Fauna?


Correia_

Recommended Posts

Boas...

Antes de mais não são propriamente os primeiros passos, mas não sabia em que secção colocar este topico.

Tenho de momento um aquario de 45 litros parado. As dimensoes são 50x30x30, termostato de 50W, e uma mini-sump interna com esponja e ceramica, bomba de 300 L/h.

O substrato irá ser akadama. Quanto a flora estou a pensar numas valisnerias e limnophilia sessiflora. Talvez tambem uma parede de musgo.

Para limpeza tou a pensar em ampularias marfim, Melanoides Tuberculata, e talvez uns camaroes (se for viavel, dependedo da fauna).

 

A minha grande duvida é a fauna. Já fartei um pouco dos viviparos, mas queria um peixe que não fosse muito dificil de reproduzir. Tou um pouco inclinado para os ciclideos, mas com esta litragem é complicado!

O que aconselham? Fico á espera de sugestoes.

Cumps

Editado por Correia_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se gostas de ciclideos podes experimentar um casal de ramirezis ou kribensis, com as condições certas reproduzem facilmente. Mas tal como o josé mendonça ja disse, depende muito do ph que tiveres.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Correia_!

 

tudo vai depender dos parâmetros da tua água... qual o ph?

 

 

Se gostas de ciclideos podes experimentar um casal de ramirezis ou kribensis, com as condições certas reproduzem facilmente. Mas tal como o josé mendonça ja disse, depende muito do ph que tiveres.

 

Cumps

 

O ph aqui anda á volta dos 6.5. Mas consigo facilmente alterar o ph ás necessidades dos habitantes.

 

Não sou grande fã dos ramirezis... Os kribensis talvez seja uma boa opção, mas aqui no porto não é muito facil encontra-los!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres kribensis, então esse ph vai ter de subir pelo menos até aos 7 - 7.5

 

Não conheço as lojas ai do porto, mas do outro lado do rio tens muitas lojas, em Gaia.

Tens tambem a jardiland na maia.

 

Acho que se procurares um pouco és capaz de encontrar qualquer coisa ai no Porto.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres kribensis, então esse ph vai ter de subir pelo menos até aos 7 - 7.5

 

Não conheço as lojas ai do porto, mas do outro lado do rio tens muitas lojas, em Gaia.

Tens tambem a jardiland na maia.

 

Acho que se procurares um pouco és capaz de encontrar qualquer coisa ai no Porto.

 

Cumps

 

Daqui a um pouco vou percorrer as lojas aqui da zona e mais algumas, a ver se tiro ideias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não conheço as lojas do porto, mas se quiseres arranjar kribensis axo que facilmente os arranjas.

 

A meu ver a questão mais importante será, queres fazer criação de peixes nesse aquário? Não duvido que consigas reprodução de ciclídeos anões, o problema será o crescimento dos alevins. Como a litragem é reduzida, o crescimento será muito lento, e quando os pais deixarem de tomar conta dos alevins para iniciar nova postura, ainda os alevins serão muito pequenos. Falo pelos kribensis pois tenho um casal num aquário 60x30x30, mas penso que com apistos e outros terás o mesmo problema.

 

Os conchículas do tanganyika são mais pequenos que os kribensis, mas não te posso aconselhar pois não sei se a litragem será suficiente ou não, se estiveres interessado o melhor será falar com alguém experiente nessa área (mas infelizmente pela zona de aveiro não se conseguem arranjar os peixes, e no porto não sei se será fácil).

 

Porque não apostares num casal de killis? Tens espécies fáceis de reproduzir. Ou então Iriatherina werneri? Não sei se serão muito fáceis de reproduzir mas parecem me interessantes.

 

Se te decidires por ciclídeos, os camarões são de evitar.

 

Cumps

Editado por Oscar,O

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não apostares num casal de killis? Tens espécies fáceis de reproduzir. Ou então Iriatherina werneri? Não sei se serão muito fáceis de reproduzir mas parecem me interessantes.

 

Os kilis são caros e dificeis de encontrar (mais do que kribensis). Já para não falar de que são espécies complicadas e requerem muita atenção quanto aos parametros da água pois são muito sensiveis.

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os killis são caros? Dificeis de encontrar? Estás a generalizar sem necessidade. O membro é do porto e tem o núcleo norte da apk ali ao lado. Claro que se quiser procurar por lojas será mais complicado, mas daí a serem caros....A ornimundo de aveiro quando teve F.gardneri e A.striatum estavam na casa dos 5€ (mais baratos que os kribensis na mesma loja). Tens ainda os A.lineatus gold que arranjas mais facilmente nas lojas e custam normalmente o mesmo que um guppy, já para não falar que são peixes muito resistentes mesmo.

Há killis dificeis de manter? Há, mas também os há bem mais resistentes que muitos peixes que são normalmente mantidos pela maioria dos aquariofilistas.

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio vou para os kribensis, já estive a falar com o dono da minha loja de eleição, e ele aconselhou-me os kribensis. Alem disso vai receber uma remessa deles na proxima semana.

Os kilies é outra opção, mas há tanta variedade que nem sei o que escolher. A ver se vou ao proximo encontro da apk do norte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva...

Arranjei recentemente um casal de Jordanella Floridae, mais conhecidos por flag fish ou peixe bandeira americana. Segundo o que pertence ao killis, e não é muito comum. Foi pouca a informação que encontrei.

A minha grande duvida é a sua compatibilidade com camaroes!? Acho que foram eles que rataram a cauda a um guppy!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.