O meu 2º Aqua, sem nome


sOuLk4sT

Recommended Posts

Olá pessoal, provavelmente sou um completo desconhecido aqui visto que sou daquelas pessoas que passa a vida aqui a ler os tópicos mas inda não me tinha dado para comentar nada. O que é certo é que costumo dar sempre aqui um salto diariamente para ver os aquários do pessoal e respectivas evoluções. Foi assim também que me pegaram o bichinho para começar este 2º aquário visto que o meu primeiro foi há ja alguns anos (aliás digo meu, mas era mais dos meus pais visto k inda só tinha 10 anos).

 

Depois de muito tentar visto que a minha máquina digital é uma porcaria, consegui tirar umas fotos mais nitidas e chega assim a minha vez de vos mostrar o meu aquario. peço desculpa quanto ao setup bastant incompleto mas não tenho jeito nenhum para nomes, no entanto, vamos a ver o que vos consigo dizer:

 

Data de montagem: Posso dizer que tem cerca de 9 meses, não decorei bem o dia, e já sofreu algumas alterações.

 

Setup:

 

Aquário tetra 60x40x30

Substrato (não faço ideia qual)

Filtro e termóstato internos, vinham com o aquário e o filtro externo não passa de um sonho lol.

Sem Co2 mas com fertiliante liquido da sera florena 2 x's por semana

a iluminação era a que vinha na calha, no entanto avariou e comprei uma nova com 2 lampâdas uma rosa e outra branca da HETO, de 11 Watts (sim é pouco mas estou a pensar investir nisso daqui a uns tempos porque as plantas que tenho também não são muito exigentes).

Areão de rio branco no meio e as cores nas laterais

1 x tronco

Temperatura: 25º

Nitratos: cerca de 30ppm

Nitritos:0

Ph:7 (daí ter neons misturados com plattys e espadas etc).

 

Flora:

gostava que me ajudassem com aquela planta avermelhada que não faço ideia do nome

1 x Eleocharis acicularis

2 x Anubias nana

as outras também não sei o nome

 

Fauna:

 

2 x coridora panda

2 x coridora bronze

guppies

plattys

espadas

2 z otocinclus sp

neons

5 danios zebra

 

os plattys reproduzem se que é uma coisa louca daí o aquário estar na minha opinião com "gente a mais" mas possivelmente irei dar alguns peixes.

 

A minha ideia era até um comunitário de viviparos mas ofereceram me os neóns e os danios zebra ha uns 8 meses e eles lá se vão aguentando bem no ph 7.

 

quanto às fotos, e após ter feito ontem uma poda geral das plantas:

 

dsci0014vr3.jpg

 

dsci0008fs1.jpg

 

dsci0004iy8.jpg

 

dsci0003af6.jpg

 

dsci0016cs5.jpg

 

dsci0023xc3.jpg

 

Ahh de referir que as fotos parecem mais escuras do que são na realidade, pois tive de diminuir a luminosidade para saírem mais nitidas, sem se ver aqueles "rastos" dos peixes a mexer no aquário, se alguém me pudesse dar umas dicar pa eliminar esse efeito de arrasto (que julgo terem a ver com a velocidade de disparo, mas sendo a maquina digital pelo menos a minha nao da para ajustar isso :S).

 

Comentem e opinem, bons conselhos são necessários ;)

Editado por sOuLk4sT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao forum(so te registaste agora)

Bem jeitoso!!!

Tanbem vou comprar plantas como essas ,esquece-me agora o nome,essas tipo relva so que aquaticas,ja agora qual é o preço?

Boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao forum(so te registaste agora)

Bem jeitoso!!!

Tanbem vou comprar plantas como essas ,esquece-me agora o nome,essas tipo relva so que aquaticas,ja agora qual é o preço?

Boa aquariofilia.

 

obrigado pelo comentário! essa planta é a Eleocharis acicularis e dividia em 2 pés espalhando assim um pouco mais a própria planta, custou-me 3,95€ na jardiland da Maia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ta porreiro mas tens ai pessoal a mais e de ph´s diferentes.

vejo que tens anubias no areão não enterres o rizoma se não elas apodrecem.

vai colocando a evolução.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ta porreiro mas tens ai pessoal a mais e de ph´s diferentes.

vejo que tens anubias no areão não enterres o rizoma se não elas apodrecem.

vai colocando a evolução.

 

pois foi o que referi, como a minha água da torneira, fazendo vários testes, vi que está nos 7 de ph certos, tenho conseguido mantê los a todos saudáveis. quanto a ter gente a mais, concordo, alias tenho 2 plattys na maternidade e são os ultimos, os proximos que nascerem vou deixar a evolução cuidar deles, se viverem tudo bem, se forem comidos...bem, paciência ;)

 

obrigado pelo comentario

Editado por sOuLk4sT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

Entao compraste Eleocharis acicularis e dividiste em duas?Ou ja vem dividida,e custas 3.95?

É que amanha vou la eu moro la perto.

 

sou de aguas santas, mas trocas ja tenho familiares com aquarios por isso ja tenho para onde mandar o que tenho a mais ou pedir o que tenho a menos ;)

Editado por sOuLk4sT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal é o seguinte eu mudava de 2 em 2 semanas a água, cerca de metade, com água do garrafão (ph 5,8 ) e onde conseguia manter os peixes acima referidos (neos plattys etc). O que se passa é que decidi começar a mudar com água da torneia pois esta tem o ph a 7.0 logo seria mais aconselhavel para o bem estar de todos os peixes. o que é certo é que passei a mudar cerca de 15 litros semanais com água da torneira, adicionando sempre o produto aquasafe da tetra para remover o cloro, mas desde entao apareceu ictio em alguns dos peixes que ja consegui tratar, mas morreram m alguns neons e tambem 2 coris,sendo que uns guppies machos k tinha ficaram com a barbata caudal desfeita, apenas com as "espinhas" à mostra, acabando também por morrer.

 

Será que a minha agua da torneia nao é apropriada? ela sai transparente, nao sabe mal, e trata o com aquasafe. o meu pai diz que as mudanças de água semanais podem ser demais, que devia mudar a água mais espaçadamente, mas pelo que tenho lido 15 litros por semana num aquario como o meu é mais do que recomendado. será que devo fazer mudanças com água do garrafão acrescentado lhe um produto para subir o ph?

 

aguardo pelas respostas. obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que pode ter acontecido foi uma subida muito repentina do Ph e os peixes não gostaram!!!!

Principlamente se tens peixes nascidos nesse aquario com ph 5,8!!!!!!!

O que deves fazer é tentar subir o ph gradualmente até aos 7 e ai passas a fazer trocas com agua da torneira!!!!!

Um conselho: Tem muito cuidado com as aguas das companias pois estes fazem tratamentos a agua e não avisam ninguem!!!!!

podes ter hoje agua boa mas amanhã não!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que pode ter acontecido foi uma subida muito repentina do Ph e os peixes não gostaram!!!!

Principlamente se tens peixes nascidos nesse aquario com ph 5,8!!!!!!!

O que deves fazer é tentar subir o ph gradualmente até aos 7 e ai passas a fazer trocas com agua da torneira!!!!!

Um conselho: Tem muito cuidado com as aguas das companias pois estes fazem tratamentos a agua e não avisam ninguem!!!!!

podes ter hoje agua boa mas amanhã não!!!!

 

obrigado pela rapida resposta, também pensei nesse aspecto e ja ando a medir ha 2 ou 3 semanas e a agua tem se mantido com este pH de 7.0 será entao agora possivel continuar com as mudanças de água da torneira visto os peixes que mantenho no aquário ja parecerem mais estabilizados? ou será a propria agua da torneira um risco mesmo adicionando produtos anti cloro? é que pelo que percebo a unica maneira de manter viviparos num aquário com um pH deste género é mesmo fazendo as tpa's com água da torneira.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha tira uma pequena amostra da agua da torneira e levas a uma boa loja de aquariofilia que conheças e pedes para te medirem todos os parametros:PH GH KH N02 N03 Phosphatos e etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela rapida resposta, também pensei nesse aspecto e ja ando a medir ha 2 ou 3 semanas e a agua tem se mantido com este pH de 7.0 será entao agora possivel continuar com as mudanças de água da torneira visto os peixes que mantenho no aquário ja parecerem mais estabilizados? ou será a propria agua da torneira um risco mesmo adicionando produtos anti cloro? é que pelo que percebo a unica maneira de manter viviparos num aquário com um pH deste género é mesmo fazendo as tpa's com água da torneira.

 

obrigado

 

eu proprio ja fiz isso ha minha propria agua. nao possui nh3 nem nh2, o ph está nos 7.0, e a dureza está normal. estava mais a pensar em porventura algumas bactérias virem junto com a água mas parece me improvável pois esta é tratada. poderá é ter sido contaminada nas próprias tubagens visto que moro num prédio. também poderá ter sido o facto de terem estranhado a mudança brusca de ph como já referiu. vou continuar a muda la semanalmente e ver como isto desenvolve. obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.