Gabriel Pinto Publicado Fevereiro 1, 2008 Publicado Fevereiro 1, 2008 Boa tarde aos Membros do Forum. O texto que vem abaixo, foi um post que eu coloquei noutra secção. Como só obtive 2 respostas, e qualquer uma delas não me pareceram respostas ao que perguntei (ainda assim muito obrigado pelo interesse demonstrado), decidi colocar nesta secção para ver se aparece alguém que me explique o que abaixo indico. O post foi este: Antes de mais não sei se o tópico estará colocado no sitío certo. Se não estiver peço desculpa e agradeço que o coloquem no sítio certo. A situação não é fácil de explicar, mas vou tentar. O meu aquário tem cerca de 35 Lts, e à excepção do termostato. do termometro e das bocas do filtro, tudo o que lá se encontra é nutural. O setup é o seguinte: Filtro Externo Eheimm 2211 - Luz e termostato compativeis com o aquário. Peixes: 6 neons; 2 plattys; 5 alevins de plattys (1 já é quase adulto); 1 Caridina Japónica; 9 Red cherrys; 2 corydoras, 1 um limpa vidros (não sei o nome, mas não cresce muito). Plantas: Não sei o nome da maior parte delas, à excepção de 2 tufos de musgo de Java. Posso dizer que está relativamente bem "arborizado". Pedras: 5. Mas nenhuma delas é provocadora de problemas. Areia: branca e fininha. (não é calcária) Bom então é assim: O aquário estáva estável já há algum tempo. Os parâmetros tem estado todos bons, excepto o KH e o GH (muito baixos, KH - 1 ou 2 gotas - GH - 2 ou 3 gotas) e os fosfatos que eu não sabia (3). Só há pouco tempo é que compreio o teste. A propósito, os testes são feitos com o kit da JBL. Nunca percebemos (nem o pessoal das lojas) como é que, com valores tão baixos de KH e GH, mantinhamos o PH nos 7, 7.1, 7.2. Dizem que uma coisa está relacionada com a outra. Há duas semanas introduzi uma corydora e um limpa vidros. Uma semana depois uma fêmea platty apareceu toda inchada (escamas abertas) e os olhos esbugalhados . Disseram que devia ser dropsia. Fizemos o tratamento durante 4 dias mas não resultou e morreu. Ao mesmo tempo que adoeceu notámos agarrado ás pedras e a algumas plantas, pequenas algas vermelhas (raspei-as e aspirei o melhor que pude). Pus o carvão para limpar os quinicos e 2 dias depois introduzi Fosex para baixar os fosfatos. 2 dias depois fiz análises e fiquei surpreendido com o resultado que passo a dizer. Amónia » 0 - Nitritos » 0,025 - Nitratos » 1 - Ferro » 0 - PH » 7,2 / 7,3 - Fosfatos » 0,25 Deixei para o fim propositadamente o KH e GH. Eis o resultado: KH » 4 Gotas e GH » 5/6 Gotas. Fiquei contente por estarem já bastante razoáveis, mas não percebo porquê. Agora as perguntas: - Porque é que apareceu a Dropsia? - Porque é que apareceram as algas vermelhas? - Como é que o KH e o GH subiram para níveis quase normais de um momento para o outro? - Por força do aumento do KH e GH, será que o PH vais subir muito? - Como é que consigo manter uma relação estável no trinómio KH / GH / PH ? - Um vendedor da JBL que encontrei numa loja, disse-me para baixar a vareta do filtro que mete a água dentro do aquário, ao nível da água, pois assim baixaria a oxigenação e por consequência aumentava o KH e GH. Terá sido essa a causa do aumento dos valores? Peço desculpa por este descritivo tão grande, mas de facto não consegui resumir melhor a situação. Agradeço aos amigos do forum (se tiverem paciência para analisar isto tudo) que me ajudem a perceber melhor esta situação para poder melhorar o aquário. Sem mais de momento, depeço-me com amizade e saudações aquáticas. Bobadela, 2008-01-30 Gabriel Pinto
Joao Machado Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 (editado) Boa tarde aos Membros do Forum. O texto que vem abaixo, foi um post que eu coloquei noutra secção. Como só obtive 2 respostas, e qualquer uma delas não me pareceram respostas ao que perguntei (ainda assim muito obrigado pelo interesse demonstrado), decidi colocar nesta secção para ver se aparece alguém que me explique o que abaixo indico. Boas. Encara os meu comentários como mera opinião. O post foi este: Antes de mais não sei se o tópico estará colocado no sitío certo. Se não estiver peço desculpa e agradeço que o coloquem no sítio certo. A situação não é fácil de explicar, mas vou tentar. O meu aquário tem cerca de 35 Lts, e à excepção do termostato. do termometro e das bocas do filtro, tudo o que lá se encontra é nutural. O setup é o seguinte: Filtro Externo Eheimm 2211 - Luz e termostato compativeis com o aquário. Peixes: 6 neons; 2 plattys; 5 alevins de plattys (1 já é quase adulto); 1 Caridina Japónica; 9 Red cherrys; 2 corydoras, 1 um limpa vidros (não sei o nome, mas não cresce muito).Platys e neons, por expl. necessitam de aguas muito diferentes Plantas: Não sei o nome da maior parte delas, à excepção de 2 tufos de musgo de Java. Posso dizer que está relativamente bem "arborizado". Pedras: 5. Mas nenhuma delas é provocadora de problemas. Areia: branca e fininha. (não é calcária) Bom então é assim: O aquário estáva estável já há algum tempo. Os parâmetros tem estado todos bons, excepto o KH e o GH (muito baixos, KH - 1 ou 2 gotas - GH - 2 ou 3 gotas) e os fosfatos que eu não sabia (3). Só há pouco tempo é que compreio o teste. A propósito, os testes são feitos com o kit da JBL. Nunca percebemos (nem o pessoal das lojas) como é que, com valores tão baixos de KH e GH, mantinhamos o PH nos 7, 7.1, 7.2. Dizem que uma coisa está relacionada com a outra.O kh está MUITO relaccionado com a estabilização do ph e não com o seu valor. Há duas semanas introduzi uma corydora e um limpa vidros. Uma semana depois uma fêmea platty apareceu toda inchada (escamas abertas) e os olhos esbugalhados . Disseram que devia ser dropsia. Fizemos o tratamento durante 4 dias mas não resultou e morreu. Ao mesmo tempo que adoeceu notámos agarrado ás pedras e a algumas plantas, pequenas algas vermelhas (raspei-as e aspirei o melhor que pude). Pus o carvão para limpar os quinicos e 2 dias depois introduzi Fosex para baixar os fosfatos. 2 dias depois fiz análises e fiquei surpreendido com o resultado que passo a dizer.O carvão por si só tem tendencia a "puxar"o ph para cima pois retira da àgua substancias que, em condições normais o baixam Amónia » 0 - Nitritos » 0,025 - Nitratos » 1 - Ferro » 0 - PH » 7,2 / 7,3 - Fosfatos » 0,25 Deixei para o fim propositadamente o KH e GH. Eis o resultado: KH » 4 Gotas e GH » 5/6 Gotas. Fiquei contente por estarem já bastante razoáveis, mas não percebo porquê. Agora as perguntas: - Porque é que apareceu a Dropsia?Porque as doenças aparecem, vê a gripe, por expl.. - Porque é que apareceram as algas vermelhas?Eu diria que talvez fossem "cianos".....pouca manutenção do aquário - Como é que o KH e o GH subiram para níveis quase normais de um momento para o outro?Não há valores "anormais" de Kh e GH, há sim valores altos e baixos - Por força do aumento do KH e GH, será que o PH vais subir muito?Vai ficar mais estável, não terá de subir forçosamente - Como é que consigo manter uma relação estável no trinómio KH / GH / PH ?simplifica....se subires o kh até 5, por expl. "fixas" melhor o ph....e a 10 ainda melhor....o gh nada tem a ver com isto. Se a "tua" àgua tem um determinado gh, habitua-te a viver com ele ou compra maquinaria, para o reduzir ou minerais (calcio e/ou magnesio para o aumentar) - Um vendedor da JBL que encontrei numa loja, disse-me para baixar a vareta do filtro que mete a água dentro do aquário, ao nível da água, pois assim baixaria a oxigenação e por consequência aumentava o KH e GH. Terá sido essa a causa do aumento dos valores?Por outras palavras.....e de forma natural, quanto maior o O2 menor o Co2. Quanto menor o CO2 menor o desgaste do Kh.....o gh não tem nada a ver com isso Peço desculpa por este descritivo tão grande, mas de facto não consegui resumir melhor a situação. Agradeço aos amigos do forum (se tiverem paciência para analisar isto tudo) que me ajudem a perceber melhor esta situação para poder melhorar o aquário.Como diria um amigo meu:"the more water changes you make a day, keeps the doctor away...(sic)" Sem mais de momento, depeço-me com amizade e saudações aquáticas. Bobadela, 2008-01-30 Gabriel Pinto Editado Fevereiro 1, 2008 por Joao Machado "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts