Primeiro Aquario


Psicadelic

Recommended Posts

Boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer a esta comunidade pelo grande fórum de aquariofilia.

 

Gostaria de comprar um aquario com as medidas de 100 x -+40 x -+50 gostava de saber se este é uma boa escolha (Aquadream 100)

 

http://www.aquatlantis.com/img/fichas/33_AQUADREAM%20100.pdf

 

Penso que já tem incorporado um filtro mas como não tenho conhecimentos suficientes nesta área não sei se pelo preço é uma boa compra.

Aceitam-se sugestões.

 

Obrigado

 

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é bom, já traz filtro e iluminação; mas depois vais ter que adquirir outro material.

Já tem uma litragem muito boa para te iniciares. Quanto ao preço nao sei, porque na pagina nao o encontrei

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora o filtro que vem com o aquário chega ou preciso de comprar 1 filtro externo ? A nível de termoestato qual é que me aconselham ?

Que mais material tenho aque adquirir no inicio ?

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer a esta comunidade pelo grande fórum de aquariofilia.

 

Gostaria de comprar um aquario com as medidas de 100 x -+40 x -+50 gostava de saber se este é uma boa escolha (Aquadream 100)

 

http://www.aquatlantis.com/img/fichas/33_AQUADREAM%20100.pdf

 

Penso que já tem incorporado um filtro mas como não tenho conhecimentos suficientes nesta área não sei se pelo preço é uma boa compra.

Aceitam-se sugestões.

 

Obrigado

 

Luís Amaral

 

Eu comprei o aquadream 80, tou satisfeito só a iluminação é que é realmente insuficiente existindo outras marcas que vem logo com mais iluminação de origem, tive que acrescentar mais 30W DIY com lâmpadas economizadoras que não são de todo a mesma coisa que as tubulares florescentes.

O meu aquário cutou-me 100€ por isso esse não deveria passar os 120€ penso eu, senão talvez com alguma procura encontres mais barato.

 

Se tiveres interessado em comprar material de qualidade que te dê para explorar tudo o que aquariofilia te pode oferecer, opta por comprar as coisas em separado e não optes por kits, os kits saem mais baratos mas não são de todo uma boa opção.

 

Se comprares em separado experimenta na www.pet4you.net e compras um aquário com as medidas que queres uma iluminária (é o mais caro mas ficas bem servido) 1 filtro externo para a litragem do teu aqua e o termoestato......etc. Ficas muito mais bem servido, gastas mais, mas ao longo do tempo compensa-te.

 

Eu comprei o kit igual ao teu em 80, e duas semanas depois ja tava com berbequim na mão a pôr mais luz para que as minhas plantas não morressem. :smilecolros:

 

Fica então a minha opinião/testemunho

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pior escolha que podes fazer é comprar um kit, a iluminação é insuficiente, o filtro está " a conta", o termostato igual..Pode ser menor o investimento inicial mas ficas bastante limitado a curto/médio prazo..

Pesquisa nas ofertas do fórum alguma proposta interessante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pior escolha que podes fazer é comprar um kit, a iluminação é insuficiente, o filtro está " a conta", o termostato igual..Pode ser menor o investimento inicial mas ficas bastante limitado a curto/médio prazo..

Pesquisa nas ofertas do fórum alguma proposta interessante!

 

 

Já andei a procura de sites e lojas com vendam só o aquário não é facil encontrar, sabem de sites que consiga comprar um bom aquário com as dimensões que eu pretendo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BIOTOPE 150 c/ Mesa

Aquário equipado com filtro biológico, bomba, aquecedor e iluminação : 1x25W - 100X30X50 120L - Galerias termomoldadas em PS - Sistema de iluminação basculante com Reflectores - Filtro de decantação biológico BIOBOX - Vidro FLOAT com arestas polidas - Colado com silicone preto

 

 

Parece que também consigo arranjar sem o Filtro, em relação a iluminação dá sempre para substituir a lampada correcto ?

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BIOTOPE 150 c/ Mesa

Aquário equipado com filtro biológico, bomba, aquecedor e iluminação : 1x25W - 100X30X50 120L - Galerias termomoldadas em PS - Sistema de iluminação basculante com Reflectores - Filtro de decantação biológico BIOBOX - Vidro FLOAT com arestas polidas - Colado com silicone preto

Parece que também consigo arranjar sem o Filtro, em relação a iluminação dá sempre para substituir a lampada correcto ?

 

Não! As lâmpadas tubulares são o ideal para aquários T5, T8 e também há florescentes compactas que também servem, estas lâmpadas quando se aumenta a potência aumenta o tamanho, por isso tu não podes aumentar os teus 25W, percebes?

 

Para conseguires um bom plantado com plantas exigentes é aconselhado a teres 1w por litro ou seja 120w, no minimo convem teres para qualquer tipo de planta, 0,5w por litro ou seja, no teu caso 60w, os teus 25w ficam muito aquem!

 

Para pores uma calha/luminária nova tens que tirar a tampa, logo a iluminação que vem de origem vai ser posta de lado, ou seja dinheiro deitado fora. Podes realmente tentar fazer como eu, montar na tampa lampadas de rosca económicas de 6400K (luz branca), mas duvido que consigas pôr mais do que 30w, 30+25=55w ficas namesma com falta de luz!

 

Em relação ao filtro ele chega, pelo menos no meu caso não tenho tido problemas, a bomba que vinha com o meu era de 400L/H que chega, tens que ver é se a bomba que vem com o teu é suficiente ou seja 5 x capacidade do aquário ou seja 5x120=600L/H.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois estou a perceber, então qual o modelo que sugeres ? É que tive a procura noutros sites, se eu comprar o aquário sem a tampa de cima depois como consigo arranjar uma toda bonita como estes já trazem ??

 

Por isso se eu conseguisse encontrar um que tivesse estas dimensões 100 x 38 x 50 era o ideal penso eu, e tal como disseste com 2 x lampadas de 30w certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois estou a perceber, então qual o modelo que sugeres ? É que tive a procura noutros sites, se eu comprar o aquário sem a tampa de cima depois como consigo arranjar uma toda bonita como estes já trazem ??

 

Por isso se eu conseguisse encontrar um que tivesse estas dimensões 100 x 38 x 50 era o ideal penso eu, e tal como disseste com 2 x lampadas de 30w certo ?

 

No minimo. eu disse que deves ter no minimo 0,5w por litro!

Eu não te sei aconselhar nenhum kit que te sirva porque duvido que haja. E o porquê da tampa? achas bonito, até posso compreender que eu também acho mas se a calha que tiver em cima for porreira fica fantastico, podes avaliar isso mesmo no espaço de fotos e videos com aquários de outros membros.

 

Um conselho, faz as coisinhas todas com muita calma, pesquisa mais e como já te disseram dá uma espreitadela pelo espaço oferta que és capaz de arranjar coisas interessantes.

 

Eu como te disse comprei um igual, ainda não tou arrependido, mas já tive que por mais 30w, mas o meu é o 80, e mesmo que tu faças o mesmo ficarias com apenas 55w.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Será a iluminação insuficiente? Pelo que o Psicadelic disse até agora, ainda não consegui chegar a essa conclusão. Se for para um aquário densamente plantado com plantas exigentes, então é insuficiente, mas se for para ciclídeos africanos ou plantas "fáceis" pode ser suficiente. Primeiro, é necessário saber o que queres fazer.

 

Quanto ao resto, partilho das opiniões já aqui manifestadas: filtro externo é melhor do que interno (mais eficiente, mas bonito esteticamente e aumenta litragem do aquário). O ideal será comprar os equipamentos separados... assim podes escolher cada um deles conforme aquilo que mais se adequa às tuas necessidades.

 

Regularmente, aparecem nas Ofertas aqui do fórum propostas bem interessantes e económicas. É uma questão de ires acompanhando e aguardares por um negócio que te sirva. Também podes abrir um tópico na Procura...

 

Já agora, actualiza o teu perfil, para sabermos de onde és!

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Será a iluminação insuficiente? Pelo que o Psicadelic disse até agora, ainda não consegui chegar a essa conclusão. Se for para um aquário densamente plantado com plantas exigentes, então é insuficiente, mas se for para ciclídeos africanos ou plantas "fáceis" pode ser suficiente. Primeiro, é necessário saber o que queres fazer.

 

Quanto ao resto, partilho das opiniões já aqui manifestadas: filtro externo é melhor do que interno (mais eficiente, mas bonito esteticamente e aumenta litragem do aquário). O ideal será comprar os equipamentos separados... assim podes escolher cada um deles conforme aquilo que mais se adequa às tuas necessidades.

 

Regularmente, aparecem nas Ofertas aqui do fórum propostas bem interessantes e económicas. É uma questão de ires acompanhando e aguardares por um negócio que te sirva. Também podes abrir um tópico na Procura...

 

Já agora, actualiza o teu perfil, para sabermos de onde és!

 

sim, exacto tem que se saber para que queres o aquário, se quiseres pôr morcegos chega os 25w, (bricadeira, não leves a mal) mas em relação a plantas fáceis por experiência mesmo assim aqueles 25W não vão chegar, eu tinha 18W em 80L e apenas as valisnérias se aguentaram, mas mesmo assim não tavam grande coisa, as sagittarias e anubias a maior parte das folhas apodreceram e ficaram cheias uma alga castanho devido à falta de luz.

Aumentei a iluminação et voilá, já crescem e tudo, e verdes. :smilecolros:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado a todos, já actualizei o meu perfil :crazyeyes: mandei uns mails para pedir orçamento para o aquário por medida, assim posso comprar tudo a parte, estou a espera de resposta de algumas lojas para ver o preço, depois começo a pensar então nos outros componentes.

Em relação ao aquário ainda ando a ler o forum pois temos tanta informação que ainda não consegui decidir o que realmente vou querer meter la dentro, mas é melhor estar preparado para os ambientes mais exigentes do que deitar dinheiro fora.

 

Vou continuar a colocar aqui as minha duvidas.

 

Em relação ao consumo de electricidade nota-se ou nem por isso ? A luz convém estar sempre acessa ? (Eu sei que esta minha pergunta de certeza depende do tipo de plantas que lá tiver mas queria saber em média se fica sempre ligado ou nem por isso).

 

Gracias

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado a todos, já actualizei o meu perfil :crazyeyes: mandei uns mails para pedir orçamento para o aquário por medida, assim posso comprar tudo a parte, estou a espera de resposta de algumas lojas para ver o preço, depois começo a pensar então nos outros componentes.

Em relação ao aquário ainda ando a ler o forum pois temos tanta informação que ainda não consegui decidir o que realmente vou querer meter la dentro, mas é melhor estar preparado para os ambientes mais exigentes do que deitar dinheiro fora.

 

Vou continuar a colocar aqui as minha duvidas.

 

Em relação ao consumo de electricidade nota-se ou nem por isso ? A luz convém estar sempre acessa ? (Eu sei que esta minha pergunta de certeza depende do tipo de plantas que lá tiver mas queria saber em média se fica sempre ligado ou nem por isso).

 

Gracias

 

Nota-se um pouco, mas nada demais, podes tar descansado.

A luz nunca é para tar sempre ligada, a luz é para tar ligada de 8 a 11h por dia mais ou menos, a luz vai substituir a luz solar, por isso temos que ter em conta a noite. O número de horas vais ter que ver ao longo do tempo, e em relação às tuas plantas e ao aparecimento de algas e outros factores.

 

Acho que fazes bem, um aquário, 1 filtro externo (aconselho-te o 2215EHEIM CLASSIC 2215) uma luminária deixo ao teu critério, mas se quiseres fazer um aquario densamente plantado um dia mais tarde, vais precisar de luz que te chegue pra isso porque os updates nunca são faceis. Quanto ao termoestato (se quiseres ter um aquario de agua quente) compras um de 150w que chega.

 

Depois tens que comprar tudo o que é necessário, aditivos para a àgua, materiais filtrantes, etc....

 

Não te esqueças que tens que ter calma e fazer cumprir o ciclo do azoto, muito importante antes de mergulhares para lá 20 mil peixes :lol:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se um pouco, mas nada demais, podes tar descansado.

A luz nunca é para tar sempre ligada, a luz é para tar ligada de 8 a 11h por dia mais ou menos, a luz vai substituir a luz solar, por isso temos que ter em conta a noite. O número de horas vais ter que ver ao longo do tempo, e em relação às tuas plantas e ao aparecimento de algas e outros factores.

 

Acho que fazes bem, um aquário, 1 filtro externo (aconselho-te o 2215EHEIM CLASSIC 2215) uma luminária deixo ao teu critério, mas se quiseres fazer um aquario densamente plantado um dia mais tarde, vais precisar de luz que te chegue pra isso porque os updates nunca são faceis. Quanto ao termoestato (se quiseres ter um aquario de agua quente) compras um de 150w que chega.

 

Depois tens que comprar tudo o que é necessário, aditivos para a àgua, materiais filtrantes, etc....

 

Não te esqueças que tens que ter calma e fazer cumprir o ciclo do azoto, muito importante antes de mergulhares para lá 20 mil peixes :crazyeyes:

 

 

Hehehe isso ja eu sei, eu depois peço aqui ajuda quando for para escolher outros componentes agora 1º é adquirir mesmo o aquário, já agora outra coisa que ja tentei descobrir aqui no forum e n consegui, quando substituem a agua vai directamente da torneira ou tem que ter algum tratamento antes ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe isso ja eu sei, eu depois peço aqui ajuda quando for para escolher outros componentes agora 1º é adquirir mesmo o aquário, já agora outra coisa que ja tentei descobrir aqui no forum e n consegui, quando substituem a agua vai directamente da torneira ou tem que ter algum tratamento antes ?

 

Depende dos parametros da àgua qu tens no aqua em relação à água da torneira, convem que seja o mais semelhante possivel de maneira a evitar oscilações e provocar stress nos peixes ou até a morte.

Normalmente se tiveres no aqua água alcalina é simples encontrar àgua idêntica, se for àcida podes ver no espaço das técnicas que tens lá várias opções, água por osmose, mistura com águas mais moles, etc.

Em relação à água da torneira se puseres dela directamente no aqua tens que por aquasafe por exemplo (para retirar o cloro e ligar os metais pesados), e tens que ter em atenção a temperatura da água!

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E em relação a bomba de CO2 como posso saber qual a ideal para comprar ? Se quisermos ter mesmo plantas temos mesmo que ter uma bomba de co2 correcto ?

 

Podes ter plantas sem ter CO2, se quiseres ter bastantes plantas e em condições tens que por CO2.

Agora depende das plantas que queiras pôr, se puseres plantas muito exigentes e queiras ter uma coisa em condições podes comprar kits de CO2 com botija são é caros, ou podes optar por receitas caseiras (vê no espaço DIY, tem lá várias)

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já tenho o aquário montado, comprei um aquadream 104x40x50 montei ontem, o sr. da loja deu-me algumas dicas para fazer agora nos primeiros dias, e estou com uma dúvida numa delas, disse-me passado 24 Horas de estar ligado para adicionar à água Sera Aquatan 5ml, estive a ler as intruções e no manual diz para cada 20 Litos adicionar 5ml, agora estou na dúvida como o meu aquario deve andar a volta dos 180 Litros era quase o frasco todo. Alguem me tira esta dúvida ? Please !!!

Amanhã já meto fotos do aquário :)

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já tenho o aquário montado, comprei um aquadream 104x40x50 montei ontem, o sr. da loja deu-me algumas dicas para fazer agora nos primeiros dias, e estou com uma dúvida numa delas, disse-me passado 24 Horas de estar ligado para adicionar à água Sera Aquatan 5ml, estive a ler as intruções e no manual diz para cada 20 Litos adicionar 5ml, agora estou na dúvida como o meu aquario deve andar a volta dos 180 Litros era quase o frasco todo. Alguem me tira esta dúvida ? Please !!!

Amanhã já meto fotos do aquário :mellow:

 

Eu recorro sempre as instruções das embalagens, e faço o que elas me dizem, pelo menos se algo correr mal não me culpo por não ter feito as coisas como elas são por causa de poupar 1s euros!

Tudo na aquáriofilia é caro, e no teu caso para 180L devias ter comprado embalagens de acordo com o tamanho do aquário, provavelmente compras-te a embalagem mais pequena. Isso tem que ser administrado de acordo com a água nova que metes no aquário, agora puseste 180L metes 45ml depois quando fizeres uma TPA fazes à volta de 45L, por exemplo, e metes 10ml.

Agora visto que não tens peixes e ainda te falta um bom tempo até pores podes não pôr os 45ml, fica à tua responsabilidades, mas acho que não fará mal algum.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito já agora para te alertar para o ciclo do azoto, informa-te sobre isso e segue isso à risca para evitares problemas no inicio e grande complicações no futuro.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito já agora para te alertar para o ciclo do azoto, informa-te sobre isso e segue isso à risca para evitares problemas no inicio e grande complicações no futuro.

 

 

Tenho lido sobre isso, mas ainda não percebo muito bem, o sr. da loja diz que se a gente adicionar bacterias podemos meter peixes ao fim de 1 semanita, mas tenho ligo tambem que convem ficar 1 mês para completar o circulo. Podemos acelerar o processo ? Em relação as plantas tb temos que esperar 1 mês ?? Gostava de ter red cherrys e Cambarellus patzcuarensis " Orange", para começar, quais as plantas indicadas para estes meninos ???

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido sobre isso, mas ainda não percebo muito bem, o sr. da loja diz que se a gente adicionar bacterias podemos meter peixes ao fim de 1 semanita, mas tenho ligo tambem que convem ficar 1 mês para completar o circulo. Podemos acelerar o processo ? Em relação as plantas tb temos que esperar 1 mês ?? Gostava de ter red cherrys e Cambarellus patzcuarensis " Orange", para começar, quais as plantas indicadas para estes meninos ???

 

Isto à muita descrepância de opiniões neste assunto, mas eu fiz assim e visto que tudo correu bem aconselhava-te a fazê-lo também. 1 semana com o aquário em repouso, quanto às plantas podes pô-las logo de inicio mas plantas pouco exigentes visto que ainda não vais ter nitratos e fosfatos para essas plantas vingarem, portanto se não tiveres pressa até podes pô-las mais para a frente....como ia a dizer uma semana de repouso em que vais adicionado bacterias e dois flocos de comida para as alimentares. Ao fim de uma semana o primeiro peixe, vais dando comida pa ele claro, e ele vai-te ajudar a avançar com o ciclo, continuas a pôr bactérias de dois em dois dias por exemplo, mais 1 semana mais 1 peixe, etc, etc.....se chegares ao fim de um mês fazendo desta forma teras um aquário bem ciclado e pronto para receber peixes sem problemas, senão opta tu uma estratégia e vai verificando os valores de amómia, nitritos e nitratos.

 

Tem em conta que no primeiro mês ou mais não convém pores mais do que 1 dois peixes de cada vez.

 

Quanto a quais as plantas a usares para esses meninos não sei. Os Red Cherrys são resistentes por isso podes pô-los na 2ª semana por exemplo que em principio não haverá problema, desde que não faças oscilar muito os parâmetros da água porque são resistentes mas não são de ferro.

 

Mais dúvidas?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que equipamento devo comprar para fazer as medições da água de maneira a que seja o mais económico possivel ? Já agora gostava de comprar esta planta

Hemianthus callitrichoides, onde posso arranjar ?

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.