Sal na água


Visitante

Recommended Posts

Olá, será que existe problema para as planta se juntar um pouco de sal na água, é que possuo muitos Platys e Mollys e me disseram que juntando sal a água ficava melhor para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui!

 

Sim, de facto essas espécies apreciam a água salobra. Apenas tens que ter cuidado com as corys pois não suportam o sal!!!

 

Recomendo-te que não introduzas o sal em pedra no aquário. Primeiro tira um pouco de água do aquário para um copo ou recipiente e depois dissolves lá o sal. Não se recomenda a colocação do sal directamente no aquário precisamente porque pode cair sobre as folhas das plantas e queimá-las. A introdução do sal deve ser feita aos poucos.

 

Aproveito para colocar aqui um artigo do Miguel Figueiredo que só ainda não está na secção de artigos do site Aquariofilia em Português (http://joaocb.planetaclix.pt) porque ainda não avancei com a inclusão das novidades nessa secção.

 

Aqui vai:

 

O sal é um dos melhores contributos para a prevenção de doenças e para o bem estar dos peixes.

 

Ao longo dos anos tenho-o usado regularmente e é agora para mim imprescindivel na maior parte dos aquários.  

 

Desvantagens do sal

------------------------

 

As desvantagens do sal são:  

 

- Existe um número pequeno de espécies que não toleram sal. As mais conhecidas são os corydoras.

 

- A sua dosagem deve bastante reduzida em peixes sensiveis de águas negras: cardinais, discus, etc.  

 

- O sal vai contribuir para um aumentar ligeiramente a dureza e o pH.

 

 

Vantagens do sal

--------------------

 

- Reduz a pressão osmótica do peixe o com exterior permitindo-lhe suportar melhor situações de stress.

 

- Previne o aparecimento de determinados agentes patogénicos, entre os quais fungos, alguns parasitas e bactérias.

 

- Coloca um conjunto de micro-elementos na água, muito benéficos para as plantas.

 

- Em aquários de ciclideos africanos o sal é uma boa ajuda para aumentar a dureza e para "bufferizar" o PH nos 8 - 8.4

 

 

Tipos de sal

------------

 

Deve-se usar apenas sal para aquários de água salgada. Outros tipos de sal podem conter substâncias capazes de causar a morte dos peixes.

 

 

Dosagens

--------

 

A dose normal num aquário é de uma colher de sopa rasa de sal para cada 20 litros reais de água.

 

Em aquários de africanos, em aquários de quarentena ou em aquários dedicados a viviparos que gostam de sal como mollies, espadas ou platies, essa dose deve ser de uma colher para cada 10 litros.

 

Em aquários de peixes sensiveis de água negra a dose deve rodar apenas uma colher de sal para cada 80 litros.

 

Não usar sal nenhum em aquários com corydoras.

 

 

Como inserir o sal

---------------------

 

O sal deve ser diluido previamente e inserido a pouco e pouco ao longo de várias horas. Como o sal não evapora não deve ser adicionado quando se repõe apenas a água resultante de evaporação.

 

Nas mudanças de água deve inserir-se o sal correspondente à água retirada, diluindo-o sempre previamente.

 

É aborrecido estar sempre a diluir o sal à parte nas mudanças de água, principalmente quando, como é o meu caso, não se usa baldes mas directamente uma mangueira.

 

O sal NÃO PODE SER directamente inserido no aquário. Se cair sobre as plantas irá queimá-las, se for injerido ou respirado pelos peixes pode também pode afectá-los.  

 

Recentemente, farto de ter que diluir o sal resolvi experimentar o seguinte: Usei uma garrafa de água do Luso de plastico cujo o topo estava cortado.  

 

Coloquei o sal dentro da garrafa em conjunto com umas pedras para fazer lastro. Afundei a garrafa com cuidado. O sal começou a diluir-se muito lentamente com a água.  

 

Com este sistema o sal (da Tropic Marin) pode demorar mais de 24 horas até se diluir completamente! Acabaram-se as misturas prévias.

 

Regulando a altura do corte da garrafa é possivel controlar o tempo de diluição. Et voila. Acho que descobri um excelente misturador para o sal :oops:

 

Convem colocar uma rede sobre a abertura da garrafa para os peixes não entrarem no interior. Dentro da garrafa irá criar-se uma estratificação salobra mas a água que sai pelo topo já está com um nivel de salobridade reduzido, misturando-se imediatamente na água do resto do aquário.

 

Para aquários com menos de 40 cm de altura pode tambem usar-se um  copo longo em vidro.

 

Miguel

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, já fiquei esclarecido, embora nada fosse referido quanto às plantas penso que não deve fazer mal, mas como precaoção vou utilizar apenas metade da dose recomendada :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto acabei por ir aquele evento em Carnide e lá comprei o n.º 2 da revista Aquamania (aquilo está com boa pinta!) e vem lá um artigo sobre o sal na água.

 

Ainda não li o artigo, apenas dei uma vista de olhos, mas a ideia com que fiquei das letras gordas é precisamente que há quem diga que é bom, quem diga que é mau, mas que o ideal é algo intermédio. Ou seja, nem tanto ao mar nem tanto à terra :oops:

 

Quando tiver um bocado de tempo para ler o artigo com mais calma e se valer a pena digo qualquer coisa!

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

O Nº2 da Aquamania está de facto muito bom! Esperemos que continuem :oops:

 

A minha experiência reduz-se a uma vez que tive que combater Ictio de emergência no meu Molly e resultou muito bem...Aumentei a temperatura e adicionei sal...Estava só na altura com um Molly e um Platty, por isso foi muito bom...Estes peixes parece que são adaptados aos rios, mas o que eles gostam mesmo é de sal :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

li algumas das coisas que por aqui estão e posso concluir que a prática ultrpapassa a teoria em larga escala ... pois uso sal com Corydoras, com Discus, Escalares, Néons, etc. ... só precisamos de saber qual a origem dos mesmos pois que actualmente e para sorte dos locais naturais, a maioria das espécies são criadas de forma intensiva em cativeiro ... quanto à dose de sal podemos ir até 1g /litro (a colher de sopa rasa parece-me uma medida deveras personalizada e de quantificação aleatória) ... quanto às plantas suportarem ou não o sal basta ficar a dica de que as Tamareiras dão Tâmaras muito mais doces quando regadas com água salinizada ...

deixo-vos aqui um abraço à moda do Porto e fico à disposição de todos os que quiserem conversar ou tirar umas sombras à aquariofilia ...

 

Mário de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.