Guppies com manchas brancas


Ana Pereira

Recommended Posts

Olá!!!!

 

Apareceu um otocinclo com uma mancha descolorada que se tornou em branca/opaca.

Puz Omnipur, da Sera, que diz que dá para as doenças mais comuns dos peixes (infecções bacterianas, apodrecimento das barbatanas, fungos (Saprolegnia, Achlya), pele viscosa (Costia, Chilodonella),Trichodina, Oodinium, tremátodos das guelras e da pele (Dactylogyrus ou Gyrodactylus), lesões cutâneas e feridas.

Entretanto, ele morreu e apareceu um guppy com a cauda ratada e, passados 3 dias, 2 guppies com manchas opacas mas não brancas e uma delas tem o rabo ratado. Um outro pareceu só com meio rabo no sentido horizontal, no comprimento, mas não tem qualquer sinal de nada branco. 3 guppies morreram de ontem para hoje sem terem qualquer sinal de nada.

 

Desde que puz o Omnipur já passaram 7 dias e estou a filtrar a água com carvão para poder voltar a pôr. Mas devo continuar com este? Que devo fazer? O que será? Porque será que o medicamento não faz efeito!!!!????

 

 

Obrigada!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ana

 

Para o tratamento fazer efeito precisas de retirar o carvão do teu filtro, poeque ele está a filtrar o tratamento e assim os peixes não se curam. Podes voltar a por o carvão quando acabares o tratamento e convem tambem mudar 40% da água ou até mesmo 50%, para "limpar" a água.

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pela tua resposta!!!

 

Eu só puz o carvão agora que passaram os 7 dias após a aplicação do Ominpur, para limpar a água!!!!! Voiu fazer uma TPA, mas estou á espera de sugestões para fazer a TPA imediatamente antes de iniciar o tratamento!!!!

 

Tena mais alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

apos esse primeiro tratamento se nao vez melhoras podes continuar a fazer.

 

fazes uma tpa de uns 30% a 40% e aplicas a dose recomendada.

 

aumenta a temperatura gradualmente 1 a 2 graus por dia para cima ate aos 29 / 30graus

 

e depois aguardas mais uns dias e fazes novamente mais uma tpa.

 

e assim sucessivamente até veres melhoras.

 

vai alimentando os peixes com pouca comida de cada vez mas mais veses ao dia.

 

ja agora se podesse dizer a litragem do teu aquario quantos peixes tens e a filtraçao a agua qual tens

isso ajuda bastante o erro pode vir dai quase decertesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Entretanto, já morreram quase todos os guppies (uns 5)!!!!! Ficaram 2 fêmeas (uma com dose repetida, no hospital) e 1 macho (raquítico, nunca cresceu, ganhou cor e ficou sempre daquele tamanho)!!!!!!!!!! Tenho 6 tetras e 2 bótias (habitantes do aqua qd o comprei em 2ª mão), que continuam, ao que parece, sem qualquer sintoma de nada!!!!!! Os otocinclos também estão bem!!!!

 

A temperatura está a 26º e vou, então, subi-la!!!!

 

O aqua tem 100 a 125 litros, um filtro exterior Eheim 2215, é feita uma TPA de uns 20% todas as semanas.

 

Há uma coisa que me intriga....... Uns dias antes tinha limpo o aqua e o filtro. Os valores estavam bem e o caudal também, mas como não era limpo há uns 3 meses......... O filtro foi limpo normalmente com a água do próprio aquário. Adicionei líquido para aumentar a cultura de bactérias já que limpei o filtro e fiz a TPA no mesmo dia. Como o fundo do aqua é inteiramente areão e é mais difícil as plantas pegarem, eu nunca removi o areão para limpar o aqua (ele tem meio ano); apenas "aspiro" com um sifão (depois de ferrar, chupa a água para fora do aqua). Como o aqua estava a ficar muito porco, resolvi aspirar com aqueles aspiradores que têm um saquinho de pano e em que a água não sei do aqua, a porcaria fica retida no saquinho e a água cai no aqua!!! Será que tinha qualquer coisa no fundo e que contaminou a água por ter sido mexida!!!!!???? Não sei se isto tem lógica, mas também não vejo mais razão nenhuma!!!!!

 

Se mepuderes dar a tua opinião, agradecia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já venho um bocado tarde com a explicação mas cá vai:

-a cauda ratada dos guppies normalmente é resultado de ataque bacteriano;

-quanto à mancha branca, pode ser fungos que atacaram depois do aparecimento da infecção inicial.

-A falta de limpeza "aqua estava a ficar muito porco" deve ter sido a origem desse ataque bacteriano. Deves arranjar uma equipa de limpeza (p.ex: corydora).

-Não necessitas de adicionar as tais bactérias ao filtro (mal não fizeste,mas não é necessário);

- Na minha modesta opinião acho que a causa desse ataque deveu-se ao facto de teres remexido o aquário,e teres o "aquario um bocado porco". Isso são boas condições para que se desenvolvam as bactérias. No entanto,não tomes a minha tentativa de explicação como totalmente verdadeira,porque há coisas que não referiste,como por exemplo,que tetras são esses?

Pergunto isto porque podem ter sido os tetras a roerem a cauda dos guppies e a morderem (bicar) os guppies e otto,de forma a que a cauda aparecesse ratada nos guppies. Ao bicar o otto,pode ter desencadeado uma infecção, que com as condições da água e do aquário,ajudaram a que os fungos (que atacaram o otto) tivessem "sucesso".

 

Boa sorte e um Bom ano banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já venho um bocado tarde com a explicação mas cá vai:

-a cauda ratada dos guppies normalmente é resultado de ataque bacteriano;

-quanto à mancha branca, pode ser fungos que atacaram depois do aparecimento da infecção inicial.

-A falta de limpeza "aqua estava a ficar muito porco" deve ter sido a origem desse ataque bacteriano. Deves arranjar uma equipa de limpeza (p.ex: corydora).

-Não necessitas de adicionar as tais bactérias ao filtro (mal não fizeste,mas não é necessário);

- Na minha modesta opinião acho que a causa desse ataque deveu-se ao facto de teres remexido o aquário,e teres o "aquario um bocado porco". Isso são boas condições para que se desenvolvam as bactérias. No entanto,não tomes a minha tentativa de explicação como totalmente verdadeira,porque há coisas que não referiste,como por exemplo,que tetras são esses?

Pergunto isto porque podem ter sido os tetras a roerem a cauda dos guppies e a morderem (bicar) os guppies e otto,de forma a que a cauda aparecesse ratada nos guppies. Ao bicar o otto,pode ter desencadeado uma infecção, que com as condições da água e do aquário,ajudaram a que os fungos (que atacaram o otto) tivessem "sucesso".

 

Boa sorte e um Bom ano :P

 

Obrigada pelo eu contributo!!!!

 

 

Acontece que faço sempre uma limpeza ao fundo com o sifão, sempre que faço a TPA (todas as semanas) ! Sinceramente, não sei como evitar que se acumulem "trapalhadas" no areão!!!! Por mais cuidado que tenha a sifonar o aqua todas as semanas, acumula-se sempre porcaria no areão!!! Já me falaram num filtro de fundo, mas como as plantas custam muito a pegar, se andar a retirar o fundo para limpar, nem que seja 2 vezes por ano, adeus plantas!!!!

Como faz quem tem "terra"? Não se acumula nada? Disseram-me que os bótia tratavam da limpeza e que não precisava de corydoras! Afinal não é assim?

 

Outra coisa engraçada é que os betas nem notaram nada (2 bêbados, 2 Stª Filomena, 2 transparentes com o rabo laranja)!!!!!

 

Dá lá mais uma ajudinha!!!

 

Obrigada!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Quanto a essa matéria orgânica que se acumula no fundo, não precisas de andar a remexer o areão porque isso vai ser o alimento para as plantas :) (mais o Co2). Trata só de arranjar uns corydoras. Os botias também levantam essa "porcaria toda" mas não trabalham como os corydoras. Quando fizeres a limpeza com o sifão limpa só o que estiver à superfície do areão,que trata-se do excesso (não levantes as pedras/areão ,nem nada do género).

 

Caudas ratadas, não sei se poderão ter sido os bettas (se bem que não seja o mais normal de acontecer).

Os restantes peixes não sofreram nada ou porque são mais resistentes ou porque são menos sensíveis aos parâmetros da água/concentração de bactérias.

 

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

 

Muito obrigada pela tua ajuda!!!

Peço desculpa, mas quando escrevi "beta", pretendia dizer "tetra"!!

 

Então devo continuar a limpar com fiz até agora (excepto esta bendita vez!!!!!)! Apenas sifonar por cima do areão e não me preocupar com o que fica lá em baixo! Óptimo!!!!!

 

As corydoras dão-se bem com os bótias!!!!!???? Eles não são um bocado incompatíveis!!!????

 

Muito obrigada!!!!

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

As corydoras dão-se lindamente com os botias (podes colocá-los à minha confiança :wink: )

Sim,continua a fazer a limpeza do aquário como fazias.

 

Ok,se não são bettas (que não tens) também tenho a dizer que esses tetras não são agressivos ao ponto de ratar caudas a guppies (a não ser que os guppies fossem pequenos). Que peixes são esses transparentes com a cauda laranja?podes mostrar uma foto?

 

Quanto à doença pergunto-te se introduziste recentemente alguma coisa no aquário (peixe,plantas,troncos)?

 

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!!!

 

 

Sim, introduzi, mas só apareceu a doença uma semana e tal depois! Não sei se terá a ver!

Tenho uma lâmpada UV e pensei que ela trataria das "porcarias" que andassem no aqua!!!!!

 

É verdade, a maternidade tem uns 20 ou mais alevins e não morreu nem 1!!!!!!! Alguns nascidos mesmo antes e durante o aparecimento das manchas brancas!!!!!! Como sã pequeninos deveriam ser menos resistentes, não é?

 

Vou comprar uns guppies e vou pô-los 24 horas com Omnipur para despistar qq coisa!!!!! Estarei a afzer bem?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

A doença não se mostra no momento...é perfeitamente possível mostrar-se uma semana depois (o parasita ficou à espera das condições ideais para se proliferar e atacar).

Que tipo de UV tens?UV-C? E compraste onde?ligaste ao filtro externo?Quantos watts?

 

Quanto aos alevins que aí tens,realmente estão mais expostos! Se calhar a tua intervenção (mudança de água) foi o suficiente para os salvar...o que não indica que estejam expostos.

 

Não compres mais peixe nenhum de momento, é preferível deixares a solução estabilizar. Depois podes introduzir os peixes que quiseres,mas deixa mais um tempinho. Continua a fazer a medicação (não se deve interromper o tratamento porque podem surgir resistentes que ganham imunidade ao tratamento).

 

Boa sorte

João

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais