a multiplicaçao das mesmas pode ser exciva e causar problemas aos px´s....(nao é comum mas pode aconteçer.....)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conçelho: nao limpar filtros e fazer tpa ao mesmo tempo vais baixar os niveis bactriologicos e em seguida a multiplicaçao das mesmas pode ser exciva e causar problemas aos px´s....(nao é comum mas pode aconteçer.....)

 

Ok. Então tenho feito mal. :rainbowafro:

 

 

Quando à bomba de ar, sim, tinha. Desliguei ontem e devo voltar a ligar amanhã.

E as guppies estavam ambas com hidrópsia. Já morreram, infelizmente. Eu sei que a hidrópsia é muito dificil de curar. Não conheço bem as causas nem como curar convenientemente.

Para além disso acho que os guppies machos estão a ficar mirrados e tenho o sinodontys com manchas brancas no corpo (bactérias?) e o escalar que estava estranho continua estranho, apesar de estar em recuperação. No entanto dá a sensação de estar "amolgado" de lado.

 

Entretanto voltei a fazer limpezas aos filtros, TPA's quase totais e desliguei as bombas de ar durante 48h (a ligar amanhã à noite). Quero ver se eles se safam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei de que zona és, mas pelo menos na minha zona´há imensas oscilações dos parâmetros da água da torneira, principalmente quando chove muito.

 

Ontem tive que fazer TPA com água de garrafão, porque a da rede estava com PH abaixo de 4 e com nitratos altíssimos.

 

Mas quando não chove o PH chega aos 8,5.

 

Já perdi muitos peixes à custa disso. Agora testo sempre a água antes de a usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas para um zebra estar mal , visto ser um peixe muito resistente, e porque a agua estava mesmo mal.

 

muda para produtos sa SERA, talvez mais caros mas tenho me dado bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas para um zebra estar mal , visto ser um peixe muito resistente, e porque a agua estava mesmo mal.

 

Por acaso a maior parte dos meus casos de hidrópsia dão-se com dânios. À parte dos guppies e (afinal) do betta que morreu a semana passada, ainda não vi mais nenhum peixe com problemas desses.

E a água não estava muito mal. Os parâmetros desse aquário sempre estiveram ok. Alguns nitratos, mas nada de anormal para um comunitário, segundo a tabela. O aquário grande é que tem tido graves problemas de nitratos, mas estou a tentar resolvê-los, mesmo.

 

Já agora, alguém me pode elucidar relativamente à hidrópsia? O que é que realmente a provoca? Como curar?

 

Para além disso, continuo com o dânio com natação errática, o escalar "amolgado" de lado e o sinodontys com manchas brancas. Continuam a aparecer algumas, ao longo do corpo. E perdi mais guppies, tendo ficado apenas com 3 casais.

 

Uma coisa que às vezes aparece num dos dânios é uma guelra mto inchada, com uma aparência branca. Será algum parasita? É sempre no mesmo.

 

Eu não sei de que zona és, mas pelo menos na minha zona´há imensas oscilações dos parâmetros da água da torneira, principalmente quando chove muito.

 

Ontem tive que fazer TPA com água de garrafão, porque a da rede estava com PH abaixo de 4 e com nitratos altíssimos.

 

Mas quando não chove o PH chega aos 8,5.

 

Já perdi muitos peixes à custa disso. Agora testo sempre a água antes de a usar.

 

Da margem sul.

 

N faço com grande frequência testes à água da torneira, porque nunca tive problemas realmente graves. Nunca atribui a culpa de doenças ou baixas a este factor. Mas desta vez o susto foi tão grande que até isso equacionei.

De qualquer forma, pelo que testei não tem havido grandes oscilações.

Editado por DarkRequiem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema é que tens uma salgalhada de doenças, e não é só hidropsia...

 

Aplica um tratamento de grande espectro, como o eSHa 2000.

 

conçelho: nao limpar filtros e fazer tpa ao mesmo tempo vais baixar os niveis bactriologicos e em seguida a multiplicaçao das mesmas pode ser exciva e causar problemas aos px´s....(nao é comum mas pode aconteçer.....)

 

Nem por isso...

Muita gente faz t.p.as e limpa os filtros ao mesmo tempo, e isso não afecta nada os peixes, desde que a limpeza seja feita correctamente. Podes também adicionar bactérias usando, por exemplo, sera nitrivec...

 

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema é que tens uma salgalhada de doenças, e não é só hidropsia...

 

Aplica um tratamento de grande espectro, como o eSHa 2000.

Nem por isso...

Muita gente faz t.p.as e limpa os filtros ao mesmo tempo, e isso não afecta nada os peixes, desde que a limpeza seja feita correctamente. Podes também adicionar bactérias usando, por exemplo, sera nitrivec...

Cumps

 

 

Pois, eu já vi que sim. O problema é que não faço ideia de como apareceram, uma vez que foi tudo repentinamente. Já não me morriam peixes há algum tempo e agora foi tudo em catadupa.

 

Amanhã compro o tal eSHa 2000.

 

 

A realidade é que sempre que fiz limpeza dos filtros foi durante mudanças de TPA e não tenho tido problemas.

A única coisa de que tenho medo neste momento é de deitar bactérias para os aquários, uma vez que ambos andam gravemente afectados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente e por experiência própria de que já passou e está a passar por situação idêntica com Escalares e pelos Sintomas.

 

Já agora depois diz-me que "raça" é o Escalar para ter 1 Certeza.

 

O que pareçes ter no Aquário/Aquários é uma infecção por Aeromonas e Talvez algum Protozoário.

 

As Aeromonas estão sempre presentes podendo atacar em situações de Stress dos Peixes, Super Povoamento ou Outras Situação não Identificadas ( como a Minha).

 

São super mortais , podem Derivar para Hidropsia e Septicémia Hemorrágica( peixes Inchados na barriga)., e é super contagioso.

 

Já perdi mais de 12 peixes adultos e cura nem vê-la ( o incrivel é que tenho 8 Discus que não sofrem absolutamente nada).

 

O Tratamento é com Sal , Formalina ( para evitar o Contaágio das Secreções Externas) e com Antibióticos ( o ideal não se arranja em Portugal - Furan 2 da Api com Nitrofurazone) logo temos de tentar.

 

Ou Jbl Furanol - Já tentei nos meus e nada ou Sulfato de Cobre (vou tentar amanhã).

 

Podes tentar o Esha2000, é ir tentando o Antibiótico correcto pois há estirpes diferentes de infecção

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais