escalar a morrer


msumares

Recommended Posts

Boas,

 

Um dos meus escalares está com a respiração extremamente ofegante e a zona das guelras paerece estar atrofiada. Está escondido atrás de um filtro e o aquário, de 240l, já está estabilizado, tem cerca de 1 ano.

O pH é neutro e a água é mole, os niritos e nitratos estão nos valores aconselháveis, CO2 caseiro apenas durante o dia.

Alguma sugestão?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Já conhecia o link mas mesmo assim não consigo identificar o que se passa.

Reparei nalguns fungos nos limites das barbatanas e em algumas zonas esses limites estão avermelhados (uma linha vermelho sangue a acompanhar o contorno da barbatana).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um dos meus escalares está com a respiração extremamente ofegante e a zona das guelras paerece estar atrofiada. Está escondido atrás de um filtro e o aquário, de 240l, já está estabilizado, tem cerca de 1 ano.

O pH é neutro e a água é mole, os niritos e nitratos estão nos valores aconselháveis, CO2 caseiro apenas durante o dia.

Alguma sugestão?

 

Obg

boas

eu tive a mesma situação que tu o escalar isoluo-se e deixou de comer e um dos operaculos deixou de funcionar tratei com sera omnipur e o gajo ficou bom.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NMCL,

 

Obrigado pela resposta mas o peixe já morreu. No entanto mantenho-me curioso em relação ao que terá casusado a doença, que ainda por cima se manifestou da hora de almoço para o jantar. No entanto vou comprar o Sera Omnitur para recorrer em caso de necessidade. Ainda tentei aplicar um anti-bacteriano, era o que tinha, mas perdi as instruções e não sabia como o diluir (proporções), era o Sera baktopur, já agora se souberes agradeço.

 

cps

 

marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NMCL,

 

Obrigado pela resposta mas o peixe já morreu. No entanto mantenho-me curioso em relação ao que terá casusado a doença, que ainda por cima se manifestou da hora de almoço para o jantar. No entanto vou comprar o Sera Omnitur para recorrer em caso de necessidade. Ainda tentei aplicar um anti-bacteriano, era o que tinha, mas perdi as instruções e não sabia como o diluir (proporções), era o Sera baktopur, já agora se souberes agradeço.

 

cps

 

marco

Boas, isso são doenças das guelrras e costuma ser fatal.. de uma proxima vez (esperemos k nao claro) usas flagyl no gajo, ou seja , metes num aqua a parte e usas flagyl.. se funcionar fica baril senão e dificil curar.. eu tive um escalar assim que so "respirava" por um lado das guelrras, e tb morreu! abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola experimenta coloca-lo num recipiente com agua do aquario 1 litro ...e ainda uma colher de sopa de sal de aquario .... contas ate 30 e retiras ele e colocas no aquario com alguns dos meus escalares fez milagres...de qualquer maneira convem diagnosticares de onde vem o problema para prevenires que volte a acontecer...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela atenção. Coloquei ontem outros 3 escalares, todos adultos, e um ramirezi amerelo de quarentena. Hoje de manhã perdi mais um escalar. havia iniciado um tratamento com Sera baktopur Direct, Ectopur e vitaminas. Como tinha visto fezes brancas no aquário comunitário optei por este tratamento, aumentei também a temperatura do aquário e a oxigenação.

Os sintomas são.

-Falta de apetite

-Apatia

-respiração ofegante.

Não apresentam alterações de cor nem morfológicas, à excepção do ramirezi que empalideceu e ficou quase branco.

Sinceramente já não sei o que fazer...

 

Abraços,

 

marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tiras-te as cerâmicas (se tiveres) antes de colocares o backtopur direct? Olha que isso é mesmo muito forte e não destingue uma bactéria boa duma má, por outras palavras, vai-te matar TODAS as bactérias do aquário, depois disso passar vais ter de estar muito atento... O melhor é continuars com otratamento e ver se a coisa melhora entretanto não compres mais peixes, espera até isso melhorar...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais